Irã anuncia avanço nuclear, mas EUA dizem não ver grande novidade

Ahmadinejad observa piscina para combustível nuclear em usina do Irã – Foto: Escritório da Presidência do Irã / EFE

Em meio a uma crescente tensão com Israel, Estados Unidos e boa parte da comunidade internacional, o governo do Irã anunciou nesta quarta-feira (15) novos avanços em seu programa nuclear – o primeiro abastecimento de um reator com combustível nuclear fabricado no Irã e a construção de uma quarta geração de centrífugas capazes de acelerar o enriquecimento de urânio.

O anúncio foi acompanhado de imagens que mostravam o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, inspecionando os trabalhos. Entre as pessoas que o acompanhavam estava Fereydoun Abbasi Davani, filho de Majid Shahriari, um dos vários cientistas nucleares iranianos mortos em ataques recentes em solo iraniano. Para Teerã, as mortes fazem parte de uma campanha de assassinatos que tem envolvimento dos Estados Unidos e de Israel.

Ao comentar os avanços, o subsecretário do Conselho Supremo Nacional de Segurança do Irã, Ali Baqeri, afirmou, segundo a Sky News, que o “Irã só começou a enriquecer urânio a 20% porque os países ocidentais” não quiseram fornecê-lo. O comentário foi uma referência às negociações chamadas de P5+1, na qual Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia discutiam com o Irã seu programa nuclear. O diálogo está paralisado devido às desconfianças, no Ocidente, de que o Irã pretende montar um arsenal nuclear e não usar seus reatores em tratamentos contra o câncer e para gerar energia elétrica, como alega Teerã.

O governo dos Estados Unidos respondeu imediatamente, dizendo, segundo a Reuters, não encarar os avanços como uma grande novidade.

Os Estados Unidos minimizaram o anúncio (…). “Francamente não vemos muita coisa nova. Não é uma grande notícia. De fato parece ter sido [um anúncio] sensacionalista”, disse a porta-voz do Departamento de Estado Victori Nuland. 

 Ainda que os EUA tenham minimizado o avanço nuclear iraniano, o anúncio deve irritar os negociadores ocidentais. A comunidade internacional não consegue romper o impasse com o Irã por meio das sanções cada vez mais duras contra o país dos aiatolás, nem mesmo após a última rodada de represálias, que incluiu um embargo ao petróleo do Irã por parte dos países da União Europeia a partir de julho. Também nesta quarta-feira, a Press TV, uma emissora estatal iraniana que transmite em inglês, divulgou que o Irã teria parado de exportar para seis países europeus em uma tentativa de contrapor o embargo. Um porta-voz do Ministério do Exterior do Irã negou a informação, dizendo que deu apenas um aviso aos embaixadores de Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália e Portugal, mas a simples especulação serviu para elevar o preço do barril de petróleo no mercado internacional.

Fonte: revistaepoca

4 Comentários

  1. Agora vai ser a guerra da informação… guerra midiática…. conversa fiada pra lá, pra cá…
    eu antes queria a paz… mas que resolvam isso logo, até quando ficaremos comentando aqui mais desses anuncios, provocações.. rsrsrsrs
    .
    Galera de Israel, forja logo um ataque iraniano em seu solo, pega o aval da onu e inicia logo essa guerra. poem o teu na reta, já que o senhor é o grande encomodado da regiao, os EUA já estao divididos, mas a elite ainda nao vai deixar israel sozinho…
    mas que se envolva logo de uma vez… QUE SE EXPLODAM

  2. SE ISRAEL ATACAR O IRÃ O BICHO VAI PEGAR OS PERSAS NÃO SÃO ARABIS, OS PERSAS SÃO DETERMINADOS A PROVA TA AI, SE UM DECIMO DESSES SANÇÕES FOSSE CONTRA O NOSSO AMADO PAIS BRASIL A MUITO TEMPO (PÕE TEMPO NISSO) NOSSA ELITE, NOSSSOS POLITICOS E NOSSAS FAs JA TERIAM ABERTO AS PERNAS E ENTREGADO TUDO SE ISRAEL ATACAR O IRAN SERA O MAIOR ERRO DESTE SECULO, O DO SECULO PASSADO FOI HITLER TER ATACADO A RUSSIA E O DO SECULO RETRAZADO FOI NAPOLEÃO TER ATACADO A RUSSIA, SE QUEREM CONTINUAR NO MAPA E MELHOR NÃO ATACAREM O IRAN, PROVERBIO ANONINO: AS VEZES E MELHOR DA UM PASSO PARA TRAZ PARA DEPOIS DAR DOIS PASSOS PARA FRENTE. RESUMINDO E MELHOR PARA ISRAEL E EUA DAREM UM PASSO PARA TRAZ E DEPOIS DAREM DOIS PARA FRNTE DE MÕES DADA JUNTO COM O IRAN.

Comentários não permitidos.