Sindicato: boicote por Malvinas será letal para barcos britânicos

O boicote declarado pelos sindicatos de transporte da Argentina a embarcações britânicas de carga em rejeição à “militarização” das Ilhas Malvinas será “letal” porque elas sofrerão até 12 horas de atraso em suas operações, disse nesta quinta-feira o líder do sindicato de trabalhadores portuários. “É um boicote, não uma greve. Vamos trabalhar, mas vamos selecionar a carga para atrasar por 12 horas. O que fazemos a eles é letal, porque perdem a hora em outros portos e demoram vários dias para regressar”, disse o chefe do Sindicato de Trabalhadores Marítimos Unidos (portuários), Enrique Suárez.

O protesto, organizado pela Confederação Argentina de Trabalhadores do Transporte (CATT), que reúne vários sindicatos do setor, prevê atrasar os cargueiros em “seis horas na entrada e seis horas na saída” nos portos da Argentina, disse Suárez em declarações à rádio Continental. O líder sindical acrescentou que um dos objetivos do boicote é pressionar os armadores ingleses e forçá-los a “exigir do governo britânico que se sente para dialogar com as autoridades argentinas” pela disputa de soberania nas Malvinas, a quase 30 anos da guerra entre os dois países pela posse das ilhas.

A medida, segundo a CATT, inclui “qualquer navio de qualquer tipo e forma, que tenha bandeira britânica ou que seja propriedade de britânicos e esteja registrado sob uma bandeira de conveniência”. Em meio a uma escalada de acusações entre os dois países perto do 30º aniversário do conflito bélico, a Argentina denunciou na semana passada nas Nações Unidas uma “militarização” do Atlântico sul, depois que o Reino Unido enviou a esta região um moderno destróier.

A chancelaria argentina também exigiu na quarta-feira informação sobre a suposta presença de um submarino nuclear no Atlântico Sul e sustentou que a Grã-Bretanha aumenta a militarização com uma viagem às ilhas de deputados britânicos da comissão de Defesa prevista para março. O dia 2 de abril de 2012 marca os 30 anos do conflito bélico que deixou 649 argentinos e 255 britânicos mortos e que teve fim 74 dias depois com a rendição da Argentina, então governada por uma ditadura militar.(AFP)

Fonte: Terra

28 Comentários

  1. Populismo barato da Perua surtada, certamente com o fim desviar o foco dos graves problemas que assolam a economia argentina, dentre eles a elevada inflação que precisa ser “maquiada”. E ainda tem gente por estas bandas que acredita…

  2. Apoiados totalmente! Essa foi ótima, deve-se mostrar aquele governo Britanico que eles não prestam e não são donos do Mundo.
    PARABENS TRABALHADORES ARGENTINOS!!!

  3. Isso por que se fala em boicotar, quando começarem a acontecer sabotagens nas embarcações, aí eu quero ver quando vidas estiverem em risco.
    Sabe, é que nem o veterano disse, estão brincando com coisa séria.

  4. Isso era previsto, parabéns aos hermanos!!! Que TODOS os Sindicatos do Portos do UNASUL sigam o exemplo!! Fora OTAN GENOCIDA PIRATA!!!!

  5. O PERONISMO DECLAROU GUERRA A RAINHA!
    .
    .

    É o que podemos chamar de, uma luta patriótica sindical….Heheheh…se os britânicos copiar isso também…Rsrsrs…Ahhh esqueci,os portos de lá estão só vendo os navios passar-Hahaha…..

  6. Até que ponto andam as relações comerciais entre os dois países? Se a Inglaterra resolver seguir o mesmo caminho para com as embarcações argentinas em seus portos qual será as consequências para os “hermanos”? Não sei, mas podem estar cuspindo Pra cima…

  7. Invejo o espirito argentino. Esse espirito de gente que tem garra e estratégia para resgatar de forma pacifica a soberania sobre sua propriedade pirateada num tempo em que a Inglaterra gostava de colonizar e se sobrepor pela força sobre diversas nações. Me entristece ver que os guerreiros de Play Station 1 daqui gostam de debochar deste sentimento, sequer entendem como se contruiu a história e que ela ainda esta se contruindo. Lembro a esses que Amazonia é uma grande ambição dos Corsários Colonialistas por natureza.

  8. BUENO AIRES X REINO UNIDO = BRASILIA X WASHINGTON = ONU – BRASILIA.

    O alarde argentino propõe um avanço diplomático nessa decisão pela soberania argentina. E totalmente anti estratégico por parte de Buenos Aires pois posicionam melhor o inimigo diante das pretensões de retomada do território.
    O pais esta em crise, totalmente desprovido de projetos de desenvolvimento econômico futuros e dependente da politica brasileira na AL.
    A unica forma de rever as malvinas é através da politica beneficiando o Reino Unido dono efetivo pois ganhou a guerra.
    A presidenta Argentina tenta onbrar-se à Presidenta Dilma empunhando uma bandeira levantada na era da ditadura na Al. Na ONU essas revindicações Argentinas aparentam desconforto
    o que influencia negativamente nossa posição na mesa e afastam a cadeira definitiva.
    Certamente a estrategia argentina esta mais focada em afastar o Brasil do grupo efetivo ganhando tempo para retomar a aproximação com Washington e emergir diplomaticamente impedindo a hegemonia Brasileira no continente, criando a principal crise diplomática envolvendo um pais latino americano e um membro efetivo da ONU.
    Do ponto de vista critico a mesma posição de Lula é tomada por Dilma com relação aos vizinhos. (INTEGRAÇÃO REGIONAL A QUALQUER CUSTO), MUAMBAS DO PARAGUAI, BOLIVIANOS IMPEDINDO OBRAS, ASSALTO DA PETROBRAS PELO EX BOLIVIANO, VALOR ABUSIVO DA ENERGIA ELETRICA DA COPEL AO PY, GAS BOLIVIANO CARO, “ARROTOS E PERUS” DE IVO MORALES E HUGO CHAVES, COCA DA COLÔMBIA DO PERU E BOLIVIA, CARROS ROUBADOS LEGALIZADOS NO PY E BOL, DESRESPEITO À EMBAIXADA BRASILEIRA EM HONDURAS.

    UM CALA BOCA DE COMUNISTA NO GENERAL HELENO E RECURSO DO BNDES PARA FELICIDADE DE CIDADÃOS NÃO BRASILEIRO.

    Se o interesse Argentino fosse pelo petróleo somente o caminho racional e democrático e lucrativo seria reconhecer a soberania britânica favorecendo a industria argentina integrando a Argentina ao plano de extração petrolífera nas ilhas visto o alto custo logístico e principalmente de defesa para a coroa nos dias de hoje.

    ISSO NADA TEM A VER COM GUERRA FUTURA OU REVINDICAÇÃO FUNDAMENTADA, TEM A VER COM ESTRATEGIA DE ENFRAQUECIMENTO DA DIPLOMACIA BRASILEIRA NA AL.

    SERIA O TROCO PELA OPERAÇÃO CONDOR?
    PERGUNTA PARA MISTER JORGE W BUSCH CASO OS REPUBLICANOS GANHEM AS ELEIÇÕES EM WASHINGTON ELES VOLTAM PARA EQUILIBRAR A ARGENTINA DEPOIS DO ESTRAGO QUE A DEPENDÊNCIA DA VENDA DAS COMMODITIES AOS EUA FIZERAM NA ARGENTINA DÊS DE A ULTIMA VISITA DE BUSCH. LEMBRANDO QUE NESSA ÉPOCA A NECESSIDADE DOS EUA ERA BARRAR O ETANOL E NÃO ADERIREM AO TRATADO DE KIOTO COMO OS EUROPEUS FIZERAM.

    ESTAMOS CERTOS DE QUE AS COISAS MUDARAM MAIS AINDA SOMOS OS MESMOS!
    A RAPOSA AINDA VIVE!

  9. Mas se os navios de bandeira inglesa vão a Argentina para COMPRAR e não para VENDER, então, essa ação na prática só vai conseguir uma coisa, piorar a exportação de produtos argentinos.
    .
    As burradas que o populismo faz são impressionantes.

  10. Os argentinos são F da P, eles tem é que se ferrar mais com os ingleses, e o Brasil observando de longe os “hermanos” se lascando. ahahah…

  11. Julio brasileiro disse tudo… Nos falta esse espírito, esse ímpeto argentino.
    E GILSAFRA, não seja ingênuo, vc sabe como um banco trabalha???
    O BNDS não ta dando dinheiro pra ninguem, ele está emprestando, cobrando juros, ganhando mais dinheiro para emprestar pra mais brasileiros….
    O BNDS não está deixando de dar dinheiro pro povo brasileiro fazer as grandes obras em detrimento dos vizinhos.. O BNDS ta emprestando o exedente de capital pra gerar ainda mais divisas para o nosso país…
    Ingenuidade achar que um banco(mesmo que publico) vai dar grana a alguem…
    Tem gente que so entende de defesa, e nada mais mesmo.
    .
    E essa teoria conspiratoria de que a argentina quer nos derrubar pra ser o braço armado americano aqui nao cola nem aqui nem na china e muito menos na argentina….

  12. Para quem não entende de politica externa e fica aqui trolando digo que a Argentina é nosso 3 parceiro economico no MUNDO perdendo apenas para os chineses e americanos e mesmo assim muito próximos destes, digo tb que nossa balança comercial é amplamente favorável ao Brasil há cerca de dez anos, portanto , um apoio diplomático brasileiro a Argentina na questão das Malvinas é amplamente justificável não somente pelo que falei acima, mas tb por um questão de geoestratégia no atlãntico sul. Parabéns aos ARGENTINOS pela decisão tomada,é isso ai, se não pode militarmente tem que complicar de outras maneiras, o que não dá é deixar gringo assaltar suas riquezas e ainda usar seus portos para obter logística e suprimentos.

  13. POLÍTICA… POLITICAGEM… POLITIQUEIROS… O MESMO DE SEMPRE… AS FALAS DE POLÍTICOS NUNCA SE MOSTRAM COERENTES COM SUAS AÇÕES… ACHO QUE OS PAÍSES ESTÃO PRECISANDO MAIS DE ADMINISTRADORES DO QUE DE POLÍTICOS… Ô RACINHA DIFÍCIL!
    🙁

  14. .
    .
    .
    A maior parte do tráfego marítimo do mundo é feito sob bandeira de conveniência…
    Besteira tudo isso… Se tiver uma ou duas embarcações com bandeira britânica, por mês, no Porto de Buenos Aires, será muito.

  15. A Inglaterra tem vários “territórios ultramarinos” no atlântico sul que roubou dos sulamericanos… Hong Kong foi um dos últimos territórios roubados que foram devolvidos ao país de direito… Foi percursora de inúmeras mazelas como o apartheid (escravidão) que manteve na África do Sul até 20 anos atrás… Agora resta aos sul-americanos deixar de fazer papel de capacho e também exigir de volta o que é seu… Não nos subordinemos!

  16. Esperar oque da escoria sulamericana,os caras sao burros de doer,depois que morreu a velha guarda nazista que se instalou por la,o destino dos chicanos e´virar nossos escravos,aproveita brasil,vamo anexar a terra platina kkkkkk

  17. Essa manifestação por parte dos argentinos é completamente sem sentido. Se os argentinos querem mesmo negociar a posse dessas ilhas, então a primeira coisa é iniciar uma investida diplomática séria, mantendo tom firme, conversando de igual para igual e levando argumentos cabíveis para a mesa de negociações.
    Atitudes como esse boicote quase sempre tem efeito reverso, afastando ainda mais as partes do dialogo.

  18. Esse assunto das malvinas argentinas não da nem para comentar… nada vai fazer mudar os fatos… parece o caso do cara que resolveu trocar de sexo, não fazendo questão do orgão que tinha contigo e depois de decadas resolve te-lo de volta porque descobriu que lhe servia para alguma coisa… não vai dar para te-lo de volta… impossivel… rsrsrsrs… não deu valor, perdeu, ta perdido…

  19. EU AINDA ACHO QUE A ARGENTINA DEVERIA SE MATAR PELAS ILHAS, ASSIM ACABA LOGO COM ESSA BABAQUICE E O POVO ARGENTINO VEJA QUE O LUGAR DELES É DE FICAREM QUIETOS, POIS JÁ PERDERAM E NÃO VÃO TER COMO DAR CONTA DE NADA EM UMA RETÓRICA INGLESA A ELES… O POLITICO CAMERON SÓ FALTOU FALAR ASSIM : ARGENTINA FCK YOU HERMANITOS VEM AGORA FALAR ALGO PARA NÓS !

  20. Considerando o fato que os sindicatos argentinos sao todos atrelados aos partidos peronistas nao creio que irao alem do que lhe permitem o governo argentino. Nao posso esquecer quer na ultima grande crise economica na argentina, quando a populacao forcou a renuncia de varios presidentes, foram os sindicatos que trelaram a classe operaria argentina atras da burguesia argentina totalmente desmoralizadas na epoca. Nada serio ocorreu,porque o sindicalismo argentino nao era e ainda nao e independente. Estao mais atrasados que o operariado brasileiro, porque este ja passou pela experiencia historica de ter um partido considerado seu no governo e viu que nao ocorreu muitas mudancas no relacionamento patrao empregado. O operario continua sendo explorado. Mas o PT tende a perder sua base operaria, e o caminho estara aberto para os comunistas verdadeiro, do qual parece eu sou o unico portavoz no momento.

  21. Qualquer boicote prejudica enormemente as Malvinas( afastada e caríssima) e onera cada vez mais os cofres falidos da rainha…Os Argentinos estão certos. Em breve o Mercosul todo vai bloquear as ilhotas, e até papel higiênico vai ter que vir da Europa (África do Sul é BRICS…rs).
    .
    Apenas proibição do Mercosul de aportar navios com bandeira de lá, já melou a exploração de petróleo e deixou os ingleses espumando e dando xiliques…rs

  22. Como disse o RICk/EB/MB/FAB, “assim acaba logo com essa babaquice”.
    Se o povo argentino aprender a não votar nos candidatos populistas, logo, logo, volta a ser um dos grandes países do mundo, posição que perdeu ao longo de 60 anos de peronismo, demagogia e golpes de estado.
    —–
    Gustavo G, gostei do que postou, mas sem essa de espírito argentino. Essa de pensar que ainda é grande, os ingleses da América Latina, já era.
    Por outro lado, não digo que seja uma conspiração ou outra bobagem do genero, mas sempre que podem, os hermanos botam um bocadinho de areia em pretensões maiores nossas, apenas em função de sua sempre presente política menor interna.

Comentários não permitidos.