Parlasul pode discutir solução para conflitos agrários no Paraguai

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) pode realizar audiência para discutir uma solução para os conflitos envolvendo os brasileiros que possuem propriedades no Paraguai e os sem-terra locais. As disputas se acirraram nas duas últimas semanas, após o início de uma verificação da demarcação das propriedades na faixa de fronteira por parte do governo paraguaio.

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, decidiu promover uma demarcação de terras no Departamento (Estado) de Alto Paraná e enviou ao local soldados do Instituto Geográfico Militar para verificar se parte das terras hoje ocupadas por produtores brasileiros, conhecidos como “brasiguaios”, pertenceria ao Estado. Sem-terra acampados há mais de um ano na região passaram a acompanhar as demarcações, o que provocou confrontos e deu início a uma onda de invasões de terra. Os brasileiros dizem ainda que algumas demarcações vêm sendo feitas sem ordem judicial.
Direitos respeitados
O deputado Renato Molling (PP-RS), integrante da representação brasileira no Parlasul, disse que vai propor a realização de audiência. A intenção, segundo ele, é discutir medidas para garantir os direitos dos brasileiros que vivem no Paraguai, sem desrespeitar os interesses do país vizinho.
“Tem que ter diálogo. Não é através da força que vamos conseguir resolver isso. O Mercosul existe para isso. O Brasil tem dado uma força muito grande para o Paraguai, dando vários benefícios em outras ocasiões, como no caso da eletricidade. Esperamos que o Paraguai seja sensível ao diálogo para que se possa estabelecer uma solução sem brigas e sem prejuízo para quem investiu lá”.
Reforma agrária
O encarregado de negócios da Embaixada do Paraguai no Brasil, Didier Ulmedo, explicou que a ação do governo de seu país atende a demandas de trabalhadores rurais locais por reforma agrária. Ulmedo garante que o governo de Fernando Lugo quer uma solução pacífica para o problema, dentro da lei e com respeito à propriedade privada.
“O governo do presidente Lugo recebeu uma herança de uma reforma agrária malsucedida, como ocorreu em vários países da região. Então, o problema da documentação, da legalidade dostítulos é um problema de longa data. O compromisso do governo paraguaio é de respeito à lei, respeito à propriedade privada e garantia à segurança dos colonos no Paraguai.”

20 Comentários

  1. Veja, eu não defendo nenhum brasileiro ou paraguaio que esteja desrespeitando as leis e a constituição paraguaia.
    Se o problema for com polícia ou justiça , então que se cumpra a lei e entregue as causas a elas.
    Ponto final.

  2. Isso é muito grave, não podemos deixar que nossos cidadãos em solo estrangeiro sejam humilhados e tenham seus direitos cessados, Já passa a hora de nosso governo incompetente usar a força para-diplomática, utilizando de avisos como : ” ameaça d embargo ao Paraguai”, ”ameaça de expulsão do Mercosul, caso haja o rompimento dos direitos dos brasileiros, e se caso essa palhaçada permanecer, vamos enviar 5 mil homens a fronteira coma desculpa de um treinamento, como fizemos na privatização do gás na Bolívia e em Itaipu com a operação ”Itaipu segura”.

    Guerra & Armas.

  3. E nasci ali perto em MS … Enfim…É a nossa vez de pressionar… E esse Lugo é um fanfarrão… Quero ver agora em Dilma, faça melhor q o barbudo… Sds !!!

  4. O Presidente Paraguaio deve estar sim tentando agir dentro da legalidade mas duvido se ele não tiver de ceder as forças anti-brasileiras que ocorrem lá e em várias partes da América do Sul.

  5. Entende-se a situação dos sem-terra paraguaios, mas, por outro lado, o governo penalizou a população brasileira com aumento de tarifas para atender aos anseios e promessas políticas do Presidente Lugo. Cabe agora ao governo brasileiro cobrar essa reciprocidade até com energia, se for o caso. Não pode deixar os brasileiros entregues a própria sorte.
    Afinal, uma nação que não se dá ao respeito e não exige respeito, não tem vida longa. A História está aí mesmo para provar.
    Mas tudo isso no ambito da diplomacia e dentro das leis internacionais, é claro.
    “Guerra, somente em caso de agressão”.

  6. Reino Unido anuncia envio de navio de guerra às Malvinas
    .
    O destroier HMS Dauntless foi inaugurado pela marinha britânica em 2007 Foto: Getty Images O Reino Unido enviará às ilhas Malvinas nos próximos meses um de seus navios de guerra mais modernos da Royal Navy (Marinha britânica), informou nesta terça-feira o Ministério de Defesa britânico.

    Trata-se do destróier HMS Dauntless, que nos próximos meses vai partir em direção ao Atlântico Sul e substituirá à fragata britânica HMS Montrose, acrescentou o Ministério. Conforme o Ministério da Defesa, a troca de embarcações já estava programada, mas ocorre em um momento de tensão entre o Reino Unido e a Argentina pela soberania das ilhas.

  7. passo da hora do governo tomar alguma atitude mais energica, equador e bolivia já fizeram pouco caso do brasil, agora o paraguai, logo será guiana e suriname, por favor, direitos devem ser respeitados, brasileiros compraram terras legitimas e investiram milhões, o movimento sem terra paraguaio tem invadido terras de brasileiros e vendida aos proprios paraguaios, seria a mesma coisa que de uma hora a outra alguns movimentos aki no brasil decidisem invadir por ex. a fabrica da renault e vende-la para brasileiros. fala sério ninguem na amer.sul respeita o BRASIL tá na hora de mostrar quem manda aki…. nós respeitamos os paises latinos e eles nos respeitam ?????

  8. É essa que é a famosa integração sul-americana que os esquerdistas defendem, o Brasil faz doações militares ao Paraguai, reforma de graça os tanques deles, doa mais de um milhão de reais para treinar o exército paraguaio para ser enviado ao Haiti, além de quebrar o acordo vigente de itaipú e dar um aumento absurdo para pagar mais pela energia elétrica que o Paraguai não usa, sem contar que esse país pouco-quase-nada contribuiu com a construção da hidrelétrica.
    E também… Incentivam o contrabando ao Brasil.
    A marinha paraguaia dá cobertura a contrabandistas e ainda atiram em nossa polícia federal.
    E agora querem perseguir os brasileiros que cultivam naquela terra a mais de 50 anos, lembrando também que essa perseguição conta com o apoio de Fernando Lugo.
    Que maravilha de integração!!!
    O Brasil dá dinheiro para eles, não recebe retorno nenhum (nem ao menos cooperação de combate a ilícitos), e aproveitam qualquer oportunidade de meter ferro no Brasil.
    Que beleza, não?

  9. O Paraguay tem que expulsar esses caras invasores de lá sim. Lugar de brasileiro é no Brasil. Viva o Paraguay e a Venezuela Bolivariana. Viva o Chaves. Fora povo que quer trabalhar, deixem os vagabas na terra..

  10. Li hoje na imprensa: A PF desbaratou uma quadrilha, que trazia drogas do Paraguai para o Brasil, em carros de luxo. Da Bolívia,ia para o Paraguai,e depois para cá.
    Cuidado com o Paraguai.

  11. Li hoje na imprensa: A PF desbaratou uma quadrilha, que trazia drogas do Paraguai para o Brasil, em carros de luxo. Da Bolívia,ia para o Paraguai,e depois para cá.
    Cuidado com o Paraguai.

  12. Li hoje na imprensa: A PF desbaratou uma quadrilha, que trazia drogas do Paraguai para o Brasil, em carros de luxo. Da Bolívia,ia para o Paraguai,e depois para cá.
    Cuidado com o Paraguai.

  13. Li hoje na imprensa: A PF desbaratou uma quadrilha, que trazia drogas do Paraguai para o Brasil, em carros de luxo. Da Bolívia,ia para o Paraguai,e depois para cá.
    Cuidado com o Paraguai.

  14. Concordo com o Stadeur, se houve invasão, que se investigue e puna quem o fez, não é porque eles são brasileiros como eu que vo apoiar o desrespeito as leis porque se fazem lá fariam aqui também. Mas sem politizar a situação, se começar a virar baderna ou se começarem a perseguir brasileiros só cortar o fornecimento de energia deles de itaipú, e problema resolvido.

  15. Não sejam ingenuos…
    Quem acha que as terras que eles estão querendo de volta foram adquiridas legalmente pelos fazendeiros brasileiros está errado.
    Aquelas terras eram do governo paraguaio, e foram vendidas irregularmente a brasileiros durante toda a década de 80 e 90 mediante ao pagamento de propina aos politicos corruptos deles.
    Isso também aconteceu aqui no mato grosso, mas tudo é tão longe aqui que os famintos tem mais dificuldade de se reunir pra protestar…
    Talvez os ultimos proprietarios tenham documentos legais, mas os originais compradores dessas terras fizeram gambiarra sim…
    Eu digo mais, concordo que algumas propriedades(as que estiverem com gatos nos registros mais cabeludos) devem ser desapropriadas, mas na condição de que os antigos donos sejam indenizados de acordo com o valor/hectare estipulado pelo governo paraguaio.
    .
    Sou brasileiro, defendo os brasileiros, mas reconheço que muita gente lá tirou proveito da ingenuidade, da ignorancia e da pobreza paraguaia para fazerem suas vidas… Eles não devem ser chutados de lá, mas esse assunto deve sim ser colocado na mesa e discutido legalmente no judiciário….
    .
    Se houver abuso por parte do governo ou omissão do paraguai em defender esses brasileiros, aí sim cortariamos a cota paraguaia de itaipu e colocariamos nao 10, mas 30 mil soldados e uma boa frota de tucanos na fronteira pra “bota quente”

  16. So uma ideia. A populacao brasileira que vive nessa area paraguaia se declara independente. O governo paraguaio envia tropas para la a fim de reclamar o territorio. Brasil envia tropa para la para proteger as populacao brasileira. Se nao me engano, foi isso que ocorreu com o Acre, que antes fazia parte do territorio boliviano.

Comentários não permitidos.