Brasil construirá agora sua ‘Itaipu’ com a Argentina

Brasil e Argentina decidiram criar uma empresa binacional, nos moldes de Itaipu, para administrar gestão de usinas hidrelétricas no Rio Uruguai, fronteira entre os países. Inicialmente, está prevista a construção de duas usinas: Garabi, com potência máxima de 1150 megawatts, e Panambi, de 1050 MW. Nesta quinta-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, recebeu em Brasília o ministro do Planejamento argentino, Julio de Vido. Após o evento, Lobão informou que a licitação do projeto executivo deve ser feita pela Argentina até o dia oito de março:

– Vamos fazer nos moldes de Itaipu, com os aperfeiçoamentos que forem necessários – disse Lobão.

Pela parte brasileira, o projeto é liderado pela Eletrobras, que possui outros empreendimentos de geração de energia elétrica na América do Sul e na América Central.

A Eletrobras participou da elaboração dos projetos iniciais de Garabi-Panambi com a estatal argentina Ebisa. Pelo novo modelo, as duas empresas devem ser sócias para gerir as usinas. O aproveitamento conjunto das águas do Rio Uruguai, que determina trechos da fronteira, já foi objeto de acordo binacional entre Brasil e Argentina em 1980.

O Sistema Interligado Nacional já está conectado aos mercados de Argentina e Uruguai, além do Paraguai por Itaipu. Essas conexões são usadas quando há folga de geração em um dos países e escassez em outro. A Argentina possui em relação ao Brasil um crédito de energia de 12 mil megawatts-hora.

Fonte: Agência Globo via Yahoo.Notícias

27 Comentários

  1. O Brasil esta construindo inumeras hidroeletricas… parabéns… mas o que eu quero saber é qndo minha conta de energia vai abaixar… isso que importa ao povão… depois que começamos a pagar a energia que os paraguaios estão consumindo, minha conta dobrou o valor do Kw/h… alguem pode me explicar como isso foi possivel?… vamos subsidiar energia para os hermanos viverem o doce farniente enquanto nos sofremos as consequencias?… tenho que lembrar ao governo que não me considero um bolivariano?…

  2. Se não existisse tanto manipulado por atorzinho global no Brasil, poderíamos construir nossos projetos sozinhos, de dar inveja no resto do mundo todo, como Belo Monte… Quando é que nosso povo vai acordar?

  3. BNDES financia a batata inteira e ainda pagamos a Argentina que usa o dinheiro para pagar o Brasil de volta..e como sao caloteiros com fama mundial, nao paga, nao nega e so paga quando puder.

  4. APESAR DE EU GOSTAR DOS PAÍSES SULAMERICANOS UNIDOS, NÃO SOU MUITO FAVORÁVEL O BRASIL DAR MORAL A ARGENTINA PARA CONSTRUÇÃO BINACIONAL, POIS A MESMA TEM A MANIA DE ACHAR QUE É UM PAIS EUROPEU E SEMPRE QUE PODE TENTA FURAR OS OLHOS DO BRASIL LÁ FORA OU AQUI MESMO, DIFICULTANDO EXPORTAÇÕES E OUTROS DETALHES COMO POR EXEMPLO SER VOTO CONTRA O BRASIL EM TER CADEIRA PERMANENTE NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU !

  5. Podem escrever ai..

    O Brasil vai fazer guerra contra a Argentina quando essa usinas estiverem prontas ou entrega-las aos hermanos.. Quem viver verá..

  6. Bom pessoal pode ser uma boa idéia mas, não podemos esquecer da Bolívia que tomou as instalações da Petrobrás sem querer pagar o investimento e se a Argentina fizer o mesmo?

  7. Somos o país com o maior potencial hidrelétrico do mundo, ou seja, auto-suficientes para produzir toda a energia que necessitamos sozinhos. Gostaria de saber quais as verdadeiras vantagens de um projeto binacional. Dividir as despesas de construção e manutenção? Será que esta economia cobre os gastos que temos quando “compramos” a energia excedente dos nossos vizinhos? No caso de Itaipu os paraguaios triplicaram o preço da energia repassada ao Brasil em 2011, de 120 milhões para 360 milhões de dólares por ano. Não entendo muito desse assunto então fica a duvida das vantagens desse tipo de acordo.

  8. O MOTOR CHAMADO BRASIL
    .
    .
    As estatais brasileiras como o BNDES,EMBRAPA, ELETROBRAS,…se internacionalizando assim como a PETROBRÁS.
    .
    Como se pode observar,estas instituições que antes tinha o papel de fomentador do desenvolvimento social e econômico no Brasil,agora passou ter uma abrangência maior,agora a sua abrangência é toda a América do Sul.
    .
    Muitos que não entende de muita coisa que se passa no Brasil e na região por não morar aqui; como se pode vê,não sabem que o Brasil passou a faze o papel de locomotiva sul-americana;que antes era dado aos americanos a região e que eram elogiados por isso,pelos sem-noções.
    .
    Os países do MERCOSUL e da UNASUL,estão comprometidos com uma agenda própria e comum sem as interferência externa da região e em especial dos ianques.
    .
    .
    **********(trechos do original)
    .
    Dilma manda ao Congresso pedido de aval a Brasil no Banco do Sul
    .
    ‘BNDES sul-americano’, instituição financiará desenvolvimento e integração regional. Governo espera que parlamentares aprovem proposta ainda em 2012, para começar aportes de recursos em 2013.
    .
    País injetará US$ 400 milhões, divididos durante cinco anos. Capital inicial do banco será de US$ 7 bilhões. Entre fundadores, só Brasil e Uruguai ainda não ratificaram adesão.

    .
    (*)Por:André Barrocal
    .
    .

    .”(…) Do ponto de vista do Brasil, segundo o governo, o Banco do Sul é importante por duas razões principais. Uma é financiar projetos de infra-estrutura e integração regional. Outra é o apoio complementar ao BNDES, que não pode emprestar para sócio estrangeiro de empresa brasileira que está investindo na América do Sul.(…)”

    **********************
    .
    (*)Fonte:Cartamaior
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19627

  9. Concordo com o blue eyes. Saber que vamos construir inúmeras hidrelétricas é sempre bom, agora o que importa é saber quando a conta vai abaixar. O que não dá é ter muita energia e a conta nas alturas. Aldo, não é bem assim, vamos construir muitas mais no nosso território. Acontece que os rios que fazem nossa fronteira são grandes e caudalosos, são rios com imenso potencial energético e que por ser a linha divisória da fronteira precisamos fazer as coisas em conjunto. O importante e fazer acordos que beneficiem ambos e cumpri-los a risca, não fazer igual ao lula que foi covarde e aceitou a pressão paraguaia. Nós tínhamos um acordo, se eles não gostam problema deles, aceitaram conscientemente e porque quiseram, esperassem o contrato vencer e ai sim modifica-lo.

  10. Nossa, quanta gente que tem a cabeça fixada nos estereotipos da decada de 80/90 ainda…
    meu deus.. quanto achismo e estereotipação……
    Deixa o bndes financiar essa porRra, vai ganhar seus juros em troca, e sim, vai receber o pagamento, se não simplesmente corta-se a energia dos hermanos…
    quanto patriotismo burro

  11. O povo sem cabeça, você consegue amigos mostrando a eles que confia e não dando as costas. Pensem nisso, parabéns estamos avançando.

  12. Que visão pequena gente, a China sozinha este ano emprestou mais dinheiro para a america latina que todos os organismos financeiros internacionais juntos(FMI, BIRD), ou o Brasil faz estas parcerias que são legítimas, afinal o rio não é só dos argentinos, é nosso tb, ou fazemos com nossos vizinhos uma parceria econômica, energética e militar ou vem outro e faz, seja a China ou EUA, temos mais é que criar uma infraestrutura que nos benefecie mas tb benefecie nossos vizinhos de maneira permanente de modo que eles pensem 10 vezes antes de querer passar a perna no Brasil.

  13. Nos mesmos moldes de Itaipu, nós entramos com o dinheiro e eles com a água, como os paraguaios. E depois mudam o contrato, em benefício deles, claro. Mais um negócio da China para o Brasil.

  14. FURADA!Só mais duas obras pra botar mais dinheiro no bolso dos políticos e pra matéria de jornal falando da corrupção.Os argentinos vivendo do bem bom e nós só se fu*****,não basta o turismo deles ter um monte de brasileiros,deles ficarem furando nosso olho na ONU e em tudo que nós entramos,nós ainda vamos ter que pagar a energia deles.Tô mara que os ingleses fiquem com as Falklands,e espero ainda mais que o Brasil disponibilize ajuda pros ingleses ficarem com as ilhas.

  15. A BOLA DO BRASIL
    .
    o País tem um papel no cenário internacional que até pouco tempo atrás era tido como ingênuo más na verdade aqueles(países) que criticavam o país,hoje vêem o valor da diplomacia brasileira.
    .
    .
    ********(trechos do original)
    .
    Brasil dirá a EUA que estava certo sobre Irã
    .
    Um ano e meio após a mediação fracassada de Lula, sanções só pioraram situação, avalia Garcia
    .
    .

    (…)BRASÍLIA e WASHINGTON. O governo brasileiro mantém a mesma posição que tinha na era Lula com relação ao Irã. Isso será manifestado ao presidente americano, Barack Obama, pela presidente Dilma Rousseff em abril, quando ela visita os Estados Unidos.(…)
    .
    .
    (…) Não há só uma matança na Síria, se esboça uma guerra civil. Ou se busca uma solução forte ou vamos ter a reprodução de uma situação como a da Líbia piorada. Mexer na Síria à moda Bangu vai afetar muitos países da região – avalia Garcia. (…)
    .

    ***********************
    .
    (*)fonte:OGlobo
    .
    .
    http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/4835/Brasil-dira-a-EUA-que-estava-certo-sobre-Ira

  16. dhou,isso não é uma boa noticia, muito antes pelo contrario, vamos ser roubado, acho que enjoei de ver o Brasil perder dinheiro com esses bolivarianos ladrões. Porque não construir essas usinas aqui sem a participação desses vigaristas arrogantes???

  17. Até que ponto essas parcerias são benéficas para o Brasil? Tem um documentário que mostra a construção de itaipu: Megaestucturas: 1/5 La Represa De Itaipu.
    Está em espanhol.

  18. Blue Eyes, Na Resistência
    Pode crer!!!
    *****
    Aldo
    Muitos como nóis damos atenção ao futuro de nossa nação mas as grande massas só se meche com grandes forças, (catastrofe) é uma questão de física.

  19. Porque fazer isso com os Argentinos se a America espanica já provou nao ser confiaveis.
    Para ele espanicos o Brasil são hoje os novos imperialistas que vai dominar suas terras e seus recursos naturais.

    Isso nao vai dar certo>

  20. A notícia é maravilhosa.
    Uma nação do tamanho da Argentina partilhando 2 projetos como esses com a gente.
    Isso garante energia limpa e razoavelmente barata para a nossa região sul.
    —–
    Que notícia ruim.
    Logo com a Argentina, caloteria internacional, que acabou de decretar medidas drásticas – hoje – face a crise internacional, que no caso dela é crise local mesmo, depois da farra da Cristina K para se reeleger.
    —–
    Pois é pessoal, assim são as coisas com a Argentina, que volta e meia, com Mercosul e tudo, “bota” direitinho na gente.
    —–
    Vamos ver como esses projeto maturam.

  21. O Brasil não aprende impressionante….esse partido vai afundar o pouco que resta!
    .
    Os problemas políticos com Itaipu não contam né?
    .
    NÓS brasileiros otários vamos pagar mais uma hidrelétrica binacional sozinhos e ainda pagar pela parte argentina.
    Dia após dia os *** da brasília mandam uma mensagem indireta para nós essa mensagem é.. “Vocês que se F****!”
    .
    Não tem energia de sobra, o DESgoverno ta atrasado? QUAL A NOVIDADE?? sempre foi assim… constroi termo, inunda a amazônia de hidrelétrica.
    MAS dai cumpanhero nois não ganha $$$ pra campanha comuna bolivaria cocaleira do sul né…ahahahhaha

  22. Blue Eyes, hehehe, concordo com vc , tb acho muito bom o brasil construir hidreletricas para a nossa produtividade crescer, so que nessa a conta de luz tb cresce.
    pq sera emm?
    sds a todos.

Comentários não permitidos.