Brasil muito provavelmente escolherá caça Rafale

SÃO PAULO, 13 Fev (Reuters) – O Brasil “muito provavelmente” escolherá o caça militar francês Rafale para modernizar a Força Aérea, disseram fontes do governo, uma decisão que garantiria um dos contratos de defesa mais cobiçados dos mercados emergentes para um avião cujo futuro estava em dúvida apenas duas semanas atrás.

A presidente Dilma Rousseff e os conselheiros dela acreditam que a proposta da Dassault Aviation para vender pelo menos 36 Rafales tem os melhores termos entre as três ofertas finalistas, disseram à Reuters fontes sob condição de anonimato.

Dilma tinha preocupações sobre o Rafale porque o jato não tinha encontrado ainda nenhum comprador fora da França. Isso criava dúvidas sobre se a Dassault teria a escala necessária para produzir e manter os jatos a um custo razoável.

As fontes disseram que as preocupações envolviam negociações exclusivas para comprar 126 Rafales. O ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, viajou a Nova Délhi na semana passada para discutir o negócio com autoridades indianas e analisar documentos relacionados à oferta da Dassault.

“O acordo com a Índia mudou tudo”, disse uma das fontes. “Com a decisão da Índia, agora é muito provável que o Rafale seja o vencedor aqui”, acrescentou.

As ações da Dassault subiam 4 por cento em Paris nesta segunda-feira. Um porta-voz da companhia não comentou o assunto.

As outras duas fabricantes interessadas na compra brasileira são a Boeing, com o F-18, e a Saab, com o Gripen.

A Boeing afirmou que ainda está na disputa. “Nós estamos promovendo nossos melhores esforços e tenho certeza de que outras companhias também estão fazendo isso”, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boeing, Jeff Kohler, durante a feira de aviação de Cingapura.

O contrato terá um valor inicial de cerca de 4 bilhões de dólares, mas provavelmente vai valer consideravelmente mais ao longo tempo conforme serviços de manutenção e mais encomendas forem incluídos.

A Boeing afirmou que a visita de Amorim à Índia pode ter colocado o caça francês na liderança da disputa, mas isso não significa que o F18 Super Hornet está fora da briga.

“O governo dos Estados Unidos tem sido muito pró-ativo no apoio ao Super Hornet no Brasil e eu antecipo que veremos discussões bilaterais nos Estados Unidos com a presidente Dilma. Teremos o mesmo nível de negociação em termos do Super Hornet”, afirmou o vice-presidente da divisão de desenvolvimento de negócios internacionais da Boeing, Mark Kronenberg.

As fontes afirmaram que a Dassault ofereceu a melhor combinação de aeronave de alta qualidade e compartilhamento de tecnologia que Amorim afirma ser muito importante para um acordo. O Brasil espera usar a tecnologia para expandir sua própria indústria de defesa, liderada pela Embraer.

As fontes disseram, porém, que desdobramentos inesperados, especialmente uma ruptura no diálogo da Índia com a Dassault, podem ainda fazer Dilma mudar de ideia.

Elas afirmaram ainda que a decisão da presidente provavelmente não será anunciada antes da eleição francesa entre abril e maio, na tentativa de não deixar o acordo ser excessivamente politizado.

A compra dos caças pelo Brasil passou por uma série de desdobramentos ao longo dos anos. O antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha dito em 2009 que o Brasil escolheria o Rafale, mas ele deixou o governo sem finalizar o negócio.

Fonte: Yahoo

44 Comentários

  1. Essa e a chamada guerra da imprensa um diz que vai dar Rafale outro que vai dar Gripen, não duvidem se não der nada e cancelarem essa licitação.

  2. Na realidade o caça rafale tomou um folego,mas ainda depende do contrato,e os EUA vão com tudo pois tem os negocios bilaterais,e tudo depende de transferencia kc e supertucano,nada definido.

  3. Cara é impressão minha, mais nenhum outro caça tem manobrabilidade parecida com a do sukhoi né? por mais que o video do barca é dos melhores que ja vi do rafale, nenhum deles(rafale, gripen, SH) tem a mesma capacidade de manobra que o caça russo(entrar e sair em stall, ficar inerte no ar somente com a força dos motores ou aquele loop onde o caça não da uma volta na verdade ele praticamente gira sobre seu propio eixo, não falo lateralmente).

  4. “provavelmente não será anunciada antes da eleição francesa entre abril e maio” Ainda tem a sueca!.. e a americana!.. E depois a brasileira, e depois a crise economica! E depois… e depois… E depois! Heueheh

  5. Enquanto isso poderiamos negociar um leasing de uns 20 Rafales f2, 12 + 8 navais. O Opalao ja operou, pelo menos com carga para defesa aerea.

  6. Senhores, ao contrário do que muita gente pensa, o Rafale será uma aereonave extremamente avançada quando da integração do radar AESA. A partir do momento em que todos os sistemas ora já desenvolvidos forem integrados, isso o colocará num patamar muito próximo ao da assim dita 5º geração.
    A questão principal é: será que vale a pena?
    Eu creio que a resposta é: sim e não…
    O calcanhar de Aquiles é o custo de aquisição e operação. Ora pois, é sabido que quanto menor a quantidade de determinado produto, maior é o preço dele no mercado e vice versa. E isso, evidente, se aplica a aeronaves. De modo que, com a encomenda indiana, o preço/custo tende a cair. Pode até não ter uma grande queda imediata, mas a tendência é que quando os aviões começarem a sair da linha de montagem o preço se reduza.
    Resumindo, se o Brasil encomendar o Rafale, é possível que os custos a longo prazo possam diminuir ainda mais. Contudo, se for pra ter Rafale, que seja numa quantidade tal na qual os custos possam ser mais aceitáveis. Se for ficar só nos 36, AÍ SIM pode não valer a pena.
    Vejam bem, eu sempre fui defensor do Gripen, primeiro pelo seu custo de aquisição e manutenção relativamente baixo. Segundo, pela parceria com os suecos, que já rendeu bons frutos no Brasil ( vide a parceria feita na concepção dos R-99 da FAB, que usam um radar Ericsson ), mas seria uma tremenda injustiça negar as qualidades que o Rafale terá.
    No mais, não ficaria nem um pouco surpreso se logo tivéssemos a notícia de que o Rafale foi comprado.

  7. Sempre anonimas e nunca nada oficial rsrs rsrs O Opalão né rsrs rsrs Vem ai o Dójão e no convez dele tem outro vetor rsrs rsrs No final sempre é o Capaxismo que prevalece rsrs

  8. olha apesar de eu ser cetico com relação a esse assumto, confeso que o zum zum zum na midia internaional eta forte referente ao nosso fx, pode ser que seja so um refluxo da escolha indiana, mas vamos torcer.


    mas o dose e que agora por desleixo do governo, e incompetencia do comando da fab, não temos que substituir um esquadrão, mais varios, pois o f5EM , por melhor que tenha ficado, esta chegando ao limeite operacional, as primeiras versões modernizadas dão baixa em 2017, as ultimas em 2025 no maximo, se não sair nada de fx, ou ate mesmo saindo, por falta de tempo, a opção tampão não e mais uma opção , mais uma necessidade !!!

  9. RR que filosofia logistica heim meu caro rsrs Quanto mais antiga peças,manutenção e serviços externos tornam-se mais caros quando a linha não é tão avantajada e pelo andar da carroagem a Dessault se não emplacar a Mega-Sena não vai adiante,ela precisa de grandes contratos não so para linha de produção mas para continuidade de projeto e viabilização logistica e de serviços.Sem Dim-Dim nada vai a frente so Russos ainda conseguem e so eles sabem como levar a frente ou criarem com orçamento apertado e não se esqueçam que a França esta proxima a cabeceira de bola da vez para ser encaçapada rsrs rsrs

  10. “Provavelmente o Brasil vai escolher um dos 3 finalistas” – dito por uma pessoa com influência no governo que pediu para não ser identificada – sendo assim, não vou dizer quem é a minha fonte mas é quente; é só esperar o anuncio pra ver que tenho bons contatos.
    Abraço a todos!!!

  11. Gustavo G, isso é porque cada caça é feito com algo em mente, e as doutrinas são diferentes, cada um tem um foco. E o Su-35 possui Thrust Vectoring(direcionamento de empuxo), o que o da a sua super manobrabilidade. Ele é o único caça de 4ª geração a possuir tal capacidade. O outro avião que também possui é o F-22.
    .
    PS: No jogo HAWX 2 o Rafale possui pintura nas cores da FAB. Será que eles previram o futuro? kkk

  12. 1maluquino, veja bem… Tudo o que eu falei se aplica SE os franceses levarem a cabo o compartilhamento tecnológico de que tanto falam. SE os franceses mantiverem o acordo firmado, com o Rafale sendo montado aqui e com peças sendo produzidas no Brasil, isso por si só pode reduzir o custo, pois deixaríamos de comprar peças em euros para te-las fabricadas com custos em reais. Mas, ÓBVIO , isso só faz sentido se as licenças de produção forem bem negociadas, caso contrário… E também, creio eu, se for aplicado o que eu falei. Se for para ter poucos, melhor nem tê-los.
    No mais, concordo com o você que falou, pois quanto mais antiga a linha, pior é a logistica. Daí a necessidade de upgrades constantes com vista a melhorar e, se possível, baratear a coisa, no que os franceses poderiam contar conosco e nós com eles. Uma situação de troca…
    Quanto a Gripen, tenho a certeza que ele JÁ VENCEU a batalha por logística, visto que utilizará o mesmo motor ( ou uma variante com alto grau de comunalidade ) do F-18SH e uma boa parte dos componentes se encontra no mercado civil. Ou seja, supondo todos os Hornets já produzidos somados aos que ainda estarão por vir, mais a produção do NG, teremos qualquer coisa próxima de 600 aeronaves voando com um só tipo de motor ( ou um motor comum em quase tudo, como já citei ). Lembrando que motores normalmente são o que custa mais caro.

  13. Bem vindo a FAB Rafale, temos aqui para você proteger as imensas jazidas de petróleo, e ,também, um vizinho meio zangado, los hermanos, que se se meterem a besta vão ver o céu de Buenos Aires enfeitado de Rafales.

  14. É imprecionante SE o su- fosse tudo isso que disem provavelmente a india o teria comprado,porque a india preferio o rafale? porque a india não encomendou mais su-30 ou su-35 porque a india não quis o mig a india ratificou que o mig é bom para chous acrobaticos,pois quando esta lá em cima o seu radar simplesmente não funciona,isso que a russia e india estão juntas no pak-fa mas provavelmente tem duvidas e preferio se garantir com o rafale pois ja operam o mirage com susseso.

  15. Amigos os RUSSOS até podem faser caças bons mas se fasem ficam para eles e vendem desdentado e é assim com os misseis tambem,eles fasem os melhores misseis do mundo mas vendem desdentados ,nenhum é original com mesma potencia e alcanse,o su-é magnifico para se olhar tem um desain incomparavem potente grande leva uma gama enorme de armas mas vem desdetado e dai adianta e um caça assim que queremos?

  16. se vc pensar q tanto MB quanto FAB iraõ utilizar o mesmo caça …apesar de dos custos … o Rafale e a opçao pefeita .. porem eu gostaria de ver um vetor de maior capacidade …exclusivo para superioridade aeria …q hoje seria o SU35/f15SE … ou esperar 5G nacional …

  17. Tecnologias essenciais oferecidas ao Brasil

    Integração aeromecânica de armas e casulos;
    Engenharia da estrutura do avião;
    Módulos de RF críticos para utilização em radares AESA;
    Tecnologias de sistemas digitais de controle de voo (DFCS) / DFCS avançados;
    Integração de motor;
    Gestão de testes de solo & voo;
    Manutenção e suporte integrados (bancada de testes, treinador de pilotos, planejamento de missão);
    Micro sistemas eletro-mecânicos (MEMS);
    Otimização multidisciplinar;
    Nanotecnologias;
    Inserção de operações de rede centralizada, interoperabilidade;
    Desenvolvimento/melhoria de sistema de missão de bordo;
    Optrônica;
    Aplicativos de pirotecnia espacial;
    Software de radar e de sistema de planejamento de missão;
    Desenvolvimento de software de simulação;
    Tecnologias de baixa detectabilidade;
    Tecnologias de projeto de redes de sistemas de veículos aéreos não tripulados.
    Novas tecnologias e perspectivas de mercado
    Graças ao equilíbrio do mix de transferência de tecnologias de fabricação aeronáutica para materiais e processos avançados e às oportunidades de participação em programas aeronáuticos nas áreas civil e militar, os pacotes de fabricação propostos contribuirão de modo eficiente para a melhoria da capacidade, produtividade e autonomia da indústria aeronáutica brasileira.
    As tecnologias de fabricação propostas para transferência cobrem as seguintes áreas:

    Processos compostos: moldagem por transferência de resina, colocação de fibras;
    Elaboração de superligas de grau aeroespacial (Inconel 718);
    Fundição de peças de alta precisão;
    Outros processos metalúrgicos: usinagem de 5 eixos com controle numérico, usinagem de alta velocidade, estiramento, técnicas de soldagem & modelagem, corte e perfuração a laser, revestimento com plasma;
    Processos de montagem: montagem sem gabarito & robótica, soldagem com feixe de elétrons, soldagem TIG robótica;
    Processos de inspeção: testagem automática não destrutiva;
    Simulações de processos de fabricação;
    Fabricação de módulos de RF para antena de radar (AESA).

    http://www.rafale.com.br/index.php?id=6&area=6&release=41

  18. Foco no COMAER/CTA
    Com o propósito de garantir a aquisição pelo Brasil das tecnologias essenciais para o domínio de futuros desenvolvimentos de aeronaves de caça, o COMAER/CTA será – além da indústria brasileira – o receptor de todas as referidas tecnologias.
    Com o propósito de reforçar o papel dedicado ao CTA e outras instituições do COMAER juntamente com a FAB, as seguintes tecnologias estarão sujeitas a acordos de cooperação específicos:

    Engenharia de estrutura do avião;
    Integração de oficina aeromecânica;
    Desenvolvimento/melhoria do sistema de missão;
    Tecnologia de baixa detectabilidade e sobrevivência;
    Integração de motor;
    Optrônica;
    Ambiente de pilotagem: planejamento de missões e treinador de pilotos.
    Aproveitando a experiência adquirida pela equipe RAFALE em outras áreas aeroespaciais e aeronáuticas, o CTA também tem a proposta de projetos de cooperação específicos em tecnologias sensíveis e promissoras como:

    Programa do veiculo lançador de satélites VLS-1 (Pirotecnia Espacial);
    Tecnologias de veículos aéreos não tripulados Battlelab;
    Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (MEMS);
    Nanotecnologias;
    Cooperação para o desenvolvimento de um motor turbojet para um veículo aéreo não tripulado.

    http://www.rafale.com.br/index.php?id=6&area=6&release=41

  19. Foco na cooperação com universidades
    A equipe RAFALE atualmente coopera com mais de 100 universidades e centros de P&D no mundo todo. Ela fortalecerá seus elos com as universidades brasileiras e particularmente:

    A cooperação com o ITA em áreas como nanotecnologia e MEMS com a participação de alunos de pós-doutorado;
    A cooperação com o ITA para o desenvolvimento de motores turbojet para veículos aéreos não tripulados;
    A pesquisa cooperativa com a Universidade Federal do Rio de Janeiro focando principalmente otimização não linear.
    Indústrias brasileiras particpantes do programa de cooperação RAFALE

    AÇOTÉCNICA
    AERNNOVA
    AEROELETRÔNICA
    ALLTEC
    AMBRA SOLUTIONS
    ASTRA
    ATECH
    AUTOMATA
    CAL-COMPOENDE
    CECOMPI
    CONDOR S/A
    CTA
    EMBRAER

    FIRST WAVE
    FOCAL
    FRIULI
    GIOVANNI
    GLOBO
    GME AEROSPACE
    GOODRICH DO BRASIL
    GRANA
    INBRA INDÚSTRIA QUÍMICA
    ITA
    LANMAR
    LATECOERE DO BRASIL
    MECTRON

    MULTIALLOY
    OMNISYS
    POLARIS
    SERCO
    SOBRAER
    STATUS USINAGEM
    THYSSENKRUPP
    TOYO MATIC
    VEM
    VILLARES METAL
    WINNSTAL

  20. CACHORROSEMDENTE apostar com tres contra um te dá a certesa de que tua fonte é quente rsrsrsrs RR meu caro esse “Se os Franceses” é que deixa duvidas rsrsrsrs DHOU Acorda a India é socia do T-50 e desenvolve o SU50MKI que tambem é 5.0 em casa.Eles não são apenas clientes Russos e sim aliados militares dos Russos.Muita coisa rola em segredo e ate a possibilidade de conhecimentos de segredos do Rafale para compartilharem com Russos e criarem melhor encima disso.Voces so enxergam compras e vendas e tem muitas outras coisas por traz de tudo isso inclusive para nós Brasileiros.

  21. Creio que iremos precisar de algumas centenas destes belonaves… Em breve!!!
    Eu não entedo porque não vai as compra com os Russos e compra os caças Su-35 Super Flanker;
    13.02.2012 – Segundo o ministro das Relações Exteriores argentino, Héctor Timerman, britânicos mantêm nas ilhas um sistema militar de controle que vai da Amazônia à Antártica

    Segundo ele, “os exemplos mais notáveis da militarização por parte do Reino Unido são a recente incorporação ao sistema bélico das Malvinas de um destroier HMS Dauntless tipo 45 e de aviões Typhoon II com mísseis Taurus e o envio de um submarino nuclear”.
    O submarino com propulsão nuclear, segundo detalhou o ministro, tem capacidade para transportar armamento nuclear. “Informações recebidas pela Argentina através de fontes indicam que se trataria do submarino Vanguard”, disse ele, queixando-se da falta de confirmação do governo britânico sobre o assunto. Timerman também disse que os aviões Typhoon Eurofighter, que realizam exercícios na base aérea das Malvinas, são do mesmo modelo usado na Líbia, no Afeganistão e no Iraque.
    “Por que esse tipo de avião se encontra na nossa região? Nenhum país da América do Sul dispõe dessa capacidade bélica”, reclamou o ministro argentino. Ele disse que os pilotos britânicos são treinados nesses aviões para depois ser enviados a zonas de conflito. Timerman disse ainda que os britânicos estão realizando no arquipélago provas com o míssil Taurus, com um alcance de até 500 km. “Combinado com o avião Typhoon II, o míssil se transforma na arma mais ofensiva e letal em operação no Atlântico Sul, que pode alcançar grande parte da Argentina

  22. Caro Barca, na lista que voce citou acima, não está claro que a França, nos ensime a fabricar as turbinas do Rafale.
    Integrar motor não é nenhuma dificuldade para nós. Difícil é fazer uma turbina completa, pois até hoje não fazemos a turbina Rolls Royce do nosso A1 ( AMX ).

  23. Eu desejaria que o pessoal que ama caca Russo parece de sonhar com os mesmos na FAB. NAO VAI OCORRER ESSE FATO. A FAB nao cogita, a mudanca de tudo que a FAB sabe e faz nao vai ser jogado fora pra comprar tecnologia Russa. Nao estao nos planos e nunca estiveram. outros ainda sonham com 250 Su-35..not going to happen..

  24. Tomara que o governo decida logo pelo rafale e comece logo a pensar se vai desenvolver em conjunto ou sozinho o de quinta geração…Senão até começar a pensar no de quinta ..o de quarta e meia já vai estar obsoleto..pois já estaremos na de sexta geração…

  25. Vlw rorschach.. eu sempre assisti os vídeos do sukhoi(acho que desde o 27) e ficava espantado também com a resistência exigida para essas manobras, que em um cenário(irreal hoje em dia) de dogfight é uma baita vantagem
    .
    E dhou, as vezes a india não está interessada em ficar tanto na mão dos russos.. pq eles também são imprevisíveis de certo modo.
    O rafale também foi uma compra política por parte da índia.

  26. Claro que há uma ingerencia política no FX2 mas o negócio tem de ser bem estruturado mesmo pois o que o Brasil quer é poder montar por inteiro ou 95% do caça aqui.
    Se não fosse para atender isto o governo já teria comprado o F-18SH.
    Acho que mesmo com o negócio pró Rafale terá de ter algo para tampax dos M-2000, não me surpreendo de comprar 12 Rafales já prontos a França, e digo que eles cedem sem piscar um negócio assim.

  27. CLOVES meu nobre alardes Argentinos é culpa deles mesmos que catucam os caras e agora suplicam aos regionais que comprem suas dores.Eu tambem colocaria uma boa defesa em algo que controlo e que reinvidicam……Qual o poder de dissuasão o Brasil tera se for realizado tudo o que pretendemos realizarmos ate 2000 e trocentos?Nenhum!Apenas forma de patrulharmos e rechaçar pequenos aventureiros.Uma coalizão Corsaria usam de redes aeroespaciais e bombardeiros que voão de 13 ate 15 mil metros de altura.O Brasil não dispõe de sistemas e plataformas de defesas antiaereas e antimisseis de medio e longo alcance e quando falasse em Astros 2020 não sei se me da vontade de rir ou de chorar,do que nos serviria então termos 120 caças?Apenas poderiamos usar do nosso patriotismo em uma guerra desigual com assimetria.Esta estrategia que nos levam a gastarmos os tubos e movida a moda Jabuti do Serrado para 10,20,30 anos termos de dissuasão de nada é uma tremenda perda de tempo e pura idiotice de aficcionados que se satisfazem em nutrirem os proprios égos.

  28. Maluquinho,asveses até que vc não é tão maluco,mas nesta vc tá doidão igualzinho os indianos,que não tem competencia para terminar o tejas,e precisou comprar o rafale para terminar e mais um motor americano para o mesmo,compram de tudo e como fica a logistica,os indianos compraram um porta aviões mas tem fotos do mesmo tipo abandonado sujo cheio de lixo,caças caindo por insolação,por falta de cobertura decente,é algo a se pensar,maluquinho os indianos estão maluquinhos tambem,eles tem o su-30 migs varios modelos e mirage,e no entanto optaram pelo rafale,se tudo o que eles tem fosse bom não presisavam de gastar atoa,pois afinal são socios do T50 como vc mesmo falou e ésta do su-50mki é nova para mim,é um absurdo tanto gasto tantos tipos de aéronave,e terão como disse poblemas serisimos de logistica,um pais atrapalhado que não consegue nem resolver seu poblema de transito,somente comprar não resolve,pode acabar sendo um grande poblema.

  29. BARCA Gostei da relaçãozinha que voce postou encontre algo oficial que garanta que a Dessault repassara ao Brasil a tecnologia e sensiveis e codigos do Rafale que eu assino embaixo.A Dessault mente,a França mente e se intercambios e promessas de associações e gerações de empregos enchessem barriga de quem busca autosuficiencia tecno-industrial que maravilha heim porque autosuficiencia é dominar todos os estagios e isso envolve segredos de sensiveis e codigos dos mesmos que não pertencem a Dessault.Transformaram o FX2 no sindicato dos trabalhadores como se os Brasileiros fossem prostitutas a mendigarem caches.O exemplo do EC725 que voce e muitos outros viviam pregando TT completa lembra ja me basta e espero que digam o mesmo a nossos militares que lhes disseram no EC725 “CONVERSEM COM OS PROPRIETARIOS INTELECTUAIS DOS MESMOS” e se for para sermos apenas linha de montagem e tiver de ser dentro dessa short list furada de que ninguem repassara tudo o que promete que se escolha o F18 que a FAB ja esta mais adaptada aos serviços e ao atendimento de logistica Americana que dá de dez a zero na Francesa.Ou então que realmente busquemos o caça a altura do Brasil e deixemos de sermos capaxos SU35BM SUPER FLANKER.

  30. dhou disse:
    13/02/2012 às 23:56

    A índia e parceira estratégica russa, a Índia se decidiu pelo Rafale como caça médio, pois já possuem o Su-30 como ponta de lança, ano passado os Indianos adquiriram mais 42 deles com o mesmo cockipt do Su-35 então a aeronave e boa sim tanto que os indianos compraram o Rafale pra complementar sua força e substituir velhos Migs-21 modernizados mas que o tempo pesa contra, além de substituir também Mig-23 e 27 que pouca gente sabe foram construídos na Índia com permissão Soviética as aeronaves Russas são boas, o problema e a manutenção indiana e o fraco treinamento dos pilotos deles, se fosse assim outros países estariam tendo os mesmos problemas como Malásia, Indonésia, Vietnã e China.

    A ideia indiana e ter mais de um fornecedor pra não sofrer o mesmo que sofreu no passado quando iniciou seu programa nuclear, e sofreu pesados embargos e sanções ocidentais nessa altura a maioria dos equipamentos de suas forças armadas era de origem britânica e ocidental em geral então correram pra onde pro ombro amigo que os soviéticos lhe deram, tiveram que mudar toda a sua logística, treinamento e pensamentos táticos.

    E convenhamos o armamento do Paquistão pelo ocidente não ajudou muito pra melhorar as relações entre Índia e ocidente o que os indianos fazem agora e fazer um mix de fornecedores e possibilidades de defesa e não ficar só preso aos russos ou americanos ou europeus.

  31. SE O RAFAELE DA FAB FOR O MESMO DA FRANÇA TABOM MELHOR DOQUE FICAR COM F-5 RESSUCITADO POR MAIS ATUALIZAÇOES
    E MENDIGANO DO SENADO AMERICANO TT DO SUPER HORNET QUE DE SUPER NAO VIRIA PRA FAB RSRRSRS

  32. UITINÃ Correto meu caro assino embaixo.Muitos divulgam estorinha na Internet sobre insatisfações Indianas com equipamentos Russos.A India não so é cliente Russa a India é aliada militar da Russia com quem participa de manobras e simulações.A India desenvolve em casa o SU50MKI que sera o seu vetor de supremacia aerea e muito melhor que F35 e J20….DHOU tua resposta ja foi dada pelo UITINÃ.

  33. Dhou, Su-50 ou T-50, é a mesma coisa. Os Russos atualmente chamam de PAK FA, porém o nome oficial creio eu será Su-50. Já a Índia chama de HAL FGFA(HAL é a empresa e FGFA é um acrônimo para avião de caça de 5ª geração). Porém eles não deram qual será o nome oficial de seu avião, deve ser HAL alguma coisa. Talvez HAL 50 se tiverem sem imaginação.

  34. Maluquinho, a ToT está prevista no contrato e não é uma mera conveniência entre cumprir e não cumprir. A questão é como ela está detalhada, e é nesse parte que temos que ficar atentos. Deve-se exigir o total detalhamento de item a item, serviço a serviço, e que todas as clausulas sejam extremamente claras. Afinal qualquer coisa que não esteja escrita e que não ha obrigação de ser transferida. Um contrato detalhado e claro é fundamental pois uma vez assinado deve ser cumprido a risca.

Comentários não permitidos.