Defesa & Geopolítica

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça avaliam o Super Tucano como possível nova aeronave do esquadrão

Posted by

 

Conforme já havíamos publicado aqui, a Esquadrilha da Fumaça retornou de seu merecido período de férias após um 2011 com recorde apresentações. Mas para muitos integrantes do esquadrão, as férias terminaram um pouco mais cedo, já que durante o mês de janeiro, foram para Natal onde iniciaram um curso nas aeronaves Super Tucano, um possível substituto das aeronaves T-27 da Esquadrilha da Fumaça.

Desde o dia 23 de janeiro, seis pilotos e doze mecânicos da Esquadrilha da Fumaça estão na Base Aérea de Natal realizando o curso da aeronave A-29 Super Tucano. O curso está sendo ministrado pelo 2º/5º Grupo de Aviação, o esquadrão Joker, cuja missão é formar os pilotos de caça da Força Aérea Brasileira. O principal objetivo é analisar a possibilidade do Super Tucano ser adaptado à Esquadrilha da Fumaça.

O curso terá duração de quatro semanas, contemplando a instrução técnica da aeronave, treinamento em simulador e voos de adaptação na aeronave.

As aeronaves T-27 Tucano foram introduzidas no Esquadrão de Demonstração Aérea em 1983, e as células são trocadas por “novas” aeronaves de tempor em tempo, visando garantir a segurança dos pilotos e das apresentações aérea.

A aeronave A-29 Super Tucano foi desenvolvida visando as tarefas de ataque leve e apoio aéreo aproximado. Mas por possuir características herdadas da aeronave de treinamento T-27 Tucano, com algumas modificações poderia atender a necessidade do esquadrão para uma nova aeronave.

Fonte: CAVOK

7 Comments

shared on wplocker.com