EUA desenvolvem bala que ‘persegue’ alvo

Sugestão:

Protótipo tem barbatanas minúsculas que corrigem trajetória da bala.

EUA desenvolvem bala que ‘persegue’
alvo (Foto: BBC)

Os militares dos Estados Unidos estão desenvolvendo uma bala que pode corrigir a própria trajetória e ‘perseguir’ o alvo.

O projeto está sendo desenvolvido por uma subsidiária da empresa Lockheed Martin em nome do governo americano, a laboratórios Sandia.

A nova munição usa barbatanas minúsculas para corrigir a trajetória e é capaz de alcançar objetos a cerca de dois quilômetros de distância.

Os testes em protótipos sugerem que a bala tem mais precisão para alvos a distâncias maiores.

Uma empresa de consultoria afirmou que a nova tecnologia pode beneficiar atiradores de elite, mas teme que a bala possa ser usada pelo público.

Sensores e laser
O protótipo que está sendo testado pela companhia Sandia é de uma bala de dez centímetros que inclui um sensor óptico na ponta, para detectar alvos iluminados com laser. Esta informação é processada e usada para mover os motores dentro da bala, que viram as pequenas barbatanas, alterando a trajetória da bala.

EUA desenvolvem bala que 'persegue' alvo (Foto: BBC)EUA desenvolvem bala que ‘persegue’
alvo (Foto: BBC)

‘Podemos corrigir (a trajetória) 30 vezes por segundo’, afirmou o pesquisador Red Jones, que participa do desenvolvimento do protótipo.

A equipe de pesquisadores já fez testes com simulação por computador e testes de campo e informou que ainda há ‘questões de engenharia’ para serem resolvidas. No entanto, eles acrescentaram que estão confiantes.

Diferentemente da maioria das balas usadas atualmente, o protótipo desenvolvido nos Estados Unidos tem seu giro minimizado durante a trajetória e visa funcionar como um dardo.

Os pesquisadores já realizaram testes com a nova bala usando a pólvora já comercializada para outras munições e o projétil alcançou uma velocidade superior ao dobro da velocidade do som (cerca de 731 metros por segundo), o que ainda está abaixo do padrão de velocidade usado pelos militares.

Mas, os cientistas afirmam que é possível aumentar a velocidade da bala usando pólvora fabricada especialmente para esta munição.

Público e militares
Em seu site, a Sandia afirma que ‘clientes em potencial incluem os militares, forças policiais e atiradores por recreação’.

Isto gerou preocupação em alguns analistas do setor.

‘Há a conversa de venda (da nova munição) para caçadores por recreação, mas eu imagino que as autoridades poderiam querer limitar o acesso do público a este tipo de tecnologia’, afirmou à BBC Elizabeth Quintana, pesquisadora da consultoria do setor Royal United Services Institute.

‘Mas seria útil para forças policiais, particularmente em situações envolvendo reféns’, acrescentou a consultora.

E, para Quintana, a nova munição seria ainda mais útil em campos de batalha.

‘Um dos grandes êxitos na Líbia foi a precisão das munições usadas, muito mais alta do que em operações anteriores. 97% das armas da Otan atingiram os alvos dentro de cerca de dois metros. Mas, isto foi conseguido com munição aérea’, disse Quintana.

‘(Esta munição) Seria uma revolução para forças terrestres e poderia ajudar a diminuir ainda mais o número de mortos e feridos entre civis em conflitos futuros’, afirmou.

Fonte: G1

30 Comentários

  1. Interessante, mas pelo que entendi tem que ter alguém em outro pondo “iluminando” o alvo com um laser. Mas mesmo assim não deixa de ser um ótimo avanço.

  2. NobruRJ,
    Provavelmente o laser é projetado da própria mira da arma.
    Quanto aos “motores”, parece que utilizará tecnologia “piezoelétrica”.
    Duvido muito que tenha algum uso policial. O tiro de precisão policial raramente ultrapassa 500 m e há equipamento adequado.
    Quanto a usar um projétil cinético .50 no projeto de “bala guiada” para um sniper, acho uma infelicidade. Tais armas de grosso calibre ou são usadas contra pessoal a distâncias muito grandes (acima de 1200 m) ou contra “material”. Nas duas situações um projétil de maior calibre seria mais adequado, como o fuzil antimaterial de 25mm XM-109.
    O projétil de 25 mm, mesmo após uma corrida de 2000 metros ou mais, ainda conserva sua capacidade destrutiva já que é explosiva, não dependendo da velocidade final para produzir o efeito desejado.
    Claro que sempre poderão adicionar uma carga explosiva à .50, mas ainda prefiro um projétil guiado de 25 mm para a função.

  3. Só mentiras e mais dessas armas infernais que essa gente tem para oferecer a humanidade. E depois é culpa do diabo.
    Com certeza o AlQaeda já esta de olho neste tipo de munição pois os tipos de engajamentos deles sería perfeitos com isto.
    Não importa se é preciso ou não, bombardeio é bombardeio desde a invenção da pólvora, dizer que não tem sequelas e outros efeitos além da morte do inimigo é puríssima mentira.

  4. NobruRJ,
    Na verdade um fuzil pode ser equipado com um “apontador laser” para iluminar o alvo pelo próprio atirador, e com esse tipo de munição fica mais fácil para o “sniper” já que não precisará mais regular sua mira de acordo com variáveis como distancia, vento, etc…a própria bala vai se encarregares corrigir sua trajetória. A única coisa é que mesmo que o alcance da bala seja de 2Km, O sniper vai ficar limitado ao alcance do laser que acredito ser menor.



  5. NobruRJ…

    se vc. esta apontando para o alvo já esta “iluminando”.

    Finalmente serei um sniper de elite modo “cheat”…kkkkk

    Prevejo uma nova geração de Drones para guerras urbanas… voarão no máximo a até 30m de altura.. e com essa munição apontou matou…

    http://www.youtube.com/watch?v=uRqcIPHMlfM … Fuuuu

  6. o proprio atirador ilumina o alvo com a mira laser.. o laser vai direto ao alvo… o projétil faz movimento balistico e além do mais, tem a influencia do ar, vento, chuva.. etc.. por isso precisa corrigir a trajetoria. Até agora o atirador tinha que “compensar” todas essas variáveis

  7. E AQUI NO BLA BLA BLA BLASIL OS NOS politicos corruptos,
    .
    TAMBEN,, desenvolvem DINHEIRO que ‘persegue’ alvo
    .
    OS bolsoS DELES
    .
    E ESTE E MEU BLA BLA BLA BLASIL

  8. Pelo que pude notar esta longe da afirmação do titulo da materia pois não persegue nada e sim tem sua trajetoria ajustavel e isso não é nada do outro mundo e perfeitamente possivel por desenvolvedores.Então quer dizer que esta é a bala que mata Veado na curva rsrs Ja cansei de ver balotes explosivos calibre 12 e calibre 8.Ja tive em minhas mãos munição com ogiva de acrilico transparente e no interior pequenas esferas de composição de algum acido solido,se atingisse o ombro o braço interinho caia no chão e o cartucho era CBC e de fabricação industrial e não de terceiros.Ja ate usei munição com ogiva perfurante de aço revestida de teflon.A chamavam de bala mata policia e dizem que perfura coletes,nunca as testei nesse aspecto mas que tem balistica zero isso eu vi.Munição Dum-Dum mesmo e não essas contundente canto vivo que otarios chamam de Dum-DumEla tem a ogiva pra fora e cabeça chata com a cruz em alto relevo.Entra no caboloco e com o impacto projeta-se a frente e de subido da marcha ré quando explode.Fica um ovão pro lado de fora lindão de se ver rsrs rsrs

  9. Esse projétil é muito fácil de ser desenvolvido. Imaginem uma micro-bomba guiada.Na verdade, um micro-foguete. O seu direcionamento poderá ser variado: infra-vermelho(calor do corpo), GPS,giroscópio,iluminação laser, etc. Os balins das bombas também poderão ser direcionados. Aliás,já foi utilizado no Vietnã. Bombas explodiam no ar, e lançavam dardos que atingiam o inimigo nas trincheiras, guiados pelo calor do corpo.Se quiserem desenvolver esse projeto, podem me chamar.

  10. Falken…e os Russos sao tao inocentes. Na Segunda Guerra nenhum pais queria perder aos estrupadores. O mundo sempre tem alguen que se torna uma potencia. O bom seria um mundo dominado pelos Russos, nao?

  11. mais uma merda dos eua,essa nova municão vai parar nas mãos de algun terrorista,pode apostar algum chefe de estado de alta patente vai acabar acaindo,eles inventão depois querem corigir.é sempre assim…

  12. Bosco e R22, obrigado pelas explicações. Dessa forma(com a própria mira da arma já usando o laser) é bem mais prático mesmo.
    .
    E acredito que no caso então, o desvio de trajetória seria mínimo. Coisa de centímetros ou poucos metros(para compensar distâncias e clima). -> Eu imaginei mudanças maiores na trajetória do projétil(com talvez outra pessoa apontando o laser) devido a foto da BBC acima. Mas acho que ainda é cedo para essas capacidades, quem sabe mais no futuro e com mais pesquisas.

  13. Falken,
    Essa impressão é porque você está num site dedicado ao assunto “defesa”, que engloba a tecnologia militar.
    Se você frequentar sites de religião, de meio ambiente, de medicina, de odontologia, de esportes, de gastronomia, etc,verá que eles fazem outras coisas além de armas.

  14. O mundo tal qual nós conhecemos hoje com todos os produtos que temos nas prateleiras ou é subproduto da indústria armamentista ou da corrida espacial,portanto quem quiser dar uma passo à paz deslique o computador e vá desenvolver o dom da telepatia,quem sabe não será o primeiro a contactar seres de mais pacíficos de outras dimensões.

  15. Longe de ser um mini-projetil inteligente e sim com recursos de corrigir a trajetoria emais nada e ja tem gente achando que é um mini-missel inteligente rsrs rsrs Brazileiro adora um carnaval pra se fantasiar rsrs Vai acabar vendo a Mangueira entrar e na apoteose ter a sensação do Salgueiro sair rsrs rsrs Esse projetil com detonação a gaz seria excelente para comandos dificultando o ponto de identificação.

  16. Pois é, NobruRJ. Acredito que a correção da trajetória deva ser mínima sim, já que pela distancia e velocidade do projetil, o tempo para que ele atinja o alvo é muito pequeno não deixando margem para grandes correções. Mas como você disse, ainda tem muito a se pesquisar e melhorar já que é uma tecnologia ainda “saindo do forno”. Sds.

  17. Isso é mais uma prova de que no Brasil não se pesquisa nada , apenas copiamos , e muito mal por sinal , o que já é fabricado no exterior .
    Os empresários Brasileiros , só visam o lucro rápido e garantido ( resquícios do tempo de reserva de mercado etc..).
    Onde o Brasileiro era obrigado a comprar apenas o que era fabricado aqui no pais , caso quisesse importa alguma coisa , teria que estar disposto a pagar muito por isso .
    Temos uma das maiores ( ou se não , a maior ) indústria de munições do mundo ( CBC ).
    Que diga-se de passagem, adquiriu uma empresa Tcheca ( se não me engano ) do mesmo ramo.
    Porque ” cargas d,água ” , essa empresa não investe em pesquisa de ponta como essa ?
    Mesmo que seja para atender ao mercado americano , pois sabemos muito bem , que o Des-Governo Brasileiro não investe nas nossas FAA,s .
    E as mesmas , não tem visão visionária para esses tipos de projetos ( resquício dos oficiais generais , que apenas conhecem o teatro de operações da segunda grande guerra ! rsrs )

  18. Provavelmente a mira será baseada numa câmara de imagem térmica com o laser telemétrico/designador associado.
    Colocando o alvo na retícula e acionando o laser, a distância será aferida, o que irá fazer com que uma retícula virtual seja projetada no visor abaixo da retícula inicial e, logicamente, abaixo do alvo pretendido, obrigando que o atirador posicione (eleve o cano) novamente o fuzil de modo a que a nova retícula fique alinhada com o alvo.
    Feito isso o cano da arma estará com a inclinação correta para que o projétil faça a trajetória balística que o permita chegar até o alvo.
    Mantendo o feixe laser sobre o alvo (a fonte emissora do feixe laser deverá ser capaz de se mover para se manter alinhado com o alvo) seu reflexo codificado irá sensibilizar o sensor ótico passivo no nariz do projétil que enviará as correções necessárias aos atuadores piezoeletrônicos.
    Ou seja, não basta “mirar” com a luneta no alvo achando que a “bala guiada” fará o resto. Há de se ter em mente que o projétil é não propulsado e que fará uma trajetória balística, só que passível de correção após sair do cano da arma, o que irá aumentar dramaticamente a precisão.

  19. BOSCO como sempre teu raciocineo é correto e embasado em tecnica de quem tem conhecimento e concordo plenmente.Sim é uma munição revolucionaria mas longe de ser o que os sensacionalistas de plantão que ja estão navegando no catchup com a caras buzuntadas de maionese estão pensando que seja uma munição inteligente rsrs um mini missel rsrs daqui a pouco vão dizer que basta o atirador dirigi-la manipulando a direção do cano que ela vai fazendo curva e dobra a esquina rsrs ESSA É A BALA QUE MATA VEADO NA CURVA rsrs rsrs

  20. “Incrível como os EUA tem o dom para as coisas da morte os caras querem a qualquer custo exterminar tudo e todos. “

    .
    (*)Por:Falken
    .
    .
    Sr.Falken,não é atoa que ele é o império do mal,uma sociedade que cultua a violência onde quase todo os filmes produzido por lá fazem apologia às armas e a violência.
    .
    A destruição e a violência será um dos legados que este decadente império deixará para a humanidade.
    .
    .
    “LADRÃO SÓ VEM PARA MATAR,ROUBAR E DESTRUIR”,Já dizia o rei dos reis.
    .
    .
    felicitação.

  21. AS DUAS FACE DA CIÊNCIA HUMANA
    .
    .

    Falando sobre o assunto acima,isso é um produto da ‘nanotecnologia’,uma área que o Brasil tenta se desenvolver.
    .
    Como sempre é na industria armamentista de onde vem as novidades tecnológicas que depois será usufruída nas outras áreas como a medicina,em geração de energia como exemplo;basta vê a tecnologia nuclear.
    .
    A tecnologia que faz e produz a morte e a destruição,é a mesma que dá a vida.
    .
    Seria muito bom que antes de qualquer coisa,esse conhecimento fosse priorizada para a saúde,o bem está de todos e também ao desenvolvimento da humanidade em geral.
    .
    “Vivemos sobre a tirania do ódio e ao desprezo à vida”;uma sociedade que dá mais valor as riquezas material e ao consumo desenfreado,não é a toa que o planeta Terra esteja doente,por causa desse parasitismo.
    .
    A ciência é uma dadiva porém,algumas sociedades a deturpa e a converte para o mal.

  22. O que vocês esperavam, que armas existissem para levar paz e felicidade ao mundo? Não, é para matar. O que se esperava de uma noticia sobre tecnologia militar, algo pacifico é que não é. Os artigos que falam sobre a Russia falam principalmente sobre novos misseis, porém ninguém critica. Os misseis russos são para algo diferente além de matar e destruir? Para levar doces e brinquedos é que não é.

Comentários não permitidos.