FMI pede que América Latina se prepare para o pior

POR LUCIANA COELHO

O Fundo Monetário Internacional alertou os governos da América Latina ontem para que se preparem para “o pior cenário” diante da deterioração da crise europeia.

O aviso está em artigo do diretor do Departamento de Hemisfério Ocidental (Américas) do fundo, o chileno Nicolás Eyzaguirre, publicado no blog da instituição.

“As perspectivas para a região dependem das medidas políticas tomadas pela Europa, onde as autoridades devem intensificar os esforços para conter a crise”, escreveu. “Como deveriam responder os governos de nossa região? Esperando o melhor, mas preparados para o pior.”

Os comentários de Eyzaguirre seguem o corte das previsões de crescimento do FMI para este ano. Na nova estimativa, a economia do mundo deve avançar 3,3% neste ano em média; a da América Latina, 3,6%, e a do Brasil, 3% (contra 4%, 4% e 3,7% na anterior).

CASO A CASO

O economista tem insistido que as políticas na região precisam ser talhadas caso a caso. No artigo, ele recomenda a redução de juros, mas não deixa claro se a regra serve para o Brasil, que cortou sua taxa básica sucessivamente até ela chegar aos atuais 10,5%, enquanto a pressão inflacionária cresce.

“[Os governos] devem estar preparados para relaxar sua política monetária, mas só nos casos em que a solidez institucional e o baixo nível de inflação permitirem”, escreveu, recomendando ainda atenção ao surgimento de tensões no sistema financeiro e a manutenção da credibilidade fiscal.

“É preciso ter planos de contingência”, pediu.

Eyzaguirre, porém, avalia que o cenário externo inóspito deve moderar o risco de superaquecimento na América do Sul –embora não cite o Brasil, o país costuma ser citado como preocupação pelo FMI nesse aspecto.

O fundo também observa que os preços das matérias primas, exportadas pela região, devem se manter relativamente altos no longo prazo, e que, apesar da volatilidade nos fluxos de capitais, não há indícios de que eles cairão drasticamente.

Fonte: Folha de S.Paulo

18 Comentários

  1. O preço das comódites continuaram em alta, justamente porque os países antes subdesenvolvidos (Brasil, china, índia, África do Sul, indonésia, méxico, etc)estão utilizando suas próprias riquezas naturais, fator esse que faz com que países europeus e o nosso irmão do norte não tolera, pois eles já esgotaram todas as suas riquezas, a futura guerra é por riqueza natural, não diferente das outras.

  2. verdade fmi a america latina tem que se preparar para o pior mas nao é só economicamente e sim militarmente pois confiar em um mundo que rouba as riquesas dos outros com papinho furado de democracia direitos humanos ou ecologia ou drogas fazem de tudo para colocarem bases militares nos paises dos outors entao fortalecimento da unasul e da celac pois como o fmi falou se preparem .

  3. E isto não é so pela economia dos paises europeus, mas tambem pelos acontecimentos prestes a acontecer no oriente médio,isso é um aviso preparem-se para o que virá e não vai demorar.Guerra a vista.

  4. Este é o preço da globalização,sinal de que foi um caminho errado,a ganancia dos bancos um querendo engolir o outro,as grandes companias se fundindo,mega grupos,é o fruto da globalização ,e da desvalorização do pequeno produtor,das micro empresas de pequenas empresas sendo engolidas pelas mega empresas,éram milhares de milhares de pequenos que produziam,agora são milhares de milhares que dependem da produção das megas empresas e deixaram de produzir,pois foram sufocados e estão sendo pelos grandes.

  5. FMI de (Comentário Editado).
    Esse fundo é dominado pelas potências pós guerra.
    O q eles falam não se escreve !!

    Uso de linguagem inapropriada.
    Sds, Lucasu.

  6. Se houver guerra, será contra os países de esquerda, pois a América Latina é o quintal dos americanos.
    Acho que Venezuela, Equador e FARCs, e quiçá o Brasil, poderão ser invadidos. Nós temos que primar pelo Centro. Os americanos não gostam de ver países ajudando Cuba.

  7. A economia do Brasil só irá afundar, se a China passar a crescer menos (5%aa).
    Estou preocupado com juros + spread bancários. Digamos que uma empresa consiga capital de giro a 40%aa. Temos que reduzi-lo para 5%aa + inflação, que daria em torno de 12%aa. Isso é, juros + spread. Para conter a inflação, vamos ter que reduzir o crédito. Pobres passarão a ser subsidiados. Tabelar preços é uma boa, por um teto máximo. As planilhas de custo irão retornar. Vamos ter que taxar pesadamente, os turistas brasileiros que desejam ir para o exterior, para não perdermos divisas.

  8. Sem muitas esperniadas, o que querem mesmo é demonstrar uma soberba incrível de que eles ainda ditam a economia mundial, se esquecendo que o Brasil, e os Brincs tem se auto regulado com aquecimento interno e amadurecimentos das co-alisões de alguns setores da industria por ninchos mais elaborados de oportunidades, EX. DEFESA…pobres brancos, já dizia LULA.

  9. Esse mesmo FMI uns meses antes dos EUA decidir destruir Kaddafi, havia produzido documento elogiando a politica financeira daquele regime. Mas o FMI esta correto em sua prognosis. A economia capitalista e global. Se a crise estorou em seu centro, EUA, Europa Ocidental e Japao, e questao de tempo, mas ela vai espalhar. As classes capitalistas internacionalmente estao consciente desse fato. Estao com medo das consequencia para sua propria sobrevivencia como grupo privilegiado e por causa disso ela se prepara para guerra contra paises competidores e prepara para impor regime facista internamente como forma de forcar o proletariado trabalhar mais por menos salario, menos direito sindical, menos direito a beneficio social e sem direito a aposentadoria.E o futuro. A burguesia se prepara, arma financeiramente a extrema direita para que essa esteja preparada a tomar o poder sem seu beneficio, enquanto isso a esquerda dorme, ainda sonhando em viver num mundo que ja se esgotou: O mundo da democracia liberal, o mundo da democracia social.

  10. DANDOLO, o mercado interno do Brasil por si só é suficiente para fazer o Brasil voar em céu de brigadeiro, basta fazer o que já começamos, distribuição de renda como a política de aumento do SM, redução da carga tributária, redução de juros e políticas de proteção social como o bolsa família, o PT já vem fazendo isso há 9 anos e vc ainda não percebeu? Quero dizer que nenhum empresário adquire capital de giro a 40%a.a. , hoje se vc for em qualquer banco público como BNDES, BB, CAIXA , BN e outros vc já encontra essa linha de 12%a.a. e que eu acho ainda alta. Portanto não estamos tão dependentes do mercado externo como vc pensa. Quanto ao seu comentário de que preferencialmente países de esquerda são os possíveis alvos da OTAN, eu queria que vc me falasse qual dos últimos países que foram invadidos e/ou poderão ser invadidos são de esquerda. Vejamos: Iraque?, Líbia?, Afeganistão?, Siria? Irã?. Que eu saiba quase todo o oriente médio é alvo da OTAN e lá só tem ditadura de direita com 30, 40 anos colocadoas lá pela própria OTAN. Abcs cordiais amigo, e continue nos seus inventos extra terrestres que é melhor .

  11. Meu caro gil não entendi essa de sobrenome rsssss.ultimamento estou com meu raciocinio meio que bloqueado, acho que a idade está chegando.

  12. O velho e bom marketing de quem está perdendo prestígio…
    O FMI acha que sabe de tudo, se soubesse as coisas no mundo estavam diferentes… eu gostaria de saber qual é o verdadeiro objetivo desse povo…

  13. Concordo com o Milton Brás Cabral em alguns aspectos, mas não no TODO
    —————
    Plano Orçamentário Federal 2012 (alguns exemplos)
    Saúde 3,98%

    Educação 3,18%

    Ciência e Tecnologia 0,43%

    Cultura 0,09%

    Segurança Pública 0,43%

    Juros e Amortização da dívida 47,19% ( LAMENTÁVEL )

Comentários não permitidos.