Amorim: expectativa da compra de caças neste semestre

O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira (15.02.2012) que tem a “expectativa” de que a decisão final sobre a compra de caças pelo governo seja tomada neste semestre.

– A decisão é da presidenta, então eu não posso fixar prazos para a presidenta da República. Eu tenho a expectativa de que possa ser neste semestre, vamos ver – afirmou o ministro, após participar da abertura do 1.º Seminário Estratégia Nacional de Defesa: Política Industrial e Tecnológica, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Amorim esteve recentemente na Índia, país que acaba de anunciar a intenção de adquirir caças do modelo francês Rafale, uma das opções do governo brasileiro. Ele disse que a Índia é um importante parceiro e que é importante trocar informações com o governo indiano. Isso não significa, contudo, que o Brasil vá seguir o mesmo caminho.

Estão na disputa também caças fabricados pela norte-americana Boeing e pela sueca Saab.

– É muito importante que Brasil e Índia troquem informações. Agora, não quer dizer que a decisão venha a ser mesma. Mas uma decisão, quanto mais bem informada, melhor para o país.

O ministro disse estar seguro de que a compra será feita:

– Eu acho que aquisição dos caças, que não é só uma compra, tem que ter transferência de tecnologia, produção nacional, isso vai ocorrer. Eu tenho certeza disso. Agora, exatamente quando, não sei, isso é um julgamento que a presidenta terá que fazer.

Ele afirmou que os estudos estão feitos e que o Brasil precisa equipar melhor a sua frota de defesa aérea:

– Eu acho que os caças são necessários, que a força aérea brasileira necessita, o Brasil necessita desses caças para a sua proteção. O Brasil é um país que hoje detém riquezas, não só as que já detinha, mas tem as do pré-sal. Então, num mundo complexo, o Brasil precisa ter uma força aérea bem equipada e a presidenta está plenamente consciente disso.

Amorim observou que a decisão de realizar a compra em 2012 não teria impacto imediato no orçamento deste ano, embora a negociação, uma vez firmada, vá comprometer recursos por um período de dez anos.

Indagado sobre a demora do Brasil em tomar uma decisão, ele respondeu:

– Isso não é um problema do ministro Jobim, do ministro Amorim. Isso é uma questão da capacidade financeira do país de fazer frente a certos encargos. É uma compra necessária, mas não é barata.

Fonte: Agência Globo via Yahoo.Notícias

17 Comentários

  1. Todo este problema poderia ser sanado, destinar, em forma de lei, de 2 a 4% do orçamento anual (ou poderia ser o PIB)para a FAs, simples como o feijão com arroz….

  2. Espero sinceramente que esta decisão seja tomada logo, segundo algumas linguas haverá cortes de 55 bi para 2012 mas esse corte não afeta a decisão , a compra não seria feita já e seria financiada por bancos estrangeiros . Então não tem desculpas.

  3. Até que o cara teve que falar,demorou falou e não disse nada,do que ja não sabiamos,o brasil ta bem servido com ministros que não tem nenhuma autonomia,governar bem um pais deste tamanho,com o freio na mão não é facil,de que adianta ter pessoas competentes a serviço,se os caras não podem,não devem faser nem expresar suas ideias,colaborando com a contrução do pais,não estou falando do ministro Amorim.

  4. Quando se vê nesse país a quantidade de dinheiro que se esvai pelo ralo,em falcatruas, corrupção e tudo quanto é tipo de mazelas, chego a conclusão de que o problema de se investir nas forças armadas não é mesmo uma questão de capacidade financeira.

  5. puts, eu tava ate pondo fé devido aos contatos com a india, mas ja cai na real, quando começa com esse lenga lenga, quer dizer que vai ficar tudo no zero a zero mesmo, o revanchismo e a boca livre do amorim vão prevalecer infelismente, a gerentona ja mandou cortar 50 bilhões do orçamento, adivinhem onde ? de novo vai faltar ate papel higienico na caserna !!!

  6. 40 bi de dólares está saindo pelo ralo da corrupção no Brasil (fonte: imprensa).Pessoal, o nosso maior inimigo é o interno.

  7. Dilma nesta 4-feira passada cortou 3 Bi do orçamento da Defesa kkkkkkkk BRASIL NÃO LEVA A SÉRIO AMEAÇAS CONTRA NÓS.

  8. Ou ela vai fazer o jogo da Boeing ou vir com Tampax de F16 rsrs rsrs careca e banguéla para a alegria do Saito Jaspion Usaf Medalha rsrs rsrs

  9. O Natal já passou e Papai Noel não trouxe os caças. Agora esquece. Vamos esperar o outro Natal e tentar pedir de novo porque to acreditando mais em Papai Noel do que na Dilma.

  10. O governo está sendo aquele cliente enjoado que tira todos os produtos do lugar.. pergunta tudo.. sai com raiva sem comprar nada.. e pensando “Ainda vou comprar isto por um preço melhor.. e fazer outro igual na minha garagem!..” Heuehheh

Comentários não permitidos.