IPANEMA 1.200 A ETANOL IMPULSIONA SUSTENTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO

 

O avião agrícola Ipanema atingiu hoje a expressiva marca de 1.200 unidades entregues. O sucesso deste veterano é comprovado, ano a ano, pelos bons resultados operacionais e encomendas dos clientes: em 2011, foram vendidos 58 Ipanema no Brasil e Mercosul, um aumento de 45% em relação ao ano anterior.

“A evolução do Ipanema, com a incorporação de novas tecnologias, transformou o avião em um símbolo mundial da sustentabilidade na aviação”, disse Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para a Aeronave Ipanema. “A confiabilidade do produto é comprovada por mais de 40 anos de produção ininterrupta, com pesquisas constantes para a melhoria da aeronave, hoje movida a etanol, sempre com foco nas necessidades dos clientes e na sustentabilidade do agronegócio.”

A aeronave comemorativa é a 35ª recebida pela Sana Aviação Agrícola desde 1977, ano em que foi fundada. A empresa com sede na cidade de Leme, interior do Estado de São Paulo, é a maior cliente do modelo e opera atualmente 12 aviões Ipanema.

“As principais vantagens do Ipanema em relação aos pulverizadores terrestres são custo operacional reduzido, maior rendimento e menor impacto ao meio ambiente”, disse Bruno Ricardo de Vasconcelos, proprietário da Sana Agro Aérea Ltda. “O avião é muito adequado às necessidades de empresas como a nossa, que buscam oferecer aos clientes ganho de competitividade na atividade de pulverização.”

O Ipanema é a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis. A fonte alternativa de energia renovável, derivada da cana-de-açúcar, reduziu o impacto ambiental e os custos de operação e manutenção e ainda melhorou o desempenho geral da aeronave, tornando-a mais atrativa para o mercado.

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de defensivos agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a operação. Ele também pode ser utilizado no combate a incêndios, povoamento de rios e combate a vetores e larvas.

Fonte: Embraer

13 Comentários

  1. O álcool corrói mais o motor,além de ter menos energia. Cuidado, pois não se brinca com aviões. Eu, por mim, usaria gasolina de aviação (alta octanagem).

  2. O álcool corrói mais o motor,além de ter menos energia. Cuidado, pois não se brinca com aviões. Eu, por mim, usaria gasolina de aviação (alta octanagem).

  3. O álcool corrói mais o motor,além de ter menos energia. Cuidado, pois não se brinca com aviões. Eu, por mim, usaria gasolina de aviação (alta octanagem).

  4. É por isso que peças onde o álcool é armazenado e circula recebem um tratamento especial na fabricação por causa da corrosão.

  5. Para completar.

    Em nada se diferencia o motor a álcool da gasolina é diferente apenas o sistema de alimentação como: carburador ou injeção eletrônica e a bomba de combustível.
    Certas peças são revestidas internamente com o crômo. O álcool não corroí quem corroi é a água contida nele.

    A gasolina comum, aditivada ou “aquelas Premium, que vc coloca em seu carro possuem algo em torno de 27% de álcool nestas gasolinas, todos os carros passam por adaptações de fábricas para usar o combustível Brasileiro que contém o nosso álcool. Os carros de hoje já saem de fábrica com estas adaptações e regulagens necessárias para estes 27% de a álcool.

    No caso do avião IPANEMA basta fazer a manutenção correta que tornará o uso do álcool combustível 100% seguro

  6. Falha GRAVISSIMA DANDOLO, o alcool(automnotivo) tem 110 octanas a gasolina de aviação tem 100 octanas.

    Se funciona muito bem com alcool “barato” e comum por que usar combustivel de avião?

    Achei que você iria dizer: Deveria ser um dirigivel. rsrs

  7. Eu já achei que o Dandolo diria: “eu sei fazer um motor melhor, que não necessita de combustível, basta o próprio ar que passa entre as asas!”

  8. E UM MOTOR A ALCOOL CONCERTEZA TEM UM SISTEMA DE LUBRIFICAÇAO DIFERENTE(o que influencia tbn na corrosao do motor). é dand`s, nao foi dessa vez.
    .
    Ótima tecnologia e tomara que exportemos mais

  9. charles disse:
    01/02/2012 às 09:59

    Existe gasolinas de aviação com mais de 100 octanas e ainda mais que os 110 do alcool rsrs, so que no brasil não têm rsrs então falha gravíssima mesmo rsrs pq iremos ter um avião que não tem combustível brasil. rsrs Boa observação rsrs.

  10. Os riscos para este avião são pequenos, já que ele não faz voos de grandes distancias nem em grandes altitudes…ótimo saber que está fazendo sucesso o Ipanema.

  11. Motor é a minha área.
    O motor a álcool custa mais caro que o a gasolina, pois precisa ser preparado, para que se evite a corrosão, etc. O álcool tem 30% menos de poder calorífico que a gasolina. Vamos ter que injetar 30% mais de álcool para ter a mesma potência e o tanque ser maior. A octanagem da gasolina azul é a mesma do álcool (100 octanas), e se for gasolina verde (110 a 145 octanas), bem superior ao álcool anidro.

    Motor-flex não presta, pois consome 30% a mais, de álcool ou gasolina. Projetaram mal esse motor …

    (COLAGEM)

    O álcool é corrosivo, assim, tanques de combustível devem receber tratamento ou ser feitos de plástico, bombas dever ser mais resistentes, e carburadores recebem banho de níquel. A parte interna do motor não necessita de um tratamento anti corrosivo, pois, quando o combustível chega no motor, já está acima do seu ponto de ebulição, e no estado de gás, que não é corrosivo.

    Pessoal, nada contra colocar motores a álcool em aeronaves, mas ele terá que ser bem projetado e testado, pois vai dar mais problemas que o motor à gasolina de aviação.

  12. Eu tenho alguns motores rotativos em mente.
    Tem um que é muito simples de ser fabricado. Tenho outro, que é mais simples ainda, porém com um conceito altamente revolucionário. Eu chamo de motor ou turbina virtual.

  13. E eu tenho em mente um projeto de motor que funciona a água e sódio(água salgada(mar)). Mas a Petrobrás, a Shell, BP e países do oriente médio me mandaram calar a boca e ameaçaram minha família e até minha cachorrinha.

Comentários não permitidos.