Deu no CAVOK: Rafale vence proposta de US$ 10,4 bilhões da disputa do MMRCA da Força Aérea da Índia

O caça Rafale é o vencedor do contrato MMRCA da Índia. (Foto: reno62)

O caça rancês multimissão Dassault Rafale venceu a tão aguardada disputa pelo avião médio de combate multi-função (MMRCA) da Índia, avaliado em cerca de US$ 10,4 bilhões. A Força Aérea da Índia pretende adquirir 126 aeronaves Rafale nos próximos 10 anos. Se a transação comercial for concretizada, essa será a primeira venda de exportação do caça francês.

Agora o processo passa para a fase de negociação comercial, que pode levar cerca de dois meses. As primeiras 18 aeronaves serão compradas diretamente da fabricante francesa, e as 118 restantes serão fabricadas na Índia com o apoio de empresas indianas.

Essa será a primeira exportação do caça francês Rafale.

Sua oferta foi afirmada ser “significativamente” inferior (L1) ao outro concorrente – o Eurofighter Typhoon – concebido por um consórcio de três empresas EADS, Alenia Aeronautica e BAE Systems.

Os representantes do consórcio europeu Eurofighter já foram informados da derrota pelo Ministério de Defesa da Índia nessa terça-feira.

O MMRCA é o maior contrato deste tipo em disputa, e o caça Rafale também compete no Brasil no programa F-X2.

Fonte: CAVOK

Nota do Editor.

Parabéns a Dassault pela vitória.

De fato ela não era de tanto extranha para a maioria dos leitores do Plano Brasil que estiveram acompanhando atentamente os desdobramentos do programa MMRCA a maior concorrência militar de aviões d ecombate atualemente vigente no mundo.

Para os leitores do Plano Brasil, fica aqui a nossa impressão, os leitores do Plano Brasil estavam informados e atentos, basta ver na nossa enquete.

[polldaddy poll=5594640]

Parabéns aos leitores que acertaram a enquete bem como os demais participantes que postaram suas opiniões o Plano Brasil os agradeçe.


Sds

E.M.Pinto


50 Comentários

  1. Esperem os desdobramentos Nucleares deste acerto!!!!

    Afinal, na Europa somente a França, tem, e dispõe passar, conhecimentos bélicos/militares.

  2. LLLLAAAOOO….
    .
    Tem gente que vai engolir a língua…
    Mas temos de ser realistas, isso vai ser bom ou ruim pra nós???
    E a transferencia de tecnologia? a dassault já não estará mais desesperada, com as calças na mão…

  3. Alguem pode me explicar porque os Rafales do Lula custavam 200 milhões cada e os da India custaram somente 85 milhões cada .
    Transferencia de tecnologia não foi porque os caças serão frabricados na Índia

  4. Agora os opositores ao Rafale tem menos um argumento(que o Rafale nunca foi vendido a outro país além da França).

    Só falta a Dona Dilma se decidir agora…

  5. BELEZA,otima noticia para o mundo que continuara equilibrado em construção de caças,o preço real é 119milhões e ser contruido na india não significa total transferencia de tecnologia.

  6. “Alguem pode me explicar porque os Rafales do Lula custavam 200 milhões cada e os da India custaram somente 85 milhões cada .”

    Talvez pq os franceses caíram na real! Estavam embuchados com o Rafale. Mas se diminuíram o preço para os indianos, devem baixar aqui tb.

  7. O Rafale do Brasil nunca custou isso, esta é a afirmação de uma turma que não acerta nem a conta na calculadora.
    os valores do Programa já foram aqui exaustivamente explicados no site, mas há muitos que ainda duvidam e que levam em consideração esta matemática de buteco que alguns iluminados tiraram da manga.
    O link para a tabela de custos está aqui:
    http://planobrasil.com/2010/02/07/guerra-nos-ceus-qual-o-real-custo-dos-cacas/
    quanto a decisão, como postei, parabéns a Dassault, eu mesmo por inúmeras vezes poste minha visão MMRCA,e não julgava o Rafalevitorioso nesta concorrência, a vitória sobre o Eurofighter Typhoon é significativa e a concorrência indiana foi exaustivamente mais criteriosa que o nosso FX 2, vale ressaltar que as aeronaves foram testadas em situações reais e em condições extremas.
    Depois d etanto falatório e inverdades a concorrência chegou ao fim, certamente com os dois melhores modelos e propostas a disposição.
    Parabéns a Força Aérea Indiana
    SDS
    E.M.Pinto

  8. Garupa e Max a diferença do preço do Rafale oferecido ao Brasil está na TT,pois além do preço normal do caça está embutido toda a transferencia do caça,software,usinagem e tantos outros requisitos,por isso a diferença,igual no caso dos subs,que incluia o preço dos Scorpene e a transferencia de tecnologia,por isso a diferença de preços.

  9. Boa Tarde a todos!
    Pessoal eu lí no http://livefist.blogspot.com/ blog do jornalista indiano Shiv Aroor que o contrato com DASSAULT é pelo prazo de seis (6) anos e que o presidente francês, Nicolas Sarkozy em uma declaração feita em Saint-Cloud (França), 31 jan 2012 que o contrato tem o apoio total das autoridades francesas e irá incluir a transferência de tecnologia com importante garantida dada pelo governo francês. Então cabe mesmo a pergunta porque a tão grande diferença entre os valores ofertados a India e Brasil?

    “O eu é odioso… mas trata-se do eu dos demais e quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador”
    Paul Valéry

  10. Grande vitoria dos FRANCOS contras Interferencias
    .
    Anglo&American por tras dos bastidores.
    .
    Franca sempre foi independente deles e iso encomoda .Unico concorente que nao se pode diser nao em licitacaoes no Ocidente ,
    .
    vcs lembrao quando os yankes diserao nao pra SAAB ai na concorencia Indiana?
    .
    pois e eles NAO PODEM FAZER ISO COM OS FRANCOS . e
    .
    iso que os Encomoda Muito,
    .
    Parabens General Charles De Gualle
    .
    quando estabeleceu o estado Frances Independe de Yankes e Ingleses
    .
    🙂

  11. LOLOL,desculpe me,mas agora defendo a exclusao do rafale do fx-2,pelo amor de deus,10,4 bilhoes por 126 caças,e 36 por mesmo preço?vsf,disculpa pela palavra mas nao consegui segura

  12. Bem revendo, a questão dos valores do caça graças ao comentário do E M Pinto o jornalista indiano Shiv Aroor não cita valores para cada unidade vendida a India até sua postagem do dia 31/01/2012 as 08:04, se for pelo valor acima dividido por cada caça (126) seriam USS 82,5 bi cada aeronave e para o Brasil seriam pelo link recordado pelo colega E M Pinto 86,5 só a aeronave sem contar manutenção integração de armas. e ai fica a pergunta. Esse valor citado pele materia aqui preve a integração de armas e manutenção? porque para o Brasil esse valor é só para a aeronave e a maior em USS 3,9 bi.
    Recordo que o Jornalista indiano citado supra garante que o presidente frances fala em transferencia de tecnologia. mas por qual valor se for 82,5 cada aeronave com tudo embutido armas, manutenção, tranferencia ai tem muita coisa que explicar para o Brasil porque cada aeronave sem integração de armas e manutenção para o brasil ficaria em USS 86,5 bi e o pacote tdo dobraria esse valor.
    Então?

  13. Parábens á Dassault.

    Para a FAB, eu queria o Sukhoi.
    Como ele saiu, o que vier é melhor do que temos.

    Portanto, Gripado, RAFAEL e Vôvo Hornet, seja lá qual for, será muito bem vindo.

    É inegável que se o Brasil reconfirmar o RAFAEL, para a Dassault será um alívio e tanto pelo simples fato de que os anos de amargura, se tornarão em anos vindouros, haja vista que os países compradores são nada menos que dois integrantes dos BRIC´S, países em ampla e plena fase de crescimento.

    Resumindo. Os negócios perdidos anteriormente não teriam tanto peso quanto este confirmado (Índia) e possível comprador (Brasil).

  14. Na minha opinião fica difícil argumentar sobre a diferença de preços sendo que os valores se referem a um “pacote”. Sem saber o que está incluído e a diferença do que foi oferecido à Índia e o Brasil realmente não dá para afirmar que estaremos realmente pagando mais caro.

  15. Gostei dessa decisão, e como postei no Cavok, acho que operando com Mirages revitalizados A India terá uma poderosa força aérea. A Dilma disse no começo do mandado presidencial que se fosse comprar um caça seria o rafale. As influências políticas e econômicas dos Brics podem ajudar na nossa influência.
    Espero que o Brasil também escolha o Rafale.

  16. É por que as exigências da concorrência brasileira são maiores e o numero de aeronaves e menor também. Bom pro Rafale agora os sem noção tem um argumento a menos.

  17. Caro editor segundo a Reuters que parece saber usar calculadora , o total do contrato indiano poderá chegar a 15 bi .o que ainda torna o Rafale indiano quase 50% mais barato que o do Lula .
    Será que a França entro na promocao de fim de inverno compre 3 e pague 2 Rafales?

  18. tomara que o Brasil tbm fique com o Rafale pois ele é um ótimo caça, eu preferia que a FAB comprasse pro seu plano f-x2 o SU-35 é um ótimo caça, onde o Rafale ñ sé adaptaria no Brasil por ser um país continental , já o SU-35 e muito diferente ele foi feito pra países desse termo com muita vastidão territorial alem de possuir um teto melhor chegando a 11.000m de altura com seu peso máximo, atingindo uma grande velocidade em pouco tempo, mais sabe como é né, sempre o governo vai querer o mais barato , mais muito da vezes o barato sai caro, logo pro nosso país que tem tanta riqueza natural, nas mão de que ñ da valor .

  19. O RAFALE e a JACA : (Uma saborosa comparação). Não sei se todos os frequentadores desse site conhecem ou apreciam o fruto da jaqueira, mas aqui no Nordeste, por excelência, éle é muito apreciado. É normalmente encontrado nos mercados e feiras de bairros da região sob dois tipos diferentes: a jaca dura e a mole.

    Ambas fazem parte da cadeia alimentar de milhares de brasileiros. Muito saborosas, ricas em nutrientes, ambas apresentam muita semelhança, além de forma e textura inconfundível, pois possuem a casca grossa e espinhosa o que por si só já demonstra a sua capacidade de defesa. Também podem ser encontradas e adquiridas em três versões: pequena, média e grande.

    A jaca, assim como “O JACA”, apresentam outras semelhanças, ambos adotam o conceito de multi-role, ou seja podem ser empregados em situações distintas, mas sempre com o mesmo propósito, a satisfação do usuário.

    Por fim, um conselho: evite ficar vacilando embaixo de uma jaqueira carregada. É muito perigoso!rs.

    Os bagos de uma jaca, sempre muito doces, alimentam várias pessoas ao mesmo tempo, servem para fazer doces, sorvetes, bolo, etc., sua casca, após ser devidamente picada, serve para compor a ração do gado, a jaca também produz um leite viscoso que tem aplicação industrial e serve para a molecada usar, também, como cola na fabricação de pipas, seus caroços podem ser cozidos e comidos de diversas maneiras…bem, está provado que a jaca tem características multi-propósito.

    Assim como o Jaca, a aquisição em razão do seu peso é variável, não só pelo tamanho, mas em função da opção do usuário. Os preços, claro que variam, pois a concorrência é acirrada. Uma coisa é real a Jaca é uma excelente indicação para quem quer comer algo gostoso e saudável e com a garantia de que não há contra-indicações.

    O que se espera é que o Jaca, caso venha, possa fazer tanto sucesso quanto a nossa velha e boa “jaquinha”rsrs.

    Finalizando, um conselho: evite ficar vacilando embaixo de uma jaqueira carregada. É muito perigoso!

  20. Parabéns a Dassault pela bela vitória,no MMRCA eu torcia por eles,não gostaria de ver uma excelente etradicional companhia como a Dassault fechasse as portas,principalmente com o belo e excelente caça que é o Rafale.
    Realmente não sei qual é o preço final do Rafale Br,mas sei que é caro,porque uma das queixas de Lula ao Sarkô era que o preço do bichano que impedia a compra,depois o Sarkô negociou e saiu cantando vitória quando “forças ocultas” ou o lado negro da força melaram o acordo.
    Perdemos a oportunidade de quem estava com o pires na mão,mas ainda sim ganhamos certo poder de barganha,se o deles é mais barato porque eu tenho que pagar mais caro?
    A minha grande esperança é que o Fx2 seja cancelado e Su-35 seja o vencedor,sonhar não custa nada.Mas é fato que os Russos nunca desistiram e que trabalham na surdina para venderem.Vcs sabiam que não é necessário visto de turismo entre os dois países?
    Pois é tomara que venha muito mais surpresas por aí, que sabe Su,S-300,S-400….

  21. Não creio que nesse pacote esteja tudo, deve ser só os Rafales. Geralmente os acordos de manutenção, fornecimento de peças e etc é separado da venda em si. Então é de se esperar um pouco mais. Além do que não temos noção das exigências Indianas(que creio que não sejam muitas além da fabricação local). No caso Brasileiro exigimos a transferência da tecnologia, da produção, produção nacional, entre outras coisas. Além do numero de aeronaves ser menor. Se de fato houver a expansão para 120 aeronaves, então o preço deve ser igual ou parecido ao Indiano. Além do que apesar do Rafale ter vencido agora os Indianos vão para fase de negociação, então é de se esperar que eles vão dar uma chorada no preço um pouco. E com Brasil e Índia operando o Rafale vai ser uma vitrine ótima para o produto deles, e quanto mais caças vendidos, menor o preço, então é possível que o preço do nosso Rafale saia até mesmo menor. O governo é que tem que ir atras da Dassault e renegociar e partir logo pros 120 melhorando em muito o negocio.

  22. Falou bem E.M. Pinto, ouvir também que pilotos ingleses estão na frança testando os Rafales quem séra a próxima bola da vez, Dilma vê se faz alguma coisa na vida porque o Hugo Chavez esse dias exibiu suas novas armas vindas da Russia foras os Caças mais mordenos da America do Sul, Su-30MK é o Su-35MB a cobra vai fumar para a FAB, eita com tando incentivo do governo vamos de Xavante é F-5 Mesmo é o Salário dos Brasileiros como diria o Profº Raimundo, mixaria, enquanto a deputaiada fez uma lei para almentar 16 Mil, para 26 Mil Reias entra bando de Brasileiros Burros é ainda tem gente que vota nessas poha, Socialismo Já fora esquerdistas é extremista de merda, se o povo fosse unido como os Hackers do Anonimous a História seria outra, vamo pedir um impeachement da Presidente para ver se ela toma atitude ou ajudamos os milicos a bota ordem na casa chega de fantasias, o Programa da India decolou é o nosso fica na retórica é no papel.

  23. Bom a Índia mostrou novamente quanto leva a sério sua capacidade bélica.
    Agora precisamos saber qdo vamos decidir o nosso tão falado FX2 ???
    Estou cansado de observar e parabelinzar outros países por mostrar a seriedade em seus projetos e decisões e não vejo ainda aqui no Brasil uma visão diferente em relação as nossas Forças Armadas.

  24. Vai dar Rafale como avião de combate médio no Brasil e o Sukhoy-35, como caça de grande porte, venho dizendo isso faz tempo, vivam para assistir.

  25. Quanto a velha ladainha de dizerem que se comprarmos rafale os nossos serão mais caros que os Indianos PORQUE OS TACANHOS NÃO COMPREENDEM QUE NO FX2 ELE ESTA SENDO ESTIPULADO COM TRANSFERENCIA TOTAL DE TECNOLOGIA EMBORA EU DUVIDE E NA INDIA SO COM TECNOLOGIA NECESSARIA.Esses mesmos tacanhos parecem serem desprovidos de raciocineo pois nem mesmo diferença entre CAPACIDADE INDUSTRIAL e AUTOSUFICIENCIA TECNO-INDUSTRIAL conseguem distinguir.Se realmente for verdade a noticia pois ainda não vi fontes oficiais Indianas confirmarem parabens Dessault é um sopro de vida.Quanto aos que torciam pelo Rafale na Indiase houver entendimentos em segredo quem venham a confirmarem uma possivel venda casada com o Rafale sendo escolhido no Brasil estaremos bem na fita e caso isso não ocorra abre os olhinhos Dilma porque vão te enrolar e quando voce perguntar-lhes sobre sensiveis que tanto o governo Frances e a Dessault se comprometeram a nos repassarem na integra eles acabarem dizendo como disseram aos nossos militares no caso do EC725 que pertence a treceiros e que devemos procurar os mesmos par nos entendermos com eles.Creio que no Brasil o Gripen NG deve levar se for escolhido um dos tres da short lists ja que é o desejado dos pilotos e industria alem de termos importantes parcerias com Sulafricanos e em fase de acertos com Suecos que envolvem Radar,Monitoração,misseis e possibilidade de desenvolvermos em consorcio vetor superior ao mesmo tempo que diplomaticamente não desegradariamos a Americanos apenas a Franceses.Muita agua ainda vai rolar INCLUSIVE NA INDIA E O BLEFE É COMUM A TODOS,CONTENÇÃO E CRISE ECONOMICA.

  26. Não vejo vantagem nenhuma ao Brasil com o Rafale ganhando na India,melhor nos seria se ele perder o que nos daria um poder de barganha muito melhor ainda.

  27. .
    .
    Eu e vários colegas que realmente gostam de defesa já tínhamos cantado a Pedra através de raciocínios lógicos, e com argumentos bem baseados em fatos técnicos… mas sabe como é né, os senhores que somente querem fazer contraposição politica e pouco se importam com defesa sempre vieram com papinhos anti-francos, e em muitos casos ainda pregavam o ódio étnico e faziam acusações falsas sobre ameaças da Dassault e mà-Fé varias… e no FINAL DAS CONTAS VENCEU O MELHOR PARA A AVIACAO DA ÍNDIA, um país cercado de inimigos por todos os lados e que não tem tempo para babaquiçes de cunho politico, pois se escolher a arma errada para sua defesa pode pagar o preço mais caro de todos,a derrota, podendo até mesmo ser varrida do mapa se for derrotada!
    .
    Com o Rafale sua defesa nacional estará bem fortificada, com caças médios de grande capacidade de combate, e isso melhora enormemente tendo os Sukhoy como caça pesado e os Tejas como leves… muito sabia a Índia em varias os meios de combate e não ficar somente com uma unica aeronave padronizada, e nem mesmo seguindo as velhas teorias de copias Hi-Lo!
    .
    E parabéns à Dassault pela venda, e o preço dos Rafale para o Brasil somente será de fato conhecido se vencer a concorrência por aqui, e isso depois de contratos assinados… e nunca vi em Lugar nenhum que custaria esses 200 Milhões de Dolares cada, e também não seriam do Lula esses caças, mas do Brasil… coisa de PIG essas calunias ai!
    .
    Valeu!!

  28. FABIO ASC na Europa somente a França tem e se dispõe a pasar conhecimentos belicos?militares?Não entendi esse seu ponto de vista.Talvez voce não saiba que a India não é so um cliente Russo mas tem PACTO A AOS INDIANOS CONHECIMENTO SUPERIORES DO QUE OS DOS FRANCESES.A India desenvolve em seu proprio pais e em adiantado estagio o caça de quinta geração SU50MKI assessorada pelos Russos e a India tambem É SOCIA da Russia no programa PAK-FA T-50…….Devemos aproveitarmos o desespero economico Frances e adiquirirmos ate as calcinhas das Francesas rsrs porque do jeito que vai as coisas por la so calote ou hipotecando o proprio tonho ameniza as hemorroidas e a hiper-tensão deles rsrs

  29. MAXTEDY quem disse que a Jaca não tem contra indicações rsrs é indigesta e come-la demais causa indigestão rsrs A pinha que é semente da Araucaria tambem tem muito proposito e o pinhão é tão importante que possibilitou a paz entre dois povos inimgos Tupys e Guaranys.O chá das folhas levada pelos Tupys salvaram a vida do povo Guarany acometido de estranha febre que dezimava-os.E deste episodio surgiu a lenda de Yara e da Gralha Azul surgindo assim um novo povo os Tupys-Guaranys.

  30. .
    .
    Falta ainda a vitoria comprovada do Rafale no Brasil, Emirados Árabes Unidos e Outros países, ja que essa venda para a Índia vai fazer outros países pensarem mais claramente sobre o Rafale… e porque não vender caças à Líbia nos mesmos modelos da venda dos F-16 que os USA venderam ao Iraque, afinal a França ajudou bastante na “Libertinagem” do país, quem sabe não venda os Rafale pra eles também reformando completamente sua F.A…. e ai sim, vai matar a pau a concorrência, principalmente a do Gripen-NG!!
    .
    Valeu!!

  31. Tem gente que ainda não entende o que significa economia de escala. Isso é o que torna os produtos mais baratos.
    Essa venda para a India beneficiará sim o Brasil, por que devemos saber que qualquer produto feito de forma quase exclusiva, meio artesanal, se torna muito mais caro. Com essa venda o Parque industrial da Dassaut ganha força de produção, possibilitando preços naturalmente melhores, não artificiais. Essa faca no pescoço que muitos gostariam poderia ser sim é “uma faca de dois legumes”, frágil a empresa poderia inviabilizar futuros aperfeiçamentos no aparelho na possibilidade de apresentar dificuldades e riscos economicos.

  32. Gostaria de ver um Hi-low entre Su-35 e Gripen no Brasil,esse é o meu time dos sonhos.Mas se vierem os Rafales serão bem vindos.Agora se for Super Hornet….chuta que é macumba,até o preto velho sabe que isso é uma roubada sem fim.

  33. Duvido se depois dessa escolha pela Índia se os franceses vão baixar a oferta para nós é bem melhor rever as outras ofertas.

  34. Ad considerar que na India, existe a aquisição de 2 modelos de aviões, so Rafales ( que embora estejam em tratativas , esclusivas e isso não e 100% de certeza que a India ficará com os aviões, logico que muita coisa nessa negociação pode dar errada , basta uma virgula em uma estrofe para por tudo a perder) e os caças russos de 5 geração ( avião esse que ainda está em desenvolvimento na Russia e em solo russo com a India como socio, situação que que foi ofertada ao Brasil).
    Diante de questões geopoliticas, é extremamente urgente ( na visão americana) que a India adquira uma posição de potencia militar para fazer frente ao poderio militar crescente da China.
    Mr Obama ja deixou isso claro em outras circustancia e precisa de uma India forte para se opor a China e tambem ao Paquistão ( esse ultimo irritadicimo com a morte de Sr Bin Laden em seu territorio).
    Se a India conseguir fecgar esse negocio e eu acho que vai conseguir, foi com as benças dos americanos.
    Os aviões franceses, são a escolha certa para a India.
    Voce acha que os americanos correia riscos em vender seus aviões com tecnoogias criticas em um pais tão proximo das China?
    E se um desses aviões cais perto ou em solo chines?
    3Todos sabem que a china faz tecnologia reversa de tudo.
    Quando formos pensar em negocios desses vulto, pensen na questão geopolitica.
    Se o Brasil não fechou com a França, e não entrou como socio no desenvolvimento PAK-FA T 50 foi porque fomos impedidos.
    Temos dinheiro, temos massa critica, so não temos independencia politica.

  35. Esse negócio de economia de escala é fuleragem !

    Tudo conversa fiada !

    O gasto será o mesmo !

    O problema é que no Brasil tem corruptos demais !

    O povo brasileiro é corrupto !

    Vota em ladrão porque recebeu a proposta de um empreguinho , fura fila , dá calote na padaria , nas lojas , pede dinheiro emprestado e não pagam , mentem e acobertam putaria até dos próprios filhos , e com isso só vai aumentando o número e a qualidade dos golpes e crimes !

    O Dandolo tem razão nesse assunto !

    O Brasil só mudará se acabar com os ladrões !

    E os Juizes deveriam ser os primeiros à irem pro paredão de fuzilamento !

    E pouquíssimos em todas as instãncias , escapariam !

  36. Como Celso Amorim mais conhecido como Morim Térnim de Tergal não decide nada e sim decidem por ele porque é fiel pau mandado essa visita se for confirmada pode ter dois sentidos 1-A possibilidade vinculada ainda no governo Lula de uma compra casada do Rafale envolvendo Brasil e India 2- A frazezinha dita pela Dilma ao Medvedev na China “Conversaremos tambem com os Indianos” apos ela ter-lhe respondido que havia recebido sua correspondencia secreta e afirmando-lhe que nada ainda estava decidido no FX2 e que estava em aberto.Medvedev saiu dando pulinhos soquinhos no ar e dando grintinhos igual um boiolinha comemorando a conquista de um novo e avantajado negoção para ele sentar encima.Gracinhas a parte muita agua ainda vai rolar e pode ter sido blefe estrategico para dar luz a cego.Se eles suspenderem alegando contenção e culpando a crise não se espantem.So ganha quando assina e se começa a produção.MUITA AGUA AINDA VAI ROLAR.

  37. o rafale e um caça fantastico, assim como tambem o super hornet, e o gripen ( esse ultimo se fosse adquirido, deveria ser pelo menos o dobro de unidades,espalhadas por todo pais, devido ao seu alcançe)os três seriam um salto e tanto para a fab, mas a questão e : alguem acredita que o comando lobbysta da fab e o governo revanchista da gerentiona vai comprar mesmo caça novo ? tomara que eu esteja errado, mas duvido !!


    o problema da fab, e que seu comando foi contaminado pelo fisiologismo politico nacional, o “levar vantagem em tudo” a “lei de gersom”
    como eles deveriam ver ; “Hum mais verba,reequipamento” ou “Hum mais verba mais horas de voo”
    como eles veem “Hum mais verba, clube de hipismo” ou ” hum mais verba, aumento na pensão” “hum mais verba, mais coquiteis de oficiais” FORA SAITO, RENOVAÇÃO JA !!!


    A UNIDADE MAIS BEM EQUIPADA DA FAB È ; O GTE: GRUPO ESPECIAL DE TRASPORTE( DE POLITICOS) TUDO NOVINHO BRILHANDO, TIREM SUAS PROPIAS CONCLUSSÕES !!

  38. parabens a india, que tomou sua decisão soberana, e sabe o que e melhor para si, ” hááá mais eles tem milhões na miseria, e ficam gastando bilhões em armas”, eles não tem escolha, tem um vizinho que os odeia, e quer varrelos do mapa, DEFINITIVAMENTE AO MENOR SINAL DE FRAQUEZA, muitos veem o oriente medio como o ponto mais critico da geopolitica mundial, mas eu discordo, se tem uma região do mundo onde o caldo pode entornar, a nos arrastar para um terrivel conflito mundial sem precendentes, esse lugar se chama INDIA X PAQUIASTÃO .

  39. Salve meu amigo Francoorp assino em baixo tudo o que vc disse,bons tempos aquele de uma luta pra tentar convenver por argumentos os que não queria pensar,fora as pedradas,as ofenças,apelidos,Vermeluchos,Rafaletes,Patrulha Ideologica,e tantas outras sandices.
    As pessoas confundem política com assuntos importantes,o Brasileiro tem uma mentalidade meio atrasada,se o caça do Lula fosse o Gripen o pessoal ia cair em cima,se fosse o F-18SH o Lula seria taxado de vendido aos interesses americanos,e como é o Rafale a única coisa que esse pessoal poderia falae era o preço.

  40. Para mim a ida do Celso Amorim a India e a conversa com o Ministro da Defesa desse país se deve ao fato dos indianos terem feitos exaustivos testes,tanto do Rafale,F-18SH e do Gripen,coisa que a Fab deveria ter feito,o que o nosso Mistro vai fazer é pedir aos Indianos os Documentos dos Três concorrentes do FX-2 e analizar com Dilmão para justificar a compra do Rafale,eu não vejo a vitória do Rafale na India como algo prejudicial,se a Dassualt fechar com o Brasil,ela vai ter na sua conta a nata dos Brics,Brasil e ÍNDIA,fora que o número de Rafales fabricados saltaria expoencialmente,o Rafale sairia de um caça não exportado para um caça com sucesso de exportação,cabe lembrar que o outro grande caça europeu o EuroFigther foi exportado na sua maioria para os paises participantes do programa.Fechando com o Brasil mesmo que fiquemos com 36 cruz credo,serão 162 rafales vendidos.

    OBS;AGORA É A HORA DE METER A FACA NO TIO SAM,E PEDIRMOS TUDO.

  41. Acho que o Brasil só tem a ganhar indo de rafale, agora mesmo, os dois paises podem trabalhar juntos e buscarem a soberania da tecnologia caso haja revés no futuro com a frança!Claro que o Brasil perdeu a deixa de aumentar o conceito junto aos franceses poderia ter sido o abrealas do rafale, entretanto, ainda prevalece o pragmatismo retardado da Dilma!De todo modo vamos aguarda pra ver qual avião que os nossos caçadores pilotarão no futuro!

  42. Se o Brasil escolher qualquer um do fx-2 o futuro das fa’s ficará dependente só de um eixo militar e grupo de industrias de produção ocidentais. Porque puxará a balança muito mais para este lado dada a já existente quantidade de projetos e acordos militares com eles. Se os acordos forem de origens misturadas, eua, china, israel, russia, coreia do sul, africa… O Brasil não correrá este problema. Teria no caso de adquirir expertise dos vulgos ‘falsiês’ como os chineses, que copiaram até o humvee.
    Mas deve tá chegando mesmo é o papel higiênico de ouro! Para o Obama.

Comentários não permitidos.