Eu ainda acredito na seriedade dos técnicos do CTEx em escolher e indicar o veículo mais adequado para o EB.
A aquisição do Piranha por parte do CFN é devido ao fato de eles na ocasião não terem mais VBTP sobre rodas.
Dizer que o Piranha é superior aos Urutus é óbvio, mas afirmar que seja o substituto ideal já não posso dizer.
Por mais incrível que pareça, quase 75% do peso do antigo veiculo Urutu, cai sobre as rodas dianteiras, ou seja as rodas duplas traseiras estão lá para darem a “impressão” que o carro é um 6X6!
Reparem que no Guarani, o 2º eixo se desloca para frente, mais perto do eixo dianteiro do que do traseiro, para receber uma carga maior, o que revela um cuidadoso estudo de distribuição de peso.
O CFN é diferente do EB, pois por ser bem menor possui uma — logística/custo — de manutenção menor. Isto possibilita operar veículos mais caros sem a preocupação que o EB possui, no futuro o Guarani estará presente nos quatro cantos do país.
A substituição dos EE-9 e EE-11 do EB é complexa e recheada de várias influencias, é preciso analisar o custo unitário, e a capacidade/custo de manutenção de um veículo caro em nossas unidades.
A orientação inicial foi no sentido de que todas as versões fossem 6×6.
Tal orientação teve por base estudos de viabilidade técnica e econômica em uma avaliação inicial da demanda do mercado internacional por veículos blindados de rodas com menores custos de aquisição e operação.
No entanto, cálculos preliminares realizados por engenheiros do exército, indicaram que serão grandes as dificuldades de instalação de uma provável torre com canhão de 105 mm num carro 6×6, especialmente com duplo esterçamento à frente. Neste sentido poderá, muito provavelmente, ser a única baseada numa solução 8×8.
Em suma, eu acho que o EB tomou uma decisão correta em adotar um veiculo 6X6.
Fica claro, pelo menos para mim, e de forma bem coerente, a opção pela configuração 6×6, foi de acordo com a realidade orçamentária e financeira do Brasil e de suas Forças Armadas, porém sem perder a melhor solução técnica quando se anuncia a possibilidade da versão 8×8.
Se não é a melhor opção, é uma decisão com os pés no chão.
Fonte: Comentário no PB do Konner
39 Comments