Colômbia autoriza Brasil a ajudar na libertação de reféns das Farc

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou neste domingo (12) que o Brasil foi autorizado a colaborar na libertação de cinco policiais e um militar prometida em dezembro pela guerrilha Farc.

“Demos luz verde ao Brasil para ajudar na libertação dos sequestrados. Por que a demora?”, questionou o presidente em sua conta do Twitter.

A guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciou a libertação de seis oficiais – que são mantidos sequestrados há mais de 12 anos – mas em 31 de janeiro adiou indefinidamente a libertação, argumentando que a área para a entrega tinha sido militarizada.

O governo rejeitou esse argumento e assegurou que a guerrilha ainda não tinha informado o local da entrega.

Além disso, as Farc criticaram o fato de o governo impedir a colaboração de um terceiro país para assegurar a logística das libertações.

As Farc, fundadas em 1964 e com cerca de 9.000 combatentes atualmente, mantêm sequestrados ao menos 11 militares e policiais, a maioria deles há mais de uma década, e planeja trocá-los por seus guerrilheiros presos.

Em processos anteriores de libertação de reféns das Farc, o Brasil facilitou helicópteros e tripulações para realizar as operações sob o emblema do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR).

Fonte: G1.Globo

23 Comentários

  1. “Demos luz verde ao Brasil para ajudar na libertação dos sequestrados. Por que a demora?”, questionou o presidente em sua conta do Twitter.
    ————————————————
    Por que isso é o Brasil, governo fraco que não consegue mandar um helicóptero e um punhado de soldados a um país vizinho… Brasil cada vez mais desmoralizado..
    E ainda reclamam das bases dos EUA na Colômbia, eu também não gosto das bases americanas aque perto, mas tem que se admitir se não fosse os americanos, provavelmente o governo colombiano teria sido tomado pelas FARC, agora me diga, o que o Brasil fez de SUBSTÂNCIAL para ajudar o governo colombiano a combater as FARC? Nada. Como disse uma vez o presidente colombiano anterior, ” Muitos países falavam e prometiam, mas os americanos foram os únicos a ajudar de verdade no combate a guerrilha”.

  2. Qual o papel do Brasil? Intermediario num dialogo entre o governo colombiano e a FARC?. Ou juntar forcas com o exercito norte americano e colombiano para combater a FARC. Talvez o exercito brsileiro quer intervir nessa guerra civil, que pelo que consta parece ter penetrado o territorio brasileiro. Trabalhei em Londres com um norte americano que havia sido servido numa unidade militar norte americana na Colombia como paraquedista. Disse me que muitas vezes eles penetravam no territorio brasileiro em busca da FARC e que o exercito brasileiro sabia disso e os ignorava. Talvez o exercito agora quer ser mais ativo, e eles mesmo perseguir militantes da FARC em territorio brasileiros. O artigo nao esclarece muito

  3. esse governo do colombianos só tem boi na linha ,falaram que nao iria precisar e nao queria a ajuda do brasil e agora quer acelerar ainda ,na verdade eles nem querem os prisioneiros deles de volta o que eles querem é armar arapuca ou melhor fazer uma tocaia e depois falar que estao vencendo a guerrilha que esta com os prisioneiros a 12 anos ,na verdade essa é outra guerra que os estados un idos ja perderam faz tempo é perigoso confiar em um pais que tem bases americanas em detrimento ao seu proprio exercito o comando do nosso exercito nao pode confiar inteiramente no governo da colombia quem for para essa missao já vai ciente que pode ser uma faca de dois gume

  4. David Queiroz, vc está equivocado, todas as vezes que o Brasil foi chamado para realizar alguma coooperação na Colombia ele o fez e de forma competente, gerando elogios não só do governo colombiano como tb das Farc e da comunidade internacional, porém o Brasil não pode realizar nada na colombia sem autorização da mesma, pois a colombia é uma nação independente, a postura do ex presidente colombiano é totalmente deplorável, primeiro por permitir a instalação de bases americanas lá, que digo-lhe, nada teve a ver com as Farc, qual foi a ação americana em território colombiano que levou a alguma solução deste conflito? o Brasil ao contrário já realizou importantes ações, seja no fornecimento de super tucanos aos colombianos ou realizando resgates de refens na mata colombiana. Outra postura deplorável do expresidente colombiano foi a sua maneira de se dirigir a um chefe de estado de outra nação com uma linguagem nem um pouco diplomática, no caso contra o Lula, particularmente acho que o Brasil não deve arriscar a vida de nossos soldados em pelejas de outras nações, por outro lado, tb acho que o Lula deveria invadir a colombia e prender aquele maloqueiro que falou mal dele, lugar de maloqueiro é na cadeia.

  5. A pergunta é por que é que nós que temos que resgatar os sequestrados da colombia e não a própria colombia ou os seus amiguinhos americanos?? Realmente não entendi a frase “Por que a demora?” Por acaso nós somos empregados deles??

  6. podem conspirar ,atacar o exercito brasileiro e colocarem a culpa nas farcs envolvendo nosso pais em uma guerra ,essa missão é perigosa pois do outro lado esta um pais que até base estrangeira aceitou ter , será que existe realmente interresse de resolver por parte do governo colombiano ,ou sao marionetes dos anglos saxiao?a ultima direita entreguista da america latina ,não inspira confiança

  7. Eu acho graça uns dizem que sempre fomos solicitos e outros que não deveriamos nos metermos.As forças Armadas Colombianas são as Forças Armadas regionais que mais se dão bem com as Forças Armadas Brasileiras e isso independe de opiniões ideologicas.Eu ja cansei de dizer que a FAB ja realizou algumas missões de bombardeio a acampamentos das FARCs em territorio Colombiano e o EB tambem ja fez algumas ações em territorio Colombiano no combate as FARCs,isso é assunto de Estado e se hoje tem bases Americanas na Colombia agradeçam ao Presidente Lula que se recusou a dar auxilio a Colombia.Alias esse governo da QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS não so recusa-se a combater a guerrilha que ate usa nosso territorio de forma logistica e para se esconde das Forças Armadas Colombianas,como recusou-se tambem a combater paramilitares Peruanos que invadiram o territorio Brasileiro no Acre e quando tomaram uma atitude dois meses depois ainda limitaram o destacamento do Força Nacional que para a região foi enviado a apenas guarnecer o posto da FUNAI e proibiram-no de progredirem alem de um raio de 500 metros.Como fazem tambem não permitindo que nossas Forças Armadas intervenham quando militares Paraguaios atacam a Policia Federal na fronteira defendendo seus traficantes e contrabandistas,e mandam-lhes pedirem ajuda a Policia Militar local que quando chega ao local sempre se evadiram.Acordem para a vida e deixem de serem demagogos e hipocritas.

  8. CORBIN07 a pequinez do teu pensamento não te permite raciocinar que nestas situações entra um pais neutro e onde teria neutralidade se fosse realizado por Colombianos ou Americanos rsrs rsrs Falam o que vem na cabeça sem conhecimento e sem ao menos raciocinarem rsrs rsrs assim 1maluquinho adora entronchar é a missão rsrs rsrs É bordunada neles todos Cobrada rsrs rsrs

  9. Se você é um maluco(como seu próprio nick já diz) e vendido, além de burro, o problema é seu, só não venha me xingar sem razão alguma, primeiramente me responda que palhaçada é essa de um presidente de um país reclamar da demora de outro país a vir salvar cidadãos que NÃO pertencem a sua pátria, quem conhece um pouco de relações externas, que não é o seu caso, sabe muito bem como pedir favores a um outro país dito amigo, e com certeza não é desse jeito, uma vez que como disse anteriormente nós não somos subordinados a nenhum país. E quanto a discussões ideológicas, você já sabe as regras do site..você tem sua visão, eu tenho a minha, e a questão aqui é como foi dito, ou seja a verdadeira intenção por trás dos comentários do presidente dessa nação vendida.

  10. E só para sanar de vez com sua imbecilidade, o que que tem haver neutralidade nessa situação?? E se fosse o caso, a operação não teria que ser realiaza pela ONU?? Enfim, só falou merda e ainda quer se passar por sábio…

  11. Os colombianos se dão bem nós Brasucas, pq o EB deu mt tiros nos membros das FARC’s qdo eles entraram e saquearam aldeias em n país..foi um recado mt pesado p eles…E tem a presença ianks em solo dos mesmos , apiay , p ñ entrarmos nesse rolo..Sds.

  12. CORBIN07 não vou perder meu tempo com tu mediocridade e neutralidade não significa onu,oea,unesco ou didi dedé mussum e zacarias coisa que tua falta de cultura não te permite compreender rsrs rsrs

  13. Eu acho que o governo brasileiro, tem que cuidar do Brasil, depois quando não tiver mis problemas por aqui ai sim, ele deveria continuar cuidando do Brasil. “Cada um com os seus problemas.”

  14. se fossemos pelo comentario dele o brasil ja estaria em quatro frente de batalha pois ate os militares em greve na bahia ele queria arrumar uma confusao.
    isso se chama imbusti,porque sera que quer tanto uma guerra sera que já passou da faze de ser convocado em caso de comflito?deve ter mais de cinquenta.
    como voce mesmo disse em um outro post voce se considerou um facista ,e eu vou ter que concordar com voce!

  15. 1maluquinho ao invés de me atacar, explique o que significa neutralidade para você? Assim você pode parecer um pouco menos estúpido nos seu comentários….E só para fechar você não tem capacidade de discutir ,uma vez que não tem conteúdo ,não conhece nada sobre nada…por esse motivo que não me responde e nem conseguirá me responder ,o que tem neutralidade haver nessa situação??

  16. Quando que voces vão entenderem que estas situações de trocas de prisioneiros ou libertação de refens são intermediadas pela Cruz Vermelha que é um orgão Internacioanl neutro e que precisa de um neutro veiculo para lhe representar e nesse caso esse neutro veiculo é o Brasil.Em todas as materias voces não leem e raciocinam encima das mesmas e veem sempre com o mesmo disco arranhado de reclamações.Se não for para somar ou multiplicar e apanas querer diminuir ou dividir melhor nem falar nada e apenas ler que vai lucrar bem mais.

  17. As Bolivarianinhas das cochas bambas estão istericas rsrs se fisse para ajudar o bompanheiro Chavez diriam Ô Dilma Ô Dilminha 1 helicopterozinho Dilma buáááá

  18. CORBIN07 leia meu penultimo post e se não compreende-lo é problema teu.Não perco meu tempo debatendo com ignorante rsrs rsrs

  19. Para começar o Brasil aceitou, mesmo eu achando que não deveria, devido ao jeito que foi “pedido”. Ou seja, sua alegação que o PT não enviaria ajuda já caiu por terra e mais ,o Brasil sempre envia ajuda a esse país, independente do partido, mas como disse anteriormente o jeito que foi pedido não condiz com a conduta de um país “amigo”. A pergunta muito simples é, uma vez que a cruz vermelha é neutra e o Brasil VAI AJUDAR a cruz vermelha a resgatar os reféns, porque não poderia ser os EUA ou qualquer outra nação ,uma vez que a neutralidade está na cruz vermelha e não no Brasil??
    Enfim quanto mais você tenta se explicar, mais você vê que eu estou certo em dizer que qualquer país poderia ajudar a salvar os colombianos e não somente o Brasil…
    E quanto aos xingamentos contra a minha pessoa, não me afetam, uma vez que sua vida deve ser muito estressante, pois não consegue comentar sem xingar uma única vez..isso é coisa de gente mal amada e rancorosa…você deve ter muitos problemas na sua vida…não o culpo por isso..

  20. CORBIN07 Sua cabeça é poluida pela ignorancia da ideologia que te impede de raciocinar de forma neutra.Respondendo a sua duvida “PORQUE NÃO PODERIA SER OS EUA”….Resposta:Porque os EUA são envolvidos mesmo que de forma indireta neste conflito então eles não são neutros.A neutralidade esta na Cruz Vermelha e no pais que ela usa como veiculo.E goste ou não goste,concorde ou não concorde o ex-presidente Lula foi omisso em ajudar a Colombia abrindo espaço para os EUA colocarem la suas bases aproveitando-se da fragilidade da Colombia.Todos os paises fronteiriços da Colombia eram complacentes e ate condencendentes com as FARCs.Pessoas na forma de presidentes e ideologias aparte a Colombia venceu os carteis de drogas que transformavam o pais num caos,estão vencendo a guerrilha que chegou a dominar a maior parte do territorio e ja quase são a segunda economia da AS.A Colombia é o pais depois do Suriname com que mais temos relações amigaveis.Quem serve ou serviu nas forças armadas na fronteira sabe que eles sempre nos foram solicitos e amigaveis.Um pais um povo não pode se deixar levar por picuinhas de politicos e politiqueiros.Esse governo atual é omisso na defesa de nossas fronteiras e nossos interesses,permite que paramilitares adentrem nosso territorio e ainda impedem que nossas forças armadas os rechassem.Permite que a Marinha Paraguaia ataque a Policia Federal,que paramilitares Peruanos matem nossos indios e depedrem nossa biodiversidade.Esse Brasil voce não conhece meu caro e não mostram nas midias.

  21. Minha única ideologia é o Brasil. Respondendo parte dos seus comentários, eu te respondo com o SISFRON. Você sabe muito bem que agora o exército tem poder de polícia nas fronteiras, portanto eu DUVIDO que situções como a citada(Marinha Paraguaia ataque a Policia Federal) se repetirão e mais do que isso, isso acontecia em governos passados também, portanto a única cabeça poluida com ideologias é a sua. A colombia não é tão amiguinha do Brasil quanto você pensa…veja só o exemplo da tv digital..todos os países escolheram o modelo brasileiro, já a colombia foi a unica a escolher o modelo europeu…por que será né? e quanto as bases americanas..só aconteceu porque o governo que aprovou era neoliberal ou entreguista como o do FHC, até porque não tem ninguém inocente lá não, como você tenta fazer os outros acreditarem….E enfim a estratégia nacional de defesa e o paed está na sua frente…portanto não venha dizer que o Governo Lula ou Dilma não se importam com a defesa…

Comentários não permitidos.