Crescimento econômico baseado em recursos naturais é um risco, diz Ipea

Sem valor agregado

A alta participação dos setores ligados aos recursos naturais na economia, principalmente a indústria extrativa mineral e a agropecuária, colocam em risco o crescimento sustentável do país.

Esta é a conclusão do estudo Produtividade no Brasil nos anos 2000-2009, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Segundo o estudo, os setores ligados aos recursos naturais são de “reduzido efeito multiplicador sobre o restante da economia e de baixo valor agregado, impondo obstáculos a uma estratégia de crescimento sustentado no longo prazo para o Brasil”.

Economia extrativista

O estudo diz ainda que a elevada instabilidade internacional por causa da crise financeira, que tem provocado uma maior retração do comércio internacional, exige uma maior diversificação da estrutura produtiva, o que não ocorreu entre 2000 e 2009 e não há indícios de que isso vá mudar nos próximos anos.

“Para um país que necessita ampliar suas condições de competitividade externa, essas características devem ser vistas como, no mínimo, preocupantes em uma estratégia consistente de desenvolvimento industrial e econômico,” afirmou Gabriel Coelho, que apresentou o estudo.

Segundo o estudo, a indústria ligada aos recursos naturais foi a que mais aumentou a produtividade na década passada, com destaque para a indústria extrativa mineral, a agropecuária e os serviços, principalmente os de finanças.

Andando para trás

Excluindo o ano de 2009, em que o país mais sofreu com os impactos da crise econômica internacional, a mineração aumentou sua participação no período analisado no estudo em 5,9%, enquanto que a indústria de transformação sofreu uma retração (-2,5%) e setores como os de gás e construção civil tiveram uma queda ainda maior (-3,4%).

Para o pesquisador, o grande problema é a falta de inovação tecnológica, ausente da economia brasileira como um todo.

Segundo Gabriel, a manutenção desses resultados diante do atual cenário de crise econômica mundial é preocupante quando se almeja um desenvolvimento calcado na indústria e na sustentabilidade.

Fonte: inovacaotecnologica

19 Comentários

  1. Dizer na mídia o que já sabemos senhora Ipea, não me engabela mais…quero ouvir soluções e ver ações, ai sim podem noticiar. Essa mentalidade arcaica que nos faz estar sempre atras e perder espaço para o globo. Nosso sistema, o sistema brasileiro como um TODO, é velho, lento, burocrático, corrupto, ou seja ineficiente e ineficaz, e as outras potencias sabem e se aproveitam disto…pior de tudo é o Brasil sempre sempre seeeeeeeeempre, buscando as soluções fora do país…para voarmos, temos de mudar as ideias aqui dentro…precisamos de um sistema que FUNCIONE, e digo um sistema NOVINHO em folha, e não emendas, decretos, leis que só fazem tapar buracos que vazam aos milhares. Para galgarmos suspiros tecnológicos, desenvolvimento social e cultural, temos que fazer uma verdadeira metamorfose em nosso sistema de ensino, infra estrutura, e gestão pública…transparência, velocidade e FOCO são necessários para construir os pilares de uma nação sábia. Nossa real democracia é muito nova, muitos avanços estamos conquistando, porém o porão ainda esta fechado com ratazanas enormes e gordas, e ninguém tem coragem de abrir e aniquilar a CAIXA DE PANDORA.

  2. O nosso país tem muita sorte em crescer. Motivo: É potencialmente muito rico. Vamos beijar os pés dos chineses e das empresas multinacionais, pois estão mantendo o nosso crescimento.

  3. Essa IPEA esta reproduzindo cliche, que no meu tempo de estudante secundario, a gente ja sabia.Pais cuja economia era baseada na exportacao de minerios, ou monocultura eram denominados paises subdesenvolvidos. Depois foi chamados terceiro mundo. Se a economia brasileira esta baseada na exportacao de minerios nao industrializados ou produtos agricolas, desculpa-me a franquesa, eu diria que o Brasil esta regredindo economicamente. China, India, Indonesia estao se industrializando, porque a mao de obra la e barata. Regimes de trabalho quase similar ao regime baseado na escravidao. Brasil e Mexico, estao ficando “europeisado”, e isso espanda o capitalismo industrial. Se a burguesia brasileira quer realmente competir com a China economicamente, tem que reduzir o salario pagos aos operarios, acabar com os direitos sindicais, direito a ferias, fim da sexta basica, fim dde direito de aposentadoria. Tem condicao para isso? Terao que vencer a luta de classe e impor uma nova ditadura de direita, militar ou nao.

  4. eu acho mais simples que isso diminui os impostos que se tem bitributaçoes e etc e tal que ocorrem nos produtos e a industria volta a respirar.

  5. Muito lúcido seu comentário SUCUPIRA, pegou na ferida, amigo Jojo , esse seu caminho era o sonho de um certo PSDB, totalmente fora de questão, um recuo nas conquistas de nossa sociedade, quero lhe dizer que isso acabaria com o que é mais importante para o país que é o mercado interno. A questão da industrialização passa por medidas simples como o fim da burocracia, corrupção e diminuição da carga tributária e do custo Brasil, isso significa melhores portos e aeroportos, rodovias, hidrovias e ferrovias, avanços na educação principalmente, fora isso que é a cartilha básica poderíamos começar transformando nossas matérias primas, por que não refinarmos todo o nosso petróleo aqui e exportamos diesel, gasolina e querosene? Criaríamos milhares de empregos nas refinarias que seriam necessárias, poderíamos criar uma montadora de automóveis genuinamente brasileira como fazem franceses e chineses, esse tipo de politica pública que alguns condenam dizendo que é estatização da economia é amplamente praticada por países ditos capitalistas, vide EUA que comprou ações de bancos e montadoras de automóveis na última crise de 2008 para evitar a falencia destas. Fora isso, o resto é cartilha de vassalo que quer entregar nosso país.

  6. assim como a borracha o café agora a soja e os minérios brasileiro nunca aprende nada com os erros do passado como diz um velho ditado “um povo que não conhece sua história esta condená-la a repiti-la

  7. Cala boca jojo seu loko tu não deve trabalha ne seu gordo atoa frvr fica em casa o dia todo no pc, tira direitos trabalhistas so pra loko do teu tipo o que agente precisa e de um governo forte e que os politicos de nosso pais passem bastante tempo limpando calçadas e construindo estradas em um macacão listrado isso sim so assim pra mudar o brasil….

  8. Em 1948, quando foi criada a CEPAL, essa cartilha de “banana republic”, “coffee republic”, isto é, país de monocultura, como éramos nós, ou monoproduto, como era o Chile, foi lida em voz alta para todo mundo.
    70 anos depois, vem o IPEA reinventar a roda.
    *****
    Tô com o Sucupira.
    *****
    Tô com o Pé de Cão.
    *****
    Alexandre, que é que tem a ver o PSDB com isso? Nós estamos falando de uma ineficiencia secular do Estado brasileiro. Os direitos trabalhistas começaram de fato a ser implantados neste País na década de 1930, pelo Getúlio.
    80 anos depois, estamos engessados. Todo ano tenho que dar um aumento para meus empregados porque existe um dissidio coletivo do qual eles não participam, mas eu tenho que pagar. Se eu der um aumento por conta própria, pela produtividade, pelo crescimento funcional, pelo desempenho sim. Tem uma contribuição sindical anual, descobri o ano passado que estava pagando 3, tive que brigar para reduzir para 2.
    *****
    O Estado nos assalta, mas não é por isso que iremos deixar o assalariado sem amparo algum.
    Mas esse custo tem que diminuir.
    Aí, como disse o Feet Dog, a indústria respira.

  9. AJ, foi no governo FHC que foram editas mais de 50 medidas que tiraram direitos dos trabalhadores, tb foram editadas medidas que dificultaram a aposentadoria bem como diminuiram o valor delas, proposta como o fim do 13 salário foi cogitada, enfim , toda uma cartilha de estado mínimo e de retirada de direitos trabalhistas, quem não se lembra da famosa frase de FHC que chamava os aposentados de vagabundos, Abcs cordiais.

  10. Se observamos na folha de pagamento de hoje , veremos que pagamos contribuições absurdas como PIS, COFINS, sistema S e outras que oneram a folha e que não é repassado para o trabalhador, isso o governo não quer alterar pois prejudicaria as ações sociais do governo, bem como o SESC, SENAI e outras entidades mantidas por nós mas geridas pelas industrias e o comércio, o engraçado é que se vc for fazer um curso numa destas entidades vai ter que pagar, ou seja , não é gratuito. Concordo com vc AJ com relação ao dissidio coletivo, acho um absurdo, deveria acabar tb.

  11. Infeliz frase a do FHC, o socialista.
    Mas o fato é que pagamos muito para ter um empregado.
    Acho que, hoje em dia, nossa aposentadoria base deveria ser aos 65 anos.
    Quem se aposenta cedo, morre de cancer, pesa muito para a base pagadora de INSS.
    E a coisa vai piorar.

  12. Alexandre

    A Petrobras esta de vento em poupa…até pouco tempo atrás tínhamos apenas 2 SONDAS ( isso para extrair e para procurar por novos poços)adquiridas senão me engano em 1984…e somente com essas 2 olha o que é a Petrobras, e aliais o BOOM da Petrobras só não ocorreu ainda devido a dificuldade da industria manufatureira internacional, de entregar os equipamentos encomendados pela Petrobras…somente este ano vamos contar com mais 10 SONDAS, e até 2014 serão 26 sondas…por ai você calcula o salto que daremos no pré-sal e em outras possíveis descobertas no nosso litoral e no MUNDO.
    Isso nos torna auto-suficientes em extração de petróleo, mas não nos torna auto-suficiente em derivados de petróleo…porém a Petrobras está construindo uma nova refinaria no RJ-Itaboraí (COMPERJ), e outras 4 refinarias no nordeste…tudo para antes de 2020, o que nos vai tornar auto-suficientes em derivados ( principalmente gasolina, que importamos cerca de 60% ). Fora isso a Petrobras encomendou mais de 20 SUPER-NAVIOS-TANQUES, que também devem estar operando até 2020…infelizmente meu caro, as coisas começaram a ACONTECER agora…e estamos tão cansados que não enxergamos…muita coisa esta acontecendo…porém a ÙNICA COISA QUE NÃO VEJO ACONTECER, E ISSO SÓ VAI ACONTECER QUANDO O POVO QUISER, É RENOVAÇÃO DO SISTEMA POLÍTICO………galera se eu errei nos números me corrijam ou vejam o vídeo…Mostra Tua Cara Brasil
    http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp?v=2c9f94b4355252950135527d22270042&pg=1

  13. AJ, eu vi um dado que até me deixou assustado: 47% do custo de um trabalhador não vai para o mesmo, é tudo imposto trabalhista. Ou seja, um trabalhador que ganha 2000 conto custa para empresa quase 4000 reais. Um verdadeiro absurdo. Depois quer salário alto, para mim tem que extinguir imposto trabalhista, principalmente essas corjas da CUT e afins que cada categoria tem a sua e é obrigado a pagar.

  14. AJ, a questão não é tão simples assim, aposentar aos 65, tem que ter uma relação com o tempo de contribuição e quanto contribuiu, senão poderemos ter um cidadão que comecou a trabalhar aos dezoito anos e aposentado aos 65 terá trabalhado 47 anos e outro que foi estudar , fazer especialização, mestrado , doutorado e efetivamente começa a contribuir aos 30 anos , será aposentado aos 65 com 35 anos de trabalho, agora imagine o que começa a trabalhar aos 40 por ser boêmio e viver na night, vai aposentar com 25 anos de contribuição, então tem que ter uma f´rmula justa baseada em idade, tempo de contribuição e a contribuição efetivamente realizada. Abcs.

  15. Manolo, Porque calaste?.Criticaste-me por ter dito que a razao pela qual o Brasil esta regredindo industrialmente, e que o salario pago ao trabalhador brasileiro e muito alto quando comparado com o salario pago ao trabalhador chines, indiano, indonesio, vietnamita e trabalhador do Bangldeshe.. Eu disse que as corporacoes industriais, estao comecando abandonar o Brasil e Mexico, por essas razoes: mao de obra cara, direito sindicais, direito a aposentadoria. Bem, um bom numero de gente escreveu sobre o assunto de um ponto de vista do patronato. Desenvolvendo em detalhes o que eu disse genericamente. Tu calaste. Nao tem argumentos para contraargumentar esse pessoal? Eu repito. Capital nao tem patria e se move para aquelas areas onde a taxa de lucro e maior. E desculpe-me a franqueza, mas onde o custo da folha de pagamento e alta em comparacao com a de outros paises, a taxa de lucro sera mais baixa e o capitalista nao tera motivo para investir nesse pais. E o que esta ocorrendo no Brasil e Mexico no momento, e o que ocorreu na Europa e Estados Unidos depois da decada de 1950. Isso e capitalismo. So vence competicao quem e capaz de produzir mercadoria mais barato. Na Asia, Corea do Sul, Tawan, Singapura na decada de 1970/80 o regime era ditatoria nao diferente do regime de Pinochet no Chile. Foi isto que permitiu o desenvolvimento de uma economia industrial voltada a exportacao. O capital investido naqueles paises sao proveniente da Europa, dos Estados Unidos e Japao. E razao pela qual esse capitasl fugiram de seus paises de origens foi alto custo do trabalhador assalariado, devido direitos sociais, aposentadoria, educacao, saude, aposentadoria. Hoje o capitalismo se encontra na maior crise de sua historia. E a unica saida que este tem a sua disposicao para superar tal crise e uma guerra contra os treabalhadors internamente, para abolir todas as concessoes que os capitalistas foram forcado aa conceder ao trabalhadores em outras epocas. Direito aposentadoria, limite no horario de trabalho, direito a um minimo de educacao, saude, nao partiu de iniciativa do patronato, mas este foi concedido como forma de comprar uma forma de paz social dentro de cada pais e evitar uma radicalizacao politica dos trabalhadores. Por isso esses direitos sao chamados CONQUISTAS DOS TRABALHADORES. Hoje os capitalistas, se encontra encurralado pela crise economica. Tem de ir a ofensiva contra o trabalhador para reduzir os custo do salario para um minimo que seja possivel. E obvio se todos os capitalistas do mundo conseguisse derrotar os treabalhadores e impor essa reducao nos salarios destes, nao haveria mercado consumidor. Mas cada capitalista individual sonha que os trabalhadores de outrs empresas, nao seja inteiramente derrotados e sao pagos um salario que lhes permitam comprar e pagar a mercadoria que esse capitalista produz. Para impor essas condicoes draconianas que o capitalismo requer para superar essa crise economica, o patronato necessitara de um estado forte, nao democratico, isto e uma ditadura. Controlando o Estado, eles forcarao este em guerra contra outros estados capitalista rivais. E o que existe no momento entre EUA e China e por detraz da queda do euro entre os EUA e Europa ocidental. O futuro e guerra entre essses paises. A terceira guerra mundial. Isto e que o futuro nos reserva. Bravo tu me mandas calar a boca e dizes que devo ser aposentado, vivendo as custa do governo brasileiro. Ri-me quando li isto. Nao respondi teu comentario antes por que estavas trabalhando. Terca Feira, da 4 da tarde a meia noite, quarta feira das 9 e meia da manha a meia noite, parando 30 minutos para comer as 5 horas da tarde, e hoje fiz das 9 da manha as 3 da tarde.Tenho 65 anos e trabalho em medoa 60 horas por semana. Salario minimo, nao tenho computador, uso computadores de outros. Sou operario e comunista. Quando eu digo o que o patronado deve fazer nao e porque eu apoio essas medidas, mas porque eu quero que outros trabalhadores tomem conhecimento da situacao real do mundo, da crise economica, o que essa forca o patronato a fazer e o que o trabalhador o devera fazer para contrabalancar as iniciativas do patronato.

  16. Alexandre, é isso mesmo, você pegou bem a idéia. 65 anos seria a idade base, considerando tudo isso que você lembrou.
    Não há dúvida que hoje teremos que trabalhar muito mais.
    Digamos começar a trabalhar aos 20 anos, tem que trabalhar 45 anos. Ah, tem isso de estudo, aquilo de mestrado etc. Tem também insalubridade etc.
    Mas considere, 65 anos tá de bom tamanho, para quem vai viver bem até os 80 anos.
    Vamos discutindo, quem sabe ajeitamos o que os políticos degradam?
    Existe uma coisa chamada cálculo atuarial. Quem domina isso que discutimos é um cara chamado atuário. Tem a ver com estatística, risco etc. Esses caras devem ser ouvidos nesse assunto.
    *****

Comentários não permitidos.