Defesa & Geopolítica

Guerra da Grã-Bretanha contra a produção de ópio no Afeganistão está a falhar

Posted by

Secretário Geral da ONU Ban Ki Moon, disse aos delegados em uma conferência em Viena que “o tempo não está do nosso lado”, como ele admite que a guerra contra a produção de heroína afegã estava falhando. Ele alegou que o Afeganistão economia “nunca seria estável, a menos que o governo lide com a questão.

“O tráfico de drogas e o crime organizado transnacional prejudicar a saúde dos estados frágeis, (e) enfraquecer o Estado de direito”, disse aos delegados.  “Acima de tudo, o governo afegão deve priorizar a questão de entorpecentes.”

Em 2001, Tony Blair, disse que uma razão significativa para a invasão do Ocidente do Afeganistão era para restringir um comércio florescente de heroína, mas a produção de ópio entre 2001 e 2011 aumentou de 185 toneladas para 5.800 toneladas, segundo dados da ONU.

Falando apenas algumas semanas após o ataque terrorista às Torres Gêmeas, Tony Blair disse: “O que os braços do Talibã estão comprando hoje são pagos pelas vidas dos jovens britânicos que compram a droga nas ruas britânicas. ”Esta é outra parte de seu regime devemos procurar destruir.”

Apesar da promessa feita pela ex-primeiro ministro, em relação aos níveis do ano passado houve um aumento de 61 por cento com mais de 90 por cento da heroína encontrada em ruas britânicas rastreada como originários de   opiáceos de produção no Afeganistão. A exportação de ópio poderá  tornar-se 15 por cento do Produto Interno Bruto Nacional do Afeganistão, e com o comércio vir a ter um patrimônio líquido de até R $ 1,6 bilhão.

Desde o início do conflito no Afeganistão, o Reino Unido tem bombeado £ 18000000000 para o país, a perda de 398 soldados. Mais de 4 bilhões de libras foram destinados para este ano.

O Taleban é visto por  estar por atrás de grande maioria dos comércios de drogas, utilizando os recursos das vendas para comprar artilharia.

Tradução Plano Brasil

Fonte: The Teleghaph

 

8 Comments

shared on wplocker.com