Pilotos da Esquadrilha da Fumaça avaliam o Super Tucano como possível nova aeronave do esquadrão

 

Conforme já havíamos publicado aqui, a Esquadrilha da Fumaça retornou de seu merecido período de férias após um 2011 com recorde apresentações. Mas para muitos integrantes do esquadrão, as férias terminaram um pouco mais cedo, já que durante o mês de janeiro, foram para Natal onde iniciaram um curso nas aeronaves Super Tucano, um possível substituto das aeronaves T-27 da Esquadrilha da Fumaça.

Desde o dia 23 de janeiro, seis pilotos e doze mecânicos da Esquadrilha da Fumaça estão na Base Aérea de Natal realizando o curso da aeronave A-29 Super Tucano. O curso está sendo ministrado pelo 2º/5º Grupo de Aviação, o esquadrão Joker, cuja missão é formar os pilotos de caça da Força Aérea Brasileira. O principal objetivo é analisar a possibilidade do Super Tucano ser adaptado à Esquadrilha da Fumaça.

O curso terá duração de quatro semanas, contemplando a instrução técnica da aeronave, treinamento em simulador e voos de adaptação na aeronave.

As aeronaves T-27 Tucano foram introduzidas no Esquadrão de Demonstração Aérea em 1983, e as células são trocadas por “novas” aeronaves de tempor em tempo, visando garantir a segurança dos pilotos e das apresentações aérea.

A aeronave A-29 Super Tucano foi desenvolvida visando as tarefas de ataque leve e apoio aéreo aproximado. Mas por possuir características herdadas da aeronave de treinamento T-27 Tucano, com algumas modificações poderia atender a necessidade do esquadrão para uma nova aeronave.

Fonte: CAVOK

7 Comentários

  1. C-130 da USAF lançando produtos químicos na Amazônia?
    3 de fevereiro de 2012, em Vídeo, por Alexandre Galante

    Circula na Internet através de e-mail e postagens em blogs, imagens e o vídeo acima com a informação de que a aeronave seria um C-130 da USAF lançando produtos químicos na Amazônia brasileira. O avião estaria voando sem autorização e à baixa altura para não ser detectado nos radares do SIVAM!

    Achamos a informação inverossímil, mas em nossas pesquisas sobre o vídeo não encontramos nada ainda. Nossos leitores podem nos ajudar a encontrar a verdade sobre estas imagens?

  2. Essa história do C-130 deve ser coisa dos “paranóicos de plantão” que esperam uma invasão americana no Brasil. Só pelo video já conseguem distinguir a amazonia brasileira da amazonia dos territórios vizinhos. E não acredito que um avião desse porte consiga passar despercebido pelos nossos radares mesmo voando baixo. Provavelmente nossa força aérea monitorava este voo mas nada fez por não estar Sobre nosso território.

Comentários não permitidos.