Milícias ameaçam as esperanças de uma nova Líbia

As violações de direitos humanos cometidas “com toda a impunidade” por diferentes milícias ameaçam a “nova Líbia” que deveria surgir com a vitória da revolta contra Muammar Khadafi.

 

O aviso é feito pela Amnistia Internacional num relatório publicado no primeiro aniversário do levantamento popular que começou na cidade de Bengazi, no Leste do país, até terminar em Outubro, com a captura e morte do ditador. As mesmas milícias que se formaram para derrubar Khadafi põem agora em causa o futuro.

“Há um ano, os líbios arriscaram a sua própria vida para reclamar justiça. Hoje, as suas esperanças são ameaçadas por milícias armadas sem lei que pisam os direitos humanos com toda a impunidade”, afirmou Donatella Rovera, conselheira especial da Amnistia para as crises e conflitos, na apresentação do relatório.

O número real de milícias existentes em todo o país é desconhecido. Um relatório do “think tank” International Crisis Group diz que tanto podem ser 100 como 300 – no mínimo, há 125 mil líbios armados, organizados por cidades ou bairros. Em princípio, todos deveriam responder ao Conselho Nacional de Transição, formado durante a guerra para organizar a oposição (e que continuará no poder até às eleições de Junho), mas afirmam obedecer apenas aos seus comandantes locais.

O grande fracasso do CNT é precisamente o desarmamento destes grupos. Na ausência de um verdadeiro Exército nacional, a segurança das próprias instalações de Estado continua a ser assegurada por estes homens, que não raras vezes se envolvem em confrontos mortíferos. O novo Exército deveria ser formado a partir das milícias, mas só 10% dos combatentes aceitaram integrá-lo.

No início da semana, representantes de cerca de 100 milícias do Ocidente do país anunciaram ter formado uma federação para prevenir o combate entre grupos. Mas os líderes destes grupos não reconhecem o CNT: “Não nos revoltámos contra Khadafi, mas contra um regime corrupto. Não vamos baixar as nossas armas enquanto não tivermos a certeza de que a revolução vai no caminho certo”, afirmou numa conferência de imprensa Ibrahim al-Madani, comandante de uma das brigadas que se uniu à nova federação.

O líder desta federação, o coronel Mokhtar Fernana, disse à Associated Press que o CNT “está a tentar sequestrar a revolução” e acusou as novas autoridades de aceitarem homens que defenderam o regime nas novas forças de segurança – que deveriam integrar todas as milícias.

Tortura e pilhagens

Donatella Rovera apelou à realização de inquéritos aos “graves abusos”, incluindo “crimes de guerra contra alegados partidários de Muammar Khadafi”, cometidos por estes grupos. Segundo a Amnistia, muitas “pessoas foram detidas ilegalmente e torturadas, por vezes até à morte”.

“A maior parte das milícias na Líbia está fora de controlo e a impunidade generalizada de que gozam só encoraja mais violência e perpetua a instabilidade e a insegurança no país”, disse Rovera.

A Amnistia fala em particular dos casos de “refugiados africanos tomados por alvo [por suspeitas de que combateram por Khadafi] e contra os quais foram cometidas represálias” e “casos de vinganças que significaram o deslocamento forçado de comunidades inteiras”. O relatório cita os habitantes de Tawergha, a sul de Misurata, no Ocidente do país.

Tawergha foi usada como base para as forças de Khadafi que a partir daí atacavam Misurata. Segundo a Human Rights Watch, os rebeldes de Misurata pilharam e destruíram as casas dos habitantes e desencadearam uma campanha de ataques e detenções arbitrárias. Quem vivia em Tawergha está agora em campos de refugiados na região.

Entre Janeiro e Fevereiro, os delegados da Amnistia visitaram onze centros de detenção controlados por ex-rebeldes e ouviram dos presos descrições de “tortura e maus-tratos”. “Estes prisioneiros mostraram ferimentos resultado de maus-tratos recentes”, descreve o relatório, e muitos disseram ter confessado assassínios que não cometeram “só para pôr fim à tortura”. “Pelo menos doze pessoas detidas por milícias morreram desde Setembro, depois de terem sido torturadas.”

A Amnistia pede que “todos os detidos sejam imediatamente transferidos para centros de detenção legais sob controlo do Conselho Nacional de Transição”.

Fonte: Público

23 Comentários

  1. O título é dimensão da ingenuidade ou o uso da má fé (sei que o PB ñ escolheu o título), nunca foi a intenção instalar um regime de paz na Líbia, a intenção era jogar o país no caos total, como é essa a intenção na Síria e no Irã, o eixo do mal constituído por EUA-Europa-Israel age nos 3 países para acabar com a estabilidade e tentar dar uma fôlego para que tentem sair da crise.

  2. Dica p/ post aqui no blog: Sean Pean , acho q isto , ator americano famosão , q atualmente é embaixador do haiti , criticou a postura a Rainha e seu reino por causa das malvinas . ele esteve recentemente na argentina e uruguaia . Foi muito criticado pela imprensa inglesa e ele retrucou fortemente.
    .
    abraços.

  3. e assim caminha a humanidade

    meia duzia de espertos que fazem de tudo para permanecer no controle e o gado assiste e aplaude enquanto pode é claro
    porque um dia vai chegar a sua vez de ir para o matadoro

  4. NOVA LIBIA, que piada, a nova libia morreu junto com o kadafi, uma libia de bem estar social e estavel foi embora junto com o coronel, essa libia de hoje e de amanhã e a velha libia de analfabetos, ladrões, barbaros e serviçais até a bandeira e velha. um verdadeiro “volta ao passado ” que agora e presente real e palpavel, nada de virtualidade, só presente e material, e os trouxas achavam que ia ser um conto de fadas. rsrsrsrsrs . As vezes o que e ruim pode ser muito bom, e o que parece ser bom pode ser muito pior do que e ruim, esse e o caso da libia, pode ser tambem o caso da siria, do irã e de nos mesmos!! um abraço amigos

  5. E AGORA DONA ONU?
    .
    .
    A Esperança de dias melhores, é o que todo cidadão comum e de bem quer;em qualquer lugar do mundo.
    .
    Riqueza,ganância e poder,é o que os bucaneiros,os seres do mal;que invadem e espolia em qualquer lugar do mundo,perseguem.
    .
    Tais entidades,utilizando a mentira e a desfaçatez,subjugam e mitigam as esperança e a dignidade dos derrotados,coisa de bárbaros;e se bobear,mijam até na cara dos caídos;foi o que aconteceu com os líbios e que agora estão a própria sorte,cadê a ONU?
    .
    Isso é o quê esta para acontecer com o resto do mundo,até mesmo na Europa e nos EUA.
    .
    E imaginar que há aqueles que ainda defende tais posturas a dentadas e a coice-Hahaha….é um retrocesso à cavernas…Hahaha…
    .
    Alias,incauto tem em qualquer lugar do mundo também; na Líbia,Síria,EUA,China,….Brasil…etc.

  6. e é isso que querem fazer com o brasil desestruturaçao pois fica mais facil o controle quem confia em americano deve ter tirado foto em cima do colo do papai noel .

  7. amigo atahualpa o título esta perfeito graças aos Eua ,Judeus e Otan destruindo e pilhado paises para obter seu recursos naturais ….é por isso que EUA e ISRAEL são odiados pelo mundo meu amigo …varios paises do mundo em que viajei ouvia muitas criticas da politica americana em relação ao mundo ….

  8. Foi assim na coreia que estão divididas até hoje,iraque,afeganistão,libia,e as vidas que estão sendo ceifadas pelas milicias agora na libia,quem é o responsavel,É O CADAF,e ainda querem se intrometer na siria,com uma de paz,cada pais tem que ser soberano para resolver seus poblemas internos,e somente eles sabem o que querem e como resolver se for na bala que vença o melhor,mas falam a mesma lingua e sabem dos seus poblemas,alguem se intrometeu na guerra civil americana,na revolução francesa,e hoje não são potencias mundiais,cada macaco no seu galho.

  9. Nada de novo. Isso era previsto no inicio do conflito. Um país prospero com o maior IDH da África se transformou num eterno campo de batalha. O pior é dizer que a morte de Kadafi e a consequente destruição da Líbia foi uma “Vitória”.

  10. Atahualpa disse: 16/02/2012 às 08:07… PERFEITO… como sempre, tenho que concordar… os odiadores do ocidente são sistematicos… não desistem nunca… ainda bem que não são tão criativos… remoem… remoem… como os ruminantes, possuem um grande RUMEN, para guardar suas idiossincrasias (fora usamericanus maus)… rsrsrsrssrrsrs…

  11. E depois tem gente que fala mal de comentários nos quais justificam e apoiam quando os russos e chineses bloqueiam resoluções “humanistas”, inumanas é claro, dessa maldita ONU.
    A Libia agora acabou e todos ridicularizaram o Chaves que apoiou o Kadaf.

  12. Dandolo bravo, “nao devemos mais aceitar ditaduras, reinados e teocracias no OM.. mas parece calar-se diante da ditadura que a oligarquia financeira estao tentando impor na Italia, Grecia e Espanha. Governos eleito sendo forcado ou renegar a plataforma pela qual foram eleitos e seguir os ditados do Banco Central da Comunidade Europeia ou renunciar e ceder o posto a gente que sao de confianca desses financistas.

  13. jojo, sou a favor da extinção de todos os bancos privados do mundo e das bolsas de valores, pois foram os principais responsáveis por todas as crises econômicas mundiais.
    Maomé nesse ponto acertou na mosca, quando disse: ” Cobrar juros é coisa de Satã “.
    Você está certo em me dizer isso.

  14. A Líbia tem que ter um regime militar provisório, de no máximo 2 anos,e após organizar eleições gerais. Eleições populistas não, mas do tipo: grupo tal,indica tais representantes.

  15. Dando, ..eleicoes gerais na libia. Espera sentado. Libia acabou como pais unificado.Tribos controlara suas areas e os imperialistas controlara o petroleo.

Comentários não permitidos.