Chávez comemora 20 anos de tentativa de golpe com parada militar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, presidiu neste sábado, em Caracas, acompanhado de vários líderes regionais, uma parada militar para celebrar os 20 anos de sua tentativa de golpe, voltando a desafiar a oposição, ao afirmar que as Forças Armadas são “chavistas”.

Chávez, que chegou ao emblemático ‘Paseo Los Próceres’ fazendo saudações de um carro preto conversível, lembrou o golpe fracassado que liderou em 4 de fevereiro de 1992 contra o então presidente Carlos Andrés Pérez, afirmando que sua “rebelião” buscou defender “o povo atropelado” por um governo “subordinado” aos Estados Unidos.

Assistiram ao ato como convidados os presidentes de Cuba, Raúl Castro, Bolívia, Evo Morales, Nicágua, Daniel Ortega, e Haiti, Michel Martelly, que estão em Caracas para participar da cúpula da Aliança Bolivariana dos Povos da Nossa América (ALBA), uma iniciativa cubano-venezuelana.

Mostrando-se desafiador e provocativo, Chávez, um ex-militar que está no poder desde 1999, reiterou várias vezes durante seu discurso uma polêmica declaração feita na quinta-feira, quando afirmou que as Forças Armadas são “chavistas”, destacando que aos seus detratores “lhes dói a verdade”.

A oposição venezuelana, que repudiou na sexta-feira as declarações de Chávez, também criticou a parada militar deste sábado, rejeitando que se glorifique o crime que constitui um golpe de Estado e que se obrige os soldados a celebrar “um ato insurrecional”, que constituiu “uma traição à honra militar”.

As Forças Armadas são “uma instituição essencialmente proficional, sem militância política”, afirmou esta semana a oposição, lembrando um artigo da Constituição venezuelana.

“Eu ria de um comunicado tirado pela direita venezuelana, declarando este desfile inconstitucional, é até ridículo. Onde os desfiles são constitucionais ou inconstitucionais ? (…) O que têm é puro ódio”, disse Chávez em resposta às críticas e reiterando novamente o caráter “chavista” das Forças Armadas, ainda que a oposição “sofra um infarto”.

A relação de Chávez com as Forças Armadas tem sido causa recorrente de controvérsia e, nas últimas semanas, voltou a ganhar relevância sobretudo devido à nomeação como ministro da Defesa do general Henry Rangel Silva, acusado pelos Estados Unidos de vínculos com o narcotráfico e a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). (EFE)

 Fonte: Jornal do Brasil

32 Comentários

  1. As FAs venezuelanas realmente são chavistas pois no último contra-golpe da oposição quem salvou o Chaves e todo o governo Venezuelano foi a Guarda palaciana deles. Foi a dita guarda quem desmontou o golpe da oposição e repos o Chaves e as FAs nacional apoiou-os.
    Do que eu soube deles é como um soldado de Caracas disse: ” O Presidente sempre que passa nos comprimenta e até as vezes nos aperta a mão e sempre agrada, agora o anterior nem olhava-nos era como se não existissemos pra eles…”
    Agora meus camaradas do Blog eles sabem que seu trabalho é visto e glorificado. Como não ser chavistas…?

  2. o chaves pode ter todos os defeitos e qualidades tiver, isso não cabe a mim dizer, e sim ao povo da venezuela, mas uma coisa não se pode negar, ele sabe como ganhar sua tropa, assim como aumentar a moral da mesma, espero que a presidente dilma não se entregue ao revanchismo e faça o mesmo.

  3. E eis que a Venefavela chafurda cada vez mais na mediocridade que ela mesma se condenou ao elegir Idi Amin Chávez em 1998

  4. Quem conenhece pessoas que moram na Venezuela sabe das dificuldades e problemas que os cidadãos venezuelanos enfrentam, por causa desse “Menino Maluquinho” a violência e a miséria no país são a regra.
    A política de “dar aos pobres” está acabando com a Venezuela, o “Menino Maluquinho” joga os poucos ricos contra a maioria pobre; em vez de apoiar os empresários ele toma suas empresas – tenho um conhecido na Venezuela que teve um dos seus depósitos tomado pelo exército- são os empresários que geram empregam – não sou empresário.
    Poderia ficar aqui escrevendo tudo que escuto dos meus conhecidos, mas…
    Não sou contra distribuição de renda, muito pelo contrário, já se mostrou de grande eficiência no Brasil por exemplo, mas não apoiar quem gera emprego e renda…
    Não podemos ter gente deste tipo como exemplo!!!!Apenas copiem o que for bom, se é que ele tem algo bom para passar.
    Amigos abraço a todos!!!!

  5. Ao “Patrick”.
    A frase “ele se arma enquanto a população morre de fome” é um pouco contraditória, principalmente se partirmos do fato que Hugo Chávez tem apoio absoluto da classe media e das pessoas mais humildes, como agricultores e trabalhadores urbanos.
    Devemos lembrar também que ele foi eleito pelo povo venezuelano, e só conseguiu ficar no poder graças a esse mesmo povo venezuelano.

  6. É igual em todo lugar, São Paulo também chama o golpe de 64 de “revolução”, coisa normal, a propaganda tem que ser a favor sempre!
    .
    Passando isso, Chávez vem fazendo um grande trabalho em seu país, e seu povo (não os “conhecidos”) que veem as melhoras votam nele pois sabem que nunca houve nada igual por lá, todos sabem dos problemas, inclusive o povo que cobra de Chávez hoje duas coisas como prioridade, diminuir os altos índices de violência e a consolidação de uma indústria nacional, espero que a Venezuela não saia dos trilhos e consiga êxitos em ambos, de resto, Chávez fez à Venezuela passar de umas linhas no mapa mundi a uma nação que deixa os pilhadores de Washington descontrolados, estão no caminho certo!

  7. Esse Vader é patético…… Pq Venefavela? Por acaso a Venezuela era um mar de rosas antes de Chaves ???
    .
    Engraçado como todos aqueles que são contra os EUA são vistos com maus olhos pelas Cheerleaders né ??w
    .
    Vai Felipe Vader, balança a sainha e o pompom e grita: “Me dê um S.. me dê um A.. USA !!!”

  8. Ow…. Ow dó…. o Vaderxinho tá xolando pq o o Xavez é Anti Amelicano… Ow dó..
    .
    Bate nele mamãe… ele anti amelicano….. Ele é anti democlático…. Ele é ditador… Bate nele mamãe… todo mundo q é anti amelicano é ruim, é da turma do Mister Bison…. buá buá buá…
    .
    .
    VÁ CRIAR VERGONHA NA CARA, RAPAZ !!!!!!

  9. Como podem achar que Chaves esta fazendo um bom trabalho se o país vive com uma super inflação, desabastecimento de alimento, a violência tomando conta de todo o país e fora outros problemas. Mas a boa notícia é que aos poucos o povo venezuelano vem acordando e vendo que o seu ditador nada mais é que um fanfarrão incompetente. A popularidade de Chaves vem caindo anualmente e a oposição ate então desorganizada vem crescendo. A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA FRACASSOU E COM ELA O DESEJO DA ESQUERDA BRASILEIRA DE VER NO BRASIL ESSE SISTEMA SOCIALISTA FALIDO E OPRESSOR

  10. Os pobres de dinheiro e espirito enchem o peito de ar e cospem ilusões aos quatro ventos… um pais fechado onde o povo esta dividido e sua industria é aos poucos destruida, aniquilada, em prol de uma ditadura de massas populista ilusoria e mentirosa… novamente, os povos da AL em geral merecem os governos que teem… adoram um chefe que os guie, pois não sabem para onde querem ir… tipico de povo sem conhecimento historico e politico… comentaristas que nada entendem ou tem conhecimento dos fatos vividos na Venezuela, mas defendem o bufão a todo custo… claro… tão loucos para que cheguemos ao estado politico deplorável que alcançou a outrora desenvolvida Venezuela… Chaves conseguiu unir o que tem de pior em uma nação… ignorancia e totalitarismo… vamos ver no que vai dar… daqui a 10 anos começarão a colher os frutos da sua sandice… esperem e verão… verão um pais com riquezas pobre e ignorante… cuidado Brasil… não se espelhe em perdedores e promessas vazias… nós já conhecemos esse caminho e sabemos o qnto é dramatico ter que sair do buraco politico depois que se entra nele… e o buraco venezuelano esta se tornando bem fundo…

  11. Patrick disse:
    06/02/2012 às 13:12

    Não entendi, pq parabens a ele? o pais vive na fome enquanto ele se arma,
    .
    EU TBM NÃO ENTENDI PATRIK,,,
    ;
    .
    PA..RA..BE..NS..PRA,,, ELE SIM
    .
    .VELEZUELA E UM pais QUE vive na fome ????????.
    .
    .
    E O BLA BLA BLA DO BLASIL NÃO NEEEEE???????.
    .
    RESPONDE PATRIK???

  12. PauloR disse:
    06/02/2012 às 19:06

    Como podem achar que Chaves esta fazendo um bom trabalho se o país vive com uma super inflação.
    .
    .
    .
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    O BLA BLA BLA DO BLASIL E PIORRRRRRRRRR, AMIGO PAULOR

  13. Fome, infelizmente tem em todo canto…. E por falar em falido, isso não se sustenta…
    .
    Como as cheerleaders explicam o Movimento “ocupe Wall Street” ??? Que, diga-se de passagem, foi reprimido com violencia ???
    .
    Explica aew Blue Eyes….

  14. Rafael, o seu nivel de informação não sustenta uma conversa seria… nem linguagem rebuscada… quiça uma interlocução mais aprofundada… fica com Deus… saudações… para aqueles que acham que “quem sou eu para julgar alguem”, fiquem com ele e o instrua… se derem conta…

  15. Rafael:
    Eu poderia aqui explicar de forma bem abrangente que o conceito moderno de democracia não vem dos EUA mas sim iniciou-se na Grécia e veio sofrendo aperfeiçoamentos, em especial com a contribuição dos iluministas franceses, que os pressupostos elementares da democracia(eleições livres e justas, alternância de poder, divisão do Estado em três poderes harmônicos e independentes entre si, respeito ao direito de propriedade, liberdade de expressão e pensamento e liberdade de imprensa) encontram-se ausentes na Venezuela, que Idi Amin Chávez engana a população pobre praticando populismo e assistencialismo barato….mas uma pessoa como você, cuja cangalha ideológica o faz acreditar em estultices como “imprensa golpista e comprada”, ou então em uma “ditadura do proletariado”, seria uma memorável perda de tempo afinal você é incapaz de pensar, de produzir idéias. Limita-se a repetir frases feitas e a agredir gratuitamente aqueles que discordam dos seus, vai lá, “pontos de vista”. Assim, é melhor deixar você se repetir ad eternum. Apenas um pedido: não desconte sua frustração no seu cachorro pois, como é sabido, a população hoje está vigilante e tem denunciado casos de maus-tratos contra animais…

  16. Paulo R so um ditador celebra golpe militar. Falso. No meu tempo de jovem, celebrava-se a Revolucao 31 de Marco de 1964. Dizem que o regime era democrata.

  17. E era… pergunte aos que viveram essa epoca… hoje são poucos, mas se lembram o qnto eramos felizes e não sabiamos…

  18. Eu vivia nessa epoca e me lembro o Roberto Campos pedir ao povao apertar o cinto. Isto tolerar o regime financeiro draconiano que ele estava impondo. Lembro tambem a introducao do PIS, os discursos, primeiro temos que construir o bolo, depois sim o dividiremos, isto e primeiro farfemos o Brasil uma potencia economica, depois vem o bem estar social. Cresceram o bolo, e os comeram sozinho sem dividi-lo com o povao que tinha feito sacrificio. Veio a crise economica mundial do capitalismo de l970 e o regime incapaz de sugar mais o povo brasileiro em nomes dos conglomerados economicos que dominavam a economia brasileira, abandonou o poder e o os capitalistas disse para o pessoal da oposicao, agora sao voces FDP, vao la e faz as massas trabalharem para nos por menos dinheiro no bolso. E esse o papel da esquerda no regime capitalista, por em pratica politica economica nefasta aos proletariado, que os partidos de direitas sao incapaz de impor por causa da resistencia popular.

  19. TIRELESS Menos meu caro nem na Grecia existiu Democracia plena e se ela se aprimorou ou evoluiu como pensas rsrs Democracia e Socialismo são essencias meu caro que voce acredita que existe e não as ve em lugar nenhum rsrs Veremos se quando Chavez for derrotado nas urnas se ele passara o poder eu duvido ele mantem as forças armadas e parcela do povo chantageadas na ilusão.Ele prega tanto contra os EUA e depende unicamente dos Americanos para refinarem e beneficiarem seu Xisto,se os EUA boicotassem o Xisto dele ele os enviaria para aonde para ser refinado e processado rsrs So paises Ocidentais deteem a tecnica completa do beneficiamento do Xisto impuro.Ele cospe no prato que come que são os EUA ou ele é realmente maluco ou um dissimulado agente duplo que usa da arrogancia do slogan anti-imperialista somente para iludir os tolos.Todo o armamento adiquirido ele deu o Xisto como garantia.Os emprestimos que ele pega com a China,com a Russia e com o Brasil ele dá o Xisto como garantia.Não demora muito ele ter de pagar as dividas dele com a fome do proprio povo e ainda tem gente que acha isso lindinho rsrs Pura falta de bom senso e tudo o que ele tem para se defender se aniquila com uma unica bombinha por dentro da cara.Ultimamente anda latindo menos porque lhe puxaram pela orelha bem puxadinho e ainda de vez enquando solta umazinha para manter a marrinha dentro de casa.

  20. ô Dilma buááá ô Dilminha buááá se espelha no CUMPANHEIRO Dilma buááá Fecha com a Milicada e bica a bunda de todo mundo em Brasilia ô Dilminha buááá rsrs rsrs rsrs rsrs

Comentários não permitidos.