Exército recebe 7º lote de viaturas blindadas LEOPARD 1A5BR

O Exército recebeu o último lote de viaturas blindadas modelo Leopard 1A5BR, que desembarcou no Porto Novo do Rio Grande, no dia 31 de janeiro. Foram recebidas 39 Viaturas Blindadas de Combate – Carro de Combate (VBC-CC) e 2 contêineres de material que serão transportados para o Parque Regional de Manutenção / 3, em Santa Maria (RS).

 

Esses blindados pertencem ao sétimo e último lote do Projeto Leopard 1, cujo contrato de compra e apoio foi estabelecido pelo Governo Brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha. O material será destinado ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas da Força Terrestre.

 

No total, foram adquiridas 220 VBC-CC Leopard 1A5, sete Viaturas Blindadas Especializadas Socorro (VBE Soc), quatro Viaturas Blindadas Especializadas Lança-Pontes (VBE L Pnt), quatro Viaturas Blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro Viaturas Blindadas Escola de Motorista.

 

Os blindados adquiridos possuem um Contrato de Suporte Logístico Integrado, que terá vigência de cinco anos, garantindo a execução das atividades de assistência técnica, fornecimento de peças originais, formação e treinamento de militares e manutenção corretiva, incluindo a reparação de componentes no exterior. O contrato prevê, ainda, o fornecimento de uma grande quantidade de Dispositivos de Simulação e Apoio à Instrução (DSAI).

 

Fonte: Exército Brasileiro

38 Comentários

  1. Um ótimo negócio feito! Espero que haja um plano no governo de produzir um VBC-CC nacional, podendo ser baseado na tecnologia Leopardo pois são os melhores do mundo.

  2. Hummm que deliiicia.Eis ai a alegria estasiante de uma companhia de infantes munidos de misseis portateis ou um esquadrão de helicopteros de ataque.Ebaaa da invadir o Uruguai,a Argentina e o Paraguai.Vão para a guerra embarcadinhos neles enquanto eu vou a pé feliz da vida com meu falzinhu enferrujadinhu cantarolando
    “És a nobre Infantaria,
    Das armas a rainha,
    Por ti daria
    A vida minha,
    E a glória prometida,
    Nos campos de batalha,
    Está contigo,
    Ante o inimigo,
    Pelo fogo da metralha!”

    Viva o insubistituivel Falzinhu enferrujadinho
    “Brasil, te darei com amor,
    Toda a seiva e vigor,
    Que em meu peito se encerra,
    Fuzil!
    Servil!
    Meu nobre amigo para guerra!

  3. Maluquinho, tambem não é pra tanto..
    Pra quem andava de apé, uma carroça enferrujada ja é grande coisa… A ferrari vem depois..
    Até porque a biscicleta(o guarani) é nosso e muito promissor…
    Nossa força aerea e marinha é quem ta pedindo arrego. Nosso EXERCITO poem medo em muita gente.. não se engane…
    Vamos parar com essa mania de que a grama do vizinho ta sempre mais verde.

  4. o LEO 1A5 e uma exelente aquisição para nossa cavalaria blindada, foi todo revisado e tem equipamentos e soluções opticas do 2A6, tem uma boa vida operacional ainda pela frente, e se vierem mesmo os guepards para escolta anti aerea, teremos uma exelente e respeitavel infaria/ cavalaria blinda, capaz de fazer frente a qualquer na na fromteira sul do pais.e o que e melhor, com apoio logistico da propia KLM instalda e integrada em solo nacional, so nos falta nacionalizar a munição,o que acredito que ocorrerá em breve, ai estaremos com indempendencia total em caso de necessidade operacional.

    ‘hááá mas e dos anos oitenta” FOI ATUALIZADO, E É UMA ARMA, o importante e que cumpra sua missão,se eu pegar uma pistola taurus em boas condições operacionais fabricada em 1986, e uma fabricada em 2006, e der um tiro num alvo com as duas, o resutado e o mesmo !!


    logico que devemos cobrar o reequipamento, e combater a obsolencia, mas tem gente que acha que equipamento militar e luxo, e não estrategico, que deveriamos trocar tudo de cinco em cinco anos, tenham do´, ate as forças armadas mais poderosa do mundo usa B52, U2, e blindados M113 atualizados, entre outros, EQUIPAMENTO MILITAR E ESTRATEGICO E NÃO LUXO !!!

  5. GUSTAVO G Pra quem tem preguiça de caminhar ate velocipede serve mas pra gato escaldado e sagaz a pé é o melhor meio de locomoção em batalha.Tem mais mobilidade,dificulta a linha de visada adversa.Se for pra embarcar em banheirão prefiro uma boia peneumatica,um par de pés de patos,mascara de mergulo,snorkel,um binoculo made in China contrabandeado do Paraguai e o velho Falzinho enferrujadinhos.Se for por terra vou a pé mesmo.Eu sei meu caro que nosso Exercito é o unico que sabe realmente o que é assimetria (ADAPTAÇÃO) e que versatiliza.Quanto a MB e a FAB so não estão melhores por culpas dos Jurassicos que fantasiam sonhos aficcionados ao invez de usarem assimetria e versatilização.Eles servem mais a USAF e a Royal Navy meu caro e quando o couro comer é o EB e o nosso povo que terão de darem um jeito,meu sonho de menino é me deparar com uma coluna desses bichões e mandar missel portatil neles e esperar que sobreviver sair gritando “Perdi Perdi” e eu lhe responder “Perdeu sim mas foi a vida” e corta-lo no meio um um roto de balas rsrs e por isso sigo alegrezinho cantando :

    Nobre infantaria, arma de respeito,
    faz amedrontar.
    Quando, peito a peito
    o inimigo nos encontrar.
    A fama levando, vamos espalhando, a nossa alegria
    E, junto ao Brasil está o fuzil da infantaria.

    Somos soldados, nobres infantes
    que nos mostramos alegres triunfantes
    com belo porte, que até a morte,
    não ousará nos destruir.

    Sempre a sorrir, vamos marchando
    Vamos lutando em pról deste pavilhão:
    O nosso Brasil a quem dedicamos o coração!

    Junto à nossa bandeira,
    lutaremos com valor
    daremos a vida inteira
    por ela temos amor!
    Mas, se algum dia a guerra
    nos vier surpreender
    temos o fuzil!
    vamos combater para salvar a honra do Brasil!

    HURRA!

    Somos soldados,nobres infantes
    que nos mostramos alegres triunfantes
    com belo porte, que até a morte,
    não ousará nos destruir.

    Sempre a sorrir , vamos marchando
    Vamos lutando em pról deste pavilhão:
    O nosso Brasil a quem dedicamos o coração!

  6. Oba!! Tá melhorando. Um dia de cada vez, boa Brasil!!!

    ( Que imagem linda os Leopard no pátio do exército!! Temos que multiplicar isso por 500x…)

  7. Capa Preta, concordo 100% com você. Leopard 1A5 é só no nome Pois sua modernização deixa ele num Patamar bem superior. O 1Maluquinho deve ter tido aulas com o Dandolo e criado um blindado imune aos misseis anti-tanque. Por isso acha que os Leo brasileiros não prestam.

  8. Belas fotos.
    Espero que a próxima aquisição vindo da Alemanha seja para a Marinha: os navios do PROSUPER, principalmente as fragatas Sachsen e o apoio logístico classe Berlim.

  9. Esse Nosso Amigo Maluquinho é muito engraçado! gostei dos comentários dele, também acho que foi uma Boa aquisição, poderia ser melhor! Por exemplo Leopard 2, mas esse tá de bom tamanho! Para Bens Brasil!

  10. R22 meu caro eu não disse que não prestam apenas que eu prefiro não estar embarcado neles e me sinto mais seguro a pé.Hoje amiguinho faz a diferença tanto em blindados,artilharia e defesas armamentos inteligentes automatizados.Os blindados foram uma boa aquisição sim mas devemos priorizarmos seus predadores que são helicopteros de ataque e artilharia inteligente.É muito mais interessante ao Brasil em nosso momento economico termos uma forças armadas mais rapida,moderna e versatilizada com tudo aquilo que faz a diferença inclusive nas areas essenciais a defesa que são as nossas maiores deficiencias ARTILHARIA E PLATAFORMAS DE DEFESAS INTELIGENTES E AUTOMATIZADAS que por si so teem varios empregos.Adaptação e versatilização é o que precisamos mais esses blindados de pronto nos servem mais para intimidarmos o MERCOSUL rsrs rsrs

  11. to de acordo com nosso exercito fica pra nós, esses blindados já da de fazer bagaço né não, sé o exercito começar a fabrica melhor ainda, ta tudo bem o CHAVITO tem a melhor aviação de combate de nossa marica , mais com muita FÉ EM DEUS , nós iremos da entrado no plano FX-3 pra conseguir o tão sonhado T-50 o coizinha lida , mais acho um poquito dificílimo, por q os russos ñ iria abrir seus livros tão fácil , mais foi que eu vi né agora pode me corrigir sé eu estiver errado sobre o T-50 http://www.defesabr.com/Fab/fab_novofx.htm

  12. Até onde eu sei, já estão sendo feitos estudos para desenvolvimento de um Blindado Nacional… não sei dizer, mas acho q será apartir da plataforma do Osório… Se eu não me engano, isso esta previsto do contrato da empresa de engenharia que dará a manutenção nos LEOPARDS

  13. R22 falou tudo,kkkkkkkkk!Pro dandolo se o Brasil adquirisse um F22 ele acharia ruim porque não dá pra viajar a marte com um F22,kkkkkk.

  14. Se alguma potencia nuclear nos atacar, esses blindados serviriam para que?????

    Se nem força aerea temos!!!!

    Alguem ja ouviu falar de blitzkrieg sem aviões????

  15. Levando em conta que mais da metade do território nacional não é propício à manobras com tanques, esses leopard quebram o galho. Mas é claro, meu sonho de infância era ver os Osório “in tupiniquim vor” rsrs

  16. Não entendo muito mas as undades medicas e de engenharia tudo bem mas os tanques nos servem para que não seria mais nescessario e uteis lansadores de misseis moveis

  17. Sou um civil, e pouco entendedor tecnico de armamentos, porém na minha visão admnistrativa estratégica, não vejo mais utilidades para blindados desse tipo em nenhuma força de defesa ou ataque…é um conceito e ideologia completamente ultrapassada, estou de acordo com o 1maluquinho, baterias de mísseis, blindados leves inteligentes, rápidos, camuflados eletronicamente, letais e com misseis, e de preferencia dando apoio as ideias do mago Dandolo; com armas lazers para pelo menos interceptar misseis mútiplos…estamos no século XXI. Enquanto inventão e já utilizam armas lazers e magneticas, miniaturização dos equipamentos de combate, o BRASIL compra carroças de metal tamanho GG…prefiro 5mil equipamentos leves, inteligentes, e letais…com nossos soldados melhores do mundo fatiando carnes agonizantes…

  18. Sou um civil, e pouco entendedor técnico de armamentos, porém na minha visão administrativa estratégica, não vejo mais utilidades para blindados desse tipo em nenhuma força de defesa ou ataque…é um conceito e ideologia completamente ultrapassada,até mesmo de escudo para soldados, estou de acordo com o 1maluquinho, baterias de mísseis, blindados leves inteligentes, rápidos, camuflados eletronicamente, letais e com misseis, e de preferencia dando apoio as idéias do mago Dandolo; com armas lasers para pelo menos interceptar mísseis mútiplos…estamos no século XXI. Enquanto inventam e já utilizam armas lasers e magnéticas, miniaturização dos equipamentos de combate, o BRASIL compra carroças de metal tamanho GG(mesmo modernizadas são alvos fáceis)…prefiro 5mil equipamentos leves, inteligentes, e letais…com nossos soldados melhores do mundo fatiando carnes agonizantes…a palavra para as forças de defesa e ataque de uma nação é simples MINITUARIZAÇÃO…ser atacado e inutilizado por maquininhas…rsrs…imagina a 4° Frota vir ao atlântico sul dar uma voltinha de dissuasão, e serem cercados por 10mil bots multifunção do tamanho de uma motocicleta( que voem a 1000km/h, que tenham a capacidade de ficarem submergidos no fundo do mar) armados com lasers e mísseis letais…todos os sistemas da frota seriam invadidos e uma voz eletronica anunciaria…apartir de agora vocês estão em território de soberânia Brasileira e seram escoltados até seu destino. BRASIIIILLLLLLL

  19. Tenho que admitir, para um blindado de 30 anos ele é bem bonito, e creio que cumpre o seu trabalho. Os tanques de guerra ainda tem sua função no campo de batalha, principalmente a de trucidar blindados e posições inimigas. São obuses propulsionados e são muito resistentes, apesar de serem lentos aterrorizariam qualquer soldado em terra, e com as blindagens reativas e as passivas cada vez mais resistentes, destruir um tanque não é só questão de acertar um míssil, mesmo porque com lançadores de fumaça fica difícil acertar um míssil guiado por calor. Os carros de combate ainda são fundamentais nos campos de batalha e vão continuar por um bom tempo, só não tem a total supremacia como tinham antigamente e devem ser usados com maior inteligência e cuidado. Além do que deve se ter em mente o tamanho do Brasil, lanchas como as do Irã seriam algo absurdamente inúteis, olha o tamanho da costa do Irã e olha a nossa, não da nem 50 km, já a nossa… Lanchas não tem capacidade de ir em alto mar e seriam facilmente destruídas a distancia, enquanto no Irã a forma do estreito força o inimigo a se aproximar, aqui não tem nada que os traga próximo a costa.

  20. Isso mesmo amigo Sucupira,quanto mais ageis e menores,automatizados,com um armamento letal,e pessoas inteligentes,não tem pra ninguem,a cobra vai fuma como diz o Malukinho,seriamos como formigas endiabradas para cima do mel heheheh. tudo é uma questão de lógica,não é mesmo amigo dandolo,chega de gigantes emferujados,gastadores de combustivel e armamentos obsoletos….sera que caiu a ficha tche!…abraços…

  21. Boa noite Cavalheiros!!tamos falando de tanques, navios, helicópteros, Alguém tem informações sobre a troca de Fuzil FAL! meu deus Eita que o coitado já deveria ter se aposentado! sem falar que a farda do Exercito Brasileiro vem da China!!
    Abraços!!

  22. Na revolução popular da Líbia,os rebeldes adaptaram canhões 30 mm em caminhonetes, e fizeram a festa. Daí a minha dúvida sobre a capacidade de blindagem desses CC. Frontalmente eles resistem, mas lateralmente e na retaguarda ?
    Há um pequeno míssil, guiado por laser,através de um binóculo e jostique. Índice de acerto de 90%. A munição flecha desse míssil,tem a capacidade de perfurar 50 cm de aço,a uma distância de 2km.
    Eu criei 2 tipos de blindagens,que conseguem segurar todas essas munições. Uma delas dá para servir de sobre-blindagem para os CC, mas a outra, exigirá um novo tipo de estrutura.

  23. Sucupira disse:
    06/02/2012 às 13:28


    concordo plenamente sucupira, acho que o ideal seria um comboio mixto, com blindados pessados no apoio ao fogo,lançadores como os astros ou obuses autopropussados, e blindados leves de escolta tatica, ja temos ate exelentes projetos nacionais, cmo o gradiador,http://www.youtube.com/watch?v=kGfcKg3XJrw, e o guara da avibrashttp://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/arq/Art%2010.htm, equipados com o missil nacional anti- blindado mss-1, seriam batedores perfeitos para nossa cavalaria blindada, mas vai enfiar isso na cabeça de nossos “politicos estrategistas” industria nacional não paga muioto lobby, infelismente !!

  24. Eu gostaria de produzir um novo tipo de CC inédito. Motor, sistema de direção, caixa, suspensão, sem torre, sem lagartas, blindagem inteligente,voa, vira lancha, etc. Vai voar, apenas para se posicionar. É um carro, que se a metade dele for destruída, poderá continuar andando.

  25. CC já estão extintos. Os americanos sabem disso. Navios de superfície também. Eu criei um novo tipo de blindagem e de CC, para que sobrevivam por mais 10 anos.

  26. Ainda acho que os blindados como o Leopard tem utilidade sim. Talvez não numa primeira fase onde a forca aérea e a marinha tem um papel mais Importante. Mas para finalizar um conflito ou uma invasão no caso, seria necessário o uso da infantaria, o avanço por terra. Aí que entram os CC, para defender posições e impedir o avanço das tropas inimigas. Claro que essas divisões de blindados devem estar protegidas por sistemas de defesa antiaerea. Imaginem uma coluna de Leo 1A5 protegidos pelos Gepard ou por sistemas do tipo Pantsir. Cada sistema, ou arma tem suas funções no campo de batalha, e não é diferente no caso de um MBT.

  27. Você que sabe pouco de blindados e entra no PB para se informar, não leve em consideração quem diz que apenas o sul é propício ao uso de MBT ou que o Leo A5 foi uma péssima aquisição.
    .
    A verdade é que só não é indicado o uso de MBT na região amazônica, pantanal e algumas partes da zona da mata.
    .
    O Leo A5 é uma ótima aquisição, até sua chegada por exemplo, apenas meia duzia de M60 tinham visão noturna.

  28. Dell não sou tolo de não admirar a imponência destes CC, porém quando se pensa em concorrência tecnológica, caímos na real e vemos que novos conceitos de maquinas de guerra são necessários, especialmente armamento crítico(aquele que não se exporta) e todos no mundo tem essa vantagem de sair na frente e dominar amplamente aquilo que se inventar. Os próprios americanos estão trazendo conceitos do cinema para a realidade…eu acredito e concordo com o DANDOLO na inovação e desbravamento das fronteiras da ciência, VAMOS OUSAR…esse negócio de rodas e lagartas é conceito ultrapassado. Não é viajar na ficção meus caros, mas a primeira nação que dominar blindados com 10x menos peso e 10x mais blindagem que voem ou saltes obstáculos como um ser humano terá SUPREMACIA…(GUNDAN) e digo o mesmo para aeronaves, conceito ultrapassados e turbinas ultrapassadas…a questão é que ninguém investe nessas tecnologias já possíveis, pois não teria para quem vender(seriam tecnologias críticas)e o investimento ate o protótipo final seria incoerente…mas aposto que os americanos e japoneses já tenham algum brinquedo do tipo.
    ROBOTICA BRASIL VAAAMOOOSSSS ROBOTICAAA

Comentários não permitidos.