Rapidinhas: Irã

 

Navios de combate iranianos entraram em porto saudita

Este sábado, a 18ª flotilha da Força Naval do Irã entrou no porto de Jeddah na Arábia Saudita, comunica a agência noticiosa iraniana Mehr. A operação faz parte dos esforços voltados para regularizar as relações com os países da região e eliminar os receios em relação ao Irã. A flotilha permanecerá em Jiddah durante alguns dias.

Fonte: Voz da Rússia

 

Irã: vizinhos usados por inimigos estarão sujeitos a retaliação

O Irã poderá atacar qualquer país cujo território for usado por “inimigos” para lançar um ataque militar contra seu solo, disse o segundo na hierarquia da Guarda Revolucionária do Irã à agência de notícias semioficial Fars neste domingo.

“Qualquer ponto usado pelo inimigo para operações hostis contra o Irã estará sujeito à retaliação pelas nossas forças armadas”, afirmou Hossein Salami. A Guarda Revolucionária começou exercícios terrestres de dois dias no sábado, como uma demonstração de seu poderio militar em um momento de aumento da tensão entre Teerã e o Ocidente sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

Os Estados Unidos e Israel, inimigos declarados do Irã, não descartam um ataque militar a Teerã se a diplomacia falhar em resolver o impasse nuclear. O Irã afirma que seu programa é pacífico e não tem o objetivo de desenvolver armas. Os seis aliados dos americanos no Conselho de Cooperação do Golfo têm afirmado que não permitirão que seus territórios sejam usados para ataques ao Irã.

Fonte: Terra

 

10 Comentários

  1. “Os seis aliados dos americanos no Conselho de Cooperação do Golfo têm afirmado que não permitirão que seus territórios sejam usados para ataques ao Irã”.
    .
    .
    Deve ser por isso que os EUA irá fazer uma “ilha-móvel” ?
    .
    Coisa igual a isso só a ilha da fantasia com o intrepto Tattoo e o Sr. Roarke;aliás seria ótimos comandantes para ilha-móvel “USS-fantastic”….Hahaha…..!
    .
    Com uma usina nuclear no Irã,fará com que a Arábia Saudita busque a sua também,afinal para um sunita,com se não bastasse o sionista com bombas atômicas,agora um xiita também!….Heheheh…
    .
    Paquistão está sendo parceiro para o real bonachão saudita neste “propósito”,com direito a outras “cositas mas”.

  2. Já que ao que tudo indica as sanções estão surtindo efeito, apenas resta ao regime teocrático,medieval,primitivo, totalitário e com características que o aproximam dos regimes políticos de Itália e Alemanha de antes da II GM ameaçar os vizinhos.

  3. Robert Fisk: Atacar o Irã é loucura
    .
    Se Israel atacar o Irã esse ano, Israel – e os EUA – darão prova de serem ainda mais doidos do que seus inimigos acreditam que sejam. Sim, Mahmoud Ahmadinejad é doido, mas Avigdor Lieberman, que parece ser ministro dos Negócios Exteriores de Israel, também é doido.
    .
    ‘Vai-se ver, um doido quer dar uma mãozinha ao outro!’.

    .
    .
    (*)Por:Robert Fisk,
    .
    .

    “(…)Mas, se os mísseis iranianos começarem a chover sobre os navios de guerra dos EUA no Golfo, porém – para nem falar nos que choverão também sobre as bases dos EUA no Afeganistão –, os redatores de discursos de Obama terão, aí sim, muito mais trabalho. Que, pelo menos, não deixem que britânicos e franceses entrem nessa. (…)”

    .
    *************************
    (*)Fonte: The Independent
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=174919&id_secao=9

  4. Parece que Israel é o único inimigo real do Irã, os outros parecem estar agora em cima do muro. O Obama esta demonstrando paciência, veremos depois das eleições.

  5. Esses aliados americanos na sua maioria não engolem a presença de Israel no OM, além disso sabem que suas refinarias estão ao alcance dos misseis iranianos, bem como o estreito de ormuz pode sim ser minado pelos persas, isso seria uma catástrofe para tais paises que duraria pelo menos um ano para voltar a normalidade do fluxo de petróleo na região.

  6. Ai vem um retardado e diz:
    Regime teocratico,medieval,primitivo,totalitario?
    Vc por acaso sabe a asnera que esta escrevendo? Saiba que esse regime só existe porque os Eua derrubaram a democracia deste pais em um golpe tipo hoje na Libia e na Siria,e colocaram um fantoche do xá, mas cairam do cavalo,pois esses quem vc chama de medievais tomaram o poder dos fantoches,e jamais fizeram guerras.
    O Irã é um pais do bem,ao contrario dos desgraçados que tu não menciona,cujo um usou armas nucleares sobre civis e matou centenas de milhares,vc não critica um Pais de mentira que invadiu as terras dos Palestinos e os extermina a mais de 60 anos,mas critica a resistencia por lutar contra a ocupação dos gafanhotos sionistas.
    Acredito que deves ser só um papagaio mal informado,qual não se preocupa em buscar a verdade,se estes que governão o Irã fizessem apenas a metade das barbaries que o rei da Arabia,faz,ai lhe daria um pouco de razão,mas isto vc jamais comentaria.
    Na verdade vcs são apenas uns imbecis que simplesmente opinam sem ter o menor conhecimento,porque não usa esses termos a Cia,Mussad,e M-16,quais treinaram por anos centenas de mercenarios para derrubar Gadaffi,e depois de o feito os remanejaram para a Siria,causando o efeito Libia,distorcendo a realidade e pondo a culpa no governo.
    As coisas são bem diferentes,deveria pesquisar,antes de falar de um lider religioso para o povo,tanto é que o povo todo o segue.
    Que crimes Ali Kamenei cometeu???
    E Bush em suas grerras de mentira,porque não usa o mesmo ,pois esse sim merece estas criticas.
    E quanto ao gafanhoto PM Netanyahu,qual matou centenas de Palestinos,mulheres crianças e civis assim que chegou da UE,e saqueou as terras e casas dos Palestinos,este sim poderia ser classificado como,medieval,primitivo etc..
    Anojo saber que existe pessoas que teimam em criticar o certo e defender o mal,cegos e ignorantes,anojam…

  7. Lucas:
    Sua cangalha ideológica mostra evidente quando, de maneira preconceituosa e demonstrando um incrível desconhecimento de história e de direito, chama Israel de Estado artificial. No mais, repete aquela ladainha batida e cansativa típica de grêmio estudantil e outros agrupamento assemelhados de gente acerebrada e doutrinada que, incapazes de pensar por si só, limitam-se a repetir bovinamente as frases feitas e batidas ditadas por seus líderes. Assim, tentar explicar a você, ainda que didaticamente, que tudo aquilo que você acredita não passa de farsa oriunda de doutrinação seria uma memorável perda de tempo. Assim, é melhor deixar você e seu “nojinho”.

Comentários não permitidos.