Duplican el alcance de los interceptores rusos MiG-31

Sugestão: Felipe Augusto

La Fuerza Aérea rusa tendrá próximamente un nuevo misil aire-aire que duplicará la eficacia operativa de los interceptores MiG-31.

Las pruebas de los nuevos misiles “con bastante más grande alcance” están en su fase final y quedan por realizar solo unos pocos lanzamientos de prueba, informó el comandante coronel general Alexánder Zelin.

El nuevo misil formará parte del paquete de modernización del conocido interceptor MiG-31 hasta el nivel BM. En diciembre del 2011, el Ministerio de Defensa ruso anunció el plan de actualizar 60 interceptores MiG-31 dotándolos de nuevos sistemas de control de armas y nuevos radares con un alcance de 320 kilómetros y capaces de realizar un seguimiento simultáneo de hasta 10 blancos aéreos y atacar a un mismo tiempo seis de ellos. Las misiones de estos tipos de aeronaves son destruir aviones y misiles de crucero de posibles enemigos.

En comparación con las versiones del MiG-31 ya existentes, el nuevo MiG-31BM no cambiará sus características de vuelo. La velocidad de crucero de estas aeronaves ronda los 2.500 kilómetros por hora, siendo su máxima velocidad hasta 3.000 kilómetros/hora. El radio de acción de los MiG-31 alcanza 720 kilómetros. Se estima que la Fuerza Aérea de Rusia opera de 137 a 146 interceptores de este modelo, estando otros 100 aparatos en reserva.

Zelin no identificó el misil, pero los expertos creen que se trata del RVV-BD (BD, son siglas rusas que significan “gran alcance”), una versión actualizada del K-37M, misil con alcance de 300 km creado en 1994. Lamentablemente, el desarrollo del sistema fue suspendido por unos 15 años por problemas financieros. Una versión de exportación de esta arma fue presentada en el Salón Aeroespacial Internacional MAKS 2011.

Al destacar otros avances en el desarrollo de municiones para la Fuerza Aérea, el general Zelin señaló: “estamos por recibir un nuevo misil de crucero de gran alcance; en el área de la aviación táctico-operativa estamos trabajando intensamente en los misiles aire-aire, aire-radar y aire-buque de gran alcance. En realidad estas armas ya están desarrolladas”.

Sin embargo, según el general, los aviones de combate rusos aún no disponen de avanzados misiles tipo “dispárese y olvidése” de gran alcance (del inglés fire-and-forget, es decir aquellos que no requieren ser guiados una vez lanzados).

“En cuanto a la aviación del Ejército todavía no hemos recibido un misil que use el método ‘dispárese y olvidése'”. Agregó que “el desarrollo de estos misiles se está desarrollando actualmente y ya se tienen algunas ideas de cómo podría ser”.

Fonte: RT

25 Comentários

  1. Derrubar um B1. Bem podes sonhar com isso! era preciso encontrá-lo primeiro. Estes interceptores, tal como o Mig 25, eram só potência dos motores e pouco mais, já em plena guerra-fria eram uma grande desilusão…

  2. Eis aqui uma aeronave incrível! É provavelmente o caça mais “bruto” em serviço em qualquer força aérea do planeta. Na época em que surgiu era provavelmente o caça mais capaz do mundo; o primeiro com radar de varredura eletrônica. Com um radar AESA e com os mísseis que já possui em versões melhoradas, seria um adversário temível em qualquer cenário. Mesmo hoje já o é!

  3. Silva, seria difícil derrubar um B-2, eles são frágeis porém difíceis de detectar, e jamais seriam mandados sozinhos, teriam muitos caças indo na frente limpando o terreno. Porém uma vez que você consegue o visual ele é um peso morto, pois é lento, sem manobrabilidade e a furtividade nada adianta afinal você está travando o alvo “no olho”. Mais provável que mandassem um avião rápido para essa tarefa, o MiG-31 fica mais para interceptação de múltiplas aeronaves convencionais. É um avião de seu tempo, hoje é ultrapassado e por isso estão sendo feitas reformas, repotencializações, atualizações e etc, para dar uma sobrevida ao avião e torna-lo capaz cumprir a missão na qual se propõe. Porém estão longe de serem exemplos de tecnologia, assim como foram os aviões da 2ª guerra como o Thunderbolt. Foram aviões incríveis, sem duvida porém hoje são inúteis e ultrapassados, foram bons no seu tempo e hoje são velhos.

  4. Os apaixonados por velharias são os mesmos apaixonados pelo velho sistema que as criou… vivem num passado que espero não volte mais… xo satanas… rsrsrsrsr…

  5. Joguei o texto no Google Tradutor, pois é mais confortável ler em português:

    A Força Aérea Russa em breve terá um novo ar ao ar míssil que vai dobrar a eficiência operacional do MiG-31 interceptores.

    Os testes de mísseis novo “com alcance muito maior” estão em sua fase final e continua a ser feito apenas alguns poucos lançamentos de teste, disse que o comandante o coronel general Alexander Zelin.

    O novo míssil será parte do pacote de modernização do interceptor MiG-31 para o nível famoso BM. Em dezembro de 2011, o Ministério da Defesa russo anunciou um plano para atualizar 60 MiG-31 interceptores, fornecendo-lhes com braços de controle e novos radares novo com uma gama de 320 quilômetros e capazes de rastrear simultaneamente até 10 alvos aéreos e atacar a um tempo de seis deles. As missões desses tipos de aeronaves são para destruir aviões e mísseis de cruzeiro para os inimigos potenciais.

    Em comparação com as versões MiG-31 das existentes, o novo MiG-31BM não vai mudar suas características de vôo. A velocidade de cruzeiro destes aviões é de cerca de 2.500 quilômetros por hora, velocidade máxima de até 3.000 km / hora. O alcance do MiG-31 atinge 720 km. Estima-se que a Força Aérea russa opera 137-146 interceptores deste modelo, com mais 100 unidades em reserva.

    Zelin não identificar o míssil, mas especialistas acreditam que é o RVV-BD (BD, são significado acrônimo russo “poderoso”), uma versão atualizada do K-37M, míssil com alcance de 300 milhas estabelecidas em 1994. Infelizmente, o desenvolvimento do sistema foi suspenso durante 15 anos por problemas financeiros. Uma versão de exportação desta arma foi apresentada no MAKS Aerospace International Show 2011.

    Observando avanços no desenvolvimento de munições para a Força Aérea, General Zelin disse: “Nós recebemos um míssil de cruzeiro novo e poderoso, na área de operações táticas da aviação estão trabalhando duro no ar para mísseis ar , ar-ar radar e poderoso navio. Na verdade, essas armas já estão desenvolvidos. ”

    No entanto, segundo o general, caças russos não ter ainda avançado de mísseis tipo “disparar e esquecer” poderoso (Inglês fogo-e-esqueça, isto é, aqueles que não necessitam de ser conduzido, uma vez liberados).

    “À medida que a aviação do Exército ainda não receberam um míssil que usa o método” disparar e esquecer “. Ele acrescentou que “o desenvolvimento desses mísseis estão sendo desenvolvidos atualmente e já tem algumas idéias de como poderia ser.”

  6. Silva,
    O radar do sistema S-400 só detecta um B-2 a 40 km, e ele tem uns 4 metros de diâmetro.
    A quantos quilômetros você acha que o radar de 20 cm do míssil R-33 ou de um SA-21 detectaria o B-2?
    Um avião furtivo não é só difícil de detectar e rastrear, mas é também difícil de sensibilizar o seeker de um míssil.
    Se o B-2 for detectado, o melhor é usar um canhão ou então um míssil guiado por calor, à queima roupa.

  7. Com um apoio do extenso e diversificado sistema de de radares da Rússia essa caixa de sapatos voadora continua sendo uma máquina a ser temida.Quantos mísseis hoje em dia tem alcance de 300km?Com a escolta de Sukhois e Migs ele ainda coloca medo em muitos bombardeiros estratégicos,não sei se RVV-BD seria efetivo contra caças manobráveis,mas contra AWACS seriam como um tiro ao pato.
    Depois que os EUA aposentaram os F-14 que carregavam o PHOENIX as FA do tio sam perderam o equivalente ao RVV-BD.
    Ele me parece uma solução tampão,já que todo o esforço da VVS se concentra no PAK-FA.

  8. o mig 31 foi projetado durante a guerra fria para ser um interceptador puro a longa distancia,uma evolução natural do mig 25, e não tem nenhuma chance num dog figth contra aeronaves mais modernas e manobraveis, porem eu acredito que numa arena aerea moderna, ele talves tenha valor como um awacs armado, escoltado por varios mig 29/35 e sukoy su30/35, e com usso de data link, apos modernização claro, gerenciar um bom grupo de combate aereo.talves por isso estejam modernizando alguns.

  9. Blue Eyes, Na Resistencias.. falta alguen pedir 500 destas porcarias pro Brasil..kkkkk. Faltam fazer uma pesquisa sobre operadores de cacas Russo e quase nenhum estao u muito feliz.

  10. São ótimos caças para a função que foram desenvolvidos, abater os sr-71 e nada mais, fora isso só serve para de vez em quando a mig ganhar dinheiro da defesa de paises emergentes

  11. A Russia está fabricando coisa nova e dando grande utilidade estratégica às ‘velharias’!.. Se tiver um bom POD de guerra eletrônica + despistadores potentes veta como chamarizes as duas ‘fogueiras’ na traseira. E com 40 e poucas toneladas de capacidade de carga isto será mole!… radar de 300KM?.. =0

  12. OBRIGADO PELAS DICAS PESSOAL, MAS O MIG 31 SABERIA A LOCALIZAÇAO DO B-2 ATRAVES DE RADARES EM TERRA A DISTANCIAS SUPERIORES A 40 O MIG CHEGA LA RAPIDO ANTES DELE CHEGAR NO ALVO PRA JOGAR SUAS BOMBINHAS E DERRUBA ELA COM MISSEIS GUIADOS A CALOR

  13. Festival de besteiras,esta capacidade pode gerar frenesi nas vermelhas de plantao provando que so entendem realmente de fazer badernas,esta velharia nunca foi capaz no auge de sua carreira ,nao vai ser agora que vai prestar,a nao ser que ele for utilizado pra fazer voos turisticos da siberia ao uruguai,pois se for em tempos de guerra tera sorte se conseguir decolar,alias se os pilotos souberem que ha F22 na area terao que fazer uma lavagem intestinal para nao borrarem os trajes,entao este bicho so serve para manter a esperança dos vermelhinhos viuvas estrangeiros,tendo em vista que os russos a muito deixaram de ser manes cumunistas,agora exploram os distraidos do alem mar !

  14. troodonte

    esse nunca foi capaz foi tipo igual aquele aviao super mega furtivo, da atualidade secreto nem A CIA sabia da existencia dela ate que foi detectado e raqueado por um pais de terceiro mundo atacado ate os dentes de sançoes que alias tem tecnologia furtivo superior ao do B-2 SPIRIT DOS EUA DE MAIS DE 20 ANOS DE IDADE

  15. ALIAS TAVA QUASE ESQUECENDO O F-22 RAPTOR JA ESTA VOANDO DE NOVO RESOLVERAM AQUELE PROBLEMO NO OXIGENIO RSRSRSRS
    PORQUE SE ELE TA NO CHAO NAO TEM COMO DETECTA O AVIAO MAIS INVISIVEL DO MUNDO RSRSRSR
    E SE TIVESSE UMA GUERRA E DEPENDESSE DO RAPTOR COITADO DA USAF DEPENDER DE UM AVIAO QUE FICA MAIS NO CHAO DO QUE VOANDO
    RSRSRSRS

Comentários não permitidos.