Rússia rejeita o caminho militar para resolver a questão nuclear iraniana

A Rússia rejeita categoricamente o caminho militar para resolver a questão nuclear iraniana, diz um comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores em Moscou. Contém uma advertência para os Estados Unidos dizendo que “apostando em ameaças de impor sanções, em detrimento do processo de negociação, leva-se a uma escalada da tensão e chega-se a um de beco sem saída”.

O Ministério das Relações Exteriores chamou de “especulação vazia” a informação divulgada por certas mídias que a Rússia poderá aceitar operação militar contra o Irã em troca da não-ingerência nos assuntos internos da Síria. “Tendo em conta a situação explosiva no Médio Oriente, gostaria-se de poder contar com informações confiáveis e verificadas nos meios de comunicação,” – frisa o documento. (RIA Novosti)

Fonte: Voz da Rússia

27 Comentários

  1. Espero que não ataquem ao Irã é que o país possa desenvolver suas armas atômicas. E que o Brasil siga o mesmo caminho, se precisar, demonstrando a mesma coragem e determinação iraniana, ou seja, não abaixando as calças para as grandes potências. AGORA É A VEZ DO BRASIL E DO IRÃ SEREM POTÊNCIAS, DOA A QUEM DOER. Avante Irã.

  2. brasil nunca vai ser potencia amigo, pois brasileiro se acham ser parte dos clubes deles., mas não ele nunca aceitam um pais aonde povo chato,mulambendose e se acham minorias.

  3. Adriano.

    O ataque ocorrerá, todos sabemos, más o que me preocupa de fato é o CONTRA ATAQUE.
    Não somente pelo Irã, más por quem poderá estar com ele ou do seu lado.
    China, Rússia, Siria e por ai vai.

  4. essa é a chance da alemanha italia e japao tem de se libertar das bases americanas se os russos e chineses baterem de frente em uma guerra com os americanos e ingleses e suas colonias acho que os paises do eixo tem chance de tomarem suas bases de volta da mao dos gringos , pois na verdade os gringos nao tem nenhum amigo no mundo eles apenas tem sua metropole a inglaterra que podem falar o que quiser mas continua sendo quem manda na america do norte.

  5. Com certeza a Russia deve fornecer secretamente armas ao Irã… Lembro q o Irã tem S 300… Só isso já é o suficiente pra meter algum medo…

  6. Senhores voces não acham que aquele navio que aportou na Síria carregado de armas era so destinado a ela, claro que não a mãe Russia está preparando a siria e o Iran faz é muito tempo e todos sabem disso, tanto a relutancia de um ataque militar aos dois países, agora se qualquer intervenção militar acontecer, o pau vai cantar e Israel que se cuide e os yankes não vão poder fazer nada,pois ai entrará todo oriente médio no bolo. Deus queira que isso não aconteça, pois se aconteçer camaradas nos preparemos para quem sabe a mais destrutivas das guerras.

  7. Acho isso tudo propaganda de Israel para todos esquecerem do genocídio palestino.
    Claramente o Irã não esta construindo bomba atômica, é tudo um pretexto que a mídia cria para destruir mais um povo.
    Vocês já esqueceram da mentira do “the smoking gun” americano para devastar o Iraque?

  8. A Rússia e a China vão entrar pra defender o Irã?
    Tá bom!
    Ninguém tem medo de um arsenal nuclear “convencional” que os iranianos possam vir a ter. Contra isso tem alerta antecipado, contra ataque nuclear, tentativa de interceptação, doutrina de destruição mútua assegurada, etc.
    O que todos temem, inclusive chineses e russos, é a possibilidade que armas nucleares caiam nas mãos de terroristas através de uma conexão com o Irã.
    De qualquer modo, em sendo verdade que por detrás dos panos os russos estejam mesmo radiantes e entusiasmados com a entrada do Irã no clube atômico, Israel deveria seguir o conselho russo e abandonar a ideia de um ataque, mas deixar claro que no caso de um ataque nuclear não identificado ao seu território o contra ataque se daria contra Moscou na forma de um Jericho III na fuça.

  9. Não vai ter ataque se atacar a usina a radição bate nos Eua e em israel.e alem disso todos ja sabem o Irã tem armas de destruição em massa tem um decada não faz nem graça.

  10. A RAINHA É O PETRÓLEO
    .
    .
    A Síria esta visceralmente unida ao Irã,se o Ocidente(EUA e OTAN) atacarem a Síria,é o que vai acontecer, o próximo passo será o Irã,isso se não for concomitantemente.
    .
    Na verdade o que esta em jogo é o controle do mercado mundial do petróleo,se a Síria e o Irã sucumbirem com as investidas dos bucaneiros,a China e a Rússia ficaram mais susceptíveis as vontades dos interesses dos EUA e o seu bando.
    .
    Logo a Rússia e a China irão dificultar qualquer manobra dentro do “impublicável” Conselho de Segurança da “escandalosa” ONU.

  11. O que mais está incomodando a Russia, nem é o absurdo dessa arrogância contra o Irã. E sim a tentativa cada vez mais descarada dos EUA/OTAN/N.O.M. de tentar controlar o mundo inteiro pela força. Eles sabem que se não bloquearem esses palhaços agora( China e BRICS pensam igual); daqui a 20 ou 30 anos eles estarão mais fortes.E aí sim o mundo correrá perigo. Ao contrário dessas acusações ridículas contra o Irã

  12. As viúvas da URSS permeiam este e outros sites com textos que parecem ter saído direto do setor de propaganda do FSB, temos que rir, e muito, longe de ser contra, os Russos querem mais é que os EUA batuquem mesmo o Irã, com sorte, os Iranianos fazem o preço do petróleo subir mais, já os chineses realmente se dariam mal com isso, mas honestamente esperam poder usar a situação para barganhar com Taiwan.
    .
    Fico curioso mesmo com as pessoas analisando as coisas com termos de “grande satã” e “mãe Russia”, parece que estou assistindo uma partida de Command Conquer Generals Zero Hour.

  13. ESSE COM CERTEZA ACREDITA EM TUDO QUE O TITIO FALA!
    .
    .
    O que tem incauto que acha que será só,e unicamente pelo Irã;os terroristas irão ter acesso a armas atômica é comovente….Hahahah…!
    .
    O Paquistão,a Coréia do Norte e as ex-republicas soviéticas que o digam-Rsrsrs….é muita inocência em achar que é só dos persas tamanha vilania-Hahahah…esse ai acredita em Papai noel com certeza!….Hahahahah…!
    .
    Israel já tentou vender tal tecnologia a África do Sul no passado e até há um entendimento entre o Paquistão e a Arábia Saudita para transferência da tal tecnologia,isto é se já não tenha acontecido…Hahahah… e tem cada coisinha no PB…Hahahah….!

  14. O BURACO É MAIS EMBAIXO MEU FILHO!
    .
    .
    No tabuleiro de estratagema mundial,o dinamismo é nos dois lado,achar que um lado se movimenta enquanto o outro fica passivamente esperando a próxima jogada do oponente é crê em fadinhas e duendes…rsrs…
    .
    .
    *************(trechos do original)
    .

    .
    Confronto entre blocos militares: “Tríplice Aliança” Eurosiática. A Importância Estratégica do Irã para a Rússia e China.
    .
    .
    Tanto a Rússia e quanto o Irã são dois importantes exportadores de energia, eles têm interesses enraizados no Sul do Cáucaso. Ambos são firmemente contrários ao escudo antimísseis da OTAN, que visa a prevenção dos EUA e UE sobre o controle dos corredores energéticos em torno da bacia do Mar Cáspio.
    .
    .
    “(…)Os laços bilaterais entre Moscou e Teerã também são parte de uma aliança mais ampla e sobreposição envolvendo Armênia, Tadjiquistão, Bielo-russia, Síria e Venezuela.
    .
    No entanto, acima de tudo, ambas as Repúblicas são também dois dos principais alvos geo-estratégicos de Washington.
    .
    
 A Tríplice Aliança Euroasiática:. A Importância Estratégica do Irã para a Rússia e China.(…)”

    .
    .
    “(…)China, Federação Russa, e Irã são amplamente considerados como aliados e parceiros. Juntas a Federação Russa, República Popular da China, e a República Islâmica do Irã formam uma barreira estratégica contra o expansionismo dos EUA.
    .
    Os três países formam uma “tríplice aliança”, que constitui o núcleo de uma coalizão Euroasiática dirigida contra a invasão dos EUA à Eurasia e sua busca pela hegemonia global.
    .
    Enquanto que a China enfrenta a invasão dos EUA vinda do Leste da Ásia e do Pacífico, Irã e Rússia, respectivamente confrontam a coalizão liderada pelos EUA no Sudoeste da Ásia e na Europa Oriental. (…)”

    .
    .

    ******************
    .
    .
    (*)Fonte:dinâmicaglobal
    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2012/02/confronto-entre-blocos-militares.html

  15. EUA e Israel esperam o verão para iniciarem suas “operações cirurgicas”.As instalações atomicas e as centrifugas Iranianas estão dispostas estrategicamente bem afastadas umas das outras pelo territorio Iraniano,são subterraneas e muitas totalmente inexpulgnaveis a qualquer bomba ou missel convencional ou não.Jamais destruirão totalmente as instalações atomicas Iranianas o maximo que conseguirão é atrazar o programa e nada mais.Havera retaliação contra Israel e Arabia Saudita principalmente.A guerra se generalizara pelo Oriente-Medio podendo chegar a Europa-Ocidental.Divulgam nas midias todo o aparato militar que Americanos e seus cachorrinhos estão enviando para la mas não falam e não conhecem na integra os Porta-Aviões,navios de superficies e submarinos nucleares Russos que estão e que estão indo para o Mar Vermelho e não vão formar em coalizões de lobos.Se a guerra se generalizar podera acontecer o que mais os EUA temem UMA ATAQUE MASSIÇO DE MISSEIS DA CHINA CONTRA OS EUA e com um agravante SATELITES E SISTEMAS ANTECIPADOS entraram em blecaute ou simplesmente serão tomados e usados contra eles mesmo.Os Chineses ja fizeram e fazem isso a muitos anos e so não os destroem ou não os tomam porque não querem.Os Drones Americanos serão usados para atacarem suas proprias bases e centros de comando.Se usarem armas atomicas contra os Chineses tomarão uma enxurrada de Nukes que nem vão saberem de onde que elas vem.Em caso de uma guerra convencional de larga escala a medio e longo prazo serão destruidos.Se Israel usar bombas atomicas contra o Irã sera uma enorme e profunda cratera radioativa de escombros e ferro retorcido…SERA QUE OS CORSARIOS TEM ESSA DISPOSIÇÃO TODA E PAGARÃO PRA VER?EU DUVIDO E PAGO PRA VER…EU QUERO É MAIS É QUE MORRAM MUITOS MILHÕES ASSIM SOBRA MAIS TUDO PARA TODOS.EXPLODAM-SE PARA NÃO DIZER OUTRA COISA…E aprendam uma coisa a divulgação do Rafale na India e a viagem do Amorim para la pode ser uma coisa muito mais profunda e o motivo da divulgação e da viagem O DESPISTE.Vem um Tsunami ai e reforcem seus furingos porque o cadente pepino é sem cabeça e para ele qualquer buraco é buraco pois a missão é unica ENTRONCHAR ATE O TALO……….VIVA O HEROICO POVO HAITIANO QUE ENTERROU NADA MAIS NADA MENOS QUE 18 GENERAIS DE NAPOLEÃO MUNIDOS APENAS DE CATANAS E FACÕES.

  16. É cada comentário que nós vemos aqui que dá vontade de rir, Israel ameaçar a fuça da Rússia com os jericós, onde israel é páreo para a rússia? que cabeça pensante imagina uma absurdo desses, caro Bosco, esse míssil jericó não chegaria a metade do caminho e já seria abatido pelas defesas russas, e a resposta seria tão catastrófica para israel que aquele país(se é que pode ser chamado assim) viraria um grande buraco radioativo que contaminaria até mesmo os países vizinhos. Somente um louco pode achar que israel é uma ameaça para os russos, e até eles sabem disso, ficam fazendo biquinho e implorando para que os russos não vendam migs para a síria ou s300 para o Irã. Prá finalizar nem mesmo os EUA ousariam atacar a Rússia, pois sabem que a resposta só tem um nome, extermínio total da américa.

  17. Quanto ao Brasil, digo que já temos a bomba há mais de 20 anos, desde aquele episódio da serra do cachimbo que já temos tecnologia para construir uma nuke, talvez até mesmo antes daquele momento, o brasileiro não é tolo, sabe que a divulgação disso pode levar a sanções, então hoje a preocupação é ter os meios para entregar nossa nuke, daí o sub nuclear, o VLS e o FX2, são a tríade clássica dos meios para lançar um ataque nuclear, quando essa tríade estiver operacional no estado da arte veremos se o GF não divulgará mais sobre nosso programa nuclear.

  18. ALEXANDRE o fator capacidade de entrega é o de menos so ter a danada ja dá a certesa de irem juntinhos conosco para o ÉDEN.A estrategia dos Corsarios falidos é disseminar a guerra no Oriente-Medio e disseminarem discordias e intrigas na Asia.Acham que todos ainda se deixamm levarem pelas manipulações deles VÃO SE FUFU BEM FUFUDINHUS,PERDEREM O RUMO DE CASA E VIRAREM ESCRAVOS E CAPAXOS PARA TODOS PISAREM E CUSPIREM.

  19. Nobres colegas, A situação é um pouco complicada porque os governos de Israel ,EUA e Irã abrigam radicais espiritos que não querem evoluir ou largar o poder. Aparentemente eles trabalham juntos para provocar o Caos
    Alguem poderia publicar a materia do link abaixo neste site.
    http://www.prisonplanet.com/hostage-to-false-flag-terror-the-link-between-the-october-surprise-and-the-september-surprise.html

    1maluquinho: Que acha da materia e videos? Os Videos podem ser montagem?

    http://www.youtube.com/watch?v=tIuWsV79Uok&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=uP-gpHFOnP8

  20. PLATINI meu caro tudo o que é disponibilizado da Siria não tem como ser confirmdo ou desmentido.Mesmo os franco Atiradores que começaram os exterminios não se pode comprovar se são regulares,irregulares ou introduzidos mas que as mortes ocorrem é certo que ocorrem.Quanto aos que desertaram e formaram uma resistencia rebelde apenas uma coisa é certa estão sendo bancados por externos.Que Assad é um monstro isso é certo pois so um monstro derrama o proprio sangue.Que os Aiatolas são um entrave ao entendimento tambem é coerente mas nenhuma vez os buscaram para dialogar tratando-os como iguais e o programa nuclear Iraniano acabou conseguindo toda a adesão do povo Iraniano que o ve como uma questão de honra.Os proprios Ocidentais dificultam e atacando vão acabarem de vez com as pretenções da oposição Iraniana que se vera obrigada a enganjar-se na defesa da Patria.Essa é uma guerra burra gerada por intransigentes e intolerantes Judeus sem o apoio do proprio povo e por Corsarios decadentes sem perspectivas e vão acabarem todos quebrando a cara.As hostilidades começam com certesa no verão do hemisferio norte em pleno acirramento da campanha Presidencial Yankee e se transformara em uma guerra Ocidente contra Oriente permanecendo a America Latina neutra.Toda a sorte de tudo o que não presta correra para ca e farão de tudo para nos jogarem contra os caras como fizeram na segunda guerra mundial mas vão mais uma vez quebrarem a cara.Eles acham que vão triunfarem mas vão ´[e serem derrotados e arrasados.Israel ja foi destruida ao longo dos milenios trocentas vezes e a Europa-Ocidental tambem tem sindrome de destruição.Se iss servir para uma nova era de entendimentos e paz onde todos os póvos tenham voz e os mesmos direitos que esses intransigentes,segregadores e intolerantes sejam de uma vez exterminados e ja vão tarde.Se isso acontecer havera uma comemoração nunca antes vistas e muitos que se diziam amigos deles estarão tambem festejando o fim da hegemonia covarde genocida.A meus parentes Americanos e judeus meus pesames MÓÒÒREU FÈÉÉDEU.

  21. Anos de doutrinação ideológico passando só a base de arroz e carne de cachorro não fez muito bem a cabeça de alguns iludidos da Praça da Paz Celestial, que perderam a capacidade de raciocinar e interpretar o que leem.
    Não é só coca-cola e filme de Hollywood que faz mal não.
    Não é só pelo fato de que terroristas podem adquirir armas nucleares de várias outras fontes que não o Irã, que China e a Rússia irão abrir as pernas para o Armadinejad.
    Mas tudo bem. Eu fico com a minha tese que se houver um ataque ao Irã por parte das potências ocidentais, Rússia e China ficarão com o rabo entre as pernas, só apreciando de longe e o máximo de ajuda que darão aos iranianos será a base da retórica de seus asseclas aqui no ocidente, que irão encher os blogs da vida com a cantilena antiocidental de sempre, cuspindo no prato que comem no dia a dia.
    Se eu estiver errado, infelizmente o Iludido da Praça da Paz Celestial com a cabeça entupida de filé de pequinês ao molho acre-doce não terá como me cobrar porque o mundo estará na 3ª Guerra Mundial.

  22. Os aparentes discursos dissonantes da Rússia e da China, dois países capitalistas até o talo, que “norma geral” não concordam com absolutamente nada apenas em tese, mas que nunca usaram seu poder junto ao Conselho de Segurança de forma objetiva, ou peitaram as potências ocidentais, têm a função louvável de agradar às hordas de seguidores que eles acumularam mundo afora (seguindo o velho ditado que diz que “você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa”), caso contrário poderia haver uma onda de suicídios em massa, rrsrsss, dos descerebrados seguidores da cartilha, que de repente ficariam com a sensação de desamparo e traição.
    Já o discurso levemente dissonante da política externa brasileira tem objetivos concretos, entre eles mostrar serviço, tentando passar a impressão que vai fazer diferença, para que obtenha apoio internacional para fazer parte do CS.
    No fundo, é tudo farinha do mesmo saco, e na calada da noite, as trocas de telefonemas entre o Barak Obama e os líderes da BRICS é de tom tão amigável que faria inveja ao Batman e Robin.
    Sabendo disso, muitos hoje buscam apoio para sua catarse antiocidental junta a outras fontes, tais como os talibãs e a Al Qaeda.
    Freud explica.

  23. Realmente Maluquinho, só em ter a nuke já é por si só um fator de disuassão importante, mas ter os meios para entrega-la tb é importante, e isso seria extremamente dificultado, como já o é atualmente, se a comunidade internacional soubesse da existencia de artefatos nucleares aqui.

  24. Rússia e China estão sendo atores ativos na questão Irã – Síria, senão vejamos:
    1) A russia enviou navios de sua armada para a Síria.
    Forneceu caças mig 29 e sistemas S300 para a Síria.
    Forneceu equipamentos militares ao Irã como o que derrubou o VANT americano.
    2) A China vem dando suporte e equipamentos militares, principalmente misseis ao Irã.
    3) Ambos vetaram novas sanções contra a Síria no conselho de segurança da ONU.
    Portanto, paracem estar decidos, é bom não pagar prá ver, podem até não se envolverem diretamente, pois seria a 3ww, mas poderão tornar essa aventura bem cara do ponto de vista econômico e de perdas de vidas, e no final com o petróleo lá em cima quem sai ganhado é a Russia.

Comentários não permitidos.