Porta-helicópteros Mistral terá armamento russo

Os navios porta-helicópteros franceses Mistral, que estão sendo construídos para a Marinha da Rússia, serão equipados com armamento de produção russa. Em cada unidade, a Marinha russa pretende instalar oito helicópteros multifuncionais Ka-52K Alligator e oito helicópteros de transporte e combate Ka-29.

O contrato para a construção, na França, de dois porta-helicópteros Mistral, no total de € 1,2 bilhão, foi assinado em junho de 2011. Neste ano, deverá ser assinado outro contrato para a fabricação de outros dois navios Mistral, desta vez em estaleiros de São Petersburgo, por parte da Corporação Unida da Construção Naval com assistência dos engenheiros navais franceses que projetaram o porta-helicópteros.

Fonte: Diário da Rússia

12 Comentários

  1. Hummm… Corrijam-me se estiver enganado, mas multifuncional não significa “cumprir mais de uma função”? Bom, até onde eu sei, o Ka-52k Alligator é um helicóptero de ataque puro! Onde está a “multifuncionalidade” dele? Acho que confundiram as bolas… O multifuncional deve ser o Ka-29. Agora, vai ser divertido ver os Ka-52 com aqueles rotores principais sobrepostos operando em um convés projetado para operar helicópteros com rotores principais simples. A não ser, óbvio, a altura total seja a mesma para os dois casos.

  2. Um navio deste seria mt interessante p o BRASIL, vários; o reconhecimento tácito do valor da tecnológia militar Russa…SAó os n militares q ñ aceitam tal fato, pq?Eramos p ter uns 270 Su-35″S” a mte tempo.P Ontem. Trágico.

  3. Aldo, são navios de assalto anfíbio. Carregam tropas, blindados, carros de combate além de helicópteros e alguns poucos aviões. São feitos principalmente para assalto ao litoral levando não só soldados mas blindados para proteção e cobertura de fogo além de suporte aéreo. No caso especifico da classe mistral não são capazes de levar aviões pois não ha catapultas, talvez um avião VSTOL porém a Russia não opera esse tipo de avião. Sim seria útil para nós, porém esse tipo de navio é totalmente agressivo, é navio para atacar inimigos, não para defesa, e creio que atualmente precisamos primeiro de navios para nossa auto-defesa, ou seja, fragatas multipropósito, corvetas, destróieres, e mesmo cruzadores. Depois nos preocupamos com Navios Aeródromos e Navios Aeródromos Ligeiros(porta helicópteros).

  4. Não seria só os russos a terem os melhores armamentos da atualidade?… não são os mesmos experts em construir navios?… não entendi… rsrsrsrsrs…

  5. ALDO esses navios servem pra transporte de tropas, sabe aqueles navios grandes de desembarque de tropas? basicamente o lhd que é o tipo do mistral vai substituir. alem disso transporta helicopteros e veiculos, o mistral leva dse ñ me engano 450 soldados pra desembarque, então esse tipo de navio serve pra atacar e fazer retomadas de territorio flws…

  6. O Ka-52K Alligator pode tambem levar mísseis ar-ar R-73 Archer.Sua multifuncionalidade pode ser dai, já que talvez pudesse ser usado na interdição aérea a outros helicopteros e algumas aeronaves de asas fixas.
    Mas isso é suposição, se alguem mais tiver conhecimento sobre esta aeronave, concerteza seria interessante a opnião.

  7. Este tipo de navio é muito interessante para o Brasil, principalmente em missoes humanitarias da ONU 😉

    Ele alem de ser um porta helicopteros pode transportar tropas, veiculos e tem hospital proprio

    tbm pode atuar como posto de comando e etc…

  8. Aldo eu não acho…. Muito Grande… Precisa de Escolta… se eu pegasse este $$ investiria em Lanchas de médio e Grande Porte que lançam misseis anti-navios …. Com 1 bilhão muitas delas poderiam ser feitas…. Sendo menores e rápidas… Para defender Portos pequenos, ilhas e cidades menores… Seria a conta

Comentários não permitidos.