Comercial israelense simula explosão de usina iraniana pelo Mossad

Um comercial produzido e veiculado em Israel causou nova polêmica ao simular a explosão de uma usina nuclear iraniana por agentes do Mossad, serviço secreto israelense. O comercial foi produzido para anunciar um aplicativo de um canal de TV israelense para o tablete Galaxy, da Samsung.

Na peça publicitária, quatro agentes do Mossad chegam ao sul do Irã disfarçados de mulheres. Eles encontram outro agente do serviço secreto, que está entediado e por isso assiste a uma série de comédia israelense em seu tablet.

O agente começa a promover o aplicativo da rede de TV israelense e a mostrar seus benefícios. Um dos quatro agentes, no entanto, pega o tablet e aciona um aplicativo, curioso para saber sua função.

Nesse momento, no fundo da cena, uma usina explode e os agentes voltam-se para aquele que apertou o botão. “Que foi? Outra explosão misteriosa no Irã…”, defende-se o responsável pela explosão.

A peça publicitária foi criticada pelos iranianos que ameaçaram cortar as importações de produtos da Samsung no país. Membros do Parlamento Iraniano afirmaram que o comercial apresenta o Irã como uma sociedade primitiva e insinua que Israel é poderoso o bastante para destruir instalações iranianas.

Diante da polêmica, a Samsung divulgou um comunicado no qual condenou a produção do comercial. Além disso, a marca sul-coreana afirma que a peça publicitária foi completamente produzida pela emissora de televisão israelense e, portanto, a Samsung não possui responsabilidade sobre a produção.

Vídeo: Israeli advertisement of Samsung galaxy Tablet against Iran

Histórico

A polêmica se dá no momento em que o governo iraniano acusa o Mossad de causar explosões e assassinar cientistas do país que trabalham no desenvolvimento de energia atômica.

Segundo os iranianos, Israel estaria agindo juntamente com os Estados Unidos para atrasar ou até mesmo cessar a produção do país no setor.  No último dia 11, o cientista nuclear iraniano Mustafá Ahmadi Roshan morreu após uma explodir em seu carro, na Universidade de Teerã. Na ocasião, os iranianos acusaram novamente o Mossad e os norte-americanos, que negaram as suspeitas.

Tanto os EUA quanto Israel acusam o Irã de produzir energia nuclear com fins militares. Os iranianos também negam as denúncias.

Fonte: OperaMundi

12 Comentários

  1. Os iranianos levam as coisas muito a sério, deviam ser mais tranquilos, foi só uma piada da qual deveriam rir! Além do mais, é bom eles aprovarem isso, é bom para eles os invasores europeus que roubaram as terras palestinas pensarem que se atacarem sozinhos, derrotar o Irã é uma tarefa fácil!



  2. kkkk…sem mencionar que consideram as mulheres iranianas masculinizadas…

    realmente Israel e Irã é um caso de amor mal correspondido…kkk

  3. Muito engraçada a propaganda. Lógicamente que integrante da teocracia medival e totalitária iraniana ficaram irritadas afinal, senso de humor não é uma característica do totalitarismo.

  4. CADÊ A CORAGEM!
    .
    .
    É….vontade é o que não falta más a coragem para isso….é outros quinhentos!
    .
    Os sionistas e o seu atrevimento,só são corajosos para com aqueles que não tem como se defender,vejam o caso dos palestinos.
    .
    O que falta para estes cafajestes a saírem da retórica e fazer o que falam é a falta de coragem;estão esperando o seu capanga pra fazer o trabalho sujo afinal, encontraram um do mesmo tamanho!….Hahaha..!

  5. Aliás, o senso de humor é uma das medidas que separam um regime democrático, moderno e evoluído de um regime totalitário primitivo e atrasado

  6. Guerra psicológica: a forma habitual de começar uma guerra
    .
    Os tambores da guerra contra o Irã troam fortemente depois do extenso artigo publicado no domingo passado (29) no New York Times pelo jornalista israelense Ronen Bergman. É um dos jornalistas de seu país com maior acesso aos serviços de inteligencia e às altas esferas do governo.

    (*)Por: Iñigo Sáenz de Ugarte,blog Guerra Eterna
    .
    .
    ***********(TRECHOS DO ORIGINAL)
    .

    .
    “(…)Em nenhum momento no texto aparece uma fonte, mesmo que anônima, afirmando que a decisão de bombardear o Irã para deter seu programa nuclear já está tomada.
    .
    É o próprio Bergman que diz ao final que ele crê que haverá o ataque este ano. Em sua opinião, a maioria dos dirigentes israelenses estão convencidos de que se dão os três fatores que justificam esse passo (tal e como são apresentados pelo ministro da Defesa, Ehud Barak):
    .
    Capacidade militar para assestar um golpe decisivo,
    -Apoio dos Estados Unidos
    -E a necessidade imperiosa por fracassarem as demais tentativas de frear Teerã.
    (…)”
    .
    .
    (…)Contudo, o artigo também inclui a opinião contrária de Meir Dagan, diretor do Mossad entre 2002 e 2011.
    .
    Dagan defende que a campanha de sabotagenes promovida pelo serviço secreto teve o êxito esperado e que ademais nem sequer uma campanha de bombardeios pode eliminar o programa nuclear. (…)

    ***************
    .
    (*)Por:vermelho.
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=174614&id_secao=9

  7. Foi um daqueles tipos de piadas de “humor negro” só pra chamar atenção mesmo. Quem fica mau é a Samsung que tem de se desculpar.

  8. Por que em vez de bla-bla-bla, não partem logo para a pratica, o Irá a qualquer momento terá uma bomba atômica e os israelenses ficam de brincadeira, logo o mundo vai pagar com as consequências?

  9. Olá pessoal, assim como o uso cerol nas linhas de pipas, a difamação pela propaganda é um tipo de crime em que só a vitima é punida.

    Propagandear ou difamar, se fizemos um estudo aprofundado, não! Por favor não parem de ler! Continuando, se fizermos um estudo aprofundado, a propaganda sempre foi usada como uma espécie de arma para diversos propósitos por seu caráter de conquistar o coração das pessoas, por isso é válido classificá-la como uma forma de arte.

    Diferente de um professor do ensino fundamental ela passa informações de forma interessante para um público de cérebro adormecido que quer diversão sem raciocínio, igual acontece nossa programação de TV no domingo.

    Elaborar uma propaganda é preciso dedicação, talento, criatividade e imaginação, e as vezes eles incluem a provocação, claro, não é o caso das propagandas do SBT, então não dá para acreditar que essa propaganda não foi um “sem querer querendo”.

  10. Mas o maior destaque da propaganda na guerra é transformar ofensas contra o inimigo numa forma de diversão popular, é a mesma coisa que um gringo chegar perto de nós e dizer “Não roube minha carteira, calma, só tô brincando, mas quanto sua filha cobra por um programa, calma, tô brincando de novo.” , quem pode criticá-lo se é isso que as propagandas passam de nós.

    O Brasil tem também casos interessantes como a propaganda da Bombril, que aproveitando a necessidades das mulheres em ouvirem algo que diminua sua eterna baixo estima fez um material de divulgação que faz apologia ao adultério e ao feminismo de humilhação sobre homens, humilhar pela propaganda não é exclusividade de país rico.

  11. Israel possui terríveis inimigos declarados, mas que no máximo só podem falar mal dela, então diferente dos pacotes de internet banda larga que nossas empresas oferecem, Israel precisa usar a propaganda de forma entendível para seus público. Irã tem um ameaça realmente plausível por isso é necessário uma desmoralização mundial através da propaganda para que ninguém lamente por esse país quando ocorrer um verdadeira ataque. Tipo, você quer bater num cara, mas primeiro convence todo mundo que ele merece apanhar. Ou o contrário, se provoca o inimigo para que reaja e assim possa ser dado o golpe final sem culpa na consciência, se Israel tem mesmo armas atômicas, provocar o Irá até que reaja pode fazer surgir a justificativa de usá-las. E é possível que dê certo já que para quem não tem perspectivas de boa aceitação como é o caso do Irá qualquer menção é ofensa.

    Nessa a cômplice não autorizada que deve estar fula da vida é a Samsung, já que a propaganda passa mensagem que se você mexer num aparelho desta marca fará um reator nuclear ao lado de sua casa explodir. E aí, tem coragem de usar um celular da Samsung agora?

  12. Referências:

    (Comentário Editado – links de sites com matérias fora do escopo tanto da matéria quanto do PB)

Comentários não permitidos.