Caça sueco que pode equipar a FAB fracassa em teste na Suíça

Sugestão: Justin Case e Barca

Segundo relatório confidencial, avião é “incapaz de alcançar as mínimas capacidades em todos os tipos de missões examinadas”
O avião de combate Gripen, do grupo sueco Saab, fracassou nos testes realizados pelas forças aéreas suíças, país que decidiu adquirir recentemente 22 unidades, afirma um relatório confidencial com data de 2009 e publicado neste domingo pelo jornal Le Matin Dimanche.

Segundo o documento, “a eficácia global do Gripen MS21 é insuficiente para alcançar a superioridade aérea ante ameaças futuras” e o avião é “incapaz de alcançar as mínimas capacidades em todos os tipos de missões examinadas”.

No dia 30 de novembro, Berna anunciou a escolha do Gripen, que competia com o Rafale francês e com o Eurofighter, do grupo EADS. O ministro da Defesa, Veli Maurer, justificou a decisão afirmando que o avião sueco cumpria as exigências militares.

O avião sueco é um dos finalistas da concorrência aberta pelo governo brasileiro para a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), em um negócio que pode chegar a cerca de R$ 10 bilhões. O Gripen concorre com o americano F-18 Super Hornet (Boeing) e o francês Rafale (Dassault).

Fonte: Terra

46 Comentários



  1. ” e o avião é “incapaz de alcançar as mínimas capacidades em todos os tipos de missões examinadas”.

    O avião sueco é um dos finalistas da concorrência aberta pelo governo brasileiro

    Bem competente nossa F.Aerea… um bando de come e dorme…e todos pagam…Fato !

    ps. realmente temos que pedir socorro paraa Índia…pelo niRvel dos selecionadores… até para saber qual botão liga o caça…rsrsrs

  2. TRADUÇÃO VIA BLINQ.

    Que Ueli Maurer oculta – manhã 11.02.2012.
    Aviões de combate

    O novo jato escolhido pelo Conselho Federal tem graves lacunas. Prova de que a força aérea Suíça tinha encontrado ele impróprias. Mesmo para tarefas simples.

    O Gripen que quer comprar o Conselho Federal de 3,1 bilhões de francos nunca atinge os “requisitos mínimos”, de acordo com o relatório confidencial da força aérea Suíça. Para substituir o velho tigre, estes oferecem o Rafale ou o Eurofighter.
    Imagem: Keystone

    Gripen não atende as expectativas mínimas da polícia de céu. Esta é a conclusão a que chega dois relatórios confidenciais da força aérea Suíça que publicamos trechos do livro em nosso Web site. Eles estão em contradição com as declarações feitas por Maurer de Ueli de Ministro da defesa que garante que a aeronave sueca “atendidos os requisitos militares suíços”. Em 30 de novembro, na Conferência de imprensa de apresentação da escolha do Conselho Federal, Ueli Maurer mesmo repetido ele seis vezes.

    Sua justificativa foi baseada na idéia de que o Gripen, sem ser uma Ferrari, era pelo menos bom VW Golf que é largamente suficiente para as necessidades da Suíça. Mas isso não é verdade. Porque o julgamento das forças aéreas nos documentos obtidos pelo “Domingo de manhã” é sem apelação: Gripen, mesmo tendo em conta 98 elementos que serão melhorados (motor, radar, tanque, etc.), “é incapaz de alcançar a capacidade mínima para todos os tipos de missões discutidos.”

    Esses relatórios de avaliação são datados de novembro de 2009. O primeiro é baseado em testes de vôo; o segundo dá notas das melhorias anunciadas pelos fabricantes. Ambos são assinados pelo chefe da força aérea Markus Gygax e foram escritos em inglês (“A única maneira de ter certeza que língua francesa, mesmo e Ticino entender”, observa um oficial de alto escalão.). Sua autenticidade não é contestada pela força aérea Suíça.

    Impróprias para a polícia do céu

    As lacunas que eles realçar são particularmente graves à polícia do céu. Grave, porque se a Suíça pode abandonar um jato capaz de deixar cair uma bomba grande em um destino remoto de 5.000 quilômetros, ele deve ser capaz de garantir a soberania do seu espaço aéreo. É a única missão que as forças aéreas são alguns tiverem de assumir os próximos anos, por exemplo, para garantir a zona de exclusão aérea no fórum de Davos.

    Contra todas as probabilidades, é precisamente por esta missão de polícia do céu que a Pontuação do Gripen MS21 é o pior. MS21, é o nome técnico do Gripen E/F que o Conselho Federal tem a intenção de comprar, como foi confirmado pelo porta-voz da força aérea Jürg Nussbaum. Ele chegou a que pontos 5.33 10, está bem abaixo do limite mínimo de 6.0 decidido no início do processo de avaliação. Eurofighter atingiu 6.48 e Rafale 6,98. Nota do Gripen pode ser explicada por uma reação para a descolagem de emergência tempo lento (“Quick Reaction Alert”: Pontuação das 4.7), inadequada de voo desempenho (5.5) e largamente insuficiente resistência (3.8).

    Para todos estes domínios, a pontuação mínima de 6.0 foi fixada para os recursos da F / A 18 suíço operado atualmente. Clara: novas aeronaves incluindo a Suíça conta para atualizar a partir de 2016 para 3,1 mil milhões de francos e permaneceu em serviço até, pelo menos, 2035, será menos eficientes do que o F/A-18, que entrou em serviço em 1997 e actualizado regularmente.

    Nos documentos em nosso poder, a força aérea Suíça explicar que, se o Gripen MS21 ainda deve estar selecionada, “deve pelo menos fazer sua avaliação em vôo Suíça [antes de decidir comprá-lo], para testar sua eficácia nesta missão crítica”. Porque durante os ensaios de Emmen em 2008, apenas o antigo modelo da aeronave poderia ser testado em condições reais. E o último (o Gripen c/D) tinha um motor menos potente e muito menos equipamentos.

    Os recursos do futuro Gripen à missões de ar ofensivo, exclusão do espaço aéreo ou ataque direto também são considerados “médio” por via aérea de forças (5.62). O raio de acção, a survivable ou detecção, que permanecem “baixas”. “A eficácia estimada da Gripen MS21 continua a ser insuficiente [para realizar estas missões] com uma boa probabilidade de sucesso”, afirma o relatório. O Eurofighter foi notável 6.54 e 7,41 Rafale.

    Para as missões de defesa, contra aeronaves (DCA) e dos recursos de ataque terrestre do Gripen escolhido pelo Conselho Federal foram ainda considerados inadequados, com dezenas de 5,68 e 5.62. “A probabilidade de que o Gripen MS21 se revelar incapaz de realizar a missões do DCA é significativa, indicar os avaliadores da força aérea Suíça. E a eficácia global do insuficientes para ganhar superioridade aérea no futuro Gripen MS21 restos ameaças, para além de 2015.»

    Mentira por omissão?

    Em novembro, com trechos do relatório que nós tinha revelado o Basler Zeitung, que pôde, no entanto, publicar documentos. Ueli Maurer tinha então varreu essas acusações da parte de trás da mão, explicando que era os outros relatórios que incluía, por exemplo aqueles que avaliaram a outras áreas, como interesses industriais ou cooperação militar. “Circula relatórios, tinha adicionado o Ministro da defesa, mas não é realmente os pedaços de choix.»”.

    Ueli Maurer simplesmente não dizer que esses relatórios de avaliação da qualidade do ar e que nós produzimos hoje conta apenas 60% da Pontuação total da avaliação, tal como nós confirmou o porta-voz do departamento de defesa, Silvia Steidle. Ueli Maurer também foi esqueci de dizer que para mais outros módulos de avaliação, dois outros fabricantes de aeronaves na corrida tinha sido considerado equivalente ou superior a Saab Gripen, como podemos confirmar as diversas fontes que tiveram acesso ao relatório final.

    No topo de tudo, o risco financeiro e técnico relacionado com a modernização da aeronave é caracterizado como “alta” pela força aérea. Aqui mais uma vez, esta avaliação contradiz as afirmações de DDPS, tem sempre desde que esse risco foi “controlável”.

    Base de Ecœurement

    Armasuisse e equipes de avaliação da força aérea, o nojo é sensível desde a eleição do Conselho Federal, com base em apenas critérios financeiros. Alguns deixar ir até mesmo a palavra “demissão”. E esperado ser convidado por parlamentares para ser explicado. “Se eles me fazer perguntas, vou responder-lhes, obviamente, muito precisamente”, promete uma dessas pessoas, que deseja permanecer anônimo. A maneira na qual o Gripen foi elaborado para obter, no final, o buffer de “satisfaz os requisitos da trupe de” e a contagem total de 6.0 é um mistério. “No momento da sua libertação para o Ministro da defesa, a pontuação da parte militar do Gripen foi insuficiente, confirma uma cabeça de avaliação, também sob o disfarce de anonimato”. Somente a parte financeira permitiu o Gripen observar mínima.» Também está ansioso para explicar os parlamentares.

    O democrata-cristão Jean-René Fournier está chocado com a leitura destes documentos: “Isto é grave”. Se não houver nenhum elemento novo, não vejo como se poderia comprar o Gripen.» O Valais proporá à Comissão sobre a política de segurança do Conselho dos Estados, com o qual ele lugar amanhã, às 10 horas da manhã em vez das armas de Bure, para se juntar a Subcomissão do nacional para investigar a forma como conduziu a avaliação.

    Ecologista Vaudois Luc Recordon é ainda mais grave quando ler relatórios da força aérea: “Temos a impressão de que Ueli Maurer quer anda conosco.” Ele oferece-na comprar um 2 CV ao preço de um Porsche.» Neste caso, conclui, para ficar para o F/A-18.

    Confrontado com estas alegações, a DDPS recusa-se a observações sobre as conclusões da avaliação. “Conselheiro Federal, ele diz na resposta por escrito, informados sobre os resultados da avaliação de 30 de novembro de 2011, inclusive sobre as notas e os custos. Ele afirma que “o Gripen atende requisitos militares”.

    Nota ao lado do texto

    O documento
    Relatórios confidenciais da força aérea Suíça

    Reação

    Yvan Perrin, membro da Subcomissão para investigar a avaliação, é atordoado.

    Tem você sido surpreendido por descobrir esses documentos?

    Felizmente, eu estava bem calé na minha cadeira. Eu sabia que o Gripen foi o avião menos eficiente. Mas eu nunca imaginei que era neste ponto abaixo. O mais irritante é que ele mesmo não preenchem as condições para a polícia do céu. Perdeu nosso único argumento válido para defender o voto popular.

    Ainda, Ueli Maurer disse que o Gripen satisfazer os requisitos militares…

    Me explicar não. Ueli Maurer estava consciente destes relatórios e não é. Ou não foi e não é nem.

    Outra hipótese seria que os requisitos militares tem sido reduzidos.

    Seria embaraçoso também. Se eles tiverem sido definidos em um determinado nível no início do processo de avaliação, certamente não é por acaso. Espero agora que as explicações de Ueli Maurer. Quem viu o quê e quando? O que é os critérios foram alterados? Para que fins? Quem beneficiou? Eu tenho difícil de compreender. Mas uma coisa parece mais clara: pode ser uma cruz sobre o Gripen.

    E ainda tem uns alucinados que desejam esta porcaria defendendo e protegendo os céus do Brasil. Tem que ter M… na cabeça para defender um LIFT deste na FAB ou ganhar muito por fora do lobby Suéco. A ficha já caiu na Suiça, e até pra Catanhede da Folha. Quando os que vivem na Gripelândia se renderão?

  3. Essas informações já estão se tornando cansativas.
    1º como tiveram acesso a um relatório confidencial?
    2º Como um caça que supostamente não alcançou as mínimas capacidades em teste fora escolhido? Será que porque os outros também não conseguiram ser tão esplendidos assim?
    3º Se o Gripen conseguiu passar pelo crivo dos militares, será que ele foi tão fracassado em testes?
    Será que uma noticia publicada por um jornal francês é confiável e imparcial?
    Muito cuidado devemos ter com essas conversas de acesso a relatório e desqualificação do armamento do oponente.

  4. A VELHA PROPAGANDA DO CONTRA
    .
    .
    .
    Vem cá,se fala do fracasso na Suíça más alguém sabe como está o Gripen na África do Sul ou nos demais países onde ela ganhou?

  5. Essas notícias são sempre taxadas de “choro de perdedor”, “notícia comprada pela Dassault”, mas ninguém aceita o fato desse caça de papel ser ruim.

  6. Esse relatório pode dizer muita coisa, ou simplesmente nada… Primeiro porque o tal relatório data de 2009, época na qual o NG ainda estava amadurecendo como projeto ( só havia o avião demonstrador de conceito e olhe lá ) e a versão até então disponível para qualquer avaliação de parâmetro era a C/D. Hoje, o projeto do NG já está bem mais maduro, com o motor definido, radar sendo concebido e até aqui pelo menos um cliente certo, a Suíça no caso ( fora a própria força aérea da Suécia que é praticamente certo que poderá incorporar o NG no futuro ). No mais, a FAB o incluiu no short-list do F-X2 e tenho certeza de que não o teria feito se não considerasse o projeto bom o bastante para as nossas necessidades.

  7. RR, boa noite.

    A segunda parte do relatório considera o Gripen NG/DEMO/EF/MS21, que deve ser semelhante ao que foi ofertado ao Brasil, também no primeiro semestre de 2009.
    Abraço,

    Justin

  8. MATHEUS concordo contigo plenamente meu caro (Relatorio Secreto datado de 2009).Dessault joga no desespero.Para mim o F18 teria ganhado se não fosse a desconfiança nos EUA não por ser o melhor da short list e o Rafale é mesmo o melhor e o mais completo mas pela facilidade da FAB com a logistica Americana.Mas o que esta me deixando apreensivo não é nada disso e sim o momento atual da justa reinvidicação do funcionalismo publico e militares e a PEC300.Dilma vai a Washington em Abril e putinha da vida pode voltar de la com F18 debaixo do braço um NAe usado e tudo o que esta prognosticado no SISFRON e PND não se dar como arquitetado e ainda de quebra pega umas belonaves Inglesas usadas e da por encerrado aquisições.E a questão não é so como ficara a defesa mas tambem a parte da politica externa.Patriota quando foi a Moscow foi pedir seguro de tonho para o Brasil pois o governo temia apos a Libia os Corsarios se virarem para nós e se ela fizer essa besteira com Americanos estaremos a deriva com certeza.

  9. O gripen será a melhor coisa para a FAB. O Rafale é da OTAN ponto… O f-18 é da OTAN ponto… Todos os 3 dependem de muita tecnologia americana ponto… Os EUA também depende do Brasil em muitos fatores economicos… Mais de nós do que nós deles!… ponto.
    Política externa brasileira é neutra?.. Escolham o Gripen para dinamizar o futuro caça brazuca, e de prateleira uns americanos, franceses, e/ou russos.
    Eu ainda acho que o Brasil escolheu mal qualquer membro da OTAN para ter aliança tecno-militar. É uma aliança beligerante. E que já se mostrou agressiva inclusive ‘encarando’ a ONU muitas vezes.

  10. Esse papo de relatório e sempre suspeito lembram daquele suposto relatório da FAB que vazou, e nunca ninguém soube dizer da onde que apareceu nunca foi confirmado pela FAB até se não me engano ela mesmo disse que o relatório era falso se não me engano foi apenas um tiro no escuro dado pelo jornal que a divulgou pra causar uma certa instabilidade no governo que naquela época se bandeava pelo lado do Rafale.

    Depois disso apareceu noticias em outros jornais que a FAB preferia o Rafale, pra mim e tudo conversa fiada, mas temos que dizer o Gripen NG realmente não é o que falam por aí, a unica vantagem dele pro brasil é a inclusão de qualquer armamento que a FAB quiser, ou seja o melhor pacote mas fora isso vantagem nenhuma.

  11. O gripen será a melhor coisa para a FAB. O Rafale é da OTAN ponto… O f-18 é da OTAN ponto… Todos os 3 dependem de muita tecnologia americana ponto… Os EUA também depende do Brasil em muitos fatores economicos… Mais de nós do que nós deles!… ponto.
    Política externa brasileira é neutra?.. Escolham o Gripen para dinamizar o futuro caça brazuca, e de prateleira uns americanos, franceses, e/ou russos.
    Eu ainda acho que o Brasil escolheu mal qualquer membro da OTAN para ter aliança tecno-militar. É uma aliança beligerante. E que já se mostrou agressiva inclusive ‘encarando’ a ONU muitas vezes.

  12. Curioso!!!!!!!!!!!!
    Quando o relatório do FX-2 vazou pela folha,dizeram que ele não existia que tinha sido inventado pela Cantanhede e bla bla bla,agora tem negrinho jurando de pé junto que esse “relatório Dassaultniano” existe e é suíço.

  13. Caro Wolfpack,
    segundo a tua lógica então os oficias da FAB só tem M*%&@ na cabeça, pois foram eles que selecionaram o Gripen NG na Short List.

  14. Corta esse, Q venham os rafales p a n MB (76) e Su-34 e 35″S” p a n FAB, bastam uns 300 com os 50 SU-34.Conforme palavras od Rússo poderá ter transferência de T&T p nós, então, q seja p ontem, esse é o eskematozóide. sds.

  15. Justin, qual a desculpa que o pessoal da Gripelândia dará agora?
    A frase mais contundente é esta: ““Temos a impressão de que Ueli Maurer quer anda conosco.” Ele oferece-na comprar um 2 CV ao preço de um Porsche.» Neste caso, conclui, para ficar para o F/A-18.”
    Eu sempre afirmei que o valor que a SAAB Aero cobra por este caça é muito alto, aquém de suas capacidades, que por sua vez o comprador terá que bancar o desenvolvimento. Uma bela de uma porcaria de um LIFT que apresenta capacidade hoje inferior aos F/A18. Mas os griperos só irão baixar a guarda e aceitar que não entendem nada de aviação de combate quando esta raquítico for defenestrado do FGX2. Por sinal, sempre cobrei a incoerência do COPAC deixar este aparelho no short list final, só para agradar aquela ala conhecida e privilegiada da FAB e Embraer.
    [ ]s

  16. Que o rafale, e o thyphoon é melhor que o gripen todo mundo sabe. Parece que o mais importante que os suiços olharam foi o preço, que é muito mais barato.

  17. O Gripen tem uma vantagem fabulosa em relação aos outros: Pode ser utilizado em estadas de rodagens para automóveis. Esse fato, pode definir uma batalha aérea, pois os aeroportos do inimigo serão bombardeados prioritariamente.

  18. Este suposto relatório carece de maior confiabilidade.Não acho o Gripen tão ruim assim,embora jamais escolheria o mesmo para ser a vanguarda de nossa Força Aérea,pra mim ele seria o substituto do F-5.
    Todos sabem que os Suecos tem boa expertise na fabricação de caças o mau deles é que são um país pequeno com pouca força política.
    Dentre os três finalistas o melhor é o Rafale,mas ele não é o meu favorito,gostaria que fosse o Su-35,mas infelismente a FAB pensa diferente,só me resta resmungar até a decisão final.
    E sou fervorosamente contra o F-18,não por razões políticas,mas por N argumentos que já postei inúmeras vezes que ficaria repetitivo de minha parte expo-los novamente.
    Repito que em minha opinião o Gripen não é um caça tão ruim como diz o dito relatório,aliás ele nem citou em quais requisitos ele fracassou.Gostaria de saber um por um para poder avaliar com os amigos do PB.

  19. Justin Case me pergunto porque este relatório está escrito em Inglês se a Suiça só possui 4 linguas oficiais: alemão, o francês, o italiano e o romanche.

  20. RR meu caro amigo,o projeto NG não está maduro,para começar brotar a semente,alguém tem que pagar por esse plantio,eu já disse isso a mais de 2 anos,mas na época fui ridicularizado,mas mostrei um arquivo texto mostrando que esse gripen EF nada mais é que o Gripen NG sem raio de alcance,ou seja vão pegar o Gripen Cd e vai colocar tudo que o NG teria,um upgrade,de eletronica,radar,e avionica,não vai ser um caça novo mas sim um bom upgrade.
    O que os suecos enviaram a india foi um demonstrador,a configuração reprovada do NG na suiça foi há EF do gripen.
    Agora vamos pensar,a Thales gastou 1 bihão acho de euros para desenvolver o Radar Aesa do Rafale,o EuroFigther que é formado pela Alemanha,iTÁLIA,INGLATERRA E ESPANHA,ainda não tem um radar operacional,e a Silex Galieo é Itáliana,se o gripen NG achar um comprador que financie o prjeto ai sim,talvez esse radar saia,tudo nesse gripen é meio incerto,fora o tempo que vai levar para testar e validar esse NG,mesmo vindo do gripen Cd se demora um bom tempo para validar o caça,basta ver os Sukkoi,depois o pessoal reclama do Amorim ter pedido acesso aos dados da concorrencia indiana,uma coisa eu tenho certeza se algum dia os dados sobre o gripen na concorrencia Indiana viear a tona garanto que o Gripen foi o último colocado em todos os quisitos,esse caça é fraco d+.Claro que para a Africa do Sul ele serve,a áfrica do sul é a maior potencia africana,quem vai peitar a Africa do Sul.
    Se a Fab estava atrás de um caça barato deveria ter ido atrás dos seguintes vetores:

    Mig 35
    F-16
    mais o gripen,dos três o mig é o melhor,seguido pelo F-16.

    Os gripeiros só falam em custo,e do super datalink extraterreste do NG,o da THALES É IGUAL OU MELHOR QUE O SUECO.

  21. Porque o julgamento das forças aéreas nos documentos obtidos pelo “Le Matin Dimanche” não tem apelação: o Gripen, mesmo sendo levado em conta 98 elementos que serão melhorados (motor, radar, tanque, etc.), “é incapaz de alcançar a capacidade mínima para todos os tipos de missões discutidas.” (http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211) Esse JUNITI SAITO é um Zé Mané!!!

  22. O Gripen é uma aeronave incapaz isso é claro e notório, e mesmo o tal NG saindo do papel não tem como dá um salto muito grande.
    A FAB realmente decepciona ao colocar o Gripen na faze final, não tem como essa aeronave participar de uma concorrência ao lado do SH e do Rafale é no minimo muito estranho.

  23. Ai está a questão. para exercício mental fica a tarefa de substituir o termo Gripen por rafale e verá como se justifica a sua afirmação.
    Minha posição é a seguinte, esta é só mais uma notícia, pode s er veridica ou não, precisa ser debatida e analisada com profundidade antes de se chegar a uma conclusão.
    mas…
    devo lembrar que a Elaine Cantanhede que sabe nada de aviação muito menos de defesa, foi a voz dominante no FX. Tudo o que disseram sobre os concorrentes está se mostrando lixo, especialmente o que se referia ao RAFALE e Dassault. Isto tudo sem mostrar o mínimo de provas ou muito menos ter a umbridade de manter sua posição diante da afirmação que fez.
    quanto ao dito cujo, o relatório só é bom quando acusa os franceses, se for contra os demais concorrentes é mentira.
    É este tipo de gente que serve pra fazer adubo pro gramado. No mais, fica por ai entopindo os sites com as diarréias verbais…
    Sds
    E.M.Pinto

  24. Novo Brazuk disse:
    12/02/2012 às 22:28
    “Justin Case me pergunto porque este relatório está escrito em Inglês se a Suiça só possui 4 linguas oficiais: alemão, o francês, o italiano e o ronca romanche.”
    =================================================
    Muito bem! Meus parabéns, descobriu a farsa. Nunca que as forças armadas da Suíça iriam fazer um relatório militar secreto em inglês. Se ele foi “traduzido”, não é mais confiável…

  25. Que me desculpem os Especialistas de Plantão que pelo que expõe com tanto fervor e dedicação são os FODÕES enquanto os tecnicos,pilotos que avaliaram o Gripen-NG eq ue produziram um detalhado estudo por meses e depois foram desmerecidos,constrangidos e obrigados a mudarem os relatorios esses sim são os BUNDÕES não é mesmo!Em Assimetria Nacional o Gripen NG encaixa-se perfeitamente alem de ser um projeto novo que pode evoluir,versatilizar e criar muito encima dele.Ninguem acredita em Papai Noel não é mesmo e sendo assim o F18 com todas as vantagens logisticas e de serviço é bola fora mas pelo jeito voces acreditam em Mamãe Noel e ja elegeram como Mamãe Noel a Carla Bruni unicamente trajada de Pantyhouse transparente e gorrinho vermelho com a TT completa acondicionada no gorrinho.A França mente.A França não repassara o Rafale completo porque não são os proprietarios intelectuais na integra de sensiveis embarcados no Rafale.A Xenofobia-Ideologia de verem ideologias ao invez de tecnologia nos impedem de termos o ideal ao emprego e necessidades do Brasil em supremacia aerea,autonomia de voo nacional e avantaja poder belico embarcado SU35BM/S e SU34Fullback e ja que nenhum dos 3 do FX2 vão nos repassarem tudo os Sukhois mesmo consecionados ainda assim é o mais ideal alem de vir não de uma nação Corsario que os olhos lacrimejam inveja e as bocas babam falsidades.Voces vivem medindo e comparando arruelas e parafusos e demonstrando calculos da repempéla da berbeleta e demonstram não terem cpacidade de enchergarem que muita coisa esta envolvida por traz do FX2.Não so preços e comparações tecnologicas entre 3 fornecedores que mentem ao afirmarem que nos repassarão a tecnologia total e isto envolve sensiveis.Olhem para o EC-725 que mais presta a ganancia off-shore e a Petrobras,os Franceses para fecharem o acordo prometeram nos repassarem o EC725 com transferencia total de tecnologia e não cumpriram e quando nossos militares os indagaram disseram essa fraze “CONVERSEM COM OS PROPRIETARIOS INTELECTUAIS DOS SENSIVEIS”.E voces ficam nessa repetitiva ladainha cheia de noticias sensacionalistas e PIGadas medindo força como tolos…NOSSOS MILITARES E CENTROS TECNICOS PRECISAM TEREM ACESSO A SENSIVEIS PARA PULARMOS ETAPAS E AVANÇARMOS…e do jeito que vai o tolo Brasil apenas tera o que na verdade sempre teve e por nós mesmo era boicotado CAPACIDADE INDUSTRIAL ou seja criarmos o basico e encima disso completarmos com material extrangeiro o que não dominamos.Não temos tempo para desenvolvermos pesquisas neste quesito,precisamos PULARMOS ETAPAS senão jamais seremos e teremos o que o FX sintetiza AUTOSUFICIENCIA TECNO-INDUSTRIAL…Continuem medindo conhecimentos tecnicos os SUKHOIs são o melhor e o mais ideal ao Brasil e voces miarão a velha frazezinha “MAS NÃO CONSTA NA SHORT LIST”.Sera que a Dilma mentiu a Medvedev quando lhe disse que nada estava decidido e que tudo estava em aberto so para ver ele dando pulinhos,soquinhos no ar e gritinhos como se a Russia tivesse conquistado a Copa do Mundo.De tudo que se vazou durante todo esse tempo a unica coisa que jamais vazou e não tem como ser negada É A CORRESPONDENCIA PESSOAL E SECRETA RECEBIDA POR DILMA ENVIADA POR MEDVEDEV e a frazezinha dita por ela em Beijing capatada por microfone quando os dois sairam da reunião a portas fechadas complementando o que ela havia dito que não estava nada decidido é “NÓS CONVERSAREMOS TAMBEM COM OS INDIANOS”….E a India anuncia seu preferido o Brasil ja havia anunciado pela boca do Presidente em 2009 e todos não conseguem conter as detonações de Metano Tonhal de alegria rsrs O Morim Térnim de Tergal foi la no Taj Mahal rsrs conhecer o elefante branco que equilibra-se encima de um Rubi,o Talismã do Raja.A estrategia BRICS é faze-los perderem tempo e terem ulceras e hiper-tensão para no final dizerem o mesmo que o Brasil ja havia dito “reconhecemos o rafale como excelente vetor e é o preferido se não fosse a instabilidade economica global” rsrs rsrs MUITA AGUA AINDA VAI ROLAR E NO FINAL VEM UM TSUNAMI E UM DILUVIO………….ps: Carlinha Bruni beijinho na boca amor da minha vida voce é a minha Mamãe Noel preferida.

  26. Nobru, boa tarde.

    Sobre o relatório em inglês, o que está escrito no artigo que o apresentou é:
    Esses relatórios de avaliação são datados de novembro de 2009. O primeiro baseia-se em ensaios em vôo; o segundo estabelece notas a partir das melhorias anunciadas pelos fabricantes. Ambos são assinados pelo Chefe da Força Aérea Markus Gygax e foram escritos em inglês (“A única maneira de ter certeza que será bem entendido nas (outras) línguas: alemão, italiano e em romanche”, observa um oficial de alto escalão). Sua autenticidade não é contestada pela força aérea Suíça.”
    http://www.lematin.ch/suisse/standard/Ce-quUeli-Maurer-a-cache/story/13757863
    Abraço,

    Justin

  27. A Boeing sempre jogou sujo e sempre foi a responsavel em queimar a Dessault em licitações.Agora me veem essa PIGada braba datada de 2009 com o governo Suiço mesmo diante desse documento vindo a preferir o Gripen e que não é a versão oferecida,testada e estudada pelo Brasil.Nós voamos e testamos o prototipo NG minha cara Dessault e por acaso nossos pilotos e tecnicos voaram e testaram o Rafale.Uma coisa ninguem confirma e ninguem nega porque não pode ser oficial e foi vazada não pela Eliane Catanhede e sim por um oficial da FAB “Dois F5BR dos Esquadrão Senta Puá do RJ pressurizados a super-bonder detonaram dois Rafales a ultima geração dos ares rsrs rsrs e a dica foi Israelense rsrs rsrs Depois disso esfriou e ja vinha esfriando por outros motivos tambem inclusive por alguns indicios que evolvem segurança nacional.Mas continuem sonhando pois sonhar não custa nada e não faz mal a ninguem.Escolham o tonho preferido,o tonho Real 1/2 made in Brazil,o tonho fresquinho cheirozinho arrebitadinho ou o tonho marrom bom-bom da gansta do gueto rsrs sou mais a negona tem a carne mais dura e deve ser um vulcão estrondoso rsrs

  28. 1maluquinho
    Caro colega, se me permitir uma sugestão, tente escrever um comentário menor e mais conciso, é extremamente cansativos ler os seus comentários, tanto pelo tamanho e sem contar que é sempre os mesma coisa so invertendo a ordem das palavras.

  29. É simples Ronaldo se não são consisos e do teu gosto simplesmente não os leia meu caro,ignore-os e por acaso todos os demais comentarios de temas que envolvam FX2 são compostos de novidades e de palavras ainda não escritas rsrs rsrs.

  30. Que os Gripenados jamais venham pro Brasil…
    .
    Ninguem merece esse jato ruim e incapaz…!
    .
    Copia do F-20 com canards…tinha que dar essa porcaria sem eficiencia mesmo…!!

  31. O Gripen provou o que todo mundo já sabe…é um jato gripado….fraco, limitado e incapaz pra quem quer ter uma força aérea de verdade…kkkkkk…!!!

Comentários não permitidos.