Exclusivo: Novo helicóptero de combate Ka-52

Informações e imagens: Rustam Moscow Rússia Para o Plano Brasil

Da Rússia para o Plano Brasil, a primeira imagem do 1º helicóptero de combate Ka-52 da Aviação do Exército Russo no seu mais novo padrão de camuflagem e equipado com a sua nova estação d eradares que dev ser padrão para as aeronaves futuramente encomendadas.

A Aeronave ostenta, o número de cauda “96 amarelo”.  Este Ka-52 é equipado com o novo radar “Crossbow”  posicionado no cone de nariz “Vitebsk”.

O helicóptero é provavelmente o primeiro do grupo de quatro helicópteros com equipamento semelhante, todos alocados na “Companhia de Aviação de Arsenyev progress ” os quais  foram entregues no final de 2011.

O Radar Crossbow (Bésta, Arco balístico, balestra)

O desenvolvimento de um complexo radar paraequipar o Ka-52 foi algo ainda mais desafiador do que o próprio projeto do helicóptero. A  Kamov coonseguiu desenvolver  integrar o Crossbow para as versões de reconhecimento e de ataque do helicóptero Ka-52 “Alligator”.

Segundo o fabricante, o Ka-50 “Black Shark” conseguia detectar os helicópteros Apache, a uma distância de 2 km, sem qualquer radar, já o “Alligator” é superior e “não oferece nenhuma chance de sobrevivência para todos os helicópteros da OTAN”, em qualquer distância.

Este ssistema pode ser instalado instalado em qualquer helicóptero. O radar russo Crossbow excedeu ao dobro a eficácia em combate do radar Longbow dos Apache.

O sistema de radar do helicóptero russo é capaz de informar a tripulação sobre os movimentos nas redondezas, sobre o uso de armas, e sobre a frequência de rádio. Este tipo de sistema que utiliza radares “clássicos” é ainda inexistente em todas as nações do ocidente, inclusive nos EUA, que tentaram sem sucesso conseguir a integração do radar aos sistemas de combate e defensivo dos helicópteros. Eles podem ser instalados apenas nos sistemas mais complexos e caros, e tem se mostrado ineficientes.

28 Comentários

  1. Já estou complexado, com sobra de inteligencia desse país.
    Acho o que nos falta é patriotismo. Não sabemos nem fazer uma licitação!.. Vou morrer e não verei os caças nesse pais.Já estou com 72 anos, será que vai dar tempo?E ainda vão comprar errado!..Vão socorrer industrias de outros paises.Os restante dos helicopteros Mi-35 não chagaram e não se manifestam!..

  2. Bem engenhoso este система пресидет с.Aumenta um pouco o peso mas parece ser de vital importancia para a sobrevivência da aeronave no campo de batalha.

  3. Não há dúvidas de que os russos sabem construir excelentes helicópteros. É impressionante a qualidade aliada a rusticidade que eles conseguem exibir em seus projetos. Salvo engano, o Ka-52 possui assentos ejetáveis para os dois tripulantes, coisa que nenhum helicóptero ocidental possui, até onde sei. Só essa característica já o torna extraordinário!

  4. Apenas uma duvida, é comentado que o Black Shark por ser uma versão anterio, detectava os apaches a uma distancia de 2Km, então na precisaria usar radar pois essa distancia a visada é a olho nu.Acho estranho pois se fosse a 20Km ai sim concordaria. Alguem tiraria essa duvida?

  5. o helicoptero de combate mais mortal de todos os tempos, capaz de fazer qualquer operador, artilheiro, e motorista de infantaria blindada limparem os intestinos kkkkkk

  6. O segredo do sucesso é simples,patriotismo,capacidade,engenhosidade e visão de futuro. Coisas que nunca teremos,e o melhor de tudo eles os russos fazem os melhores equipamentos com um décimo dos recursos,que outros países…

  7. pelo o q fala no video o Ka-52 Alligator tem sistemas de guerra eletronica avançado tornando-se dificil alvo para um missel anti-aerio guiado e outros sistemas novos como cockpit,
    foguetes guiados etc.. e Incrivel ver o avanço tecnologico russo

  8. Pelo que eu sei sobra potencia nesse helicóptero, com esse novo radar não vai fazer nem cosquinha nele, a primeira vez que eu vi helicopteros com esses tipos de hélices sobrepostas, eu achei que era fake, que não existia essas coisas mais alguma empresa no mundo produz helicopteros como esses da Kamov.

  9. …capaz de fazer qualquer operador, artilheiro, e motorista de infantaria blindada limparem os intestinos…, muito bom Capa Preta, ri muito aqui!
    .
    .
    .
    Uma pergunta, é impressão minha ou o Oriente vem dando um baile no quesito desenvolvimento bélico no Ocidente nesses últimos 3 a 5 anos!? (por favor, fanáticos russo e chupadores yankees, ignorem meu comentário)

  10. O que eu tento entender é qual é a vantagem(e as desvantagens) de se ter 2 rotores independentes e sobrepostos ao invés de um rotor principal e um rotor de cauda.

  11. Rorschach disse:
    12/02/2012 às 15:44
    “O que eu tento entender é qual é a vantagem(e as desvantagens) de se ter 2 rotores independentes e sobrepostos ao invés de um rotor principal e um rotor de cauda.”
    —————————-
    Mais robustez e em caso de falha de um rotor o outro continua, criando mais chances de sobrevivência aos pilotos.
    .
    Nos helis com 1 rotor, falhou = cair como uma jaca. Abçs

  12. NobruRJ, se um dos rotores falhar ele cai do mesmo jeito. Os Rotores sobrepostos giram em sentido contrario um do outro para anular o efeito que faria com que o “corpo” do helicoptero gire em sentido contrario ao movimento do rotor (no caso de um rotor esse efeito é anulado pelo rotor de cauda). O helicoptero giraria sem controle. Aparentemente esse sistema permite mais agilidade e estabilidade ao helicoptero do que o sistema convencional e houve um caso em que mesmo depois do helicoptero ter perdido a cauda ele conseguiu continuar seu vôo de volta a base. Essa seria outra vantagem.
    Outra coisa Nobru, a falha do motor no caso vai condenar seus ocupantes se o helicoptero se encontrar na chamada “curva do homem morto”. Ou seja, dependendo da velocidade e altura em que se encontra o piloto ainda pode tentar uma autorotação e “planar” o helicoptero até um local seguro.

  13. Rorschach,
    Esse conceito traz algumas “vantagens” em relação ao rotor de cauda:
    Faz com que sua operação em terra (ou no convôo de um navio) seja mais segura já que não há um rotor de cauda;
    Faz com que sua ocultação no relevo seja mais segura, tendo em vista que não há um rotor de cauda para se enroscar nos galhos das árvores;
    Faz com que a aeronave seja mais curta, cabendo mais facilmente em navios;
    Simplifica o sistema mecânico, já que não há um caixa de engrenagem relativa ao rotor de cauda;
    Produz menor ruído, já que o rotor de cauda é o grande responsável pelo mesmo;
    Aproveita melhor a energia do motor, já que não há um sistema específico para anular o torque, e que consome energia;
    Reduz o problema de sustentação assimétrica, já que os rotores giram em sentido contrário;
    O rotor pode ter menor diâmetro, o que facilita a operação naval e próxima ao relevo.
    Como desvantagem:
    Maior complexidade e peso do cubo do rotor, o que faz com que o helicóptero fique mais pesado, o que redunda em ter que usar motores mais potentes e com maior consumo.
    O conceito é muito interessante, mas o sistema tradicional (com rotor de cauda) se mostrou tão fácil e seguro que não sobrou muito espaço para outras configurações.
    Agora, com a evolução dos helicópteros, rotores coaxiais terão maior espaço tendo em vista que é mais fácil fazer um helicóptero composto a partir desse conceito.
    Um abraço.

  14. Uma outra vantagem do “rotor coaxial” é que ele se mostra mais seguro em relação à sua resistência a impactos de projéteis de arma de fogo. A maioria dos helicópteros que foram abatidos o foram tendo seu rotor de cauda sido atingido.
    Valeu!

  15. Muito obrigado pela aula bosco. Eu sempre me perguntei o porque desse desenho que ao menos a mim é visualmente esquisito, ficamos tão acostumados com o desenho dito tradicional, que quando vejo esse tipo de aeronave ela me parece esquisita.

Comentários não permitidos.