Inaugurações impulsionam Programa Nuclear da Marinha

O Programa Nuclear da Marinha ganhou impulso com a inauguração, ontem (16/01), da Unidade Produtora de Hexafluoreto de Urânio (Usexa) e do Centro de Instrução e Adestramento Nuclear (Ciana), nas dependências do Centro Experimental Aramar (CEA), em Sorocaba (SP).

A cerimônia contou com as presenças do ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares Moura Neto, e do diretor-geral do Material da Marinha, almirante-de-esquadra Arthur Pires Ramos.

A inauguração da Usexa e do Ciana estabelece um marco para o país no processo de enriquecimento de urânio, possibilitando a produção de combustível nuclear para as usinas de geração de energia.

A Usexa é uma unidade piloto onde se obtém hexafluoreto de urânio nuclearmente puro, por meio da conversão do concentrado de urânio natural. Em síntese, produz-se a matéria prima para a etapa de enriquecimento de urânio, para produzir combustível nuclear para usinas como as de Angra.

A unidade está dimensionada para processar 40 toneladas de hexafluoreto de urânio e é uma das poucas instalações comissionadas recentemente no mundo. Os trabalhos técnicos e projetos de sistemas embasaram-se em estudos e pesquisas feitas no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) nos anos 1990, acrescendo-se instrumentação, materiais e dispositivos eletrônicos atualizados e engenharia para aumento de escala.

A unidade apresenta um índice de nacionalização de cerca de 80%, gerando empregos de nível médio e superior, na sua maioria, na região de São Paulo e Sorocaba.

Instrução e adestramento

O Ciana funciona como uma espécie de simulador destinado a capacitar alunos para a  obtenção da licença de operação do Laboratório de Geração Núcleoelétrica (Labgene), uma planta nuclear projetada por brasileiros, que deve ser inaugurada em Aramar em 2014.

O centro servirá para a formação de operadores do Labgene e das tripulações dos futuros submarinos nucleares brasileiros (SN-BR). A instrução será supervisionada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que aplicará provas teóricas e práticas aos alunos.
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3312-4070 // 4071 

Foto: CCSM
Ministério da Defesa

Fonte: Ministério da Defesa

18 Comentários

  1. Mais uma vez…VALEU LULA!

    Se o Lula nao tivesse reativado nossos programas espacial e nuclear que foram paralizados pelos traidores da patria Fernando collor e Fernando Henrique a mando dos EUA, nossa patria ja estaria com esse submarino operacional faz tempo, mas antes tarde do que nunca.

    Parabens as equipes envolvidas nesse projeto, sao nossos herois anonimos!

  2. um belo progresso para nos, e que sofrerar bombardeios vindos de todos os lados do estrangeiro e da turma deles aqui no brasil, ou voces acham que eles querem nossa independencia cientifica e tecnologia, de qualquer forma parabens para a marinha para o ex-presidente lula que garantil as verbas necessaria para a conclusão dos projetos. um abraço amigos

  3. Mais uma vez a marinha a frente,parabens a todos que se empenham neste ardoroso mas explendido trabalho para colocar nosso pais na independencia internacional,gerando aqui emprego e renda a população brasileira.

  4. Claro, afinal os EUA vão bombardear o pais que possui milhares de suas empresas e onde elas extraem maior lucro, num dos maiores mercados automobilísticos do mundo e onde elas tem de longe o maior lucro. Simplesmente genial… Se eles vierem a tentar nos atacar vai ser nos levando ao erro de atacar primeiro, ou seja nos forçar ao erro de expulsar/estatizar suas empresas. Ai sim vão nos atacar. E como não vamos cair nesse erro, eles podem bater o pé, fazer biquinho, sabotagens, porém vai ficar nisso.

  5. Com cerca de 40 toneladas de hexafluoreto de urânio puro daria para fazer armamento nuclear ?
    Se der quantas poderiam ser feitas com essa quantidade de material ?

  6. Os EUA sabem à muito tempo que dominamos todo o ciclo para fazer nukes! Na Serra do Cachimbo, os buracos estavam prontos para testa-las, mas o Collor em ato público entupiu-as de concreto. Com certeza já tínhamos algumas prontas. Minha curiosidade é que o Brasil tem 100 vezes mais capacidade que o Irã para fazer essas bombas e não estamos sofrendo nenhum tipo de pressão, tirando as sabotagens é claro! Será que as potencias sabem que temos um arsenal nuclear secreto? São coisas que dificilmente saberemos! Mas no campo de lançadores é que a coisa não anda, ao contrário do Iran!

  7. Temos , corre esse boato, 03 bombas,2 montadas e 1 a montar, sem falar na “leitura” em detalhes da W-87 ianks q o gênio Brasuca fez a distância e por pura lógica…pra mim isso é teoria da conspiração Brasuca, pura lorota.Até pq ter às bombas sem meios de entragar às mesma,ie,o VLS…ñ adianta de nada.E como ter carne e ser banguela. Mt triste ,hilário p se dizer o mínimo, total falta de capacidade de autodefesa.Trágico.

Comentários não permitidos.