Argentina acusa Reino Unido de enviar submarino nuclear às Malvinas

Foto: AP

O chanceler argentino, Hector Timerman (E), cumprimenta o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na ONU em Nova York

Na ONU, chanceler afirma que embarcação Vanguard, equipada com armas nucleares, foi posicionada perto das disputadas ilhas.

Em sua mais recente escalada verbal contra o Reino Unido, a Argentina acusou nesta sexta-feira o governo britânico de ter enviado um submarino com armas nucleares para o Atlântico Sul, perto das Ilhas Malvinas (chamadas de Falklands pelos britânicos), cuja soberania é disputada pelos dois países.

Leia também: Argentina denuncia Reino Unido na ONU, que pede calma por Malvinas

Na ONU, o chanceler argentino, Héctor Timerman, afirmou que um submarino chamado de Vanguard, um dos quatro submarinos britânicos armados com mísseis nucleares, foi recentemente enviado como parte do contingente britânico nas Malvinas. “A Argentina tem informações de que, em meio ao recente envio de forças militares às Ilhas Malvinas, eles (britânicos) enviaram um submarino nuclear para transportar armas atômicas ao Atlântico Sul.”

Segundo Timerman, a Argentina usou os canais diplomáticos para questionar o Reino Unido sobre introduzir armas nucleares no Atlântico Sul, mas “até agora os britânicos se recusam a dizer se é verdade ou mentira”. De acordo com o chanceler, a medida violaria o Tratado de Tlatelolco para a Proibição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe, cujo objetivo é tornar a região uma zona livre de armamento nuclear.

Mais tarde, o embaixador britânico na ONU, Mark Lyall, respondeu à acusação afirmando que não faria comentários “sobre a disposição de armas nucleares e submarinos”. “Não sei como ele sabe de submarinos. Eu certamente não sei. O objetivo dos submarinos nucleares é que andem em todo o mundo sem que ninguém saiba onde estão. Esse é o motivo por que são um meio de intimidação.”

Leia também:

Em relação ao tratado, Lyall afirmou que não haveria nenhuma violação enquanto os submarinos nucleares se mantivessem fora das águas argentinas. A acusação do chanceler argentino foi feita no mesmo dia em que o governo da presidenta Cristina Kirchner denunciou o Reino Unido perante a ONU pela militarização do Atlântico Sul.

No dia 31, Londres anunciou sua decisão de enviar um moderno destróier às Malvinas. A presidenta Cristina Kirchner havia anunciado na quarta-feira que a denúncia seria apresentada à ONU com o argumento de que o Reino Unido criava um grande risco de segurança ao enviar um de seus navios de guerra mais modernos à região.

Leia também: Reino Unido nega militarização das Malvinas e rejeita discutir soberania

Presença real: Príncipe William inicia trabalho nas Ilhas Malvinas

O governo britânico disse recentemente que o envio do destróier HMS Dauntless, equipado com mísseis antiaéreos, tinha como objetivo substituir outro navio em uma operação de rotina. Além do anúncio sobre o envio da embarcação, na semana passada chegou às ilhas o príncipe William da Inglaterra para uma instrução militar de seis semanas.

A Argentina e o Reino Unido disputaram as ilhas em uma guerra em 1982, e as tensões aumentaram em semanas recentes sobre o status do território localizado na área costeira da Argentina no Atlântico Sul. A soberania das ilhas, consideradas por Londres como território dependente, é reivindicada pela Argentina desde 1833. Em jogo não estão as ilhas em si – onde o número de ovelhas supera o de pessoas -, mas vastas áreas de pesca e potenciais recursos de gás e petróleo em áreas da costa.

Após se encontrar com Timerman em Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou esperança de que os dois países possam evitar uma escalada na disputa. De acordo com uma nota sobre a reunião, Ban “demonstrou preocupação com a retórica cada vez mais forte” entre os dois governos e ofereceu mediação da ONU na disputa, que foi aceita pelo chanceler argentino.

Grant, por sua vez, disse que não há nada a negociar, porque os kelpers (como são chamados os habitantes das Malvinas) estão sob domínio britânico há nove gerações e não querem mudar. Os ministérios britânicos da Defesa e Relações Exteriores rejeitaram discutir a alegação de Timerman sobre armas nucleares, citando a política do governo de não comentar sobre o posicionamento ou o movimento de submarinos do país.

A Marinha britânica tem 11 submarinos de propulsão nuclear, sete armados com armas convencionais, incluindo mísseis Tomahawk, e quatro com mísseis nucleares Trident, que podem disparar ogivas a mais de 6,4 mil km.

Na semana passada, o jornal britânico Daily Mail relatou que o Reino Unido posicionou um submarino da classe Trafalgar com armas convencionais no Atlântico Sul. “Não buscamos aumentar a retórica. Não começamos a guerra de palavras”, disse Grant. “Mas se claramente houver uma tentativa de se aproveitar do aniversário de 30 anos da Guerra das Malvinas, obviamente defenderemos a nossa posição, e faremos isso de forma robusta.”

*AP

Fonte: Último Segundo

50 Comentários

  1. no caso, de um “arranca-rabo” com o Brasil. Como poderiamos negar o acesso a essas águas? Até mesmo a 200 milhas marítimas, que não é reconhecido por quase ninguem?
    .
    Se amanhã uma potencia rosolver “espetar” uma torre de prospecção dentro das 200 milhas, Vamos reclamar na ONU? e o Secretaria Geral vai apenas pedir calma? (Até porque essas potências fazem parte do conselho de segurança).
    .
    Essa perguntas deveriam ser feitas publicamente as nossas autoridades.
    .
    Mas quem ^perguntaria? a mídia entreguista? que só pensa em caçar cabeças de grevista para ficar bem com o poder?

  2. Que a Argentina de seu jeito e se os caras estão militarizando o arquipelago a culpa é dela mesma que alardea.Que o Brasil não entre em furada induzido por este parceiro-socio de merda que so visa lucrar encima de nós e nos usarem como escudo.Para mim naquela porcaria nada presta nem as nadegas das Argentinas,alem de serem muito brancas são qualhadas de espinhas rsrs rsrs

  3. Essa notícia é para calar a boca do otários psedutos autoridades brasileiras que querem o atlântico sul livre de armas nucleares! Agora falem p eles tirarem as ogivas q estão nos submarinos! Está mais do que na hora de termos nossos misseis de longo alcance com ogivas nucleares, nós brasileiros sentimos desprotegidos e intimados por essas potências falidas! ACORDA PETRALHAS, DEIXEM DE SER OTÁRIOS, PÕE PRA FORA ESSE amorim, covarde, entreguista da nação! FORA amorim tenha um pouco d dignidadeeeeeeeeeee foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  4. Se houver um ataque com=ntra o Brasil, pq essas ilhas são estratégicas p a OTAN, esses petralhas nunca serão perdoados pela sua omissão! Vejam q até agora n se pronunciaram sobre o envio de submarinos nucleares p AL! Estamos muito desprotegidos, nós brasileiros nos sentimos humilhados, ameaçados de mãos amarradas, quanta vergonha petistas, tomem providências imediatas ou entrarão p a história como os maiores covardes e traidores da nação. Precisamos imediatamente de dar uma pronta resposta com a construção de nossas ogivas nucleares só assim seremos respeitados! Querem entrar para o Conselho de Segurança da com quem quer entrar em uma festa sem o convite! O convite é ter alta capacidade operacional, tendo isto eles mesmo virão atrás! O camarada vai na India nos humilhar, pedindo para os indianos como q se faz uma licitação internacional assinando um ALTO ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA! MALDITOS SEJAM ESSES MONSTROS, ESPECIALMENTE ESSE TRAIDOR DO amorim! Mas nós brasileiros somos patriotas e mesmo não sendo militar daria a minha vida pelo meu país, mas antes de morrer levaria comigo uns 100 malditos inimigos. Brasil eu te AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, fora malditossssssssssssssss petralhas entreguistas da nação a história lhe fará justiça condenados pela sua covardiaaaaaaaaaaaaa…

  5. E qual o problema??voces atacaram e perderam.
    Cuidado Brasil: Od Bolivarianos de plantao: Venezuela, Bolivia, Ecuador vao sequestrar as proximas reunioes na America do Sul. Essa e uma causa que os esquerdistas adoram pilhar enquanto enfian a cabeca na areia, tipo avestruz, para seus problemas internos.

  6. Leucom!
    .
    Seus comentarios tem um “Q” de tendencia política. Todos os gonvernos independentemente de que partido foi, agiu das mesma maneira, ou até pior.
    .
    até os governos militares que eram o que mais deveriam ter sido nacionalistas e ter zelado pelas forças armadas, até por competencia profissional, se sujeitaram a um tal acordo Brasil-estados unidos, no qual recebíamos ferro-velho a título de armamento.

  7. A argentina e culpada por tudo, + está nesse momento c razão, como o CS pertence aos iangleses nada vao acontecer…e chover no molhado,tem q se armarem até os dentes p tomarem as malvinas, ou q compre as terras dos kelpers…tentem a sorte.sds.

  8. Existe uma diferença entre ter armas nucleares ali prontas, e ser homem(ou covarde) o suficiente para usa-las. Eles jamais ousariam usa-las pois sabem muito bem as consequencias, usar uma seria dar as Malvinas de graça a Argentina.

  9. 1maluquinho!
    .
    O Brasil não tem quer ser amiguinho da Argentina não. Mas um pais vive de interesses. Uma intervenção em águas argentinas vai abrir um precedente perigoso para intervençao em águas brasileiras no futuro.
    .
    É obvio que não vamos esgrimir espadas em favor da Argentina, mas tambem ficar de braços cruzados, esperando que eles se F*, é sinonimo de falta de pragmatismo e visão do futuro.
    .
    Em bom “brasileiro”: BURRICE!.

  10. PAULO ARCANJO meu caro então qual a sabia sugestão o nobre amigo nos tem?Sabe meu amiguinho nós sempre compramos 40% de todas as porcarias que se produzem na Argentina.Criamos o MERCOSUL para interagirmos com eles e demais membros com igualdade e este socio vizinho so aceita a balança tender favoravel a eles e quando tende para nós reclamam e ensaiam retaliações e embragos.Quem tem Argentina,Paraguai,Bolivia e Chavez como amigos não precisa de inimigos rsrs Mais vale trocentos inimigos do que um falso amigo que voce dá as costas a ele na confiança e ele pula na tua gigular.Poder de dissuasão teremos por nossa propria conta com aquisições de tecnologias e armamentos adequados e não com papinhos espiritualizados de enriquecedores e fortalecedores de RATAZANAS INVEJOSAS.Devemos nos resguardarmos com nações que se afinam conosco e que deteem poder de dissuasão tanto na area diplomatica com na area belica e quem chega junto conosco nesse momento e tem esses predicados é Russia,China e India.Burrice meu caro é associar-se a quem não tem nada de efetivo a contribuir e somente vira usufruir daquilo que deveriamos disponibilizarmos aos Brasileiros e não aos coitadinhos externos.Uma nação ascendente a potencia com potencial de reservas,mercado consistente e promissor e potencial trabalhador que o nosso povo tem não é sendo MADRE THERESA DE CALCUTÁ que se formara escudo anti-imperialistas a deter Colonialismos E SIM MOSTRANDO OS DENTES para que saibam que se nos cobiçarem nós mordemos….QUEM MUITO DÁ MEU CARO FICA LARGO IGUAL FEMEA BALANGADA rsrs rsrs

  11. Com certeza a Argentina é a única culpada pela militarização das Falklands. Como já postei tudo começou DEPOIS do ataque argentino de 1982. Até então a Inglaterra dispunha de apenas 22 fuzileiros nas ilhas.
    Além do mais qual é o problema de termos um submarino nuclear na América do Sul? Mesmo que hipoteticamente ocorresse uma guerra onde os ingleses resolvessem usar seu poderio nuclear, os misseis Trident que podem na verdade chegar a pouco mais de 7000 Km não precisariam estar tão perto assim. Podem atingir Buenos Aires lançados da América central mesmo.

  12. Em tudo voces se peidam com medo de armas nucleares rsrs Elas são apenas instrumentos de dissuasão.Quem usar a primeira hoje tomara muitas por dentro da cara e na atual conjectura da realidade antecipada e aeroespacial do momento se Ocidentais se precipitarem a usarem primeiro armas atomicas ficarão as escuras com satelites e redes em apação e tomararão trocentas nukes por dentro da cara sem terem como intercepta-las.Eles ja se conscientizaram disso e por isso sossegaram o unilateralismo e ate que encontrem uma forma de se garantirem ficarão apenas na exibição de dentes cariados e na articulação de artificios forenses de rataliações e embargos.A propria Argentina perdeu a oportunidade de ficar quietinha e se armar hipotecando o proprio Tonho aos Chineses e caindo encima dos Ingleses que não estão em momento propicio economico pois disponibilizar potente força-tarefa para uma missão que não seria facil como a anterior significaria saquinhos de chá e cubinhos de açucar a menos na mesa da Rainha careca que ja faz regime com biscoitinhos de agua e sal.A boca murcha Kirchner latindo aos quatro cantos apenas leva Anglos a se precaverem.Ate empresa Americana na ilha é estrategia.Se fossem atacados agora depois de todo alarde chorão Argentino a historia sera outra e não sejam tolos pois as Malvinas é uma importante base a OTAN não so a provaveis missões futuras contra a AS e sim controle de transposição do Atlantico ao Pacifico e Indico.Se liguem tolinhos a trolha é bem mais grossa e arrombadora do que imaginam…JAMAIS TERÃO AS MALVINAS NO PAPINHO SO NA MARRA.

  13. De um lado isso é bom, quem sabe acorda as autoridades brasileiras, e comecem a investir pesado em defesa, acho que o Fx2 foi cancelado por isso, estamos começando uma aly com os Brics, e isso significa caças russos, aqueles que são ponta de lança baseados em terra podem proteger ou negar o uso do oceano atlântico ás potencias, e se for verdade que armas atomicas estão perto de nosso “quintal” sim Argentina é nosso quintal queira eles ou não, devemos cancelar o tratado com na Argentina o mais rapido possivel e desenvolver em conjunto nucks , comprar um dois sub russos com capacidade de transportar míssil , só isso basta para eles (ingleses) querer o dialogo , mesmo sabendo que não abriram mão das malvinas , nunca mais( via diplomática).

  14. LEMBREM-SE : Chile,Peru,Colombia e Mexico se articulam induzidos por Americanos por traz dos panos para enfraquecerem o Brasil,a UNASUL e o MERCOSUL.Conscientizem-se nós estamos sozinhos e rodeados por invejosos.Dissuasão para o Brasil é FORTALECIMENTO BRICS e poder belico.

  15. Acho que e uma oportnidade de dar experiencia de combate a militares brasileiros. Mnadamos alguns homen como “observadores militares de campo”. è claro que eles iriam combater não pelos argentino, mas sim para obter experiencia e deixarem de ser funcionarios publicos para tornarem-se guerreiros.

  16. Provocou agora aguenta zorra! Mas eu espero que os argentinos nao sejam alienados ao ponto de se deixarem ser ludibriados e acabem caindo na conversa da presidenta que somente quer aumentar sua popularidade, se promover, enfim causar a morte de muitos jovens argentinos. A Argentina nao está preparada para uma guerra com o Reino Unido, ademais essa seria uma oportunidade de Brasil se mostrar uma potencia mundial, mas será impossível com o poderio militar que temos.

  17. Sabem quem é que vai ganhar mais com essa crise toda,o Brasil,explico,agora os argumentos da Marinha do Brasil ganham mais peso,o problema de um Subnuclear é o fato desse submarino poder permanecer indefinidamente no fundo do mar,limitado apenas pela resistencia humana,vc pode bloquear as águas internacionais por onde passa grande parte do comércio de uma nação,ou em caso de guerra suspender a lógistica de um exército,ou de uma marinha,foi isso que aconteceu nas Malvinas,os Fuzileiros argentinos desembercaram lá e depois ficaram sem apóio logistico,pois os Submarinos Ingleses imperiram o envio de suprimentos armamentos e munição.
    Agora basta o comandante da Marinha ir ao Congresso e em uma Sessão dizer que precisamos armar mais a Marinha para que qualquer nação no futuro pense bem antes de enviar submarinos contra o Brasil,ai ele certamente vai explorar esses acontecimentos entre Inglaterra e Argentina.

  18. podem enviar quantos subnucs quiserem, eu quero ver e ter “toba” para usar, e abrir um precendente nuclear no mundo, tenham certeza que cinco minutos apos eles ameaçarem, so ameaçarem uma babosseira dessas, china russia frança e ate seus donos norteamericanos estarão com dezenas de nucs apontados para suas fuças. que alias são fuças falidas.


    isso sem contar que dezenas de paises com conhecimento nuclear, estariam mais que autorizados a produzir artefatos nucleares.


    armas nucleares senhores, so serão usadas num unico cenario, O FIM DO MUNDO, e não em conflitos regionais por causa de ilhotas !!!

  19. Leucom disse:
    11/02/2012 às 10:02

    Petralhas entreguistas?! Cara, vc lavou sua cabeça com mijo radioativo e afetou o seu cerebro!? Procure ajuda, deve esta em estado reverssível ainda.

  20. alias regionais para sulamericanos ne, pois a inglatera esta la na casa do chapeu, não sei o que ainda ENCHENDO O SAC# aqui, JA DISSE E VOU REPETIR, NÃO NACEM INGLESES NA AMERICA DO SUL.

  21. Submarinos Nucleares sem armas nucleares e sem capacidade de lançarem misseis de medio e longo alcance servem para que,para baterem recorde de sumersão rsrs rsrs A russia tem Orcas jamantonas que poderiam ser convertidas sim mas a Alemanha tem o verdadeiro Tubarão Predador U-119.Bastariam uns 6 bem silenciosos,bem armados com armas convencionais para fazerem qualquer força-tarefa ficar apavorada e plataformas,redes e sistemas antiaereos de medio e longo alcance.O mercado é farto com Submarinos Alemães,sistemas de defesa antiaereos Russos e SU34 Fullback.Pronto o Atlantico Sul é nosso quintal e a Argentina a nossa garagem rsrs rsrs

  22. EPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA A Argentina ESTA E LASCADA .
    .
    O proximo E O BRASILLLLLLLLLLLL O BLA BLA BLA .
    .
    ABRE O OLHO DILMA

  23. Seminário na Câmara discutirá reaparelhamento das Forças ArmadaS
    Brasília, 10/02/2012 — O ministro da Defesa, Celso Amorim, participará da abertura do II Seminário de Defesa Nacional, promovido pela Frente Parlamentar de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). O objetivo do encontro, que terá lugar na próxima terça-feira (15/02), é debater a relação entre a Estratégia Nacional de Defesa (END), o desenvolvimento sustentado do Brasil e os interesses da sociedade brasileira.

    Participarão da abertura o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia; o presidente da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, deputado Carlos Zaratini; e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

    Dentre os temas a serem discutidos estão os projetos estruturantes, o reaparelhamento das Forças Armadas, o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e as medidas julgadas necessárias para o fortalecimento do setor, como a MP 544/2011, que estabelece normas especiais para as contratações e desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa.

    PAED

    O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general-de-exército José Carlos de Nardi, abrirá o primeiro painel, do qual participarão os chefes de estado maior da Marinha, almirante-de-esquadra João Afonso Prado Maia de Faria; do Exército, general-de-exército Joaquim Silva e Luna, e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo.

    “Vamos apresentar um panorama amplo do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED)”, disse o general De Nardi, “que irá estabelecer os fundamentos para o processo de modernização da Defesa nacional.”

    Para o deputado Carlos Zaratini, o seminário é extremamente importante para aprofundar o debate sobre a criação de uma política industrial e de incentivo tecnológico dentro dos parâmetros estabelecidos pela Estratégia Nacional de Defesa. “Nosso objetivo é ampliar o máximo a autonomia de nosso parque industrial e de reverter a atual dependência de fornecedores estrangeiros”, ressaltou. Veja a programação completa.

    Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados
    Data e hora: 25 de fevereiro, às 9h
    Inscrições pelos endereços eletrônicos:

  24. Espero q os camandantes da FAB e MB façam isso, e mostre aos n gênios do congresso/sanado ( pq serve o senado ? ) o perigo q estamos correndo; por falta dos subs nucks (uns 4 no mínimo )e falta de caças novos(uns 250 Su “S” p FAB e 72 rafales p a MB ) e dominio áero…p ontem

  25. Caro Leucom os Petralhas não podem fazer muita coisa pois os TucanosDemos,assinaram um tratado de não Proliferação de Armas Nucleares,o Mestre dos DemosTucanos assinou esse tratado de não proliferação de armas nucleares,os Petralhas ficaram muito limitados assim como o Amorim e o jobim que são contra esse tradato,se vc quer reclamar vc tem que reclamar com o FHC.

    FHC anuncia apoio a tratado contra armas nucleares
    http://www1.folha.uol.com.br/fol/pol/px028231.htm
    Agência Folha 20/06/97

    FHC propõe fim
    das armas nucleares

    http://www1.an.com.br/1998/jul/14/0pai.htm

    Por favor amigo procure ler e pesquisar antes de sair difamando as pessoas e as chamando de incompetente.

    leucon disse:
    “Se houver um ataque com=ntra o Brasil, pq essas ilhas são estratégicas p a OTAN, esses petralhas nunca serão perdoados pela sua omissão!”

    Volto a perguntar ao amigo:

    Você bebeu!!!



  26. barca disse: “um Subnuclear é o fato desse submarino poder permanecer indefinidamente no fundo do mar,limitado apenas pela resistencia humana..”

    creio que no máximo 100 dias… e não indefinidamente…

    tambem creio que não devemos nos alinhar cegamente ao “querismo” Argentino…

    as ilhas são dos que a habitam e que inteligentemente optaram por permanecer parte da Inglaterra… o fator petroleo para os que lá habitam vai potencializar em muito a economia capenga do lugar… em 20 anos no máximo será um paraíso viver na mesma…FATO !!!

  27. Irã irá anunciar resultados nucleares “importantes”, diz TV
    País é suspeito de esconder um programa militar por trás de seu programa nuclear

    com agências internacionais…

    Publicidade
    …O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta sábado (11) que o Irã anunciará em breve resultados “muito importantes” no campo nuclear, noticiou a TV estatal.

    – Nos próximos dias, o mundo irá testemunhar o anúncio de grandes e muito importantes façanhas nucleares.

    A informação foi dada por Ahmadinejad em um discurso transmitido ao vivo pela TV estatal.

    Na última segunda-feira (6), a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) informou que a próxima missão especial dos inspetores nucleares ao Irã se adiantará um dia e sairá de Viena em 20 de fevereiro.

    A AIEA reconhece que a mudança de data se deve a um “erro” na comunicação inicial sobre a viagem, anunciada em 1º de fevereiro, após o retorno da última missão ao Irã.

    Confira também
    Agência antecipa inspeção ao Irã

    Com Dilma, Brasil esfriou relações com o Irã
    …Nessa ocasião, o diretor-adjunto da AIEA Herman Naeckerts se reuniu com altos cargos do programa nuclear iraniano para expor suas preocupações sobre as possíveis dimensões militares do programa nuclear do Irã.

    O Irã é suspeito de esconder um programa militar por trás de seu programa nuclear civil, que foi condenado em seis resoluções do Conselho de Segurança da ONU, quatro delas resultaram em sanções.

    Em 2010 as sanções foram reforçadas com medidas unilaterais de países ocidentais, que anunciaram em janeiro um embargo à compra de petróleo iraniano.

    Teerã sempre afirmou que responderia a qualquer agressão militar atingindo Israel e as bases militares americanas no Oriente Médio

  28. Paulo Arcanjo
    *****
    Foi ótimo o seu primeiro comentário concordo plenamente meu caro!
    ******
    Aquele papo de América so Sul livre de armas nucleares foi e é papo de brasileiro idiota. Os hermanos tem de se armar mesmo e vai ser com os chineses pois a China quer comercialisar com a América do Sul em Yuang, então vai e compre armas e tecnologias em Yuang hermanos.
    Tem chines que quer afundar a Inglaterra e sua Rainha idiota só pra passar o veneno desde a guerra do ópio, e se a Rainha perder uma guerra agora meus amigos aquela ilha vai ficar vazia, eu digo a Ilha Britânica mesmo.
    Por isto foi liberado o início da segunda Frota da MB e se as coisas piorarem aqui a MB só vai crescendo.

  29. A Argentina parece aquele moleque fraquinho que chega perto do fortão xinga e sai correndo,depois volta xinga e sai corrrendo de novo.Se arma na encolha e toma aquela ilha na marra.Eles estão com as contas no vermelho e não aguentariam uma guerra prolongada,o problema e que os “mui hermanos” tb estão na pindaíba.

  30. Amigo Xtreme não é bem assim,vou pegar o exemplo de um submarino a Diesel,quando ele navegando o trabalho é feito pelo motor a Diesel,mas quando vc está submerso e em silêncio o tempo de duração é limitado pela bateria que alimenta todo o submarino,desde de uma camera frigorifica até os sistemas vitais,com o passar do tempo as beterias se esgotam ai vc tem que ir a superfice para recaega-las,é ai que o submarino fica vulneravel,durante a 2 GUERRA MUNDIAL,os Aliados conseguiram reverter a campanha dos submarinos alemães devido ao imenso poderio aereo e conseguentemente uma patrulha imensa nos mares ingleses,justamente por essa limitação,quando os submarinos Alemaes ai a superfice para recarregar as beterias havia patrula aerea,com o submarino nuclear o nivel de energia gerada sobe expoencialmente,com o reator alimentando o submarino seja em motores,seja nos sistemas vitais ou não,pra vc ter uma idéia da energia gerada,um Porta-Aviões Nuclear Americano,pracisa efetuar a troca do seu combústivel nuclear de 25 em 25 anos,os americanos fizeram um estudo e suas tripulações conseguiram ficar 6 meses submersos,dizem que os russos conseguem ficar 8 meses,mas ai vc sabe na rússia a cobra fuma,o que se manda fazer tem que ser feito,não importa se o cara vai ter sequelas.

  31. Petralhas.Tucanadas.E por ai vai rsrs.Os idiotas atiram fezes uns nos outros em todas as materias sempre com a velha e imunda guerra xenofobica de ideologias.Ser Capaxo Yankee ou condescendente de Ratazanas Bolivarianas eis a questão rsrs Por mais de 30 anos uma nefasta e astuta pessoa eximio mestre da SUGERENCIA deu as cartas na vida publica Brasileira,alterando ate a constituição,arquitetando atentados.Quem não lhes garante que este nefasto não induziu FHC a aceitar o TNP e o acordo de misseis?Quem não lhes garante que este nefasto não ingeriu a quase entregarmos as 200 milhas e Alcantara aos Yankees e fomos salvos por Ali Baba e seus trocentos ladrões do Congresso.Este nefasto ingeria em tudo ate na segurança nacional e na inteligencia e seus metodos iam de afastamentos,remanejamentos a ate implantação de falsas provas para sugestionar a segurança e a inteligencia para que não se aproximasse dele.Esse nefasto influenciou com sugerencias 8 anos do governo Lula e certamente o induziu a escolha precipitada do Rafale e quem sabe a Lula e Amorim a namorarem o Irã para deixar-nos mal perante a comunidade internacional com todos rindo de nós como ficamos se fomos apenas la tentar uma solução que a ideia era da propria Casa Branca.Este nefasto no começo do governo Dilma ja tinha virado o jogo a favor da Boeing ou seja junto com seu fiel escudeiro da FAB retornado as origens de quem por mais de trinta anos ele serviu fielmente sendo digno de nota da chancelaria Yankee a casa Branca como unico confiavel e olhem que tem mais alem dele de solicitos voluntarios colaboradores.Este nefasto a maioria dos senhores especialistas não sei de que para eu não dizer outras palavras em respeito a grande maioria que aqui vem apenas ler nossas abobroinhas a maioria dos senhores entoavam canticos istericos FULANINHO DE TAL JA PRA PRESIDENTE DO BRASIL.Ainda bem que o Brasil não segue vossas cabeças senão estavamos futricados.O Brasil hoje é uma solida democracia e consistente mercado que forma em um bloco diplomatico e economico de paises bem diversificados uns dos outros onde vossas xenofobias ideologicas não encontram espaço e nem conseguem compreenderem e aceitarem pois estão todos atrelados a uma visão canina de um mundo em duas cores que so existe as possibilidades de subjugação ou atrelamento.O Brasil hoje é o integrante BRICS com a economia mais consistente e tem a terceira moeda mais comercializada do mundo e cresce de forma controlada sem meteorismo para não desandar a maionese.Resta-lhes compreenderem,aceitarem e se adequarem a isso pois sair disto é continuar a ser mero serviçal extrator de materias e medieval cultivador ou a outra opção de voces nos transformarmos em uma medieval replublica Albanizada.A terceira via não nos cobra posicionamentos apologeticos somente fidelidade diplomatica e aquecimento e complemento de mercados.Eae especialistas voces preferem o que???

  32. se é verdade,o brasil simplesmente deveria dizer então eu vou começar a fabricar meus arcenais nucleares,mas o brasil é muito fraco por a dilma não falar nada sobre isso,tambem se é verdade o brasil deveria ameaçar romper as relações com inglaterra,isso é uma falta de respeito muito grande com a america latina.



  33. barca…

    100 dias pelo quesito sanidade física e mental da tripulação… ainda mais os que portam arma atomica…

    convenhamos mesmo os gigantes russos são uma lata de sardinha…

  34. O envio desse submarino nada mais é do que um lembrete aos argentinos de como apenas um único submarino nuclear, o HMS Conqueror, se não me engano, manteve a frota argentina no porto após afundar o cruzador Gen. Belgrano. Aliás, isso nos remete a um outro assunto, que é justamente a capacidade de um submarino de fazer as maiores escaramuças com os inimigos, lembrando que a única área da marinha argentina que ofereceu oposição significativa ( fora os A-4Q da aviação naval ) foi a força de submarinos. E isso, por sua vez, nos lembra o quanto eles nos são necessários ao nosso país. É justamente por isso que considero bastante válida a aquisição dos Scorpènes. A classe alemã que também era alvo de interesse ( classe U-214, eu creio ) também seria uma aquisição bastante significativa, mas penso que estamos bem servidos por hora. E quanto ao submarino nuclear brasileiro, espero que continuem o projeto e que não pensem em hipotese nenhuma em para-lo. Um submarino nuclear é uma arma estratégica, capaz de projetar poderio por todo o globo, se necessário, sendo limitado somente pelo suprimento levado a bordo.

  35. Essa presidenta da Argentina esta louca mesmo,só falta acusar os ingleses de mandar ingleses en seu territorio,Argentina fica sabendo que As malvinas não são tuas,são dos Ingleses,si não eu falo para o presidente Rajoy de España que reclame a Argentina já que pertenencia a Espanha um pouco mais de 200 anos.e as Malvinas quantos anos pertenence a Inglaterra?.

  36. éu tambem acho que isso vai acordar nao so o brasil mas a unasul inteira ate mesmo portugal e espanha os gringos sempre tentaram tomar nossos territorios e nos sabotarem.

  37. BRASIL, BOLIVIA, ARGENTINA, PERU,INGLATERA, COLOMBIA, PARAGUAY…quem e o elemento estranho, fora do contesto nesta lista ?? se todos os paises sulamericanos entrarem em guerra e resolvermos nos matar ate a extinção, E PROBLERMA NOSSO, a inglaterra não tem nada com isso,nossas picunhinhas e semelhanças soão de nossas contas, a rainha que resolva os seus com holanda, alemanha, portugal, e principalmente com a IRLANDA E ESCOCIA, NAÕ NACEM EUROPEUS NA AMERICA DO SUL, mesmo que alguns queiram se altoplocamar marcianos, não o são !!!

  38. VEJAM QUEM FAZ PARTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, TODOS OU QUASE TODOS TEM ARMAS ATÔMICAS, COM A DESCULPA DE LIVRAR O MUNDO DE ARMAS NUCLEARES, IMPUSERAM AOS DEMAIS A NÃO TEREM AS CITADAS ARMAS, MAS NÃO SE DESFAZEM DAS SUAS, A BOLA DA VEZ É O IRÃ, E ISRAEL, QUE TAMBEM TEM ARMAS ATÕMICAS, É O MAIOR INCENTIVADOR DO ATAQUE PREVENTIVO,SEJAM QUAIS FOREM AS INTENÇÕES DO IRÃ,NÃO PODEM SER NEGADOS SEUS DIREITOS,DESARMEM-SE TODOS, OU QUEM VIVER VERÁ!!!!!!!!

  39. O que voces querem?Uma corrida armamentista entre Republicas de Ratazanas qualhadas de reacionarios enlouquecidos de todos os tipos rsrs onde agredir o vizinho é a forma de ocultar a bunda cagada.Lembrem-se a ditadura Argentina conspirou em atacar o Brasil e se tivesse feito teria nos pego de surpresa e nos causado serios danos.Acharam mais facil invadirem as Malvinas que tinha uma guarda simbolica de uma duzia de Ingleses e se fuderam e agora as Republicas de bananas qualhadas de “COMPANHEIROS” ensaiam slogans A REVOLUÇÃO VEM rsrs Ela nunca veio e nunca vira porque entre mediocres famintos a ganancia desbragada sempre fala mais forte.É facil faze-los cairem em contradição basta coloca-los dentro do cofre e acham que é tudo deles rsrs mas não sabem como sairem do cofre rsrs não conhecem o segredo rsrs.Alimentem essas Ratazanas deem-lhes seus manjares e quando estiverem nutridos cairão sobre voce porque não passam de mediocres e o modus operanti do mediocre é sempre a cobiça,o roubo,a traição.Acordem para a vida voces não habitam em um continente culto e evoluido socialmente mas sim onde furar o olho do proximo e passa-lo para traz é a estrategia de se obter algum lucro E FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO rsrs rsrs O Generoso Brasileiro que assassina seus filhos e libera o Tonho PROS COMPANHEIROS rsrs rsrs Realmente esse é um pais que vai pra frente e atrelado aos companheiros mediocres vai pra frente dos fundos rsrs rsrs Onde Patriotismo é condicionado a obtenção de vantagens este Brasil de mercenarios é um perigo a si mesmo.Cuidado aquele que esta a seu lado e botas a mão no fogo por ele comera suas visceras para se nutrir e cultivara seus vermes para ter o que comer depois rsrs rsrs

  40. POR LUIS FERNANDO VERISSIMO

    Um exemplo extremo do que os judeus chamam de “chutzpah” é o cara que mata o pai e a mãe e no tribunal pede clemência para um pobre órfão.

    “Chutzpah” é algo que ultrapassa o cinismo e provoca até uma certa admiração pela audácia. Se houvesse um prêmio para a “Chutzpah do Ano” de 2012 o vencedor já estaria decidido, pois ninguém poderia concebivelmente igualar o primeiro-ministro britânico David Cameron este ano.

    Quando Cameron chamou de “colonialista” a pretensão da Argentina de incorporar as Ilhas Malvinas, Falklands para os ingleses, ao seu território, estabeleceu um novo parâmetro para o “chutzpah” que humilha até o do órfão que pede clemência.

    As Ilhas Falklands são os últimos farelos do maior sistema colonial que o mundo já conheceu. Um sistema que levou a espoliação comercial, a prepotência e a morte — junto com o parlamentarismo, o críquete e o chá com bolinhos — a todos os limites da Terra, e ainda se apegava aos seus domínios, muitas vezes por puro orgulho imperial, quando outras potências coloniais já tinham desistido.

    Se há alguém que não pode xingar ninguém de colonialista é um inglês. Pelo menos não sem corar.

    Você não precisa torcer pela Argentina para lamentar os ingleses no caso das Malvinas/Falklands. Ou vice-versa.

    As barbaridades de lado a lado se equivalem. A tentativa de tomada das ilhas pelo governo militar argentino de 1982 — decidida, segundo o folclore, durante uma bebedeira do general Galtieri — foi uma aventura desastrada, tornada ainda mais trágica pela desproporção de forças.

    As consequências da aventura também se equilibram. A derrota humilhante decretou o fim do regime militar argentino. A vitória fácil decretou a reeleição da Margaret Thatcher na Inglaterra.

    Entre os quase mil mortos argentinos e ingleses na rápida guerra, as razões geopolíticas e eleitorais para o seu sacrifício não fizeram nenhum sentido.

    Num plebiscito, a população das ilhas certamente escolheria continuar fazendo parte do Reino Unido. Este é o principal argumento inglês para continuar lá. Tudo bem. Mas o David Cameron poderia ter ao menos corado um pouco.

    FONTE:http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

  41. ARTUR meu caro sou mais as novinhas moreninhas Cariocas que gemem puxando no S e sensualmente engolem a letra D e T falando “EU SENO REBOLANO CHAMANO SEU NOME” Bunda branca cheia de espinha gemendo em espanhol é carne insoça rsrs

  42. Eu analiso a questão das malvinas apenas no âmbito da segurança nacional, as malvinas inglesas são sim um problema ao Brasil, ninguém precisa ser um gênio pra ver isso…

  43. Factóide, é isso que é esse barulho que a Argentina está fazendo no aniversário de 30 anos da surra que tomou nas Malvinas.
    A Cristina K, acuada pelas mentiras e besteiras que disse e fez para se reeleger, arrumou um bode.
    Pessoal, tira o bode da sala, que vai ficar tudo bem.
    *****
    Mas aí surgiu uma discussão danada de boa para nós.
    *****
    Não temos como impedir ou fazer algo a respeito de submarinos nucleares no Atlântico Sul. Nada.
    A quantos anos eles não estão por aí?
    *****
    Leandro S., sua dúvida certamente é compartilhada com muitos, mas um lindeiro permanente desse tamanho tem que ser “toreado” com calma. Ele nos dá US$ 10bi de saldo comercial por ano. Com todo o chilique, mas dá.
    *****
    Nelore, tem toda razão, os bolivarianos vão sequestrar as próximas reuniões de tudo quanto é órgão de cúpula da América do Sul.
    *****
    Espero que nossa cúpula militar utilize bem o factóide para ocupar espaços e obter mais para nossa modernização militar.

  44. Esse maluquinho! realmente me faz rir! hahaha! mas assim, ele tem um pouco de razão! entretanto acho que essa questão da Malvinas deveria ser resolvida de uma vez por todas! não sei porque esses Ingleses tem tanta tara por Ilhas! hahaahah! espero que eles não Provoquem as pessoas erradas” ou seja BRASIL!
    Abraços!

  45. Para aqueles que acham que os inglêses, tem alguma consideração, pelo Brasil,… um pouco de história : ” O naufrágio do “Prince of Wales”O veleiro mercante britânico “Prince of Wales”, com quatro anos de idade, zarpou de Glasgow, na Escócia, com destino a Buenos Aires, na Argentina, em 2 de abril de 1861. A sua carga era constituída por carvão de pedra, louças, lenços e fazendas, azeite e vinho.

    Entre os dias 5 e 8 de junho, na costa da então província do Rio Grande do Sul, em uma região deserta e de praias perigosas na altura do farol do Albardão, a 87 quilômetros da barra do arroio Chuí, a embarcação encalhou e começou a adernar.

    Diante disso, a tripulação abandonou o navio e um grupo dirigiu-se à cidade de Rio Grande, para avisar à capitania do porto o sucedido e solicitar auxílio. Nesse meio-tempo, alguns populares em terra, ao tomarem conhecimento do que perceberam como um naufrágio, e dando a carga como perdida, resolveram apoderar-se dela. Quando os marinheiros britânicos retornaram para tentar rebocar a embarcação encalhada, encontraram na praia os corpos sem vida de dez dos seus companheiros e constataram a perda da carga. Diante da gravidade da situação, os sobreviventes apresentaram uma reclamação ao embaixador britânico acreditado no Rio de Janeiro, então capital do Império, William Dougal Christie. Este, no exercício das suas funções, transmitiu-a ao imperador Pedro II do Brasil, acompanhada de um pedido de indenização e de desculpas, tendo recebido resposta negativa.

    [editar] A detenção dos marinheirosNo ano seguinte (1862), no Rio de Janeiro, dois marinheiros da Royal Navy, tripulantes da fragata “HMS Emerald”, em trajes civis, envolveram-se em luta corporal com marinheiros brasileiros por causa das mulheres que estavam em companhia destes, provocando tumulto nas ruas da capital. A polícia portuária recolheu o grupo embriagado à prisão, soltando-o no dia seguinte.

    [editar] A Questão ChristieDois dias após o incidente com os marujos, o então ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Antônio Coelho de Sá e Albuquerque, enviou uma nota diplomática ao embaixador britânico, solicitando que os responsáveis pela agressão aos brasileiros fossem colocados à disposição das autoridades nacionais. Recorde-se que os súditos britânicos, à época no Império do Brasil, respondiam apenas à Justiça de seu país. Desse modo, um indignado William Christie retornou à presença do imperador, com a ameaça de que, se a indenização pela carga do “Prince of Wales” não fosse paga, os marujos brasileiros envolvidos na recente arruaça na capital detidos, os policiais brasileiros responsáveis pela detenção inicial demitidos, além da apresentação de um pedido formal de desculpas do governo imperial à Grã-Bretanha, a Royal Navy bloquearia a entrada da baía de Guanabara. Christie, acerca do naufrágio do navio britânico afirmou ainda que os seus tripulantes foram assassinados por brasileiros antes do afundamento, que teriam procedido o saque da carga.

    Christie recebeu como resposta a informação de que o Império do Brasil estaria pronto para a guerra. Diante disso, em abril de 1862, a Grã-Bretanha enviou uma canhoneira que ameaçou atacar a cidade gaúcha de Rio Grande. Oito meses depois, uma esquadra de guerra comandada pelo almirante Warren, bloqueou o porto do Rio de Janeiro, apreendeu cinco navios brasileiros que ali estavam fundeados, e exigiu do governo uma indenização de 3,2 mil libras esterlinas. Esse incidente enfureceu a população da capital, que promoveu diversas manifestações de protesto e ameaçou praticar represálias contra propriedades de britânicos no país.

    Diante da escalada das tensões, a questão diplomática foi submetida por comum acordo ao arbitramento do rei Leopoldo I da Bélgica, da Casa de Saxe-Coburgo-Gota. Complementarmente, o governo brasileiro, através da sua representação em Londres, encaminhou um pedido de indenização em função da apreensão de embarcações feita pelo almirante Warren no início do ano de 1863, além da exigência de um pedido formal de desculpas pela violação do território nacional. Em virtude da resposta negativa, o Imperador D. Pedro II decidiu romper relações diplomáticas com a Grã-Bretanha em maio daquele ano.

    Em relação ao arbitramento internacional, acreditando que o veredicto seria contrário aos interesses nacionais, D. Pedro II decidiu pagar antecipadamente a indenização pleiteada pelos ingleses, por considerar que a discussão não envolvia questões de dinheiro, e sim o desrespeito inglês à soberania nacional do Brasil. Entretanto, o rei belga deu parecer favorável ao Brasil. O resultado foi comunicado ao representante do governo brasileiro em Bruxelas quando este foi recebido na Corte em 21 de junho de 1863. Diante disso, o Imperador passou a exigir a devolução do dinheiro pago e a apresentação de desculpas por parte do embaixador inglês, mas não conseguiu receber nem uma coisa, nem outra.

    Somente quando o governo britânico apresentou desculpas formais ao imperador brasileiro (1865), é que se reataram as relações diplomáticas entre as duas nações. Enquanto isso a Guerra do Paraguai já havia começado em 1864

Comentários não permitidos.