Defesa & Geopolítica

Hackers chineses roubaram os planos do H-II Transfer Vehicle japonês

Posted by

A agência espacial japonesa (JAXA) reconheceu que um Cavalo de Tróia penetrou nas suas defesas e conseguiu aceder as vários documentos confidenciais, nomeadamente aos planos do H-II Transfer Vehicle (HTV ou Kounotori). O vírus foi introduzido por hackers, não sendo segundo se sabe uma invasão aleatória.

O HTV tem como objetivo transportar astronautas e equipamento até à Estação Espacial Internacional (ISS). O veiculo tem dez metros de comprimento e pode levar até 6 toneladas de carga.

O Cavalo de Tróia foi detetado e eliminado num computador da rede interna da JAXA e sabe-se que entre julho e agosto de 2011 enviou dados para fora da rede.

Este ataque insere-se num quadro de ataques múltiplos e sequentes contra grandes empresas e agências governamentais nipónicas executados durante o ano passado. Todos, e este ataque à JAXA não é excepção, tiveram origem na China, país que está empenhado numa campanha em grande escala de roubo de informação tecnológica como forma de recuperar rapidamente (e a baixo custo) o atraso que ainda tem em relação à ciência europa, japonesa e norte-americana. Não restam assim muitas dúvidas de que estes planos do HTV estão já em mãos dos cientistas aeroespaciais chineses e que serão incorporados no avião espacial que a China está a desenvolver já há alguns anos.

Fonte: Quintus

18 Comments

shared on wplocker.com