Defesa & Geopolítica

Exclusivo: Novo helicóptero de combate Ka-52

Posted by

Informações e imagens: Rustam Moscow Rússia Para o Plano Brasil

Da Rússia para o Plano Brasil, a primeira imagem do 1º helicóptero de combate Ka-52 da Aviação do Exército Russo no seu mais novo padrão de camuflagem e equipado com a sua nova estação d eradares que dev ser padrão para as aeronaves futuramente encomendadas.

A Aeronave ostenta, o número de cauda “96 amarelo”.  Este Ka-52 é equipado com o novo radar “Crossbow”  posicionado no cone de nariz “Vitebsk”.

O helicóptero é provavelmente o primeiro do grupo de quatro helicópteros com equipamento semelhante, todos alocados na “Companhia de Aviação de Arsenyev progress ” os quais  foram entregues no final de 2011.

O Radar Crossbow (Bésta, Arco balístico, balestra)

O desenvolvimento de um complexo radar paraequipar o Ka-52 foi algo ainda mais desafiador do que o próprio projeto do helicóptero. A  Kamov coonseguiu desenvolver  integrar o Crossbow para as versões de reconhecimento e de ataque do helicóptero Ka-52 “Alligator”.

Segundo o fabricante, o Ka-50 “Black Shark” conseguia detectar os helicópteros Apache, a uma distância de 2 km, sem qualquer radar, já o “Alligator” é superior e “não oferece nenhuma chance de sobrevivência para todos os helicópteros da OTAN”, em qualquer distância.

Este ssistema pode ser instalado instalado em qualquer helicóptero. O radar russo Crossbow excedeu ao dobro a eficácia em combate do radar Longbow dos Apache.

O sistema de radar do helicóptero russo é capaz de informar a tripulação sobre os movimentos nas redondezas, sobre o uso de armas, e sobre a frequência de rádio. Este tipo de sistema que utiliza radares “clássicos” é ainda inexistente em todas as nações do ocidente, inclusive nos EUA, que tentaram sem sucesso conseguir a integração do radar aos sistemas de combate e defensivo dos helicópteros. Eles podem ser instalados apenas nos sistemas mais complexos e caros, e tem se mostrado ineficientes.

28 Comments

shared on wplocker.com