Ministro da Defesa viaja à Índia para reforçar cooperação bilateral no setor de Defesa

Brasília, 31/01/2012 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, desembarca no próximo sábado (04/02), em Nova Deli, capital da Índia, para uma série de encontros com autoridades e visitas a instalações militares do país asiático. A viagem tem o objetivo de reforçar a cooperação bilateral entre os dois países na área de defesa.

Durante os cinco em que permanecerá em território indiano, Amorim terá reuniões com o ministro da Defesa, A.K. Antony, com o assessor de Segurança Nacional, Shankar Menon, e com o primeiro-ministro, Manmoham Singh.

Na cidade de Bangalore, o ministro brasileiro e sua comitiva – integrada por assessores, pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi – visitarão as instalações da empresa Hindustan Aeronautics Limited (HAL). Também está prevista visita à 50ª Brigada Paraquedista, unidade militar indiana de elite situada na cidade de Agra.

Integrante do BRICS (Grupo de países emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a Índia possui uma das maiores forças militares do mundo. Sua defesa é constituída pelo Exército, Marinha, Aeronáutica e por forças auxiliares, a exemplo da guarda costeira. As forças de defesa são subordinadas ao presidente do país, seu comandante supremo.

Os indianos mantém cooperação intensa em matéria de defesa com países como a França e a Rússia, mas, a exemplo do Brasil, buscam reduzir a dependência tecnológica de outras nações no desenvolvimento de produtos e serviços de emprego militar. O país asiático possui projetos em curso para fabricação de blindados, mísseis e aviões de combate.

A Índia acaba de finalizar uma concorrência para aquisição de 126 caças para sua força aérea, vencida pela empresa Dassault, fabricante dos aviões franceses Rafale. Especialistas afirmam que o contrato prevê a compra direta de 18 aviões. Os 108 restantes serão construídos no próprio país, com transferência tecnológica. Os indianos também adquiriram jatos brasileiros, modelo Legacy 600, da Embraer. Atualmente, os Legacy são utilizados pelo governo indiano para transporte de autoridades.

Prioridade estratégica

A parceria com a Índia em diversos campos, incluindo a Defesa, é uma prioridade estratégica do Brasil. O governo entende que existe um amplo potencial de cooperação científico-tecnológica com país asiático no setor militar, com a possibilidade de desenvolvimento de projetos de interesse mútuo.

Entre os assuntos que deverão ser tratados pela comitiva brasileira com as autoridades indianas durante a viagem figuram cooperação no setor naval em projetos de construção de porta-aviões e submarinos da classe Scorpène, além da ampliação do já existente intercâmbio de vagas para oficiais das forças armadas em cursos aperfeiçoamento e de altos estudos oferecidos por escolas militares de ambos os países.

A pauta incluirá ainda tratativas sobre parcerias entre centros de pesquisas militares dos exércitos brasileiro e indiano para desenvolvimento de equipamentos de defesa que possam suprir, no futuro, necessidades de projetos como o Sistema de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Nas conversas também deverão ser tratados temas referentes às respectivas forças aéreas, como intercâmbios entre escolas de pilotos, medicina aeroespacial, operações de busca e salvamento e paraquedismo.

Para o ministro Celso Amorim, a visita à Índia será uma relevante oportunidade de fortalecer os laços entre os dois países na área de defesa. A relação bilateral nesse segmento começou a ganhar força a partir do acordo celebrado em 2003 entre os dois países no âmbito do IBAS, grupo integrado pela Índia, Brasil e África do Sul com o objetivo de unir propostas em temas globais e aprofundar o relacionamento em áreas diversas. Desde a implementação desse fórum de diálogo, ocorreram diversos eventos bilaterais de defesa, como visitas às Marinhas de Guerra, e reuniões de colegiados como o Comitê Conjunto de Defesa Brasil-Índia (CCD), a Comissão Mista Brasil-Índia (COMISTA) e do Grupo Setorial de Defesa do IBAS.

Além da Índia, a viagem do ministro da Defesa brasileiro inclui paradas em outros dois países: Itália e Marrocos. Amorim terá encontro no próximo dia 3 com o ministro da Defesa italiano, Giampaolo Di Paola, na cidade de Palermo. No Marrocos, ele se reúne no dia 10, na cidade de Rabat, com os ministros da Defesa, Abdellatif  Loudiyi, e das Relações Exteriores, Saad Eddine Othmani, do país africano.



Ministério da Defesa
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3312-4070 // 4071

31 Comentários

  1. Esta ai.

    Precisou esperar a Índia dar o OK para o Rafale de forma a justificar agora a escolha pelo mesmo caça para a FAB.

    Nestes acordos multilaterais, a produção do avião entrará em pauta com certeza, e teremos uma participação de ambas as industrias neste processo.

    Pode até parecer doideira meu comentário, más eu já não dúvido de mais nada nessa vida.

  2. Acho que o Amorim vai para saber os valores detalhados que os Franceses passaram pra India…assim poderemos barganhar/reclamar caso a França tente enfiarnos a FACA.

  3. Precisou da India, agora vai. Quem sabe vem um pacotão daqueles mísseis balisticos , eu queria ver as fronteiras do Brasil cercadas de misseis de longo alcance, a India tem a tecnologia e funciona…

  4. Perdemos uma oportunidade de ouro de negociar melhor o Rafale para nós, tudo graças ao bando de lobistas e entreguistas que grassam pelo país. Algumas verdades.

    1- O Rafale é o melhor caça de 4,5 geração do Ocidente, venceu todas as concorrências que disputou com o Typhoon, e terminou como o melhor selecionado por critérios técnicos todas elas com exceção de uma. Somente o F-35 ganhou por margem desprezível na análise dos Holandeses.

    2- A última oferta de Rafales para a Suíça, tem um preço apenas de 7% maior que a oferta Gripen. Um caça muito superior por uma pequena diferença de preço.

    3- Além disso, dispõe de versão naval compatível com o NAe que temos e podemos comprar e operar no futuro.

    4- Seu fornecedor está repassando TOT´s em dois grandes programas já em andamento, o PROSUB e o EC-725.

    E tem gente ainda que perde tempo em debater isso.

    O indianos chegaram a uma simples conclusão, o Rafale é o melhor e tem o produtor mais confiável. E seu preço é compatível com suas qualidades. Não é barato, porque nenhum caça de maior porte é barato.

  5. A parceria com a Índia em diversos campos, incluindo a Defesa, é uma prioridade estratégica do Brasil. O governo entende que existe um amplo potencial de cooperação científico-tecnológica com país asiático no setor militar, com a possibilidade de desenvolvimento de projetos de interesse mútuo.

    isso é uma piada, nada é interessante ao brasil, todos nossos projetos não sai do papel por falta de interesse.

    Nosso ministro está aproveitando a vida nas custas do povo.

  6. RL
    Abre sim um precedente bom ao Brasil e o Amorim deve estar indo cheio de animação agora.
    Se essas duas vendas sairem esse Rafale vai estar em quase todo o séc.XXI como esteve os Mirage no séc.XX
    Essa reunião vai ser dominada por este assunto entre os Brasil e India.

  7. AMIGUINHOS valores p´´eréré Bóróró ja sabem a muito tempo tudinho e tudo estava sendo avaliado la atrocentos anos entre outras coisinhas tambem……Se liga Brasil maravilha.Hoje vazaram 2.600 barris de petroleo num dos dois poços que exploramos ja na area do pré-sal na bacia de Campos.Os dois poços estão a cargo de consorcio entre Brasil e China.O rompimento do duto se deu a mais de 2000 metros de profundidade.A contenção foi feita rapidamente com o fechamento do poço e o oleo vazado ja esta sendo recolhido.O IBAMA e a PF seguem para o local….Teremos muitas vulneralidades no pré-sal na area de segurança.O patrulhamento e defesa do mesmo se daria mais eficaz com mais submarinos convencionais e caças de supremacia aerea.Defesas antiaereas e antimisseis fariam a dissuasão.Se houver um vazamento de grandes proporções sera tudo o que os Corsarios mais desejam que ocorra para dizerem que não temos condições de explorar e crescerem o olho.A exploração no pré-sal por si so ja é arriscada e muito cara de se realizar e manter…QUEM ACOMPANHA MORCEGO ACORDA DE CABEÇA PRA BAIXO.

  8. Não sou especialista em caças, em frança, muito menos em concorrências internacionais, porém, sou um grande admirador do presidente Lula. Tudo que ele fez, que foi criticado, depois mostrou-se ser o adequado. O Brasil deveria ter vergonha na cara e comprar de uma vez não 36 caças, mais duzentos. Abraços!

  9. Além da possibilidade de se combinar um processo de transferência de tecnologia conjunto com a França (ou checar paralelamente as informações recebidas) e adotar também, o Rafale aparentemente abre-se outras possibilidades…

    O interesse na brigada paraquedista indica a tentativa de oferecimento do KC-390 (apesar das compras de hércules da IAF).

    O que de melhor poderia ser incluído para dar um DECISIVO upgrade dissuassório ao Brasil no pré-sal seria a adoção do míssil mar-mar supersônico hindu-russo Brahmos na Marinha do Brasil.

    O Brsil poderia oferecer (o timing é perfeito) participação no projeto do IA2 Imbel já que o projeto de fuzil indiano está patinando.

    Outra possibilidade para o Brasil é aderir e participar do desenvolvimento do AEW indiano que já utiliza a aeronave da Embraer.

    O oferecimento do A-Darter para a Índia pode ser utilizado como moeda de troca para participação em projetos de mísseis e fohuetes indianos.

    As possibilidades são REALMENTE muito AMPLAS.

  10. Acordem de suas ilusões Hollywoodianas e habitem a realidade.Aquele temp onde a manipulação da especulação dava as cartas no mundo e se nutriam dos pequenos intimidando-os com armas e genocidios resta apenas a sombra.Quem da as cartas hoje na economia mundial é que tem grana na mão para gastar e quem tem reservas para gerar muita grana e nesse contexto so existem duas nações atualmente no mundo com essas disponibilidades CHINA E BRASIL.Desde a campanha para a sua primeira eleição Lula sempre afirmou que a prioridade de governo dele era uma maior aproximação com a India e tambem demonstrava intenção de extreitamento de relações com a China.Sinceramente apesar de ter preferencia pelo SU35BM/S tenho quase que certesa que o Brasil não comprara vetores da orbita EUA-RUSSIA-CHINA.A França sempre teve parceria conosco pois sempre a vimos como uma Democracia fora desse eixo.Mas ja a algum tempo estou inclinado a acreditar que teremos uma grande surpresa.Não se espantem se India e Brasil declararem que o Brasil entrou no programa SU50MKI desenvolvido na India.Esta questão da escolha dos caças vem sendo tratada desde que a Dilma assumiu em carater de segredo e tudo que se tem mostrado nesse tempo para mim é despistes e blefes.MUITA AGUA AINDA VAI ROLAR E QUEM VIVER VERA.Quanto a defesa aerea e antimisseis não são Astros 2020 que nos tornarão supridos e devemos sim termos plataformas e sistemas Russos ou ate mesmo Chineses.Nas cabeças dos atrofiados do universo Disney não conseguem entenderem que o alinhamento BRICS não é um pacto de defesa mas de sincronia em economia,mercado e diplomacia e isso ja é realidade so não ve quem é cego e não mudara.Não deixaremos de sermos BRICS para sermos alimento de Corsarios como sempre fomos e se crescerem o olho na gente vão comprarem o problema mais serio da vida deles.Lembram o Patriota indo a Moscow palido e a declaração do responsavel por relações exteriores Russo “A Russia não permitira que seus amigos sejam atacados” Ele disse isso não se referindo a Siria ou Irã mas se referindo ao Brasil.Alguma coisa seria foi detectado por nosso governo talvez que seriamos a bola da vez dos Corsarios.deixem de viverem com Alice no pais das maravilhas habitando num mundo que mostravam ser nosso mas que nunca foi e sim somente meio de aliciamento e ilusão.Deixem de serem Plutos e Patetas rsrs rsrs

  11. .
    .
    Depois dessa noticia do link qualquer especulação entorno do FX2 e a viagem do ministro vem confirmada… a escolha do Rafale pela Índia será pauta da visita também!!
    .
    Valeu!

  12. rsrs que saudades do Lula,quando penso na associação com o Irã,na escolha do EC-725 e na ja ganhou do Rafale é que desejo mais ainda que ele va é para a PQP e fique por la de vez.A Dilma tem melhor visão do que ele e nada ficou no esquecimento ou foi deixado de lado como voces vivem chorando.Negociações envolvendo tecnologias sofisticadas e transferencia total de tecnologia como ela vive repetindo aos quatro cantos que não abre mão não se concretizam da noite para o dia.Eu divido que a enrolem como Jobim enrolava Lula facil.Jobim e Saito tentaram enrolarem ela a favor da Boeing e o que arrumaram heim rsrsO que o Lula fez esta sendo dada continuidade mas caças ela so compra quem realmente repassar tudo o que ela quer e ela esta certa.E por Amorim ter ido agora a India ja fantasiam mil e umas noites rsrs A viagem que ela fara a India ja estava programada a tempos e com a India vamos tendo muitas afinidades e interesses sendo tratados a tempos tambem mas o que envolve defesa so é ventilado a midias o que é oficial.Brasil,India e Africa do Sul são atuantes em interesses mutuos.Lula sempre afirmou que se eleito fosse sua prioridade seria extreitamento com a India.Não se esqueçam que eles constroem ja em adiantado estagio o SU50MKI em territorio Indiano que é um 5.0 bem mais em conta para nós que qualquer um outro vetor e a Russia incentiva isso.Em misseis e aeroespacial tambem temos muitas possibilidades com os Indianos.Uma linha de montagem do ST na India seria o melhor para a Embraer usando a fabrica na India com mão de obra mais barata e alto grau de especialistas uma ponte comercial para a Asia e oriente-medio.Seria ate mesmo possivel desenvolvermos um ST com eles aproveitando a aero-dinamica e substituindo peças extrangeiras.O Brasil prioriza e fastasse gradativamente da Europa-Ocidental e se aproxima do mercado Asiatico que é o mais aquecido e rentavel mercado economico atual do mundo.Muita agua vai rolar,podemos ter Rafales com eles e podemos termos o SU50MKI e ate participação no Tejas.O Brasil busca um parceiro fora de EUA-Russia-China para desenvolvermos tecnologias e nenhum pais é mais indicado a nós do que a India.Aguardemos.As rodivias e infraestruturas portuarias rumo ao Pacifico são fundamentadas nessa filosofia de maior estreitamento com a Asia o problema são As Ratazanas por onde teremos que passar ate o Pacifico que são muito olhos grandes e falsas.Uma escolha mais adequada seria pelo territorio Colombiano diretamente ao Pacifico.Peru e Bolivia são cobras de duas cabeças.

  13. Francoorp é muito inocente. Celso Amorim foi na Venezuela (grande compradora de caças Sukhoi Su-30MK2) e, vai a Índia (grande compradora de caças Sukhoi Su-30MKI e MiG-29K)…
    Afinal: Compra de Oportunidade é uma coisa, Licitação do FX-2 é outra coisa!!!

  14. O Brasil bem que poderia imitar a India comprando uns 150 Rafale e mais 200 Pak FA – 50. Não vai demorar muito para a Russia lançar uma versão naval do Pak FA – 50.

  15. Francoorp disse:
    01/02/2012 às 12:45

    grande francoorp, .legal voce por aqui de novo, parabens pelo blog, adoro carros classicos saudações


    quanto sua fé de que a visita da presidente o do amorim , rogo aos ceus para que seja verdade, mas diferente de você, infelismente tenho pouca fé amigo, esse amorim para mim não passa de um boca livre, que passa na embaixada de um toma um suquinho, vai no consulado de outro come um pasteuzinho, mas de concreto para defesa nada, as cooperações que ele fecha com os paises, são mais de intercambio entre militares ( que tem sua devida importancia) e não de aquisição de equipamento, e o que precisamos agora e de substituir material obsoleto, e adquirir doutrinas modernas.


    quanto a presidente dilma, ate admito que ela esta tentando fazer um governo equilibrado,com a baderna politica que tem nas mãos, maaas no campo da defesa, rezo para que o latente e visivel revanchismo dela para com os militares esteja dormente ( o que eu acredito pouco) e que o patriotismo ilumine a mente dela nessa viagem, para que tome as decisões necessarias.


    o rafale e meu preferido entre os tres “agonizantes sobreviventes do fx” por ter melhor tecnnologia, não desmerecendo os outros dois que tambem são exepcionais aeronaves,( o griphen eu acredito que pelo fator alcançe, se escolhido,deveria ser compensado com maior numero de aeronaves, , mas tambem e um caça fantastico)


    mas enfim, eu estou incredulo e saturado, principalmente pela palhaçada que e o comando da fab ( relatao para mim por amigos fabianos)acredito eu que o que vai nos sobrar e caças usados mesmo, depois de voarmos o que tem ate o osso.
    mas torço de todo coração que eu esteja errado e o amigo FRANCOORP certo, digo ate que nunca em toda minha vida vou comemorar tanto o fato de estar errado, e se o rafale for o escolhido para defender a soberania do meu pais, eu serei rafale desde pequenininho !!!

  16. Os dois países tem muito a oferecer um ao outro. Ao Brasil interessa os seguintes projetos , MÍSSIL BRAHMOS , A NOVA CLASSE DE FRAGATAS INDIANAS , PORTA AVIÕES , SUBNUC,s , MBT INDIANO , RADARES etc..
    Aos Indianos podemos oferecer , VANT,s , KC-390 , ALX ,MAA1-B ,MSS 1.2, GUARANI , ALAC , NOVOS FUZIS , SABER-M60 & 200 , MAR-1 ,SMKB etc…
    Só espero que dessa vez , o Brasil não ceda a ” pressões alienigenas ” e perca essa excelente chace !

  17. .
    .
    Ai amigo Capa Preta, eu também espero estar certo e você errado, hehe, rsrs…de boa… no fim o Brasil mais uma vez mostrou a sua cara com o FX2… encima do muro, nem pra la nem pra ca… nem USA nem China, Nem terrorista nem Muçulmano… Fala com todos e não está com ninguém, e eu apoio essa posição, nada de ficar incondicionalmente do lado de algum povo estrangeiro, pouco importando quem seja!
    .
    E estou Rippando uma nova série que acho que você e todos os amigos por aqui vão gostar, chama-se “Fanáticos por Armas”… da um olhada no 1° Episodio:
    .
    Fanáticos por Armas: Chave Mestra. EP-1
    .
    http://lnk.ms/YDmR1
    .
    Valeu!!

  18. FOXTROT meu caro Alienigenas não podem influenciarem em nada entendimentos entre Brasil e India.Nem EUA,Russia,China e nem as Virgenzinhas Guaranys do Sul…India e Brasil são os dois verdadeiros lideres influentes emergentes e esse seculo esta predestinado a nós.Americanos ja correrão para seduzi-los oferecendo-lhes revelarem os segredos do F35 so para embassar a vida da Dessault rsrs.Brasil e India podem juntos declararem que decidiram optarem por projeto proprio de vetor 5.0 e darem uma banana para todos.A tendencia é um extritamento de entendimentos que ja se faz em diplomacia externa se consolidar em parceria estrategica de defesa com uma diferença consideravel a qualquer outra ELES NÃO SÃO CORSARIOS.A maioria das redes de postos de gasolina hoje nos EUA principalmente em Washington são pertencentes a Indianos.Assim como Chineses são as culturas mais antigas ainda existentes no mundo.O Brasil tem muito mais a ganhar em muitos aspectos com a India do que com qualquer um outro pais.Tanto o projeto Tejas como o SU50MKI desenvolvidos na India seriam alternativas hi-low boas aos dois paises.teremos muito a ganharmos em material belico com a India e tecnologias de ponta tambem assim como excelentes oportunidades comerciais variadas inclusive de armamentos a serem oferecidos a India.Brasileiros e Indianos juntos se complementam e avançam de forma independente.Todas e quaisquer outra associações do Brasil com outros paises na area militar não nos dariam autosuficiencia e independencia tecnologica,sempre estariamos na dependencia de serviços e sensiveis.

  19. 1maluquinho nunca acertou NADA… antes ia dar SU-35 na cabeça… agora “eu sempre avisei que ia dar Rafale”… entre 3 alternativas se eu escolho 3, quais as chances de eu errar?… larga de lorota maluco… agora a bola da vez é a India… contenha-se…

  20. So otario associasse com a China.Eles so permitem que entre no mercado deles o que seja de pouca expressão ou o que eles desejam conhecerem e dominarem e depois lhe uma banana e passam a serem teu mais terrivel adversario competidor.Os Russos impulsionaram a tecnologia belica,aeroespacial e atomica Chinesa.Hoje os Russos não vendem mais tecnologias de ponta aos Chineses porque são rapinas.Ate para lhes venderem motores e turbinas pensam trocentas vezes antes de aceitarem o contrato.Com Indianos os Russos tem muito mais envolvimento envolvendo sensiveis e segredos o mesmo que eles sempre buscaram ter conosco.Vender armas,logistica e serviços é uma coisa.Compartilhar sensiveis,segredos e serviços especilizados é outra coisa bem diferente.Americanos não compartilham essas coisas nem com seus “amiguinhos” são exclusivistas e dominam o mundo com condicionamentos e imposições.Aqueles que desdenham da tecnologia Russa e de seus serviços o fazem por inveja e capaxismo,eles os Russos não são protecionistas e impositores com quem eles se interessam em terem extrito relacionamento estrategico e a eles apenas duas nações estão nesse contesto BRASIL E INDIA e nenhuma mais.

  21. Uma aliança estrategia Brasil-India com assessoramento Russo é o unico caminho a termos realmente autosuficiencia tecno-industrial em vetores de aviação de caça e o maior adversario disto é Saito Jaspion Usaf que mais serve aos interesses dos EUA que dos interesses do Brasil.Sera que ele é apenas um xenofobico-ideologico ou sera que ganha para isso???

  22. Maluquinho

    Brasil+India+África do sul

    IBAS

    Não se esqueça que o A-darter é uma realidade. Em breve teremos um míssel formidável!

  23. EDUARDO SIMÕES é isso meu caro nós devemos termos alianças estrategicas com aqueles que se posicionam conosco.Nesse contesto de IBAS a Africa do Sul entra com previlegiada pelo Brasil e nos BRICS tambem.Isso ja traduz noso interesse com eles que ainda estão um pouco longe de serem potencia economica.Eu sou a favor de uma formação fora do eixo EUA-Russia-China.Embora a tecnologia militar Indiana seja Russa os Indianos avançaram se especializaram em muitas ciencias bem mais do que nós.Buscamos parceria para um proprio vetor e eles ja teem isso e não o sonho de fazer um.A meu ver partirmos para um 5.0 entrando no projeto SU50MKI teremos mais a ganharmos do que se entrassemos no PAK-FA T-50 embora a teoria seja a mesma a pratica é a versatilização.O Brasil deve sim aproximar-se de paises como India,Indonesia,Malasia,Turquia,Japão.Tudo mudou e a area nervosa economica hoje Europa.Os EUA visam desestabilizarem isso disseminando intrigas e discordias na Asia.A estrategia esta ai na cara de todo mundo e o mundo ja se esclaresse dos meios.Não precisa mais ninguem nos dizerem nada,todos temos discernimento de compreendermos.Ou nós seguimos adiante e avançamos ou permaneceremos como fonte de materias e generos a abastecermos o sistema condicionado que apenas escraviza e impede o avanço de quem busca emancipação e progresso que é o direito de todos os póvos.

  24. BLUE EYES eu nunca acertei nada e estou longe dessa prepotencia de querer acertar algo.Isso não satisfaz meu ego amiguinho.Mas voce e muitos outros tem acertado tudo não é mesmo.Acertaram a meteorica prosperidade comum Europeia,acertaram a hegemonia belica Americana,acertaram a incapacidade Chinesa e agora pretendem acertarem mais o que?Ate a eleição Presidencial de um espião traira voces ja tinham acertado né mesmo mas acertado em prognosticos ou acertado entre voces?Suas teorias xenofobicas-ideologicas aprendidas nas escolas das Americas com pós graduação em nucleos do TFP enchem os olhos e os corações so de reacionarios golpistas.Aqueles oportunistas sem escrupulos que vivem as espreitas se aproveitando das deficiencias e situações para fomentarem divisões e entrigas em prol de um unico intento ABARCAREM-SE PARA COM EXCLUSIVIDADE MAMAREM NO MOMENTO ECONOMICO NACIONAL GUARNECIDOS POR VAMPIROS EXTERNOS.Submissos e trairas nesta terra tem aos montes mas entre ser e querer existe um espaço enorme.O nosso povo que é quem gera as divisas que nos projetam e que pagam todas as contas jamais se deixaram levarem por golpistas.Nossos soldados servem ao Brasil e aos interesses dos Brasileiros e não a tiranos de passagem.Acorda pra vida amiguinho o mundo mudou e a consciencia dos Brasileiros tambem.

Comentários não permitidos.