Defesa & Geopolítica

Ministro da Defesa, Comandante da Marinha e autoridades visitam a Estação Antártica Comandante Ferraz

Posted by
Helicópteros da Marinha do Brasil transladaram em meados de janeiro, desde a Base Chilena Presidente Eduardo Frei Montalva até a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz e desta até o Navio Polar Almirante Maximiano (H-41), o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, acompanhado pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, pelo Embaixador do Brasil no Chile, Frederico Cezar de Araújo, pelo Presidente da Vale Soluções em Energia (VSE), James Pessoa, e por outras autoridades civis e militares.

O motivo da visita, a comemoração dos 30 anos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e a inauguração do motogerador a etanol desenvolvido pela VSE, o primeiro do tipo a operar sob as condições extremas do Continente Antártico. Trata-se de uma tecnologia 100% brasileira de geração de energia limpa, o chamado biocombustível, condição fundamental de funcionamento num ecossistema frágil como o da Antártica. Com o início da operação do motogerador a etanol, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a utilizar biocombustível para produção de energia na Antártica. O motogerador suprirá toda a energia necessária ao funcionamento da base e aos programas científicos desenvolvidos no local.

A VSE, em parceria com a Petrobras, fornecerá os 350 mil litros de etanol necessários à operação e, por meio de acompanhamento tecnológico, será feita a validação da utilização do combustível em condições de baixa temperatura. O etanol fornecido é idêntico que abastece os veículos brasileiros. O gerador a etanol brasileiro foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa, sem qualquer tipo de aditivo, a partir de um equipamento de controle e comando via internet. A tecnologia foi desenvolvida pela VSE. O equipamento e o combustível foram enviados à Antártica em outubro do ano passado e chegaram à Antártica em novembro, e agora estão passando por um período de avaliação de desempenho.

6 Comments

shared on wplocker.com