Aiatolá iraniano ameaça EUA e Israel em resposta a sanções

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse nesta sexta-feira que o país pode fazer retaliações às sanções internacionais a seu petróleo e à qualquer ameaça de ataque a seu território. Ele fez tais declarações durante um discurso pelo aniversário da Revolução Islâmica de 1979. É a primeira vez que o país responde diretamente, em tom ameaçador, às sanções ocidentais que aumentaram nas últimas semanas.

– Ameaçar o Irã e atacar o Irã será prejudicial à América (Estados Unidos)… Sanções não terão nenhum impacto em nossa determinação em continuar nosso caminho nuclear… Em resposta a ameaças de embargo ao petróleo e guerra, nós temos nossas próprias ameças para impor no momento certo. Eu não tenho medo de dizer que nós vamos apoiar e ajudar qualquer nação ou grupo que queira confrontar e lutar contra o regime sionista – disse em um pronunciamento televisionado, fazendo referência a Israel.

Khamenei também afirmou que qualquer ataque militar americano contra seu país será revidado e que as sanções só vão aumentar a resistência do Irã.

– Os americanos dizem que todas as opções estão na mesa, até a opção de uma ação militar… Qualquer ataque militar é dez vezes mais doloroso para os Estados Unidos. Tais ameaças mostram que eles não têm um discurso suficiente contra a lógica e o discurso do Irã. Tais ameaças mostram que os Estados Unidos não têm outro caminho a não ser usar a força e derramar sangue para atingir seus objetivos, o que prejudica ainda mais os governantes da América e sua credibilidade nacional e internacional.

Para o aiatolá, o motivo das sanções é punir “a República Islâmica por causa do Islã”.

– Essas sanções vão nos beneficiar. Vão nos tornar mais autossuficientes… Nós não teríamos progresso militar se sanções não fossem impostas no setor militar iraniano… – alertou em tom provocativo. – As sanções são benéficas também porque nos deixam mais determinados para não mudar nosso curso nuclear… O Irã não vai mudar seu curso nuclear por causa de sanções.

Ministro da Defesa de Israel diz que poderá ser necessário agir

Israel, que acredita-se ter o único arsenal militar do Oriente Médio, vê o projeto de enriquecimento de urânio do Irã como uma grande ameaça. O Ministro da Defesa de Israel Ehud Barak afirmou que “se as sanções não atingirem o objetivo esperado de parar o programa nuclear militar (iraniano), será necessário considerar agir”.

– Hoje, ao contrário de antes, existe um entendimento global de que o Irã deve ser impedido de se tornar (uma potência) nuclear e nenhuma opção deve ser tirada da mesa… Hoje, ao contrário de antes, existe um entendimento global de que no caso das sanções não atingirem o resultado pretendido de parar o programa nuclear militar, será necessário considerar ações.

O vice-premier Moshe Yaalon declarou que as instalações nucleares do Irã são vulneráveis a ataque, contradizendo o que especialistas estrangeiros e autoridades de defesa israelenses afirmam, já que o programa é feito em construções subterrâneas.

O chefe da Inteligência Militar de Israel, o major-general Aviv Kochavi, estimou na quinta-feira que o Irã pode fabricar quatro bombas atômicas com o urânio já estocado. Ele também acredita que o país pode levar apenas um ano para concluir uma bomba.

– O Irã acumulou mais de quatro toneladas de urânio enriquecido a 3,5% e quase 100 kg enriquecidos a 20%. Essa quantidade de material já é suficiente para quatro bombas atômicas.

O “Washington Post” afirmou que o adiamento de um exercício militar conjunto entre americanos e israelenses pode ter assinalado a perspectiva de um ataque israelense para breve.

EUA e Reino Unido acreditam em ataque israelense

A mídia americana noticiou que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta acredita que existe uma possibilidade crescente de Israel atacar o Irã por volta de abril para impedir o avanço da fabricação de uma bomba nuclear. Na quinta-feira, o “Washington Post” informou que Panetta está preocupado sobre uma crescente probabilidade de Israel lançar ataques nos próximos meses. A CNN confirmou a informação, citando um integrante do alto escalão do governo Obama, que pediu anonimato.

“Panetta acredita que existe uma crescente probabilidade de Israel atacar o Irã em abril, maio ou junho – antes do Irã entrar no que israelenses descreveram como uma “zona de imunidade” para iniciar a construção de uma bomba nuclear. Muito em breve, temem os israelenses, os iranianos terão armazenado urânio enriquecido suficiente em instalações subterrâneas para fabricar uma arma – e apenas os Estados Unidos podem impedi-los militarmente”, escreveu o colunista David Ignatius.

Tanto o Leon Panetta quanto o Pentágono se recusaram a comentar as informações.

Na quinta-feira, o vice primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, também afirmou a “House Magazine” estar preocupado sobre “certos” países (em referência a Israel) conduzirem a questão iraniana com suas próprias mãos, mas se recusou a responder se o Reino Unido pode participar de um confronto militar com o país.

O “People’s Daily”, jornal do Partido Comunista chinês, reforçou nesta sexta-feira que Pequim se opõe as sanções contra o Irã, alertando que a tensão sobre seu programa nuclear afeta o mercado de energia e pode atrapalhar a recuperação da economia global.

Fonte: Agência O Globo via YAHOO.Notícias

38 Comentários

  1. Não gosto das políticas de Israel-EUA mas o Irã diz abertamente que vai pulverizar os Sionistas, então… Acho totalmente plausível as notícias.
    Russia vai agir se eles invadirem ou extenderem demais os bombardeios além dos alvos nucleares.
    A China é quem vai agir na Ásia com isto, aqueles países menores na Ásia deves estar se borrando só esperando quem vai ser os primeiro que o Dragão vai dar uma baforada.

  2. Guerra cada vez mais próxima. Se Israel não agir tenho certeza que os EUA se utilizarão de um método antigo: FALSE FLAG (Operação de bandeira falsa) e vão dar seu jeitinho americano de bombardear a nação do Irã. O caos tomará conta do oriente médio e consequentemente nações poderosas próximas do combate se sentirão ameaçadas tais como China. Particularmente… eu dúvido muito que os EUA tenha coragem de confrontar o Dragão principalmente levando em conta que seu eterno rival Rússia ficaria na espreita esperando a hora certa de agir e ajudar a China a acabar com esta hegemonia dos EUA.

    Enfim, creio que será uma guerra rápida com utilização maior de ataques aéreos que pelo solo (assim como ocorreu na Líbia).

  3. Adriano, mais precisamente quais políticas vc não gosta?
    Aquelas que colocam todos a serviço do Império? Exceto, é claro, EUA-ISRAEL-UK e o cordão de puxa-saco(França…)!

  4. Se as sanções não estivessem surtindo efeito o aiatolá ficaria calado. Se está ameaçando é porque a coisa está feia. Como de costume, e em sintonia com a covardia que caracteriza tal regime teocrático, totalitário e medieval,invocam o islã para tentar conseguir o apoio das massas árabes.

  5. Ele disse duas grandes verdades, os EUA/Israel/Europa não tem argumentos e nem provas, então mentem descaradamente e por não conseguir convencer com suas mentiras, se preparam para a guerra, o que só tira a credibilidade deles na visão internacional, a reprovação desse trio hoje é bem maior do que era antes de 2001, outra é que só vai fazer com os muçulmanos e árabes (e não-árabes e não-muçulmanos) em geral só se erga mais e mais contra esse trio, o que não os faz ganhar em nada.

  6. adriano a verdade aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã não é nada quem manda la é o conselho suprema, se o Khamenei é assim imagina o conselho.o irã não vai fazer nada com israel é famosa politica do medo oque estar entre israel Vs Irã é a religão o problema de israel que fizero da politica um castra israel são muito antigos e tão antigos quanto a do Irã em israel eles pensa que são melhores que todos que o Deus deles são melhor que o do Irã como Deus não fosse um só problema la não o Irã mais sim israel em quanto não tira aqueles malucos que acha que são superior não vai mudar nada.

  7. o mundo inteiro é contra eua e israel mas eles conseguem arrumar inimigos piores que eles…
    o irã financia o hezbolah ..se eles soltarem uma bomba atomica em telaviv acaba a economia mundial.
    ou se a coreia do norte lança um projetil nuclear em tokio ou seul…
    lembrar queda das torres gemeas.
    acredito que até o brasil vai para roça

  8. Ação Militar de israel e seus parceiros (eua , uk) pode ligitimar ações da china com seus vizinhos e a russia com suas ex republicas.

  9. OS EUA VIVEM DA GUERRA CONSTANTE.
    SE A GUERRA NÃO EXISTISSE, OS EUA A INVENTARIAM.
    É UM ÓTIMO NEGÓCIO, ECONOMICAMENTE FALANDO.
    ISRAEL…BEM…ISRAEL É UM ESTADO ARTIFICIAL, SIONISTA, OU SEJA RA-CIS-TA, QUE MATA PALESTINOS POR ESPORTE.
    SE NÃO HOUVESSE INTERNET ETC, JÁ TERIAM DADO UMA “SOLUÇÃO FINAL”, NO POVO PALESTINO.
    ISRAEL MANDA NOS EUA, VIA AIPAC. QUE ELEGE TODOS — TODOS — OS POLÍTICOS AMERICANOS, QUE VIVEM DO FINANCIAMENTO DA PLUTOCRACIA JUDAICO-AMERICANA (MAIS JUDAICO do que AMERICANA) PARA SE ELEGEREM E CONTINUAREM NOS CARGOS.
    ISRAEL MANDA NOS EUA.
    SIONISMO EXTREMADO É NAZISMO.
    ISRAEL COMPRA OS POLÍTICOS AMERICANOS.
    TODOS.
    OS QUE NÃO CONSEGUE COMPRAR, MATA.

  10. Minha reflexão sobre os atos dos homens que dirigem os países e as vidas dos seus cidadãos é a de que eles não conseguem sair das atitudes de adolescência. Apesar de todos serem adultos, agem como clãs na defesa de pontos de vista. Israel por exemplo é aqueles irmão abusado, que faz buling com os outros contando sempre com seu Irmão mais forte par lhe tomar as dores. O Irã, é o chefe de um grupo que cansou de apanhar e de ver roubado sua grana do lanche, resolvendo aglutinar seus iguais unir forças para revidar. Os States, sabedores de sua musculatura mais poderosa adora ditar leis para os fracotes, leis que para ele não necessariamente precisa valer. E os paises que seguem a ambos, agem como gangues, cada qual querendo tirar uma lasquinha com a maior parte do botima indo para seus chefes. São essas quadrilhas que governam o mundo que poderão fazer nosso lindo planetinha desabitado por nós humanos.

  11. TAMBORES DE GUERRA
    .
    .

    Israel irá sair da retórica e atacará o Irã e assim,forçará o governo vacilante de Obama tomá uma atitude em pró israelense.
    .
    Quando Japão na II GM atacou o EUA,muitos políticos e alguns influentes dentro governo de Roovelt,já sabiam das intenções do imperador japonês,até porque o Japão advertira os EUA, na política expansionista japonesa no Pacífico.
    .
    Muitos políticos americanos desejavam entrar em guerra contra o eixo porém a opinião publica americana não queriam,propagandas e filmes nos EUA,cativavam tal ideia na opinião pública americana dividida naquela época,umas propagandas pró-nazistas e outras contra a estes haviam;basta vê alguns desenhos infantis da época,más emfim os EUA entrara nela.
    .
    Voltando ao presente,Israel sabe que se atacar o Irã;o seu capanga não o deixará só com a probabilidade de Israel sair muito debilitado da gurra e ocasionar um verdadeiro levante pan-árabe contra os sionistas.
    .
    O EUA também sabe que,se Israel ataca o Irã,muitos árabes não ficaram satisfeito em vê um dos seus desafetos rondando por ali;basta a sua presença na região que até hoje os árabes não o engoliram.
    .
    O EUA estão em um beco sem saída,com certeza o Irã se deve preparar para as investidas que o bando de gafanhotos farão contra ele.

  12. A geopolítica na Ásia e no Oriente Médio são tão volveis quanto as dunas do Saara.
    .
    Os chineses estão apostando muito naquela região motivados pela incompetência e a ganância do ocidente com relação aquele povo.
    .
    .
    **********(trechos do texto)
    .
    .

    .
    .
    China e Israel: Um dragão dança no Negev
    .
    Não há registro da presença de dragões na história da vida nômade no deserto de Negev, que cobre, no mínimo, 4.000 anos (para alguns, 7.000). Também isso pode estar mudando, no Ano do Dragão.

    (*)Por:M K Bhadrakumar*, no Asia Times Online

    .
    .
    (…)O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu disse que seu país e a China fazem “combinação de sucesso” e que já podia antever uma “expansão dramática” dos laços que os unem. “Acho que mal tocamos a superfície das relações sino-israelenses” – disse Netanyahu na cerimônia em Telavive, 3ª-feira passada.
    (…)

    .
    .

    .
    ******************
    .
    (*)Fonte:vermelho
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=174827&id_secao=9
    .
    .
    .
    ATÉ TU JACO!

  13. OS ALIADOS E OS SEUS PUNHAIS
    .
    .

    A geopolítica na Ásia e no Oriente Médio são tão volúveis quanto as dunas do Saara.
    .
    Os chineses estão apostando muito naquela região,motivados pela incompetência e a ganância irracional do ocidente com relação aquele povo;más os chineses em relação a voracidade não ficam à trás dos ocidentais.
    .
    .
    *******************(trechos do texto principal)
    .
    .

    .
    .
    China e Israel: Um dragão dança no Negev
    .
    Não há registro da presença de dragões na história da vida nômade no deserto de Negev, que cobre, no mínimo, 4.000 anos (para alguns, 7.000). Também isso pode estar mudando, no Ano do Dragão.

    (*)Por:M K Bhadrakumar*, no Asia Times Online

    .
    .

    (…)Paradoxalmente, no momento em que os EUA tentam prender o dragão no Mar do Sul da China e “contê-lo” no Pacífico Asiático, a China movimenta-se pelo flanco e faz sua dramática aparição no palco da cidadela da geoestratégia dos EUA no Oriente Médio. As implicações geoestratégicas são profundas.(…)
    .
    .
    (…)O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu disse que seu país e a China fazem “combinação de sucesso” e que já podia antever uma “expansão dramática” dos laços que os unem. “Acho que mal tocamos a superfície das relações sino-israelenses” – disse Netanyahu na cerimônia em Telavive, 3ª-feira passada.
    (…)

    .
    .

    .
    ******************
    .
    (*)Fonte:vermelho
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=174827&id_secao=9
    .
    .
    .
    ATÉ TU JACO!

  14. Caro Adriano, – Essa história de “varrer Israel do mapa” é jogo de mídia, gostaria de saber onde, quando e em que contesto o Irã disse isso…E foi bem lá no início dessa palhaçada toda(E é claro que Depois de ser ameaçado mil vezes, o Irã disse que iria fazer o mesmo com quem o ameaçou..rs. Ora, convenhamos..). Abçs.
    ———————————————————-

    Seu “dotô” Min. da Defesa – Me explica que “entendimento global” é esse que só passa por Tel Aviv, Londres e Waschington ?? Mundinho pequeno esse o seu; na escola eu aprendi nas aulas de geografia que o mundo é muito maior…Vcs não se sentem apertados em um Globo tão pequeno não??? Deve ser bem quente e suado aí dentro..rs . Deixa de ser frouxo Ehud Barak, você está é se cagando de medo. Por isso fica ansioso e nervosinho para que os EUA/OTAN ataquem logo o Irã…e salvem sua pele.( É até compreensível, eles não são os favelados Palestinos, e vocês não estão acostumados a enfrentar adversários que podem se defender e revidar..rs. A valentia vai embora na hora!)

  15. Na boa, o Irã quer o conflito tb, os dois lados estão se medindo e o Aiatolá com estas declarações deixa claro que eles tb querem o conflito.
    .
    E se querem isso, é pq acreditam ter alguma capacidade, óbvio, já devem ter umas 3 ou 4 biribinhas la para jogar no estreito de Hormuz, isso sim seria uma maneira eficiente de parar o trafego naval na região.

  16. O importante e combater o militarismo imperialista. A guerra e regimes fascista intertnamente sao os dois unicos recursos que restam as paises imperialistas para sair dessa implosao do sistema capitalista. Os regimes facistsa-teologico do Iram, o fascismo-baatista de Assad, sao males menores, que o proletariado iraniano e sirio um dia tera de depo-los, se eles desejarem sair da miseria que o sistema capitalista lhes impoem. O passo fundamental para a humanidade so ocorrera com a derrota do imperialismo internacional, isto minara a confianca, ja vacilante da burguesia internacional, e abrira espaco para o proletariado internacional retomar a luta pelo socialismo em todos os paises do mundo.

  17. .
    .
    Até posso estar enganado, mas, estamos diante do nível mais alto de conflito em séculos.
    .
    Importa-me menos o que ocorre no Oriente Médio, e mais como o Brasil vai se posicionar do ponto de vista estratégico.
    .
    O que me incomoda no momento é como nossa mídia é incapaz de informar.
    .
    É sabido desde priscas eras que os EUA não aceitariam um desbalanceamento de forças na região, entendes-se OM, motivo, PETROLEO.
    .
    Depois do Iraque e Afeganistão, as potencias ocidentais vão fazer com o Irã o que todo Império faz quando um inimigo ousa desafiá-los: – subjugar, conquistar e dominar.
    .
    Então,”ERIT BELLUM”.
    .
    No meu entender a coisa é muito mais complexa, na realidade, não se trata apenas só de domínio da energia nuclear por parte do Irã, ou mesmo do controle do Petróleo em si no OM.
    .
    Contudo, é fato, tudo está relacionado de certa forma, mas há mais, há muito mais em jogo ali neste momento histórico para a região, — a divisão entre seitas.
    .
    No Oriente Médio, a afiliação sectária determina a comunidade, e as comunidades têm seus próprios interesses e competem pelo poder.
    .
    Sunitas e xiitas têm uma visão do mundo diferente em assuntos políticos e, lideranças diferentes.
    .
    Na Síria os alauítas e os cristãos temem que se El Assad cair, ocorrerá um conflito de seitas. Como Assad manipulará esses temores influirá na percepção das tensões na Síria.
    .
    De todo modo, em que medida o primeiro-ministro Nuri Al Maliki e seus adversários recorram aos sentimentos sectários de seus respectivos seguidores determinará essa brecha no também no Iraque.
    .
    A rivalidade entre sunitas e xiitas remonta aos primórdios do islamismo, quando surgiram duas interpretações opostas sobre a sucessão de Maomé.
    .
    A Primavera Árabe as trouxe à superfície ao derrubar regimes que se baseavam no nacionalismo árabe e no laicismo.
    .
    O islamismo que se anuncia como seu substituto volta a tornar central a identidade religiosa, e em consequência evidencia as brechas.
    .
    Inclusive nos países onde a homogeneidade sunita facilitou o consenso surgem fissuras: — por exemplo, no Egito, entre muçulmanos e cristãos.
    .
    A sombra do Irã é chave nessas percepções.
    .
    Desde a vitória da revolução de 1979 que deu lugar ao primeiro governo xiita em um país muçulmano, os regimes árabes, defensores da ortodoxia sunita, recearam seu vizinho persa. Aquele fato acrescentou imediatismo político à querela histórico-religiosa. A guerra entre Irã e Iraque durante os anos 1980 refletiu esse antagonismo.
    .
    Por isso a transferência de poder que a invasão americana propiciou em 2003 não foi bem recebida no mundo árabe. O temor que causou entre os governantes sunitas ficou graficamente refletido na época, quando da denúncia de “um arco xiita” que fez o rei Abdallah da Jordânia.
    .
    O governo de Bagdá dava aos xiitas continuidade geográfica desde Teerã até um Líbano dominado pelo Hizbollah, passando pela Síria.
    .
    É significativo que a Arábia Saudita, a inimiga sunita do Irã, continue sem reabrir sua embaixada no Iraque. Para os sunitas mais radicais o avanço xiita é uma ameaça, e o tom desafiador dos dirigentes iranianos não ajuda a diluir esses medos.
    .
    A onda de atentados que sacudiu o Iraque desde a retirada das tropas americanas em 18 de dezembro passado ressuscitou o fantasma da guerra sectária que o país viveu entre 2006 e 2008.
    .
    Ninguém crê que seja casual que todos ocorram em zonas de maioria xiita. Embora a reativação do terrorismo tenha diversas causas, a crise política entre o governo do xiita Al Maliki e o principal bloco apoiado pelos sunitas, Iraqia, fornece um perigoso caldo de cultivo para o descontentamento.
    .
    A coisa está de tal monta que, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, sunita, advertiu seu homólogo que caso se desencadeie um conflito sectário, Ancara não vai permanecer calada.
    .
    Se a Síria cair, poderá haver uma guerra sunita-xiita desde o Líbano até o Iraque, no “mínimo” um conflito armado entre o Irã e os países árabes sunitas, no contexto de uma explosão no Golfo; ou não, como diria Caetano, afinal, há sempre a possibilidade de eu estar completamente enganado.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  18. regime “fascista” iraniano?
    Jojo, vc acho tá forçando muito a barra.
    .
    É preciso ver como vc pode superar esse marxismo que padece, alguma medicação talvez? rsrs
    Você fala igualzinho aos sionistas que escrevem neste espaço, falta só dizer Adolfadinejad.rsrs
    .
    Os marxistas confundem o povo falando em “fascistas” “nazistas” etc, por que não dizer o nome dos caras? angloamericanos, estadunidenses, sionistas, CIA, NSA, Pentágono, banqueiros, juros etc.
    .
    Os marxistas fizeram costume de falar em fascistas na 2GM, quando eram aliados dos angloamericanos, terminada a guerra continuaram até hoje falando em ‘fascistas’, mas parte da origem dessa conduta ta na infiltração sionista nos partidos marxistas.
    .
    O marxismo conquistou desde o nascimento o apoio de muitos judeus, seguramente pelo fascínio pelo poder que prometia (ditadura do proletariado e ainda mais).

  19. Que o Irã perde essa guerra ele perde, pois iria combater israel, EUA e as nações vizinhas que dependem do estreito de ormuz, a não ser que Rússia e China entrem no conflito e aí seria a WW3, mas se for um conflito envolvendo apenas Israel contra o Irã e a síria ai a briga é mais igual, Israel tem uma força aérea superior , mas o Irã tem 150000 míssies capazes de atingir israel com um bom CEP, ambas as marinhas se equivalem com ligeira superioridade israelense, mas que é totalmente subjugada num ambiente de guerra assimétrica e dentro de ormuz. No chão o Irã tem uma superioridade total, sem chances para israel, acho mesmo que israel teria sérias dificuldades logisticas de transporte e desembarque, enfim, israel é um pequeno país com cerca de 6 cidades dignas de assim serem chamadas, o resto é vilarejo no deserto, ou seja , são poucos alvos num espaço restrito e pequeno, e ainda terão que combater em 2 frentes pois a síria entra com certeza nesta briga. Israel pode até ganhar se houver apoio dos ianques, mas o saldo de destruição será enorme paara israel.

  20. HMS TIRELESS disse:
    03/02/2012 às 23:29
    =
    “Se as sanções não estivessem surtindo efeito o aiatolá ficaria calado. Se está ameaçando é porque a coisa está feia. ”
    ===================================
    “Khamenei também afirmou que qualquer ataque militar americano contra seu país será revidado e que as sanções só vão aumentar a resistência do Irã.”

    ” Essas sanções vão nos beneficiar. Vão nos tornar mais autossuficientes… Nós não teríamos progresso militar se sanções não fossem impostas no setor militar iraniano… – alertou em tom provocativo. – As sanções são benéficas também porque nos deixam mais determinados para não mudar nosso curso nuclear… O Irã não vai mudar seu curso nuclear por causa de sanções.”
    ======================
    Mohsen Shaterzadeh, embaixador do Iran no Brasil, em entrevista de 19/01/2012:

    Qual o impacto das sanções econômicas ao seu país?

    “Desde as primeiras sanções há quatro anos, contra o Irã, até hoje, a Bolsa de Valores do Irã cresceu 230%. Neste período de cinco anos, praticamente todos os mercados de valores não tiveram sequer 10% de aumento. Em 2011, todos os mercados de valores do mundo tiveram queda. A Austrália registrou 16% de queda; Japão, 18%, Hong Kong, 20%, Xangai, 22%; Londres caiu 26%; Suíça, 8%; Alemanha, 16%; França, 18%; Estados Unidos ficou em zero. Chile, 15% de queda; Brasil, 22%. Em 2011, com todas as restrições, nossa Bolsa de Valores registrou 29% de aumento. Desde o início das sanções, nossas exportações registraram aumento de 500%. Se essas sanções fossem eficazes, produziriam algum impacto aí. Nossa produção científica, por exemplo, cresceu 28% quando a média mundial está em 2,5%.

    O desenvolvimento do Irã não está apenas em seu programa nuclear. Se essa realidade econômica for bem apresentada para qualquer autoridade brasileira, nós conseguiremos alterar a visão que têm do Irã. Temos culturas distintas, mas o interesse nacional dos dois países obriga as respectivas autoridades a trabalharem no desenvolvimento dos países. Até mesmo a oposição brasileira, bem informada sobre a realidade iraniana, pode mudar de opinião. Não podemos desperdiçar o tempo. Temos que aproveitar o tempo.”

  21. Mohsen Shaterzadeh, embaixador do Iran no Brasil, em entrevista de 19/01/2012:

    No setor espacial, há possibilidades de cooperação?

    Na área aeroespacial, o Irã fabrica satélites e o Veículo Lançador de Satélites (VLS) e está disposto a transferir sua tecnologia que é 100% nacional ao Brasil. Até mesmo na área nuclear, o Irã obteve muitas conquistas com 100% de tecnologia nacional. O país está disposto a transmitir esse conhecimento a países como o Brasil. Essa ciência deve ser disponibilizada para todos. O nosso slogan sempre foi “Energia Nuclear para todos e armamentos nucleares para ninguém”.
    —————————
    A entrevista citada nos meus comentários acima, foi publicada no site”InfoRel”
    ————————-
    InfoRel – Irã

    Entre os dias 4 e 10 de fevereiro, o jornalista Marcelo Rech estará em Teerã, Irã, para reportar o potencial econômico-comercial deste país com a América Latina, em especial, com o Brasil.

    O objetivo é mostrar o Irã que é ignorado pelas agências de notícias norte-americanas e européias e replicadas na imprensa brasileira.

    O Irã está no centro da agenda internacional simplesmente porque não aceitou submeter-se aos caprichos da “comunidade internacional”.

    A viagem acontece no momento em que o país se abre para inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e se coloca à disposição para a retomada das negociações em torno do seu Programa Nuclear.

  22. tsar disse:
    04/02/2012 às 16:03

    Parabéns tsar!! Essas notícias são “proibidas” de serem mostradas na grande mídia comprada/capacho!!!!
    ..
    O Irã nunca nos atacou ou sequer teve algum problema diplomático em 100 anos de relações comerciais e diplomáticas.
    .
    – Temos um saldo favorável na balança comercial com o Irã.
    .
    – Eles tem tecnologia espacial e de mísseis balísticos que nós precisamos!!!
    .
    – E um mercado consumidor de 60 milhões de pessoas!!!
    .
    Espero que o Brasil acorde de vez, e pare de se portar como uma “menininha medrosa”. Não caindo no canto da sereia outra vez…Já passamos por algo do tipo na IIGM onde a Alemanha era nosso maior parceiro comercial( 30% de nossas exportações!!) e o Brasil foi chantageado a declarar guerra ao Eixo; ou iríamos ser invadidos no Rio Grande do Norte-RN. Para os EUA montarem uma base, como ponta de lança para atacar o norte da África em apoio aos ingleses (que estavam levando uma surra dos alemães com seus tanques leves, refrigerados a ar mais eficientes..rs).
    .
    Vejam que mesmo após várias tentativas diplomáticas por parte da Alemanha para não declararmos guerra; o Getúlio não teve alternativa( INVASÃO dos Aliados no RN -> “Operação pote de Ouro”). E clarooo que guerra é guerra. E após a declaração de guerra do Brasil, começou o afundamento dos nossos navios pelo Eixo…
    .
    Vejam senhores o grau do absurdo:
    .
    1) Declaramos guerra AO NOSSO MAIOR PARCEIRO COMERCIAL!!! E ninguém conta nada disso nas escolas ou na TV?!?!? No mínimo suspeito para não falar coisa pior…
    .
    2) Declaramos guerra ao país que mais nos vendia tecnologia e maquinário???
    .
    3) Declaramos guerra a um país(Alemanha e Itália) que temos milhões de descendentes em 3 estados, e nunca tinha nos atacado????
    .
    4) Depois da guerra vencida os Aliados nos empurraram um monte de sucata velha e ultrapassada que sobrou do conflito, ajudaram na construção da CSN e…Fim. Passar bem. Até hoje não reconhecem nosso mar territorial, não nos transferem tecnologia, nos sabotam, etc..
    .
    5) O Irã é odiado porque não se ajoelha diante da “pirâmide” e NÃO COBRA JUROS (= a Alemanha em 1933!!)
    ——————————————————-
    E ainda vem aqui alguns deslumbrados vendilhões afirmar que os “EUA, Israel, Inglaterra” ou qualquer bosta dessas é nosso aliado??? AHHH…Aliado em que cara pálida?? No recebimento de juros..só pode!! O Irã de hoje é o Brasil de amanhã! – Vocês lembram que tentaram nos pressionar com o nosso enriquecimento de urânio em Aramar!!!Só adiaram um pouco porque veio a Guerra do Golfo(Iraque), e tinham coisa mais urgente para resolver.
    .
    Não sou idiota e não vou jamais trair minha pátria; e também não fui domesticado pela TV..rs. Abçs!

  23. Milton Bras Cabral julga que forco a barra quando digo que o regime iraniano e fascistas. Eu disse facista-teologico, para diferencia-lo, do regime secular fascista do Xa. De um ponto de vista academico pode ser que a critica de Braz Cabral tem seu merito. Alguns sociologistas politico argumentam que o termo “fascismo” deveria somente ser aplicado aos regimes ditatorial de direita mas com apoio popular, que surgiram na europa nas decadas 1920/30 apos as derrotatas sofridas pelo proletariado naquela epoca. Outros sao ainda mais rigorosos e limitam o termo para descrever esses regimes ditatorial de direitas em paises imperialistas. Italia, Portugal. Espanha, Alemanha. Muitos consideram que os regimes militares na America Latina nao podem ser denominados “Fascista” porque os paises da America Latina nao sao imperialistas mas paises dominados por estes. Para quem esta escrevendo dissertacoes ou teses de doutoramento no assunto eu creio que rigor no uso do termo tem de ser respeitado. Mas nao sou academico. Deixei a USP em 1973 e o que estudei sobre os diversos assuntos sobre os quais dou minha opiniao foi sempre dentro de uma participacao politica. Na decada de 1970 na Inglaterra tive muitas oportunidades de discutir politica com diversos militantes iranianos de esquerda que na epoca lutavam contra o Xa e sua policia secreta a SAVAK. Esses militantes se autodominavam “comunistas”, maoistas, stalinistas, leninistas ou trotskystas. Todos sem distincao entraram na onda de marchar nas demonstracoes contra o Xa organizadas pelos clericos com a bandeira proclamando “Alah Akbar”, Deus e Grande, ainda que muito deles eram ateus. O Aitolah Khomeni era claro em seus discursos o que seriam dos comunistas que participavam de suas demonstracoes. Terao as maos cortadas. Os militantes de esquerda a fim de preservar a chamada “unidade de acao” contra o Xa, preferiram ignorar essa parte dos discursos do Aiatola Khomeni e continuaram gritando Allah Akbar. Quando finalmente, o Xa foi derrotado e os mullahs ema vez seguro no poder, passaram realmente a cortar nao so as maos desses “comunistas” mas tambem suas cabecas, esses comecaram gritar “traicao”. Nao os mullahs nao trairam ninguem. Cegos foram aqueles esquerdistas que nao tendo estudados a serio os classicos do marxismo, se deixaram levar pela retoricas dos mullahs apenas porque estes tinham ressonancia com as massas. Os clerigos opunham o capitalismo de um ponto de vista do passado. Tal qual a ideologia anticapitalistas dos romanticos europeus eles opunham o capitalismo moderno de um ponto de vista dos regimes pre-capitalista. O motivo pelo qual esses mullah rejeitavam o capitalismo era simplesmente porque este sendo dinamico e em constante processo de expansao tende eliminar nao so formas tradicionais de producao e de fazer negocio, mas tende a destruir formas tradicionais de relacoes sociais, comunidades, familias e formas tradicionais de crencas religiosas. E para complicar a materia de um ponto de vistas desses mullah, o capitalismo produz a classe operaria, e esta transforma as formas tradicionais de lutas de classes. O fantasma do comunismo. Dai o anticapitalismo dos mullahs. Mas o capitalismo sendo mais forte do que a ideologia reacionarias desses clericos forca esses adaptar suas ideologias. Uma vez no poder, deixam de lado a ideologia anticapitalista e abracam esse sistema, ainda que rejeitando a forma denominada liberalismo economico anglo saxonico. Nesse ponto eles nao se diferenciam de nenhum regime nacionalista ditatorial populista de direita que tem surgido no mundo, desde Mussoline e Franco . O regime e anti classe operaria e anti-comunista. Sao corruptos como qualquer outro politico burgues. Trabalhei na decada 1980 com iranianos em Londres. Refugiados. Muitos tinham participado do movimento anti-Sha. Alguns realmente tinham colocados a vida em risco lutando contra a policia secreta do Xa. E nao eram esquerdistas. Mas a decepcao contras os mullah surgiu em muito casos quando viram como esses roubaram os joias, pratarias e tapetes do palacio do governo depostos. Quem se lembra do passaporte para o ceu. Na guerra contra o Iraque, Aiatolah emitia passaporte para o ceu para garotadas pobre iranianas. Transportava essa garotadas para a fronteira e os enviavam em terreiros minados, limpando assim o caminho paras as tropoas iranianas poderem passar sem risco de vida. Sim, nao tenho simpatia pelo regime, mas como marxista, nao julgo que minha simpatia ou antisimpatia e relevante quando digo que o importante no momento e previnir um ataque imperialista contra o Iran. O importante e a derrota do imperialismo europeu/norteamericano seja porquem for. Razao e muito simples. A derrota de um pais chave do imperialismo abre as portas para uma radicalizacao da classe operaria em direcao a ditadura do proletariado. E essa e a unica saida que a humanidade tem para a crise economica que implodiu no mundo capitalista. Para mim isso e mais importante que o prolongamento por alguns a mais de regimes ditatorial em paises perifericos. O momentos deles chegara, mas e tarefas para as classes operarias desses paises. A luta contra os paises imperialistas e internacional. Um outro ponto. Para aqueles que pensam ser possivel a OTAN invadir Iram e sair vitorioso. Como gente que sao capaz de se altosacrificar, gente sem medo da morte eu creio que eles nao sao muito diferentes dos kamikases japoneses. Na decada de 1970, discutia com companheiros a diferenca de comportamento entre os participantes iranianos nas demonstracoes de rua enfrentando a policia e o compartamento dos brasileiros em demonstracoes contra o regime militar. No Brasil, predominava o medo da policia, o medo de perder a vida. Os iranianos a indiferenca pela vida. Isso num exercito em guerra e fundamental. Dai somente creio que os imperialistas em torno da OTAN somente pode derrotar o Iran com armas atomicas. Tal qual ocorreu no Japao. E fazwer campamha contra o uso de arma nuclear contra o Iran ou qualquer outro pais e um dever de todos os antiimperialistas.

  24. NobruRJ,
    DEZ!!!
    Por favor, quem tiver argumento contrário, colabore com o nosso enriquecimento politíco e cultural.
    Deixa a porca torcer o rabo.

  25. O Islamismo e o Judaísmo são crenças agressivas. Dente por dente,olho por olho. Teocracias têm que acabar, para o bem da humanidade. Pessoas religiosas não podem governar países, de acordo com suas crenças medievais.

  26. O Islamismo e o Judaísmo são crenças agressivas. Dente por dente,olho por olho. Teocracias têm que acabar, para o bem da humanidade. Pessoas religiosas não podem governar países, de acordo com suas crenças medievais.

  27. O Islamismo e o Judaísmo são crenças agressivas. Dente por dente,olho por olho. Teocracias têm que acabar, para o bem da humanidade. Pessoas religiosas não podem governar países, de acordo com suas crenças medievais.

  28. NobruRJ. Nunca fiz um estudo sobre a materia. Mas cresci ouvindo boatos que submarinos ianques com falsa bandeira nazista afundaram os navios brasileiro na nossa costa maritima que foram usados para justificar o Brasil declarar guerra a Alemanha. Um outro aspecto dessa questao. Peron resistiu a pressao anglo-norteamericana e Argentina se manteve neutra durante a guerra. Qual foi seu fim? Deposto por um golpe militar.

  29. Jojo

    “e mais importante que o prolongamento por alguns a mais de regimes ditatorial em paises perifericos.”

    No contexto parece estás chamando de ditadura o Irã. (!)
    .
    Quem lê teu comentário termina associando nacionalismo com ditadura, Irã com ditadura, aiatolahs com algo pre-capitalista, etc etc.
    Pensamos muito distinto meu amigo.
    .
    Antes de nada, seria bom tu deixar de falar como europeu,
    antes de nada devemos reclamar respeito para os países que tem sofrido invasões e saqueios.
    .
    Tu falas como intelectual europeu, tu chamas “periféricos” os nossos países, não dá.
    .
    Nossos países que tem sofrido o ataque militar dos EUA e o ataque cultural dos europeus (do qual tu es vítima) merecem respeito, nosso países não devem ser chamados nem de “pobres” nem subdesenvolvidos nem nada dos termos usados por mentes colonizadas.
    .
    Os países do que era o 3ro mundo devem ser chamados sim de vítimas de invasões e roubo de recursos naturais.
    Não somos pobres, somos ricos como tem comprovado o Brasil Angola e o próprio Irã.
    .
    Somos ricos materialmente e culturalmente, já não aceitamos o dicurso colonizador dos intelectuais europeus, parasitas, sempre dispostos a sentir pena dos nossos povos.
    .
    O MEDO das “senhoras”
    Olham os nossos povos, como senhoras endinheiradas olhando os pobres, só para sentir pena por alguém, de jeito de se sentir seguras na sua situação.
    O que estão expressando é o terrível MEDO de suas economias cair perante o avanço dos BRICS.
    .
    Tu podes ver como falam Chomsky ou Petras, a terminologia que usam, seu desprezo inconsciente por nossos povos, esses caras não passam de mente colonizada, dá nojo.
    .
    Chega cara, agora nós temos voz própria, nós agora falamos nós, é nóis, chega de intelectuais europeus ou americanos falando besteiras, desprezando nossas culturas, se sentindo superiores, meeu, dá nojo mesmo.
    .
    Esses intelectuais não passam de lumpens, se nota na sua forma de falar, como se orgulham inconscientemente do poderio dos seus países, repetem repetem e repetem um milhar de vezes que seu país tem o poder militar mais grande da história, que é um “império” blablabla, meeeu, eu já coloquei, a esquerda fez um enorme favor aos americanos ao chamar de “império” como eles queriam, são os EUA que querem ser chamados de “império”, império nada, são um país de ladrões e assassinos.
    Assim é que devem ser chamados.
    .
    O problema é que somos objeto de UMA GUERRA desenvolvida por os EUA e antes por países europeus.
    Temos sofrido uma GUERRA, essa é a verdade, temos sofrido uma guerra de SÉCULOS.
    .
    Não somos periféricos. A liguagem é tudo.
    O primeiro que faz o invasor é impor sua terminologia, e suas filosofias como o marxismo.
    Nem centrais nem periféricos, eles são ladrões e seus povos são cúmplices, eu não sou internacionalista, simplesmente porque o povo americano é cúmplice.
    Não posso sentir pena pelo povo americano ou europeu, porque são cúmplices de genocídio e roubo.
    Os americanos sabem que o Obama é marionete dos Bilderberg, e que fazem? o que fazem os milhões de negros que votaram no Obama? absolutamente NADA, porque são cúmplices, eles comem das migalhas das “guerras”(*) dos banqueiros.
    .
    * entre aspas, porque não são guerras, são invasões.
    .
    Eu sou nacionalista, eu não quero saber nada de solidariedade com povos cúmplices de genocídio.
    Eles são “proletários” como tu dizes, mas para eles primeiro está ser cúmplices das suas elites, como no caso do povo americano.
    .
    Para mim primeiro está o Brasil, trabalhadores e empresários, o Brasil.
    Não posso aceitar um internacionalismo utópico, quando a realidade mostra a guerra entre nações.
    .
    FASCISMO
    Vocês, MARXISTAS, semearon confusão na mente dos trabalhadores, com a insistência sionista de chamar tudo mundo de FASCISTAS, meu Deus, sao AMERICANOS anglos estadunidenses, sei lá o que sejam, de que adianta chamar fascistas a tudo mundo???? Em que ajuda isso aos trabalhadores que o que deveriam entender é que o inimigo da humanidade sao os EUA.
    .
    “EUA” camarada Jojo, de que adiantou chamar tudo mundo de fascistas, mas que para semear confusão, e ficar numa boa com todos os judeus que estavam dentro dos partidos marxistas.
    .
    As ditaduras que tu chamas fascistas nos países do dito 3Mundo, deveriam ter sido chamadas de DITADURAS AMERICANAS, como eu tenho colocado aqui várias vezes.
    .
    Ditaduras americanas, mas os senhores marxistas em conluio com os sionistas infiltrados nos seus partidos insistiram em falar de fascismo, como se esses ditadores como Mubarack ou Pinochet tivessem algo a ver com Mussolini ou Hitler, ridículo.
    .
    Mussolini e Hitler eram nacionalistas, não eram PRO-AMERICANOS, eles defendiam, erradamente o nao, seus países. Entanto Reza Pahlevi ou Suharto nao eram nacionalistas e sim pro-americanos.
    .————————————
    JUROS
    Pois é, foi minha contribuição com este blog que me permite colocar minhas opiniões.
    Acho fui o primeiro na internet de língua portuguesa em descobrir que os banqueiros ocidentais têm terror do Islã devido ao fato dos muçulmanos não cobrarem juros.
    Por isso o enoooorme progresso do Irã, porque o sistema financeiro deles é distinto.
    O Brasil do PSDB e o PT paga 180 bilhões em juros por ano.
    E isso se faz de propósito, contraindo dívida desnecesariamente.
    .
    .————————————
    Forças Armadas
    Nossas FAs precisam renovação urgente, temos coroneis e generais que entendem perfeitamente como levar o BRASIL a potência militar. É preciso deixar passo aos nacionalistas dentro das Forças Armadas especialmente no Exército e na FAB.

  30. O irã é igual aos argentinos! só Reclamam e nada!! quem mexer com Israel vai levar uma “surra jamais Vista nesse país” como diria Lulinha!hahaahha! acabar com o Irã é coisa de apenas umas semanas! depois só é guerra de milicias e irregular atentados e bla bla bla de sempre! porque o poderio militar americano meus queridos amigos infelizmente é de longe superior! 🙁

  31. Milton Bras Cabral, uma resposta breve, porque so agora li sua resposta e tenho de ir pro trabalho. Trabalho para viver. Seu discurso, acusa-me de europeisante, mente entorpecida por uma visao eurocentrica da realidade social. Eu parto do principio que a ideologia do mundo moderno e produzida pelo sistema capitalista que e global, isto e internacional. Correto, eu sou marxista, e aceito o principio que a classe operartia e internacional, tal qual o capital mas que ela esta enraizada em paises com diferente culturas e tradicoes. Por um momento na historia, classe operaria europeia e norte americana desfrutou de privilegios gracas a exploracao imperialista dos trabalhadores do resto do mundo. Mas devido esse carater global que e o sistema capitalista, nao creio que e possivel para o operariado de um pais isolado criar as bases para o socialismo, a unica alternativa que e util do ponto de vista da classe operaria. O operariado russo com todos os recursos que existia no territorio sovietico nao foi capaz de avancar a revolucao, perdendo o poder ja nos primeiros anos apos a revolucao de 1917. Nao ha saida nacionalista que possa oferecer ao proletariado nada mais que guerras, miseria e retorica patriotica., Aceito a definicao de que o patriotismo e o ultimo refugio de um canalha. Creio que foi Samuel Johnson quem o assim definiu. Burgues nao e patriota. Prova o alto investimento em imoveis no Florida, por burgues brasileiro em vez de investirem no Brasil. Eles movem seu capital para o pais que oferece mais lucro. Lucro e maior capital sao o que lhe estao interessados. Patriotismo e para as massas. A cultura intelectual moderna e influenciada pelo que se produziu na Europa. Nao e possivel negar esse fator. Essa acusacao sua, de que o marxismo e influenciado/criado por judeus, isso nao e original de sua parte, nem do que a intelectualidade brasileira possa ter contribuido sobre o assunto. Essa acusacao faz parte do antigo repertorio que a extrema direita tem escrito contra todos os movimento de libertacao logo apos a Revolucao francesa. Digo a fonte, o jesuita Barruel, na Franca, escrevendo no final do seculo XVIII. Inicialmente, Barruel nao envolveu os judeus em sua jeremiada contra os macons, iluministas etc mas o fez a partir de 1810. Essa tese desenvolvida por Barruel foi retomada por todos os escritores de extrema direita na Europa ate culminar nos teoricos do facismo e nazismo na Europa nas decadas 1920/30 e 40. Tenho varios desses livros em minha biblioteca e muito deles estao no internet. Sua ideologia, meu amigo, e europeia, europeia, tal qual a minha. So que eu falo pela esquerda voce pela direita. Capitalismo surgiu na Europa, pode adquirir contornos peculiares de acordo com as treadicoes de cada pais. Por exemplo, o capitalismo japones e chines tem peculiaridades tipicas daqueles povos mas em sua essencia, a exploracao do trabalho assalariado, a criacao do proletariado, uma classe que nada possue para vender mas sua capacidade de trabalhar em nada os dintinguem do capitalismo europeu. O mesmo ocorre com o resultado dos interesses opostos entre capitalista e proletariado: a luta de classes. A luta de classe se da aqui, no Brasil, na China, nos EUA e na Inglaterra. Se ela sai dos limites tolerados pelos capitalistas, o cassetete da policia desce nas costas de operarios da mesma maneira em qualquer um desses paises.Dizer que empresarios e operarios tem o mesmo interesses e parte do repertorio de qualquer regime facista, seja o de Mussoline, o de Vargas ou o de Hitler.

  32. “- O Irã acumulou mais de quatro toneladas de urânio enriquecido a 3,5% e quase 100 kg enriquecidos a 20%. Essa quantidade de material já é suficiente para quatro bombas atômicas.”

    Como é a história? Com esse nível de enriquecimento de 20% são incapazes de produzir engeia elétrica ao país.
    Que droga de argumento é esse?
    Tanto faz, vão falar um monte de mentiras igual no caso do Iraque só para mobilizar a opinião pública de seus países e quando finalmente conseguirem a guerra acontecerá, isso se os atentados terroristas dos EUA e Israel não levarem a uma guerra imediata.

  33. Jojo disse:
    05/02/2012 às 10:35

    Caro Jojo, não acredito nesse boato. É cortina de fumaça… Os ataques começaram APÓS a declaração de guerra brasileira. O que é natural e esperado; afinal quem entra na chuva é para se molhar mesmo…
    .
    Veja bem, o Eixo já estava em guerra contra uns 60 países pelo menos, e com dificuldade de matérias primas. Não iriam atacar nossos barcos atoa. Ainda mais com a nossa ENORME colônia Italiana e Alemã. Vejam que a relação do Brasil com a Alemanha era tão boa que tínhamos um hangar para pousar o Hindenburg em Santa Cruz no Rio de Janeiro:
    http://fotolog.terra.com.br/jban:1144
    .
    Nesse site mostra o que a TV “não tem vontade” e “as escolas esquecem” de passar aos alunos:
    http://www.mundovestibular.com.br/articles/5097/1/Brasil-na-Segunda-Guerra-Mundial/Paacutegina1.html
    .
    Veja que eles falam, sobre tudo e mostram as fotos do encontro do Roosevelt com o Getúlio, falam das Bases, falam do nordeste, falam da proximidade com a África, etc. MAS NÃO TEM CORAGEM DE FALAR da ” Operação pote de Ouro” em que o Brasil foi ameaçado e chantageado a declarar guerra ao Eixo ou iria perder o Rio grande do Norte para os EUA!!! ( E eles estariam até hoje por lá!! Tenha certeza disso…). Por isso que digo e desafio qualquer um a mostrar QUANDO os EUA foram aliados do Brasil??? Em que momento e em que época??? Até em suco de laranja eles nos sabotam…É só mentira e mais mentiras. Diariamente!Faz 80 anos!!
    .
    Meu caro Jojo, sei que muitas vezes pareço radical em minhas palavras e posições. Pois me recuso a ajoelhar diante da “Pirâmide que tem um olho em cima”!! Jamais venderei minha alma e minha pátria. Abçs

  34. pelos comentarios que eu vejo aqui vejo que a maioria das pessoas não sabem que existem uma distinção no que se fala de Israel, uma coisa e falar mau do sionismo e outra coisa e falar mau dos judeus, para quem não sabe a Irã abriga em seu terriorio uma colonia de judeus do torá que inclusive tem videos de encontros do presidente do Irã e os rabinos o youtube, e os rabinos agradecendo a formar hospitaleira que são tratados no Irã. Não acreditem em tudo que veem na tv pois ela mente.

  35. Se Israel atacar, duvido que os palestinos vão ficar parados… Duvido também que nenhum outro país da região venha em socorro ao governo islâmico e ao Islã (vide os recém-libertos de ditaduras apoiadas pelo ocidente em que grupos religiosos estão se despontando na briga pelo poder)… Tá me cheirando a uma mini 3ª guerra…

Comentários não permitidos.