Guerra da Grã-Bretanha contra a produção de ópio no Afeganistão está a falhar

Secretário Geral da ONU Ban Ki Moon, disse aos delegados em uma conferência em Viena que “o tempo não está do nosso lado”, como ele admite que a guerra contra a produção de heroína afegã estava falhando. Ele alegou que o Afeganistão economia “nunca seria estável, a menos que o governo lide com a questão.

“O tráfico de drogas e o crime organizado transnacional prejudicar a saúde dos estados frágeis, (e) enfraquecer o Estado de direito”, disse aos delegados.  “Acima de tudo, o governo afegão deve priorizar a questão de entorpecentes.”

Em 2001, Tony Blair, disse que uma razão significativa para a invasão do Ocidente do Afeganistão era para restringir um comércio florescente de heroína, mas a produção de ópio entre 2001 e 2011 aumentou de 185 toneladas para 5.800 toneladas, segundo dados da ONU.

Falando apenas algumas semanas após o ataque terrorista às Torres Gêmeas, Tony Blair disse: “O que os braços do Talibã estão comprando hoje são pagos pelas vidas dos jovens britânicos que compram a droga nas ruas britânicas. ”Esta é outra parte de seu regime devemos procurar destruir.”

Apesar da promessa feita pela ex-primeiro ministro, em relação aos níveis do ano passado houve um aumento de 61 por cento com mais de 90 por cento da heroína encontrada em ruas britânicas rastreada como originários de   opiáceos de produção no Afeganistão. A exportação de ópio poderá  tornar-se 15 por cento do Produto Interno Bruto Nacional do Afeganistão, e com o comércio vir a ter um patrimônio líquido de até R $ 1,6 bilhão.

Desde o início do conflito no Afeganistão, o Reino Unido tem bombeado £ 18000000000 para o país, a perda de 398 soldados. Mais de 4 bilhões de libras foram destinados para este ano.

O Taleban é visto por  estar por atrás de grande maioria dos comércios de drogas, utilizando os recursos das vendas para comprar artilharia.

Tradução Plano Brasil

Fonte: The Teleghaph

 

8 Comentários

  1. Engraçadinho não é mesmo com os Talibãns se cultivava a Papoula Rubra para exporta-la,o uso da mesma era propibida e me vem a OTAN e o Afeganistão se transforma em OPIOLANDIA com os jovens e o povo se drogando na rua e me vem essa materia dizer que a Grã Bretanha falohou no combate a Plantação da Papoula Rubra rsrs rsrs ironia ou hipocrisia rsrs rsrs Faz Chazinho de Papoula Rubra e da pra Rainha careca e pro Charles corno rsrs rsrs

  2. O NARCOTRÁFICO O AFEGANISTÃO S/A
    .
    .
    O cultivo da papola para o ópio é o elemento aglutinador de todas as tribos para juntá-las e com a ISAF combater os talibãs,por uma questão ideológica,os talibãs não toleravam outro concorrente,com relação as drogas…Rsrsrs…
    .
    A ISAF presente nos quatro cantos do Afeganistão “florido”,politicamente falando,fazem vista grossa ao cultivo da papola e da produção do ópio que será mais tarde,vendidas nas esquinas do Europa,China,Russia e por que não nos EUA.
    .
    Como se pode observar,a droga em benefício a uma “nobre causa”,me lambra a um certo país sul-americano_Rsrsrs….
    .
    A CIA sempre se beneficiou deste tipo de comensalismo onde as drogas fizeram e fazem até hoje parte do seu “modus operantes”.

  3. “…O Taleban é visto por estar por atrás de grande maioria dos comércios de drogas, utilizando os recursos das vendas para comprar artilharia… ”

    Que artilharia eles estão comprando?

  4. é realmente chamar o mundo de otário depois da consolidação do Taleban no poder houve crise no mercado de ópio (falta de mercadoria caíam o numero de dependentes estava fora de moda) ,mas resolveram atacar o Afeganistão eu digo isso por que matar Bin Laden naquela época seria relativamente fácil mas não teríamos guerra caus desrespeito a convenções internacionais ou seja o mundo de sempre manda quem pode obedece que tem juízo

  5. maluquinho engraçado mesmo é voce falar que com os talibans nao se cultivava a papoula. a produçao do opio sempre foi uma fonte” de riqueza” e sustento para o Afeganistão. e vem muito antes da invasao da uniao sovietica e dos talibans e apois a invasao da otan.
    sendo o cultivo da papoula a unica fonte de rendimento de muitas familias no interior do Afeganistão a otan e seus aliados nao tinham como combater esse cultivo pois perdia o apoio e revoltava o povo que tinha ali seu sustento.
    um negocio ou empressa so acaba ou vai a falencia quando deixa de existir comprador dos seus produtos. se a Grã-Bretanha ou o brasil ou outra naçao qualquer quer vencer a guerra contra a droga, primeiro tem de olhar dentro do seu pais e combater quem compra e quem consome no seu proprio quintal.
    é quase uma comedia ver esse povinho da nesciolandia vir aqui fazer comentarios so por fazer sem nada perceberem.

Comentários não permitidos.