OPERAÇÃO BAHIA – Aeronaves da FAB levam tropas para reforçar a segurança da população baiana

Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão engajadas no transporte de 1400 homens e mulheres da Força Nacional e do Exército Brasileiro para Salvador. É a chamada Operação Bahia. Os policiais e militares irão apoiar o governo da Bahia em razão da greve de policiais no Estado.

O primeiro voo partiu de Brasília, por volta das 22h desta quinta-feira (2/2), levando a bordo do KC-137 (Boeing 707) da FAB 150 policiais da Força Nacional. Um segundo avião decolou na manhã desta sexta-feira (3/2), da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, transportando 150 militares da Brigada Paraquedista do Exército. Ao longo do dia, dois aviões farão o transporte de mais 600 militares do Exército, de Recife para Salvador.

No final da tarde de hoje, decolou de Campo Grande (MS), uma aeronave C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15ºGAV), levando 50 policiais da Força Nacional, com previsão de chegada às 23h em Salvador. Amanhã a aeronave deve transportar mais 35 policiais da Força Nacional de Altamira para Salvador. Também para este sábado (4/2), está prevista a partida de Natal (RN) de mais um voo do KC-137 com 150 militares do Exército, chegando às 13h na capital baiana. Outros voos transportando militares devem ser programados. Além disso, a FAB designou 400 militares para cuidar do funcionamento regular dos aeroportos públicos em todo Estado da Bahia.

Até a noite deste sábado, 1170 militares e policiais serão transportados pela FAB para auxiliar o policiamento na Bahia.

Demonstrando a sua mobilidade e flexibilidade, a FAB transporta, em menos de 48 horas, uma grande quantidade de militares provenientes das cinco regiões do país: Foz do Iguaçu (Sul), Rio de Janeiro (Sudeste), Campo Grande (Centro Oeste), Altamira (Norte), Recife e Natal (Nordeste).

Fonte: Agência Força Aérea

18 Comentários

  1. Não vou entrar no meríto da Greve em si mas acho que segundo a Constituição não é permitido manter um nível de greve para os servidores Militares desse nível,tem que se manter algo perto do mínimo,mas o que me chama atenção segundo os jornais daqui do sudeste é o fato de que supostos policias baianos encapuzados entrarem em ônibus e mandaram todos derecerem e atrasavessaram esses veículos na principal avenida de Salvador,congestionando o trânsito,se esse homens forem mesmo polícias tem que ser expulsos,pois mandar passageiros,cobrador e motorista descer e depois furar a faca os pneus é coisa de bandido.
    O povo baiana no não merece isso.

  2. Parabéns a FAB, trabalhando sempre com competencia, mesmo sem investimentos do governo,operando com aeronaves antigas e ultrapassadas. Taí esse governo, não investe nas forças armadas, mas quando precisa…

  3. Se os policiais estão de armas em punho a manifestação não é pacífica. No caso, devem ser presos e arcar com as sanções disciplinares. Mas convém pesquisar sobre a filiação partidária dos líderes. Eu li sobre isso e é maquiavelicamente interessante.

  4. barca e mano, é mais ou menos isso. na verdade, eu q sou baiano, posso dizer q ocorre uma verdadeira queda de braço entre o movimento grevista e o gov. os argumentos do gov somadas as ações de Terros provocadas por alguns PM grevistas — como tomarem onibus e depredarem bancos — nos colocam do lado do governador e do dialago.
    mas eu com cidadao, q estou desde quinta-feira com medo de sair de casa, nao tenho lado. sou somente pela minha segurança e segurança d todos nós cidadaos.
    de tempos em tempos, sabemos de arrastoes por toda a cidade, e muitos ‘boletins informais’ q nos pedem para nao sair de casa. portanto, agora pouco m importa o lado A e o lado B — porq ambos se quebraram, um porque nao queis dialogar [PMs], outro pq esperou de mais [Gov]– e a unica coisa q quero é o meu sacrossanto direito de IR E VIR! abraços.

  5. O engraçado disto tudo que em 2001 o Mesmo PT e Jacques Wagner forneceu carros e colaborou com dinheiro na 1ºgreve da PMBA. E agora ele juntamente com a Dilma estão pensando em usar força letal contra os polciais grevistas…
    E por isto que eu sou capitalista, pq é melhor isto do que ser um socialisita duas caras com é o PT..

  6. O problema, é que os militares das FFAA estão ganhando tão mal como as polícias. Dilma só deu aumento salarial para os políticos, ministros e juízes.
    Estava lendo uma revista hoje: Apenas o auxílio de moradia dos políticos e juízes, é igual aos vencimentos líquidos de um tenente. Quer dizer: O juiz ganha R$24.000,00 + auxílio de moradia + férias não gozadas em dinheiro (eles tem 2 meses de férias, e vendem 1) + ajudas de custos de viagens + licenças-prêmio não gozadas em dinheiro.
    Tem que congelar os salários dos políticos e juízes, para aumentar dos militares e policiais. Isonomia.

  7. Solaris
    Pois é!! Mudaram agora é aqui em SC, se alguem vir buscar muanba do “paragua” vai ter de atraversar a ponte por aqui. RSRSRSRSRSR

  8. Invés de fazerem isto deveriam marchar para brasilia cobrar a pec 300 que nenhum político quer assinar. Deveria ser uma greve generalizada em todo o país. Aí agora ta la agora ‘enchendo o saco’ dos militares do exército invés de ser nos da segurança publica de brasília que ganham 5.. 10 vezes mais que qualquer militar seja em esfera estadual seja na federal.
    VÃO PRA BRASÍLIA! JUSTIFIQUEM O SALÁRIO DELES.

  9. O direito irrestrito à greve não dá a nenhuma categoria permissão para aliar-se a bandidos ou insuflar a criminalidade, fazendo do pânico e da insegurança da população uma carta manchada de sangue na mesa de negociações. Desde que um segmento da Polícia Militar do Estado decretou greve, na última terça-feira, instalou-se o caos, a morte e o medo na vida da população baiana. Em cinco dias de paralisação, cerca de 52 assassinatos foram registrados, ademais de uma explosão nas ocorrências de roubos, arrastões e saques. Policiais encapuzados atacaram o transporte coletivo; há suspeitas de cumplicidade com crimes e gangues que tem levado o pânico aos trabalhadores e às famílias.

  10. Como fala merda heim DANDOLO então quer dizer que na tua cabeça foi a Presidenta quem deu aumento a politicos e juizes né mesmo rsrs Vai fazer disco voador DANDOLO abastecido com polenta rsrs rsrs Se Deputados,Senadores e Juizes Federais se auto-promovem a culpa é de nossas leis e constituição que teem brechas para isso…WAGNER meu caro voce queria que o Gov.federal permanecesse omisso sendo a população a mais prejudicada com saques,pilhagens,vandalismos,assassinatos.Ate policiais ja foram presos nessa greve da Bahia cometendo crimes.Voces misturam tudo e nem mesmo teem bom senso de discernirem na e transformam em diarréias seus pensamentos.Quem tem que resolver as reivindicações trabalhistas deles é o Governo do Estado e cabe a União garantir a lei e a ordem nestas circunstancias.Aqueles que pagam os salarios desses baderneiros é o povo que não tem culpa de nada.Se perderem apoio da população como policiais e grevistas do RJ estão dizendo que se assembleia em Salvador for invadida entrão em greve total tambem poderão tambem perderem o apoio da população do RJ que ate agora esteve solidaria com eles.Se o governo federal abrir a guarda se generaliza essa baderna por todo pais ou tomarão uma atitude radical ou ficarão desmoralizados.Tinha que acabar com militarismos em policias e bombeiros estaduais e unificarem as policias,ms bombeiros e policiais militares não querem perderem status e regalias de militares.Militares são as Forças Armadas Brasileiras…….BORDUNADA NELES TODOS COBRADA.

  11. Enquanto policiais e bombeiros do RJ continuarem cumprindo a lei de forma ordeira e pacifica estarei do lado deles,se transgredirem ficarei contra eles.Nossos professores,servidores de saude,todos servidores publicos federais e estaduais merecem dignidade e o nosso povo tambem,então devemos fazermos vista grossa para baderneiros que deveriam cumprir a lei e fazerem cumprir as mesmas e descermos a porrada no povo quando reivindicar algo né porque é isso que os governos dos Estados fazem botam a policia para agredir o povo.A unica forma de se resolver isso é o dialogo e a unica coisa que a Presidenta pode fazer é forçar governadores a dialogarem.Nós temos é que ganharmos a simpatia da população e buscarmos reconhecimento no governo federal e não afronta-lo.Perguntem as escoltas dos governadores se eles estão fazendo greve e praticando vandalismo.

  12. Uma policia sem moral nenhuma altamente agressiva e que operacionalmente é uma merda deixando o Estado da Bahia a anos com um dos mais violentos Estados desta Nação.Perguntem ao povo Baiano se gostam ou confiam neles.No RJ morrem muitos policiais porque batem de frente com a criminalidade e veem fazendo um trabalho digno de todo reconhecimento E SÃO OS POLICIAIS MAIS MAL PAGOS DO BRASIL NO ESTADO QUE MAIS ARRECADA AOS COFRES DA UNIÃO e não fazem baderna,não depedram o patrimonio publico e não deixam a população entregue a propria sorte de saques,pilhagens,assaltos e homicidios….Eu extinguia essa policia Baiana de merda e começava tudo do zero.O final é um so sairem todos com as mãos nas cabeças agarrados a esposas e filhos se cagando de medo e ficarem desmoralizados como ocorreu da outra vez que se amotinaram e ameaçaram enfrentarem as tropas Federais.As tropas que la estão não representam corporações ou a Dilma Roussef e sim ao Brasil e a sociedade Brasileira.Eu jamais sairia da minha casa para me juntar a baderneiros que descumprem a lei…….É BORDUNADA NELES TODOS COBRADA FAZ CARURU DESSA MULAMBADA.

  13. Bahia é uma delas que está por vir…o governo que não mude seu sistema para um mais justo, para ver no que vai dar em 2012! É uma vergonha o governo distribuir discurssos de igualdade e melhor distribuição de renda, de baixo pra cima na pirâmide, quando deveria ser o inverso, tem que acabar com a farra dentro de casa primeiro, para depois ajudar os da rua!

Comentários não permitidos.