Brasil e China terão centro de pesquisa conjunto para inovação em nanotecnologia

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (14) portaria assinada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, instituindo o Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia, o CBC-Nano.

Ainda não está definida a agenda de pesquisas do centro, mas, segundo o químico Fernando Galembeck, a China manifestou interesse em desenvolver, com o Brasil, sensores e dispositivos para uso em diagnósticos clínicos para atendimento de populações dispersas. “A ideia é ter um equipamento portátil confiável, de produção barata, que facilite levar atendimento às pessoas”, explica Galembeck, que é diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), em Campinas (SP), e será o coordenador brasileiro no CBC-Nano.

Segundo ele, outra área de interesse é o desenvolvimento de novos produtos a partir da biomassa. “Podemos usar nanotecnologia para transformar os resíduos agrícolas”, disse, lembrando que o Brasil, sendo um dos principais produtores mundiais de alimentos e de commodities agrícolas, gera grande volume de biomassa ainda não aproveitada.

O centro sino-brasileiro é virtual e funcionará como uma rede de cooperativa de pesquisa e desenvolvimento da qual ficará vinculado o LNNano. Conforme a portaria, “a participação no CBC-Nano será considerada serviço público relevante, não ensejando qualquer remuneração específica”.

A China é considerada uma das maiores potências na pesquisa com nanotecnologia, enquanto o Brasil ocupa a 25ª posição. Conforme dado divulgado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o mercado internacional de nanotecnologia deverá atingir US$ 693 bilhões até o final deste ano e US$ 2,95 trilhões em 2015. (Agência Brasil) 

 Fonte: Jornal da Ciência

 

9 Comentários

  1. Isso é Independência tecnológica? Todos sabem o que a China faz, qualquer descoberta de valor vai ser levado embora e os brasileiros vão ficar chupando o dedo..

  2. Ai ai,Maria sapatâo sapatâo,de dia é Maria de noite èJoão,hummm é so folia de carnaval com os chineses….kkkkkeles vão dançar o samba do crioulo doido.tsc tsc tsc.promessas ,promessas, e prom……..

  3. Será que eles estão dispostos a repartir o que já tem? ou apenas irão querer recolher o que fizermos, com uma pequena contribuição a titulo dessa parceria.

  4. Os chineses fizeram um acordo para construir satélites conosco, teve gente que conseguiu falar mal dos americanos pq nesse acordo eles vetaram o uso de tecnologia americana, e foi cantado aos 4 cantos que os americanos são maozinhos.
    ;
    O que ninguém explicou é, SE O ACORDO É COM A CHINA, PQ DIABOS ELES NÃO FORNECERAM A TECNOLOGIA QUE NÓS QUERIAMOS??
    .
    .
    .
    SERÁ QUE OS CHINESES QUERIAM APENAS USAR OS BRASILEIROS PARA RRRRRRROOOOUUUUUBBBBBBBBBAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRR TECNOLOGIA AMERICANA QUE NÓS POSSUÍMOS????
    .
    Nãoooooooooooooooo os chineses são criancinhas bondosas, meigas e cheias de amor para dar.
    .
    .
    .
    .
    Esse acordo tem o mesmo cheiro de acordo PACU, e não é o peixe que eu estou me referindo.

  5. Vamos, vamos ficar de olhos bem abertos para pedir alguma tecnologia americana ou israelense, que quando negarem, diremos que eles atrapalham nossa P&D, na boa, faz tempo que somos marionetes nas mãos dos chineses.

Comentários não permitidos.