Colômbia redesenha plano de guerra contra guerrilhas

Por Luis Jaime Acosta e Jack Kimball

A Colômbia redesenhou sua estratégia de guerra contra a guerrilha esquerdista, incluindo as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), para priorizar o combate frontal a suas estruturas militares e econômicas sem descuidar da captura ou morte de seus líderes máximos, disseram fontes de segurança vinculadas ao plano.

A nova estratégia inclui ao menos 20 aspectos em temas militares, logísticos, de inteligência e jurídicos com o objetivo específico de desarticular as frentes encarregadas das ações ofensivas das Farc.

Antes, a prioridade era fundamentalmente a morte ou captura dos líderes, mas agora se põe num mesmo nível a desarticulação das estruturas que sustentam o grupo, assim como dos comandantes médios, que antes não eram considerados vitais.

“O centro de gravidade estratégico das Farc não são seus líderes máximos, são suas estruturas e as chefias intermediárias”, disse um oficial do Exército que participou da chamada Comissão de Revisão Estratégica Integral (Crei), ao justificar a importância de combater as finanças e as estruturas bélicas do grupo rebelde ativo mais antigo da América Latina.

De acordo com várias fontes militares consultadas, a estratégia, financiada majoritariamente com verba colombiana, combaterá a origem do sustento econômico desses grupos, como o narcotráfico, a extorsão, o roubo de gado e a mineração ilegal, de onde a guerrilha obtém os recursos milionários para manter um exército de 8 mil combatentes.

“Morreu Mono Jojoy e não aconteceu nada, as Farc seguiram; morreu Cano e também não aconteceu nada”, disse o mesmo oficial referindo-se às mortes de Víctor Julio Suárez e Alfonso Cano, os dois mais importantes e emblemáticos comandantes dessa guerrilha, em operações militares em 2010 e 2011.

A estratégia conseguiu na terça-feira sua primeira vitória, quando a Força de Tara Omega, que conta com 25 mil combatentes, acabou com a vida de Guillermo Bolívar Córdoba, conhecido como Dumar, comandante de uma frente rebelde que operava no departamento de Meta, durante um enfrentamento.

Fonte: Reuters  Brasil

7 Comentários

  1. A estratégia colombiana de atacar diretamente os lideres das FARC foi importante para acabar com a moral de suas forças que antes contavam com quase 30mil combatentes e inúmeros apoiadores civis, entre eles deputados e até juízes, com a apreensão de farto material que incriminava estes, foi possível a destituição e incriminação de vários destes apoiadores.
    .
    Ocorre que hoje as FARC são muito mais uma organização criminosa voltada para o comércio ilegal, desde urânio até cocaína e armas, do que uma guerrilha com objetivo de lutar pelo poder.
    .
    Hoje o principal objetivo estratégico das FARC é conseguir a legitimidade política para sair da guerrilha com, acreditem se puder, ANISTIA, afinal, para eles, é claro, ELES QUEREM.
    .
    As FARC são uma verdadeira empresa transnacional, e agora como tal precisam sair da guerrilha e isso vc não pode conseguir com armas, mas com dinheiro, e por isso o governo colombiano muda seu foco para atacar os recursos e infra-estrutura da guerrilha.
    .
    Ao contrário do que muitas pessoas dizem deste atual presidente colombiano, eu creio que ele é mais sangue no olho do que Uribe, as pessoas reclamam de ele se sentar com Chavez, mas o que não percebem, é que ele esta falando macio e usando um PORRETE.
    .
    Parabéns a Colombia, ruim para o Brasil que já conta com membros das FARC coordenando o crime organizado aqui no Brasil, ganhando uma grana preta, sossegados sem receio algum e namorando muitas loiras e mulatas.
    .
    Depois de uma vida de crimes, isso é mesmo a imagem do paraíso para eles, QUE LUTAR PELO COMUNISMO O QUE.

  2. Concordo com o Wilton, terrorista não se negocia, se desce o porrete e na hora que eles desistirem e se renderem que sejam todos presos(juntos com todos os colaboradores) pelo resto da vida. E tem gente que defende terrorista. O falso esquerdismo de alguns ta começando a afetar o cérebro, fazer o que. Uns gostam de usarem coleira soviética, outros americanas, outros querem coleira da realeza, alguns querem coleira bolivariana, fazer o que, tem gosto pra tudo…

Comentários não permitidos.