Deu no CAVOK: Rafale vence proposta de US$ 10,4 bilhões da disputa do MMRCA da Força Aérea da Índia

O caça Rafale é o vencedor do contrato MMRCA da Índia. (Foto: reno62)

O caça rancês multimissão Dassault Rafale venceu a tão aguardada disputa pelo avião médio de combate multi-função (MMRCA) da Índia, avaliado em cerca de US$ 10,4 bilhões. A Força Aérea da Índia pretende adquirir 126 aeronaves Rafale nos próximos 10 anos. Se a transação comercial for concretizada, essa será a primeira venda de exportação do caça francês.

Agora o processo passa para a fase de negociação comercial, que pode levar cerca de dois meses. As primeiras 18 aeronaves serão compradas diretamente da fabricante francesa, e as 118 restantes serão fabricadas na Índia com o apoio de empresas indianas.

Essa será a primeira exportação do caça francês Rafale.

Sua oferta foi afirmada ser “significativamente” inferior (L1) ao outro concorrente – o Eurofighter Typhoon – concebido por um consórcio de três empresas EADS, Alenia Aeronautica e BAE Systems.

Os representantes do consórcio europeu Eurofighter já foram informados da derrota pelo Ministério de Defesa da Índia nessa terça-feira.

O MMRCA é o maior contrato deste tipo em disputa, e o caça Rafale também compete no Brasil no programa F-X2.

Fonte: CAVOK

Nota do Editor.

Parabéns a Dassault pela vitória.

De fato ela não era de tanto extranha para a maioria dos leitores do Plano Brasil que estiveram acompanhando atentamente os desdobramentos do programa MMRCA a maior concorrência militar de aviões d ecombate atualemente vigente no mundo.

Para os leitores do Plano Brasil, fica aqui a nossa impressão, os leitores do Plano Brasil estavam informados e atentos, basta ver na nossa enquete.

[polldaddy poll=5594640]

Parabéns aos leitores que acertaram a enquete bem como os demais participantes que postaram suas opiniões o Plano Brasil os agradeçe.


Sds

E.M.Pinto


49 Comentários

  1. A gente paga $ 7 bi por 36 a India paga $10.6 por 126. E que no Brasil existem os corruptos a pagar, e ate o motorista do deputado que e parente de um senador ou outro tem que ter o seu. Sem falar do guarda da garita que tambem e irmao de algum prefeito que conhece um deputado estadual, mas que esteve na Franca.etc etc etc.
    Pais de corruptos sem seriedade. as vezes seria bom levar uma no rabo pra aprender a ser serio.

    barca..o Brasil so faz analise e mais analises. Se for analisar a papelada da India vai passar 5 anos mais. O Brasil nao tem inimigos, nao tem orcamento que sirva e o senado deveria ser fechado e esses vagabundos que ai estao, presos.

    Hoje to puto com o Brasil e os safados no poder…

  2. Senhores, a Índia, assim como Israel, Chile e Estados Unidos não brincam, não arriscam sua defesa em projetos não validados e sérios. Só aceitam o melhor para suas Força Armadas. Está ai a prova. Parabéns a Dassault e ao Rafale. Eles terão a primazia de serem os primeiros a operar esta máquina fora do território Francês. Capacidade Nuclear, capacidade para operar em Porta Aviões. A mais fantástica aeronave de 4,5a geração existente no Mundo.
    [ ]s

  3. acredito e torso tanto pro rafale que comprei um carro francês e estou trocando por outro francês mais novo.
    DALE RAFALE NO FX2.
    estou torçendo pra isso.

  4. Putz, sei não Oh! depois do Celson Amorin se filiar ao partido das forças revolucionarias da Venezuela nesses dias, mostrando um estudo de um aluno militar para nosso ilustrissimo ministro do faz de conta como deve ser o militarianismo num país como a Venezuela se dúvida vai ser implementado aqui também, quem sabe agora com a ajuda da Venezuela a Russia podera barganha com o Brasil é viva o PAK-FA, é o Brasil com a sua versão tupnikis, sem dúvidar a marinha ainda pega o SU-34 Fulcrum back para nossa marinha totalizando 48 morcegos voadores de primeira linha ae sim teriamos uma força aerea de primeiro mundo aos que dúvidam a FAB, ta fuló da vida porque a AMAN requisitou especificações do caçar Russo PAK-FA, se duvida chupa FAB, e seus aspiras, vão de Rafale enquanto AMAN mexe seus pausinhos nos bastidores.

  5. Prezado “1 Maluquinho”, saudações! mais uma ponderação que merece uma certa dose de reflexão, é verdade! e olha que não é só a jaca que causa indigestão quando consumida em excesso. Portanto, muita calma nessas horas e nada de excessos.rsrs – Um abraço.

  6. A Índia vai dar trabalho aos chineses e pasquistaneses com essas novas máquinas que são superiores aos caças dos rivais e com essa nova aquisição os hindus terão uma moral a mais na Ásia.

  7. Vai ter muito lobista se atirando das Pontes, aqui no Brasil, na Índia, lá em Londres, em Nova Iorque!!! KKKKKKKKKKKKKKKK

  8. Parabens a Dassault, o Rafale é sim um ótimo projeto sem duvidas! Isso se confirmar vai ser uma vitória da India, Para o Brasil sobra a vergonha pois ninguem aqui quer saber dela…
    Eu torcia a FAB com Rafale em meus sonhos lúdicos…

  9. Tô sentido uma fallllta dos desinformadores que a tudo agridem por não serem de origem anglo americana.O silêncio deles corrói minha alma rsrsrsrrs.

  10. Amigos,
    Acho que a FAB está dando graças pela vitória do Rafale. Agora o caminho estará livre para o gripen, não que eu seja fã de carteirinha deste caça, eu prefiro como muitos, o SU-35 aos montes e a entrada do Brasil, junto com a Índia e Russia, na produção do FA-50.

  11. Ronnie disse:
    31/01/2012 às 16:00
    Parabéns à Índia!!
    Espero que os Rafales brasileiros sejam anunciados no até o fim de março!!!
    .
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e pra rir ou pra chora
    .
    até o fim de março!!! 2999 ne

  12. Venda de caças Rafale para Índia levanta moral da economia francesa
    O governo francês confirmou nesta terça-feira, a abertura de negociações exclusivas com a Índia para a compra de 126 caças fabricados pelo grupo Dassault. Será a primeira vez que o Rafale será comercializado fora da França.

  13. Mais um argumento dos gripenados que cai por terra, agora so falta extirpar outras mentiras como a preferencia dos pilotos da FAB pelo gripentelho e os valores absurdos que são divulgados por ai.

  14. IGOR BEBEROV…
    Estou contigo, tem muita gente que se enebria facilmente com estas questões. Ainda acho que o Fx indiano vai ter o mesmo fim do brasileiro: A França ganha mais não leva.

  15. Bom… Havia uma chance de negócio sendo o primeiro cliente. Esta chance já não há mais. Havia uma possibilidade de conseguir vantagens por ser o primeiro comprador de um caça encalhado, e agora não há mais. Havia uma chance de chorar um preço e agora não há mais. Sabem por quê não compramos os 36 caças? Pra fazer média com o mundo do esporte. Para juntar dinheiro para a propina de ministro, para programas sociais que só assistem parentes de sindicalistas e apadrinhados de políticos. Se deixássemos de comprar para reconstruir as cidades que ruíram com as fortes chuvas ou para prevenir que tais catástrofes voltassem a acontecer ou, até mesmo, apenas para mitigar novas ocorrências seria aceitável… Mas não, o dinheiro é mal gasto com motivos e gente fútil. Fico aqui para não cansar os colegas com uma ladainha que todos já estão para lá de cansados de ouvir e ler. []´s PS: Espero que agora saia o FX-2 com um belo pacote de transferência tecnológica.

  16. “Com este símbolo vencerás…”
    Pode ser esse um prelúdio?

    De fato relembrar é viver amigo Harry…

    Eu diria que relembrar é viver ainda mais para quem sempre falou de custos sem saber quais são eles em verdade…

    Deo quod Dei est, reddere Caesari quae Caesaris!!!

    Vamos esperar os desdobramentos dessa notícia.

  17. O Rafale já ganhou aqui, venho dizendo isso há tempos, a Dilma só está esperando as eleições de abril na França, para não ajudar o Sarcô. Agora que é bom demais gozar desses troleiros daqui que diziam um monte de besteira sobre o Rafale, a isso é, kkkkk RAFALETES Ip, IP, uha.

  18. Salve E. M Pinto,

    anda sumido! Eu também, devo confessar. Não tá sobrando tempo.

    Bem, agora só falta o Brasil, né?

    Chegou a ver o informe do MD sobre a viagem do Amorim a India:

    https://www.defesa.gov.br/index.php/noticias-do-md/2454816-31012012-defesa-ministro-da-defesa-viaja-a-india-para-reforcar-cooperacao-bilateral-no-setor-de-defesa.html

    abração

    ps. Tive que reconfigurar meu micro e perdi seu email…passa seu email pra mim uma hora dessas, pode ser?

  19. .
    .
    .
    Eu sempre me bati de forma racional, e nunca aceitei as alegações absurdas dos emotivos defensores dos outros postulantes. Isso custou-me alguns dissabores…
    .
    .
    .
    Nunca fui um fã da “short list” da COPAC. Sempre lamentei a exclusão do SU-35, que além de ser uma aeronave adequada para um país de dimensões continentais, era a porta de entrada para o programa PAK-FA… Mas, foi por analisar racionalmente, que das três aeronaves da nossa “Short-list”, acabei por escolher o Rafale como o caça desejável, na minha modesta opinião, para equipar a FAB.
    .
    .
    .
    Termino dizendo, que paira a impressão, que o Governo Federal atrasou intencionalmente o processo, para ver o que iria dar na concorrência indiana.

  20. KKKKKKKKKK com essas maquinas os Indianos terão que são superiores as rivais os Indianos terão mais moral na Asia rsrs.O Paquistão apenas é um territorio habitado por povo de origem Indiana que apartou-se por alguns motivos e o significativo é teologico.Vivem na frescurinha de se adornarem bem coloridos e pintarem as nadegas a exibirem-se um para o outro na fronteira e ate isso é visto como uma disputa aceitavel.Paquistão e India so entrarão em uma vova guerra se tiver um extremista louco no governo Paquistanes.A aproximação entre os dois paises é possivel etnicamente ainda mais com as nuances da geopolitica.O que assusta a India é o mesmo que assusta a Russia e a OTAN,a China que a seu modo avança meteoricamente em tecnologia com dinheiro de sobra para investirem o que mais falta ao resto do mundo.Sera que o Rafale é pareo para o J16 que jamais foi visto em guerras pelo mundo Ocidental e que o proprio Rafale jamais foi testado em uma guerra de verdade?A superioridade de vetores de caça se da quando se batem com vetores equivalentes e onde isso ja ocorreu?Então ficamos viajando na maionese encima de teorias sem nunca termos vivido A PRATICA.Quem mais avança em tecnologia aeroespacial e militar hoje no mundo é a China e o mundo desconhece as reais capacidades deles então a prudencia deveria ser o mais sensato ou voces ainda acreditam que SOLTLAM PLÉCINHAS PELO CAMINHO?……..Em falando-se de Brasil.Uma confirmação do contrato na India aquece uma linha de produção que simplesmente estava em fase terminal e se confirmado no Brasil não havera somente a possibilidade de manutenção da mesma mas a implementação em um projeto excelente que tende a evoluir.Com as confirmações de India e Brasil aguardemos a escolha dos vetores substitutos dos vetores que darão baixas aqui e que certamente serão de pronta entrega dado a urgente necessidade.Sera que teremos Mirage 2000-9 ou leasing de Gripen?F16 ou F18 acho dificil…….Ainda acho que se não houver um entendimento Brasil-India ainda pode entrar areia nisso tudo.Quem viver vera e as prssões são muitas e fortissimas,aqui e la e foi isso o que sempre derrubou a Dessault.Se houver mais vantagens comuns aos dois bye bye Dessault.

  21. Tem estrategia politica no meio disso e a França pensa ser a salvação de Sarkosy e a continuidade e extritamento entre governo e Dessault e isso é bom sinal de que colocarão ate as calças nessas duas negociações ja que a Europa afunda onde França e Alemanha não se sincronizam mais com a UK que quando viu a panela ferver pulou fora para o colo dos EUA.A geopolitica na Europa-Ocidental mudara e não se surpreendam se França e Alemanha arrastando a Turquia tenderem aos BRICS.Havera um impasse na OTAN que influenciara a possibilidade real de dialogo a uma revisão do CS onde EUA-UK estariam isolados.O dinheiro e a falta do mesmo é a unica forma que pode levar o ser humano ao sensato dialogo ou a morte.Quem quer morrer?Antecipem-se e encomendem seus caixões aproveitando os preços de ocasião.A Russia esta rindo atoa so de pensar na possibilidade de desvendar os segredos da Dessault rsrs e com Indianos aprimorarem seus produtos rsrs enquanto os tolos festejam contratos que hoje são apenas ração de oxigenio rsrs O que leva Americanos a terem pesadelos com o Rafale no Brasil é a possibilidade da entrega atomica rsrs La vem o cogumélão Brazuca tchibummm rsrs Galerinha aguardem a proxima noticia,vem ai Tor e S-400 que acrescidos de astros 2020 fechou o calcanhar de Aquiles.

  22. A venda casada para Brasil e India ja era desde 2008 uma possibilidade concreta.La são 126 caças e aqui podem chegarem a 140 e com TT total,sera?Como seria feito essa grande negociação?Em dolar?Em Euro?A India costuma pagar ate em ouro que é a unica moeda estavel em todas as situações.E nós vinculariamos esse contrato ao que aja visto que nossa moeda se valoriza e ja é a terceira mais comercializada no mundo atualmente.

  23. Hoje é um dia de luto para muita gente metida a besta e que se acha a dona da verdade na blogosfera de Defesa. Se for confirmado mesmo, será um grande impulso para o FX brasileiro se firmar nos eixos..Pode chorar que faz bem para a alma turma do lado negro..

  24. Minha avaliação é de que a França se sente aliviada por ter feito uma jóia voadora, com toda a tecnologia de ponta que eles dispunham na época. Isso tem preço, mas funciona
    bem..Compare um compacto popular de uma boa marca ao seu modelo mais ultramegaluxuoso e teremos uma idéia do que é este investimento. Mas em relação ao FX, entendo apenas que se sair o negócio com qualquer um dos modelos, estaremos bem, pois os três atendem as nossas necessidades e o Brasil tem boas relações com todos os países do mundo (exceto com os capachos aqui do país). Ruim mesmo será não decidir nada, pois não temos uma força aérea hoje em dia.

  25. Vamos falar a verdade, virá aí uma enxurrada lobysta contra o Rafale para o Brasil.
    O Tema principal será :
    PREÇO TOTAL,
    PREÇO UNITÁRIO,
    CUSTO BENEFÍCIO,
    HORA DE VÔO,
    TECNOLOGIA EMBARCADA,
    QUANTO POR FORA E
    só Deus sabe mais o que vão aplicar pra cima de nós para ficarmos nas mesmas mãos de sempre, sabe de quem né????????
    Quem teve mais de 100 anos, eu disse mais de 100 anos para provar que é/ou são amigos ajudando-nos, viraram-nos as costas nos limitando , podando, sabotando, vendendo velharia, agora virão com tudo.
    Mesmo porque tá difícil segurar os “animus fudentis argentinus ” com relação as Malvinas e Antártida, e isso vai arrastar todo mundo, portanto só rezando para decisões serem as certas para o Brasil, seja RAFALE , MIGS OU SUs.
    Não esqueçam wekeleaks, explosão de alcântara , etc.
    Tá falado.

  26. A força aérea não fez os devidos testes? Tirem o Saito então!.. Simples assim!.. Porque todo esse ‘lero-lero’?..
    É Brasil vá bancar o troxa do negoço não!.. ‘nego’ empurrar o rafale pro brasil pra depois a índia não assinar o dela!..
    Seria ideal o rafale low e o su-35 high. Mas é pedir demais.. né! EmbraZeX.
    E só de pensar que o mig-29 é melhor que todos esses hein!.. f-16… f-15… rafale… putz!.. Vai fazer negócio de araque na conchinchina!!..

  27. Acorda pra vida, o MMRCA existe antes do sarkozy ser candidato a presidente, a escolha foi atrazada por 3 anos pelo menos, oq ue vemos agora é adecisão e acabou o resto é firula e conversa de perdedor.
    O Rafale venceu e até o grupo eurofighter já se declarou sobre o assunto assumindo a derrota.
    Agora , eu me divirto com estas baboseiras, e mais uma vez, Já encheu o saco esta politicagem lavada, esta conversa é pra quem não tem assunto.
    Tem até site que metia o pau no caça e só falava asneira que agora lambe os caras demonstrando a maior cara de pau.
    Vamos em frente…
    E.M.Pinto

  28. Carcará, dizem que a fraze correta seria “Cum autem venerit ille Labaro win” ou “Eis que saiu com o labaro a conquistar”, pois o simbolo trazia em um estandarte… curiosidades a parte, considero que o fechamento do cotrato indiano com a Dassault compromete em parte o poder de barganha brasileiro… até porque acho que o Brasil não fechou porque o governo não quis… não foi falta de grana não… tem mais caroço embaixo desse angu… saudações…

  29. Sem dúvida o mais engraçado é a parte da mídia que tem “patrocínadores”! Por sinal, saiu alguma Manchete em nossa mídia sobre a vitória do Rafale? Como aquelas que foram estampadas quando dois Rafale colidiram? E a Folha, o Estadão, o que a Catanhede vai dizer? kkkkkkkk

  30. O Rafale é o de melhor medida entre os três do FX… Tomara que o negócio aqui seja anunciado agora em fevereiro pois iria pegar a onda de animação política. É o único que vai servir a MB e a FAB conjuntamente e com certeza vai-se conseguir preços melhores entre Brasil-Dassault-India.
    E.M.Pinto
    Esses blogs que falam essas besteiras falam qualquer coisa por questão de crenças políticas.

  31. EDILSON a mim meu caro estais me dizendo nada pois nunca malhei o Rafale mas sempre duvidei da afirmação de transferencia total e continuo duvidando.So acredito vendo.E sempre disse que a licitação daqui e a de la estavam interligadas.O fato amiguinho do MMRACA existir antes do Sarcosy não diz nada.O problema Irã nuclear existe muito antes de Obama beber Milk Shake no Mc Donalds.Sarkozy precisa e muito de algum ponto positivo ou sua reeleição vai pelo ralo rsrs E quanto a politicagens to nem ai pra nenhuma delas sou mérmão rsrs Politico bom é politico morto e milico traira bom é passado a pronto rsrs……Hi-Low entre Rafale e PAK-FA hummm prefiro SU50MKI e Rafale.A India e o Brasil são os dois paises dos BRICS que mais se afinam e inclusive se articulam fora dos BRICS com a Africa do Sul.Para nós é bom ficamos fora da orbita Russia-China-EUA OH MINHA CARA DE PREOCUPADO EDILSON POR AQUELES QUE ESSE TEMPO TODO NÃO PASSAVA NEM VENTO rsrs rsrs

  32. Bastou anunciarem a preferencia ao RAFALe para aqueles que sempre afirmei serem os maiores boicotadores da França e da Dessault sairem correndo a oferecerem a India os segredos do F35 achando que Russos falariam no ouvidinho dos Indianos “Vai nessa e a gente desvenda o 5.0 mono-turbina deles e seus segredos rsrs IGOR meu caro voce tem lucidez ao afirmar que nada ainda esta sacramentado e muita agua ainda vai rolar PARA AQUELES QUE VIVERAM TODO ESSE TEMPO A BASE DE LACHANTES E BARBITURICOS COM WISKEY ONDE NÃO PASSAVA NEM VENTINHO CHEIROSO E AGORA ESTÃO COM OS TONHOS A TODO VAPOR rsrs rsrs QUEM RI POR ULTIMO RI MELHOR rsrs rsrs A visitinha da Dilma a India ja estava programada desde que ela disse essa frazezinha a Medvedev “Nós conversaremos tambem com os Indianos” rsrs.Não é nem PAK-FA que enche nossos olhos mas sim o SU50MKI desenvolvido em solo Indiano e ja em adiantado estado de finalização.Apesar de reconhecer o bom relacionamento entre França e India construido com parceirias de alta tecnologia e com profissionalismo O ZÉ MARIA ainda ronda Mérignac e o Palacio de Versalhes Sarkozyzinhu não quer saber de nada elezinho quer beber leite e as tetas que o alimentam não andam assim tão fartas rsrs

  33. Eu só acredito mesmo vendo.
    Vou dar colher de sopa para os críticos e deixar até o 1maluquinho feliz…

    Acredito que só haverá real motivo para comemorar quando da assinatura de um contrato efetivamente. Mas em todo caso temos uma série de fatores “definidos” apartir de agora:
    1 – a mítica do Rafale ser caro pode começar a ser descortinada efetivamente.
    2 – a mítica de “não vender” também pode começar a ser também desmascarada.

    Blue Eyes,
    Vou deixar para acreditar que lábaro conquistou quando ele efetivamente conquistar… Mas o termo é bom e igualmente útil.

  34. .
    .
    “Tem até site que metia o pau no caça e só falava asneira que agora lambe os caras demonstrando a maior cara de pau.”
    .
    Nossa… eu também vi essa ai… fiquei chocado em constatar a qualidade do carácter de certa gente… e ainda se acha digna de tratar do assunto de defesa… um assunto que deveria ser considerado somente por homens que possuem alguma honra, patriotismo, ufanismo saudável e respeito pelas calças que veste!!
    .
    Antes falavam um monte do Rafale, da Dassault e da França, agora fazem os caras de merda falando que “sempre disseram que ia ganhar na Índia”… eu fiquei realmente chocado com isso tudo, me demonstrou realmente com que tipo de gente estamos lidando no tema de defesa!
    .
    O Pior é que tem muito oficial “Sendo contaminado” com essas formas de fazer, e para uma força armada isso é muito perigoso e auto-destrutivo, ja que a primeira coisa que um oficial deve ter é PALAVRA DE HONRA, e não ficar no disse me disse, ou tentando obter vantagem pessoal em mudar de posição…
    .
    Valeu!

  35. Agora não tem mais desculpa prorrogar o fx-2.. Chega! de “splish splash foi um beijo que eu dei!..” Pelo menos o Brasil vai decidir por este caça.. não é possível! Que prorroguem mais!..
    Abraça logo a beligerante frança! Submarinos + Submarinos nucleares + Caças e Vamos Simbora.. ¬¬ VIVA A OTAN.
    O Min. da Economia vier falar M.. vai viajar por conta própria! Para os cantos….

  36. Eu estou casado de falar para voces que essa atual cupula militar é imensamente inferior a cupula militar do governo FHC.Esta instituido no Brasil um sistema Internacionalista vendido onde as compensações e oportunidades é que dão as cartas.Para aqueles que gostam de babarem os óvos de Yankees os EUA hoje são a potencia militar que são porque implantaram uma filosofia nacionalista e altamente protecionista onde se valoriza o que é nacional e se investe em centros e industria nacionais de defesa.E voces ainda acreditam que todas essas prostitutas politicas e militares se dedicam a um Brasil autosuficiente ou a um Brasil eternamente subjugado,condicionado e dependente.Voces individualistas que nutrem sonhos de dois banheirões e ja fantasiavam ve-los com convez recheado de F18 agora fantasiem com Rafale…….CARCARA meu caro nem com assinatura de contrato se finaliza e sim atravez da integra dos primeiros Caças.Começaram dizendo que seriam todos construidos na India agora ja dizem que os primeiros 18 serão construidos na França e os restantes na India.É meio sem nexo um pais que tem sociedade no PAK-FA T-50 e ja desenvolve em avançado estagio em seu territorio o SU50MKI que muito embreve estara voando vir adiquirir tecnologia 4.5.A India não é assim tão rica como se pensam a ponto de se dar ao luxo de ficar adiquirindo diferentes tecnologias num momento de incertesa economica mundial.Ainda continuo achando que os despistes e os blefes BRICS os farão morrerem de ulceras e hiper-tensão rsrs.Tramita em segredo ja a alguns anos estreito entendimento com a India.Pode envolver Rafale e Su50MKI.Aqui no Brasil so leva se passar realmente tudo e se não passarem não levam nadica de nada.Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça e o EC-725 nos ensinou isso quando afirmaram que repassariam tudo para assinarem o contrato e depois mandaram nossos militares se entenderem com os proprietarios intelectuais dos sensiveis…AINDA TEREMOS SURPRESAS E SERÃO AS MELHORES EM TUDO PARA NÓS.Tempo de Jobim e Saito cabritinhos ja era amiguinhos a teta secou.A Patroa ta de bicho e montada na Macaca.Nada e nem ninguem enrola ela.è perfeccionista ou faz o que ela quer ou vai ficar chupando dedinho.Essa senhora no dia de sua posse disse na cara da Rapina Clyntou que elegrsinha interrompeu as ferias e veio saltitante pensando que por usar calcinha se criaria com ela “A SOBERANIA E AS RIQUESAS DO BRASIL SÃO INEGOCIAVEIS” e a Rapina abaixou o olhar,deu meia volta e ralou peito nem ficando para a entrevista particular do dia seguinte.Mandaram a Numero 3 que vai ouvir gracinhas se vier com Rapina.Essa frazezinha deixa a viagem do Morim Térnim de Tergal so na expectativa ” Conversaremos tambem com os Indianos” e ela não disse isso nem pra Sarkosy e nem pra Dessault e sim para Medvedev.E complementou avisando que tudo ainda esta em aberto.Ela esta certa,quer nos vender Dessault repassem tudinho senão não levam nada e eu duvido que comprem guerras judiciais apesar de estarem precisando de dinheiro.

  37. Meu caro amigo Francoorp faz pouco tempo que estou aqui aprendendo com todos vocês, mais eu tenho a mesma impressão, existe uma forte pressão a favor da Boeing.

  38. Só um ESCLARECIMENTO aos fan boys americanos sofrendo com a aguda dor de cotovelo pela vitória do Rafale no MMRCA.

    Quanto a tranferência de tecnologia ESPECIFICAMENTE fiquem sabendo que, em função da experiência indiana nos processos de ToT com os russos, as EXIGÊNCIAS no MMRCA são MUITO MAIORES e MAIS DETALHADAS que o FX-2 brasileiro; justamente em função desta experiência REAL e muitos percalços já EXPERIMENTADOS pelos indianos em processos de transferência anteriores.

    POR EXEMPLO:

    O MMRCA exige a transferência de toda tecnologia das Máquinas-Ferramenta utilizadas nos processos para fazer as peças da aeronave.

    Exige a transferência de tecnologia dos processos especiais de metalurgia para fabricar os insumos de metais e ligas metálicas especiais para as várias peças da aeronave e PARTICULARMENTE as referentes as peças componentes do motor da aeronave.

    E por aí vai num detalhamento técnico ANOS-LUZ à diante do mal e vagamente explicitado no FX-2.

    Para os que ACHAM (PRÉ-CONCEITUALMENTE) que a FAB sabe muito mais que os pobres indianos, meus caros vocês estão simplesmente MUITO enganados…

    De modo ALGUM a ToT no MMRCA é mais simples que no FX-2, pelo contrário…

  39. 1maluquinho
    Se vc ta cansado de falar, cala a boca vc fala de mais!
    Pra mim, só fala de mais quem não tem nada a dizer… E vc é o ícone maior desse ditado!
    E pode se cagar de raiva e latir o que quiser sobre mim pois quero mais que vc se lixe!!!

  40. GILBERTO RESENDE voce so não afirmou que o MMRCA exige a transferencia de sensiveis e codigos fonte né mesmo e onde esta essa fonte de informação que seja oficial,ela não existe.E no nosso caso EXIGE TRANSFERENCIA TOTAL DE TECNOLOGIA E ENVOLVENDO SENSIVEIS E CODIGOS FONTE e mais e pode ser extendido a 140 caças e não so 36 como a maioria vive repetidamente MIANDO.Então amiguinho a nossa licitação É MUITO MAIS COMPLEXA QUE A LICITAÇÃO INDIANA……..CARL94FN e acaso amiguinho o que voce tem a dizer que venha trazer conhecimento ou reflexão mesmo a ti e aos demais que não seja a miação ridicula que a maioria esta careca de ler.A ti meu amiguinho minha resposta é o silencio pois pra mim nem me cabe responder-lhe melhor pois teu argumento alem de ridiculo demonstra apenas a tua insignificancia……….CHORARAM A MORTE DO JOBIM.ESTÃO CHORANDO A DECADENCIA DOS ESTADOS UNIDOS QUE HOJE TEM MUITO MAIS DESEMPREGADOS E MORTOS DE FOME DO QUE NÓS E PODEM VIREM A CHORAREM MUITO MAIS E JUNTINHOS COM SARKOSY E A CARLA BRUNI CANTANDO A MARCHA FUNEBRE rsrs rsrs

1 Trackback / Pingback

  1. O rafalista juramentado e militante está em festa::Saiu o resultado do MMRCA:: « Causa::

Comentários não permitidos.