Defesa & Geopolítica

Deu no Planeta Militar: Lockheed revela conceito para o caça 6G

Posted by
©LOCKHEED MARTIN
A Lockheed Martin’s Skunk Works division revelou o design de caça de última geração que oferece os primeiros sinais de uma ambiciosa estratégia tecnológica de longo prazo para a nova classe de aeronaves táticas que vão surgir depois de 2030.
O conceito publicado neste ano num calendário distribuído aos jornalistas – indica que a empresa continuará a buscar novos avanços em desempenho, apesar do retrocesso e aversão ao risco para comprar novas armas para as forças armadas dos EUA.
Apresentando um nariz semelhante ao F-22 e caudas quase planas e inclinadas, o conceito sugere um novo nível de velocidade e agilidade.
“Basta remover o piloto de uma aeronave ou introduzir melhorias incrementais na assinatura e alcance não constitui um salto geracional em capacidade”, disse um responsável da Lockheed em resposta a perguntas do Flightglobal.
“Essas melhorias já estão sendo procurados por nossos combatentes nos de quinta geração”, acrescentou o responsável.

Em vez disso, as tecnologias possíveis para um caça de próxima geração deve incluir “velocidade muito maior”, mais ampla e novos recursos como “auto-regeneração” estruturais e multi-espectrais stealth, disse a empresa.
Essas capacidades devem ser apoiadas por novos avanços na propulsão, materiais, geração de energia e armas, acrescentando que alguns desses são “ainda a ser plenamente imaginado”.

Lockheed reconheceu que performance não ficará barato. “Isso vai exigir um outro investimento significativo em pesquisa e desenvolvimento do ponto de vista de tempo e dinheiro”.
Até agora os líderes da USAF não foram claros sobre os planos para um caça de sexta geração para substituir o F-22 após 2030. A Força Aérea neste momento está focada na compra de 1.763 F-35As para substituir os F-16´s e A-10´s. Financiamento do desenvolvimento de novas tecnologias é em grande parte dedicado ao novo bombardeiro da próxima geração até o final da década.

Enquanto isso a USAF iniciou os primeiros passos para trabalhar mum caça de 6G. Em novembro de 2010 o Comando de Combate Aéreo pediu ás empresas que apresentassem ideias para as tecnologias e desempenho de um novo caça que iria aparecer em 20 anos. O Air Force Research Laboratory também está financiando pesquisas sobre tecnologias básicas que podem alimentar um programa de sexta geração de caças.

20 Comments

shared on wplocker.com