Paraguai quer novos aviões de combate

O Ministro da Defesa do Paraguai, General Catalino Roy, solicitou ao Ministério da Fazenda que providencie o financiamento para a aquisição de seis novos aviões de combate para a Fuerza Aérea Paraguaya (FAP).

Embora vários modelos tenham sido oferecidos, a preferência parece recair sobre o Embraer EMB-314 Super Tucano por várias razões, entre elas a experiência dos pilotos da FAB com o EMB-312 Tucano (foto), do qual a FAP possui seis.

Se concretizada a compra pretendida, as aeronaves poderão operar na interceptação de voos clandestinos na região da Tríplice Fronteira com o Brasil e Argentina, em conjunção com o novo radar tático móvel EL/M-2016 israelense, que foi adquirido em Israel ao custo de US$3,4 milhões de dólares.

Fonte: Segurança&Defesa

33 Comentários

  1. Sempre bom saber que pretendem comprar nossos produtos, só acho 6 muito pouco, porém eles sabem da necessidade deles. Se quiserem também podemos vender radares Saber M60 e os próximos da família que estão por vir, ajudando a patrulhar os céus da fronteira, além de bombas e misseis Mectron e Avibras.

  2. Não é por nada não mas… A aeronave citada como na foto, na verdade, é um EMB-314 Super Tucano, e não o modelo anterior.
    Att
    Snake

  3. Vão interceptarem voos clandestinos né conta outra rsrs O Brasil acordara quando os vizinhos em maioria tiverem caças Chineses BALATINHOS BALATINHOS e a Venezuela qualhada de Sukhois.Para mim a França mente e não transferira o Rafale na integra e quando a India detectar isso melara o MMRCA.A nossa indecisão é justamente esta e não as babaquices de eleições ali e la.O Brasil acabara fechando com a Boeing.Quem quer apostar comigo.

  4. Seis Super Tucanos ainda é pouco, mas se modernizarem os Tucanos melhora a situação, e com certeza poderiam adquirir Mirages F1 ou alguns F-5.
    Essa é a mesma providência que o Uruguai deveria tomar, a Bolívia já providenciou os seus.
    Com relação ao aparente silêncio da Argentina com aviação me parece que alguma coisa está sendo preparada, já sabemos que há grupos de estudos com o Brasil em pleno andamento.
    Como é importante esse miolo sul americano.

    http://www.youtube.com/watch?v=VYa0bI98kWA

  5. Nada pode dar mais prestigio a uma industria do que o interesse real pelo seu produto. As tecnologias agregadas ao EMB-314 certamente podem levar a força aérea paraguaia a outro patamar. A questão é que os paraguaios precisariam também de uma aeronave de melhor performance fisica. Creio que a alternativa mais viável seria a aquisição de um tipo mais fácil de comprar e de sustentar, tipo o Karakorun, de produção chinesa, que pode ser usado para ataque leve.

  6. Paraguay..please..pare com esses monomotores teco teco e compra logo uns 25 F-22 Raptors e mais 6 F-18 growlers pra ir em frente limpando radares..

  7. Pelo preço de QUATRO Tucano eu preferia compra TRÊS YAK-130 ou TRÊS FC-1 Thunder.

    Acorda Paraguai, o TUCANO é um “produto paraguaio” made in BraZil…

  8. Disse tudo Rorschach .
    Há um tempo atrás , segundo informações , havia a intenção da Montaer ( Embraer ) , de vender os EMB-314 já incluso os mísseis MAA1-A .
    Acho que poderiam ir além , incluir ( claro , para o cliente que quiser ) , Mísseis MAA1-B , KIT de bombas ACAUÃ, futuro kit de planagem da empresa FRIULI , etc…
    Mas será que é interessante para a Montaer , promover as indústrias de defesa nacionais ? eis a questão !

  9. Se conseguirem 6 ST já está de bom tamanho. Pelo menos em termos de Paraguai. O ST será o melhor vetor de combate do Paraguai e quem acha que é pouco, o Paraguai tentou negociar alguns Xavantes com o Brasil por não terem condições de sustenta-los. Queriam trocar por alguns T-27. Os EUA vetaram uma doação de F-5 de Taiwan mas mesmo que a doação fosse concluída os paraguaios provavelmente não teriam condições de mante-los em operação. O ST para o Paraguai realmente é a melhor opção pelo seu baixo custo operacional, além de ser o melhor da categoria.
    Pelo menos com o Paraguai não se preocupe 1Maluquinho, nem pra caça chinês eles tem dinheiro…

  10. PAULOR rsrs e ficara como gesto de boa vontade aos coitadinhos….Com relação ao silencio aparente da Argentina eles não tem outra forma para as pretensões deles que não seja hipotecarem os Tonhos a China e como é importante esse miolo Sulamericano não é mesmo então veremos vizinhos com caças Russos e Chineses e voces não percebem um afastamento do Brasil em relação ao Irã,uma aproximação com a Colombia,a Dilma pedindo prioridade de estreitamento comercial com Washington e lhes garanto que a Caracas não retorna jamais pois da ultima vez que foi sentiu-se constrangida.O equilibrio regional sempre teve o peso do Brasil e agora ficamos mais ainda responsaveis por isso.Acreditem ela fechara com a Boeing e os EUA e bye bye Carla Bruni rsrs Franceses ja levaram a parcela deles e a estrategia diplomatica dela é agradar a todos.Depois pega uns Tor da Russia e vem ai Gepard da Alemanha e pronto segue o prosub e o prosuper quem sabe com UK ou Espanha e zéfini.

  11. Com dinheiro do BNDS , e radar israelense eles poderao dar melhor arrego aos traficantes e contrabandistas, pois as receitas vao cair a medida que eles expulsos os brasiguaios que plantam soja e pagam impostos.

  12. O super tucano já provou ser o melhor e mais eficiente na sua categoria, tanto que foi escolhido pela usaf. Espero que a embraer venda muitos para aqueles países que não teem condições de possuir caças mais sofisticados.

  13. Em São Paulo existem duas redes de lanchonetes de comida árabe… A Mister Sheike e a Habibs, esta última conhecida nossa. O que alguns colegas podem não saber é que a Mister Sheike é do mesmo proprietário da Habibis e nasceu apenas por quê havia um terreno do outro lado da rua. O cara não gostou da ideia de ter concorrência e criou “a concorrência”. Por quê a historinha? Bom, se não vendermos para o Paraguai, alguém o fará, mas se vendemos, seremos os “irmãos” E teremos controle sobre O QUE eles tem e EM QUE ESTADO está. Não é um valor assim tão alto. Perdemos isso por dia com a propina para os policiais aqui do nosso lado e por hora com a de nosso políticos. Este dinheiro seria gasto com estratégica e reverteria, mais tarde em argumento em fóruns internacionais contra possíveis reivindicações paraguaias. []´s

  14. IHHH…nova linha de crédito do BNDES, tô vendo, vou acompanhar as notícias. Se não der BNDES, põe na conta da ITAIPU e se mesmo assim não der negócio mandamos de brinde.

  15. Dilmaaa ô Dilminha 36 viãozinhu buááá Vem ai o SH para alegria de alguns e desespero de muitos rsrs rsrs……BRAZ a inteligente estrategia do bom comerciante gera retorno aquecendo o consumo produzindo ofertas de promoções.Dizer que Paraguaios nos amam é sermos tolos mas que são submissos é inquestionavel e por isso não ousam nos descontentarem a ponto de adiquirem tecnologia vermelha ou amarela mas quanto aos demais os veremos qualhados de vetores aeronauticos,blindados,artilharia e misseis made in China e alguns Russos.O Brasil vive uma crise de identidade entre a subserviencia ocidental,a diplomacia oriental questionadora e a falta de coragem de caminhar pelas proprias pernas rsrs rsrs DHOU viajando sim iludido nunca e mostre-me um Brasileiro que não viva de fantasiar rsrs

  16. Isso é apenas uma amostra de como o Brasil ele tem capacidade de vender seus produtos militares,quando o FX acabar,e que acabe logo(mesmo eu duvidando muito) se deus quiser o Brasil vai começar pelo menos com um projeto de caça,vamos ver os próximos capítulos.

  17. É bom que o Paraguai compre o Super Tucano por que:
    * Ele fica na dependencia de peças do Brasil, é assim que os EUA fazem.
    * É melhor ter o ST, do que um caça de maior poder (é assim que os EUA pensão)
    Resumindo, em vez de admirar e defender esta droga de EUA, façamos ou pensamos como eles.

  18. Grande Maluco… A ideia é não deixar espaços na vizinhança para que chineses, russos, americanos e europeus ocupem… Quanto aos sentimentos dos nossos vizinhos… Bom, digamos que confio tanto neles que durante um aperto de mãos, a outra estaria atrás das costas com uma granada sem pino para garantir que em caso de levar uma bala todos os hemanos à minha volta iriam comigo. Só quero garantir que não tenham desculpas para procurar equipamento e negócios fora daqui. Qualquer dinheiro que seja, digamos, “doado” é, em realidade, capital de propaganda. Quanto às aeronaves, elas não precisam se top do top, afinal de contas não vão enfrentar as FARC ou linha de frente de algum conflito (como Peru X Equador). Podem e, provavelmente, serão equipadas com armas de menor potencial. []´s

  19. Ao contrario da maioria dos comentarios eu acho otimo a iniciativa do governo de apoiar as vendas da Embraer utilizando o BNDS aposto que se o governo não apoia-se essas vendas muitos destas exportações de Super-Tucanos não seriam concretizadas e teria muito neginho reclamado que o governo não apoia a Embraer.
    Vender aviões com dinheiro publico do BNDS é dinheiro bem empregado .

  20. Acrescentando ao dizer do Tsunami de Links, dinheiro emprestado não é dinheiro dado.
    Dinheiro de financiamento vai e volta, com os encargos etc.
    Hoje em dia o BNDES empresta por ano mais que o BID e o Banco Mundial juntos na América do Sul. Empresta. Não doa. Financia bens e serviços brasileiros.

  21. Maluquinho

    “Para mim a França mente e não transferira o Rafale na integra”

    Por acaso os EUA não precisam nem mentir, eles simplesmente passarão a tecnologia “necessária” para nos deixarem chupando os dedos e com os aviões no chão quando lhes convir… Vide os F-5, que após 30 anos aprendemos a mexer por conta própria, na tora!

  22. O BNDES não dá dinheiro, ele financia as vendas da indústria nacional…

    Exemplo, se eles quiserem comprar algo de fabricação americana, eles vão ter que arranjar financiamento lá… Aliás todo mundo que “pode” faz isso, vide o próprio FX2, que não será fincanciado pelo só BNDES, apenas a parte brasileira da fabricação.

Comentários não permitidos.