Brasil e/ou Itália poderão ser parceiros em projeto de caça de quinta geração turco

Segundo o site O INFORMANTE (aqui)autoridades turcas estão em busca de parceiros para o desenvolvimento de um caça de 5ª geração e o Brasil e a Itália são os países preferidos, as informações são do site DefenseNews. As autoridades turcas em breve iniciarão conversas com a empresa brasileira Embraer e a italiana Alenia Aeronautica.

Os turcos, esperam iniciar as negociações com os dois países ainda esse ano e quem conduzirá as negociações será a empresa Turkish Aerospace Industries (TAI), uma vez que o governo turco depositou toda confiança na empresa. Uma fonte precisou que em 2012, as autoridades turcas já saberão quem realmente irá aderir ao projeto.

A empresa aeroespacial turca mencionada acima, recebeu do governo turco, mais precisamente do escritório nacional de compras, ou da Subsecretaria da Indústria de Defesa (SSM), a bagatela de US$ 20 milhões para o ‘design conceitual’ do caça, cuja a expectativa de construção seja de 9 anos (2020).

A Turquia cada vez mais conduz seus próprios programas para a criação de armas top de linha, e isso é mais visível no âmbito naval e armas de infantaria. Mas a mentalidade turca também vem mudando na área especial, vide o programa que o país leva a cabo para a construção de veículos aéreos não-tripulados (UAVs) de alta tecnologia. Especialistas sugerem que os esforços no programa FX (nome do programa para a construção do caça de 5ª geração) visam a independência tecnológica do país, onde os turcos se afastariam cada vez mais a dependência das tecnologias americanas. O país ultimamente vem dando declarações que não medirá esforços para ampliar o seu poderio aéreo.

Em dezembro passado, o ministro da Defesa Nacional da Turquia, o senhor Vecdi Gönül, já havia salientado que o seu país iria desenvolver e fabricar seu próximo caça, com ou sem a ajuda de parceiros estrangeiros.

Gönül disse que o seu país também poderia cooperar com a Coréia do Sul, mas a chance é remota, uma vez a Coréia do Sul exigiu ser dona de grande parte do projeto.

Por outro lado, posteriormente a Itália apresentou uma proposta para a Turquia sobre a criação do primeiro caça do país. A proposta incluí a transferência de tecnologia e a possibilidade da produção local, disse o embaixador italiano na Turquia, Gianpaolo Scarente.

“Há uma proposta de projeto. Gostaríamos de participar de um programa muito importante para criar um caça nacional para a Turquia. Ele (o programa) esta na fase de avaliação dos estudos agora, mas temos a proposta”, disse Scarante ao jornal turco Hürriyet em uma recente entrevista no Palácio Veneza, em Istambul.

“O caça mais importante do mundo agora é o sistema Eurofighter. Gostaríamos de compartilhar com a Turquia, a fim de colaborar para realização desse objetivo importante, que é dar a Turquia um caça nacional”, disse Scarante.

Scarante disse desde o início de a Itália se propôs ajudar a Turquia e que seu país iria transferir tecnologia para a Turquia, bem como propiciar à Turquia a nacionalização do caça a fim de levar a capacidade industrial para o país.

“Queremos compartilhar nossa tecnologia”

“Nossa atitude é a de cooperar na transferência de tecnologia, a fim de estabelecer uma cooperação industrial. Então, nós não queremos só vender produtos, objetos, sistemas, etc, mas também queremos compartilhar tecnologia e construir em conjunto a fim de melhorar a tecnologia e a capacidade do país”, disse ele.

Ministro da Defesa italiano para visitar a Turquia

Sacarante disse o ministro italiano da Defesa Giampaolo Di Paola vai visitar a Turquia dentro de duas semanas. Itália e Turquia realizaram o “dia da indústria de defesa” na capital italiana Roma dos dias 26-28 de janeiro, onde as empresas italianas e turcas discutiram as oportunidades de negócios em reuniões realizadas no Centro de Estudos de Alta Defesa (CASD).

Mais de 30 empresas italianas, incluindo a Finmeccanica e empresas líderes turcas, como Aselsan, TAI, Roketsan e Havelsan compareceram às reuniões. Sacarante disse que o objetivo dos “dias da defesa ítalo-turco ” foi apoiar a cooperação entre os dois países no domínio da defesa.

Um longa história de cooperação

“Há uma série de projetos de cooperação no sector da defesa entre a Itália e a Turquia. Temos uma história muito longa de cooperação. Por enquanto, temos uma excelente cooperação na indústria de satélite”, disse Sacarante. Cooperação alargada em sistemas de controle de tráfego aéreo e o controle do sistema de controle principal foi construído em Ancara, acrescentou.

Itália e Turquia também cooperaram na área de helicópteros militares, cooperação essa que permitiu a Turquia produzir em seu território helicópteros italianos sob licença.

Fonte: O Informante Via Hangar do Vinna

29 Comentários

  1. Essa noticia e mt boa, e torço , + torço mt p q a mesma seja a > verdade. E n cabeças enfim ,entrem nesse projeto…será a n liberdade .Talvez, eu disse talvez, ainda tenhamos motivos p ter esperanças, e esse o eskematóide…p ontem, quem viver verá,sds.

  2. Pelo nome, vai ser um avião capaz de fazer missões de ataque ao solo e de superioridade aerea. E se a turbina for essa mesma pode se esperar que eles tenham em mente talvez fazer uma versão VSTOL aprendendo com os erros americanos no F-35 e os britanicos no Harrier.

  3. Ora, italia e Brasil já tem experiencia em fazer aviões conjuntos, o AMX que era um avião de ataque ao solo. Então é de se esperar um certa inspiração nele em algumas coisas, agora e a superioridade aerea? A Italia ganhou alguma experiencia no Typhoon, isso nos capacita a produzir tranquilamente um avião de 4++. Porém de 5ª já é um pouco mais complicado, o radar AESA o Typhoon já tem, o Brasil tem pinturas stealth, mas será que são furtivas o suficiente? E o desenho do avião? Não é uma mera questão de copiar o dos outros, precisa entender de aerodinamica e como as formas influenciam na detecção por radar. Acho que é um desafio na qual estamos a altura para resolvermos, porém isso deve levar pelo menos uma decada até o termino e conseguente produção, os custos seriam reduzidos já que seriam divididos por 3. Para mim acho que só vale apena se houver uma transferencia das tecnologias por todas as partes para empresas de cada pais. Assim todos no final terão as tecnologias que os faltavam e com empresas capacitadas para produzir o avião por inteiro e não só uma parte.

  4. Mais um buraco negro de dinheiro???
    tem de se pensar na viabilidade deste projeto. É lindo, maravilhoso. Mas…
    A itália tem condições de arcar financeiramente com anos e anos de desenvolvimento, tentativa e erros?
    A turquia busca a sua independencia, mas tudo o que conseguiu em termos de armamento até hoje foi ganhando quase de graça das grandes potencias ocidentais para que ela se alinhasse a esses. Fora a grana, pois eu não sei da cituação economica turca…
    Quanto a nós, temod de cuidar e não dar o passo maior que a perna, já estamos patinando em um vetor a ser adquirido para tapar um buraco gigantesco que temos…
    Por mim, eu prefiriria 200 rafales, do que 100 rafales e um projeto pra 2050 que consomira toda a grana para a futura aquisição(e produção nacional) de novos vetores.
    .
    Mas tomara que eu esteja sendo muito cagão e que esse projeto ande, conosco no meio disso tudo…

  5. rsrsrs rsrsrs eu ja tinha falado isso em post relativo ao Rafale.Esses Italianos são mesmo uns comédias acham que a Turqui e o Brasil bancarão e eles entrarão com know how rsrs que know how de 5.0 eles tem?Dão como garantia a espertiase adiquirida com a participação no projeto do Typhon rsrs Que o Brasil não seja idiota de entrar nessa furada fantasiosa e em Abril nos sera oferecido o F35 com segredos e tudo outra furada rsrs Os desesperados por contratos e serviços hipotecam ate os tonhos de olho na nossa grana rsrs SOU MAIS O COMPARTILHAMENTO COM A INDIA DO SU50MKI e umas unidades de pronta entrega para suprir lacunas com SU30MK2 ou MIG29 Sai tudo bem mais barato e vantajoso em espertiase….O SU50MKI ja existe e esse em questão apenas é uma fantasia a longo longo prazo rsrs rsrs

  6. Conhecendo o nosso pessoal da bancada ciência e tecnológica, não levo muito fé nessa parceria mas acredito que por vias da FAB com o governo federal acho que esta parceria poderá ser viável como lido no texto a Turquia está disposta a compartilhar o conhecimento desta aeronave 5G espero que a Itália não se antecipe pois ela tem mais experiência no ramo aeronáutico basta ver seus jatos treinadores de ultima geração o MB-314

  7. Por favor, por favor, por favor, por favor: se vocês conhecem alguém que possa de alguma forma estar relacionado a essa discussão, APOIEM essa iniciativa!!! É uma maravilhosa forma do gigante tupiniquim deixar de ter calcanhares de vidro

  8. Vamos comprar uns Rafales e trabalhar com os turcos nessa quinta geração. Aprendemos com os franceses e catapultamos o aprendizado nesse novo vetor.

  9. para quê investir num projeto desses se podemos comprar dos Russos com toda transferencia d tecnologia? Espero q n sejam tolos esses petralhas e entrarem nesse barco furado.

  10. Baita Fria..O Brasil entra nos projetos e esquece de pagar, tipo estação espacial e telescópio no deserto de Atakama..Vai dar vexame outra vez..

  11. Se for esse o futuro desenho do 5G turco,estaremos desenvolvendo o AMX 5G.
    Sai dessa Brasil,se quer mesmo desenvolver um 5g só existe as opções Francesa,Russa mais Indiana,o EuroFigther 2020,ou com a Boenig ou Saab.

  12. Seria muito importante para o Brasil participar de um programa como esse. Seria no popular, entrar na “1ª divisão” dos caças. O duro é que aqui é Brasil, e um decisão lógica que seria desenvolver um caça de 5ª geração em parceria, é trocada mais tarde por compra de prateleira.

    Agora é a hora. Será mais uma oportunidade sendo perdida??

    []’s

  13. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    .EU DUVIDO
    .SO ACREDITO NA FUMASA VENDO O FOGO.
    .
    isto e conversar pra boi dormi
    .
    .para com isto bla bla bla blasilll

  14. Na minha opinião,compramos o rafale ou f-18 o que ofereser mais tt e ai partissipar do projeto russo ou f- 35 americano que já estão praticamente prontos ficar correndo atras já éra daqui a 10 anos é muito tempo ,e quem duvida que na compra dos rafales os propios franceses não possam ser os parceiros no de quinta geração,afinal eles não tem um caça de 5ªG ainda e eles tem muito mais conhecimento,e nem sabemos se teremos o de 4ª pois ta tudo muito quiéto e éstas informações podem ser sómente pilha.

  15. Italianos e turcos tem tanto conhecimento de caça quanto o Brasil, vide parceria brasil-italia que resultou no subsônico AMX, parceria russa – italia que resultou no treinador subsõnico MB 314, fora isso a turquia não tem nada voando desenvolvido por eles, portanto fico com Rafale e parceria com russo , indianos ou franceses num 5G.

  16. vão ficar igualzinhos os amx novinhos apos ums 40 anos, só não achei o brasil nesta materia,sonha sonha,ha,ha,ha……………………………………………………………………………………………..

  17. Boa noite.
    Que Deus ilumine as mentes de nossos dirigentes e que o Brasil não perca mais esta oportunidade de desenvolver e aprender uma tecnologia avançada. Caso isso não aconteça ficaremos sempre à mercê de tecnologias defasadas e da boa vontade dos países desenvolvidos que não transferem as tecnologias sensíveis e críticas.
    Se quisermos ser respeitados como uma potência precisamos ter capacidade de dissuasão.
    Tudo de bom.
    Ronaldo Pedreira Silva.
    Aláfia.

  18. Pe de cão

    O mundo não se resume a BRICS que por sinal, a boa relação dessa organização de países só existe na cabeça de vocês, BRICS é uma utopia, onde já se viu, China e India tendo boas relações?

    Esse projeto de caça é o seguinte, o Brasil entra com a bunda e a Turquia, bem voces sabem…

    Italia não precisa de um novo caça de 5ºG, eles já tem o F-35 e não pretendem desistir desse avião. Eles também operam o Typhoon, então, pra que outro avião?

  19. Precisamos de um caça de imediato e transferencia de tecnologia para alavancar nossas industrias. Mas pode ser uma boa entrar nesse projeto sim pois a tecnologia que nos viremos a adquirir através do FX-2 tem que ser usada para algum fim não?
    Além do mais existe uma grande diferença entre adquirir tecnologia de outro projeto pronto do que como este que começaríamos do zero e passaríamos por TODAS as fases de um verdadeiro projeto de caça. E o melhor e que não precisaríamos fazer tudo sozinhos. Além da conta ficar mais barata tem o velho ditado ” duas cabeças pensam melhor que uma”. Que diria três.

  20. Nunca é tarde pra dizer…só acredito vendo!! Lembrem-se quem somos governados por políticos que não sabem a mínima diferença entre um AMX e um F-35.

  21. Seria ótimo pegar essa oportunidade e entrar para um projeto de um caça novo. Mas no Brasil onde se arrasta pra lá de 10 anos um processo de escolha de um caça, não se pode esperar nada dos governantes.

    Uma pena.

  22. Outra ótima oportunidade para o Brasil , e vou além , acho que deveria participar dessa empreita, não só a Monataer ( Embraer), mas um conglomerado de empresas nacionais , que são ( AVIBRÁS , MECTRON ,AEROMOT , POLARIS TURBINAS , TGM TURBINAS , FLIGHT TECNOLOGIES , AVIÔNIC,S BRASIL , HTA etc..).
    Mas acredito , que mais uma vez , o Governo Brasileiro , cedendo a pressões ” Alienígenas ” , não aceitará a proposta turca .
    O interessante para a FAB & Brasil , seria um caça médio/pesado ( dois motores ,capacidade mais de 3t de carga e raio de ação amplo.) , então teria-mos que participar desse projeto de caça Turco desde a concepção
    , para podermos elaborar nossos requisitos técnicos .

Comentários não permitidos.