Defesa & Geopolítica

Força Aérea russa terá 32 bombardeiros SU-34

Posted by

Avião pode ficar 24 horas no ar

A Força Aérea da Rússia adotará, nos próximos meses, o novo avião bombardeiro tático SU-34. Segundo o Ministério da Defesa, o novo modelo militar fabricado pela empresa Sukhoi foi aprovado com sucesso em todos os testes realizados em 2011. As autoridades encomendaram à empresa a produção de 32 aviões do modelo para substituir a frota de bombardeiros táticos SU-24, como informou o veterano piloto de provas Magomet Talboev, em entrevista à Rádio Voz da Rússia de Moscou.

O piloto aprovou a nova aeronave. “O avião bombardeiro SU-24 cumpriu assuas funções até o fim da sua vida útil e se tornou obsoleto sob vários aspetos. O SU-34, bem mais funcional do que o seu antecessor, SU-24, é um avião que substituirá os bombardeiros táticos e os caças-bombardeiros. É o primeiro avião do mundo que oferece à tripulação chá e café na cabine, bem como a possibilidade de os tripulantes dormirem um pouco. O SU-34 é capaz de se manter no ar 24 horas por dia, o que faz toda a diferença. A potência de seus motores é enorme: são 16 toneladas contra 11 do modelo SU-24. O novo avião SU-34 é um verdadeiro avanço.”

O editor chefe do portal Avia.ru, Roman Gusarov, diz que “o SU-34 não é apenas um avião especializado mas é, principalmente, um moderno sistema aéreo multifuncional, capaz tanto de atacar com eficácia alvos na superfície como também de travar combates aéreos. Comparado com o SU-24,a vantagem principal do SU-34 é o novo radar, que permite detectar alvos em distâncias muito maiores, identificando e atacando com maior precisão. Não há dúvidas de que se trata de um avião de novíssima geração. O SU-34 tem um alcance efetivo significativamente maior, ele pode atuar em zonas muito mais distantes das bases e, como pode ser reabastecido em pleno voo, o seu alcance efetivo é duplicado. O arsenal do SU-34 possui um amplo estoque de armamentos, a maior parte constituída por recursos ofensivos teleguiados, incluindo mísseis de várias classes e bombas. Outras vantagens do novo bombardeiro são a aerodinâmica excelente e os tanques internos de combustível, de grande capacidade.”

Quando os 32 bombardeiros SU-34 estiverem prontos para serem incorporados à Força Aérea russa, eles substituirão em cerca de 70% a frota atual de bombardeiros SU-24, de acordo com o Ministério da Defesa.

Fonte: Diário da Rússia

17 Comments

shared on wplocker.com