WikiLeaks: exército dos EUA envia soldado Manning à corte marcial

Foto: AFP, Saul Loeb

O exército americano informou nesta sexta-feira que aprovou a recomendação da Justiça de enviar o soldado Bradley Manning, acusado de ter entregue milhares de documentos confidenciais ao site WikiLeaks, à corte marcial.

Esta decisão abre o caminho para estabelecer uma data de julgamento para Manning, de 24 anos, que enfrenta a possibilidade de prisão perpétua por “conivência com o inimigo”.

“Um juiz militar será escolhido pela Justiça militar americana e esse juiz fixará um data para a leitura da ata de acusação, o lançamento de audiências e o julgamento”, explicou o exército em comunicado.

Um tribunal militar americano recomendou em janeiro uma corte marcial para Manning, que participou da ocupação do Iraque desde novembro de 2009 até sua prisão em maio de 2011.

O soldado é acusado de ter entregue entre novembro de 2009 e maio de 2010 ao WikiLeaks cerca de 260.000 documentos diplomáticos confidenciais relacionados com as guerras de Iraque e Afeganistão, entre outros documentos.

Fonte: AFP

20 Comentários

  1. Você pode até concordar com os atos dele, mas não pode transformar em heroísmo, ele botou milhares de colegas e agentes de inteligência em risco de morte, apenas abrindo cofres.
    Certo ou errado, não vêm ao caso, mas conspirar contra o seu próprio estado seja em que circunstância for, é crime máximo.
    se eu fosse a autaridade responsável, seguiria lei.
    Sds
    E.M.Pinto

  2. Bem colocado amigo E.M! Muitos incautos querem tranformá-lo em herói, mártir junto com Assange mas esquecem que os vazamentos por eles provocados causaram a morte de muitas pessoas. Então, que se aplique a Lei

  3. Essa ” conspiração ” acabou por beneficiar o resto da humanidade, dá uma noção correta de como pensam os americanos.
    Tem poder quem tem informação.
    A pior conspiração é essa que acontece no Brasil, a dos nossos políticos, que desviam verbas, manipulam, enfraquecem desde as FAs , a Segurança Pública, o poder judiciário, educação, etc etc etc.
    —————
    http://www.youtube.com/watch?v=oROvDhidrPs

  4. pimenta nos olhos dos outros é refresco rsrsrs,que ele é um traidor do seu pais isso é sem duvidas nenhuma eu fui sarcastico.

  5. Realmente quando ele revelou o que era confidencial ele traiu a sua pátria,mesmo com a melhor das intenções,agora cumpra-se a lei.

  6. A posição dos EUA é que causaram a morte de muitas pessoas, não foi o vazamento de documentos pelo cara. O cara simplesmente jogou a merda no ventilador. Obviamente vai ser julgado por isso. Esse vai morrer e vai ser lembrado. Já os outros soldados…

  7. o ASSANGE cumpriu seu papel, mas esse soldado e um TRAIDOR DE SUA PATRIA, e não teve nenhum objetivo nobre não, foi de birrinha mesmo, mas logico que agora ele vai pegar uma mascara ideologica qualquer e vai vestir, que pague por sua traição, na minha opinião deveria ser fuzilado.


    há outros meios de se lutar pelo que se acredita sem trair sua patria,e quem fala o contrario com certeza nos venderia para qualquer um se o atual governo seja qual for, estivese em desacordo com sua “ideologia’,

  8. Poderíamos conceder asilo político a esse ser humano que ajudou a humanidade a conhecer os “modus operandi” dos EUA, ajudou a desmascarar a hipocrisia que até hoje nossos irmãos americanos do norte costumam discursar,seria bem vindo aqui no Brasil.

  9. Sim, pode mandar para o Brasil. Nos estamos dando asilo ate pra terrorista, um traidor é pouca coisa.. Mande, logo menos estarão aqui os irmãos Castros, o cocaleiro, Chaves e o Correa pedindo asilo político. O Brasil esta se tornando o lixão do mundo.

  10. Aqui muita gente diz que este soldado é um herói por ter traído o seu pais, o seu povo, o juramento que fez.O seus comandantes confiaram nele e ele respondeu-lhes desta forma.
    Agora imaginem se fosse um soldado brasileiro a trair o Brasil também iam aplaudir era?

  11. Heroi ou não é apenas um ponto de vista.Para as massas que todos os dias manipuladas com informações falsas,ele foi um heroi por ter revelado o que pensam os diplomatas americanos.Mas para esses diplomatas,ele foi sem duvida um eterno vilão.
    *
    A revelação de fatos (informação) gera outros fatos.O mais importante é que este soldado cumpriu um papel de difusão das informações bom para nós -as massas acostumadas com informação superficial.

  12. Eu fico me perguntando, como alguém consegue ser patriota ao saber que seu país comete as maiores atrocidades do mundo viola o tratado de genebra várias vezes ao bombardiar, áreas urbanas, tortura vista em abu ghrabi, guantanamo, eu vi uma reportagem recentemente que o índice de crianças com rosto deformado no Vietnan é o maior do mundo, Discovery Chanel, devido ao “agente laranja”despesjado às toneladas na população. Eu tenho certeza que o soldado americano que tem um porquinho de senso de humanidade se comoveria – alguns conseguem ficar inertes, outros agem, foi como este rapaz, pois fácil é se calar à injustiça, difícil é enfrentá-la, e é o que parece que ele fez, ainda acho que ele ajudou o mundo a tomar força e dizer basta àqueles criminosos.

  13. Eu diria que o que ele fez foi nobre e burro.
    .
    Nobre porque até então jamais soubemos o que se passa nos bastidores da “diplomacia” suja de EUA e do resto do mundo.
    .
    Burro porque isso tem consequências.
    .
    Quanto a expor vários colegas a morte, isso é relativo, quem mais expôs os agentes, governo americano ou o X9?? Não sei vocês mas eu nunca vi o nome de algum agente nos doc. liberados pelo WikiLeaks.

  14. Ser herói ou traidor é relativo…
    ;
    Manning pode ser um traidor da corporação militar a que servia, más é um herói de sua própria consciência e da humanidade, ao expor os métodos sujos que o estado norte-americano usa para explorar e subjugar o resto do planeta…
    Inclusive no EUA existe um “estado das sombras” que exerce o real poder, a revelia das leis e do estado democrático de direito.
    Manning, prestou um favor ao estado de direito norte-americano (e portanto ao próprio povo norte-americano),ao iluminar um pouco das sombras deste poder oculto que domina os eua..

  15. Ele traiu a pátria, por boa causa ou não foi traição, no BR o único momento que pode existir pena de morte é em caso de traição. Então nao existe argumentos que o defenda somente a sentença.

  16. Coitado do sujeito. Esse sabe que ainda será um heroi da humanidade, idealista, jogou contra os interesses mesquinhos dos dirigentes de sua Patria. Aqui vendem o País e o povo por causas pessoais e ninguem é acusado de nada. No Brasil traição e palavra que só existe nos dicionarios estrangeiros.

Comentários não permitidos.