Deu no Planeta Militar: Lockheed revela conceito para o caça 6G

©LOCKHEED MARTIN
A Lockheed Martin’s Skunk Works division revelou o design de caça de última geração que oferece os primeiros sinais de uma ambiciosa estratégia tecnológica de longo prazo para a nova classe de aeronaves táticas que vão surgir depois de 2030.
O conceito publicado neste ano num calendário distribuído aos jornalistas – indica que a empresa continuará a buscar novos avanços em desempenho, apesar do retrocesso e aversão ao risco para comprar novas armas para as forças armadas dos EUA.
Apresentando um nariz semelhante ao F-22 e caudas quase planas e inclinadas, o conceito sugere um novo nível de velocidade e agilidade.
“Basta remover o piloto de uma aeronave ou introduzir melhorias incrementais na assinatura e alcance não constitui um salto geracional em capacidade”, disse um responsável da Lockheed em resposta a perguntas do Flightglobal.
“Essas melhorias já estão sendo procurados por nossos combatentes nos de quinta geração”, acrescentou o responsável.

Em vez disso, as tecnologias possíveis para um caça de próxima geração deve incluir “velocidade muito maior”, mais ampla e novos recursos como “auto-regeneração” estruturais e multi-espectrais stealth, disse a empresa.
Essas capacidades devem ser apoiadas por novos avanços na propulsão, materiais, geração de energia e armas, acrescentando que alguns desses são “ainda a ser plenamente imaginado”.

Lockheed reconheceu que performance não ficará barato. “Isso vai exigir um outro investimento significativo em pesquisa e desenvolvimento do ponto de vista de tempo e dinheiro”.
Até agora os líderes da USAF não foram claros sobre os planos para um caça de sexta geração para substituir o F-22 após 2030. A Força Aérea neste momento está focada na compra de 1.763 F-35As para substituir os F-16´s e A-10´s. Financiamento do desenvolvimento de novas tecnologias é em grande parte dedicado ao novo bombardeiro da próxima geração até o final da década.

Enquanto isso a USAF iniciou os primeiros passos para trabalhar mum caça de 6G. Em novembro de 2010 o Comando de Combate Aéreo pediu ás empresas que apresentassem ideias para as tecnologias e desempenho de um novo caça que iria aparecer em 20 anos. O Air Force Research Laboratory também está financiando pesquisas sobre tecnologias básicas que podem alimentar um programa de sexta geração de caças.

20 Comentários

  1. O mais problema é a crise econômica que os EUA passam. Fica difícil entrar em um novo projeto revolucionário. A proposta da Boeing é menos ambiciosa, mas é mais avançado que os atuais 5ªgeração.

    []’s

  2. PRELÚDIO DE GOLPE NOS COFRES PÚBLICOS AMERICANO
    .
    .

    Como sempre querendo dar passos maior que as pernas,não conseguem resolver o de 5º, imagine o de 6º.
    .
    Coitado é o pobre bolço do trabalhador americano que irá comparecem com mais uma “aventura” desta indústria bélica.
    .
    Sou mais os devaneios do Sr.dandolo,que não faz estrago nos bolço de ninguém,provavelmente só no dele-Rsrsr…
    .
    No papel,tudo é possível,más na prática é o que se vê com F-35,uma esponja para solver recursos público….um brinquedo sem-graça e muito caro-Rsrsrs
    .
    .
    abraços,Sr.Danolo e meus respeitos.

  3. Os EUA vão ter que achar um ponto de equilíbrio entre o sonho e a realidade.Projetar equipamentos para o futuro sempre fez parte da cultura dos EUA,mas os tempos são outros e os problemas com os 5G ainda são um pesadelo.
    Achei o avião delgado demais,talvez seja porque ele usará outro tipo de armamentos,talvez canhões lazers por exemplo rsrsrs.

  4. Este desenho aí em cima já é conhecido e tem nome: YF-23. Ele perdeu uma concorrencia para outro modelo… YF-22 que todos aqui sabem quem é…

  5. Vai a 60 km de altitude, com velocidade de foguete.É uma boa evolução.
    Vamos desenvolver a Nave 1/3 C que é bem superior, e quiçá a 1000 C.

  6. mais dinheiro para um futuro inglório, logo não teremos mais pilotos. Investir em misseis e aeronaves não tripuladas de combate dedicadas é melhor. Ei e os radares será que a Russia tem mesmo a tal capacidade de detecção que diz, penso senhores que tudo isto é dinheiro mal investido.

  7. Nenhum pais pode parar no tempo. Tecnologia nao espera por ninguen. P%D faz parte da cultura dos EUA e sempre havera P % D, ate mesmo por brasileiros radicados aqui. Recentemento meu filho que estuda Engenharia Espacial na Virginia Tech trouxe aqui em sua 4 amigos Brasileiros. Todos estao fazendo estudos avancados em Phd na VT. Infelizmente nenhum deles conseguiu as mesmas opcoes no Brasil. Quase todos vao ficar por aqui com seus Phd’s.

    Devemos sim pensar num aviao de 6ta geracao. Tempo nao para. Declaracoes de pobreza a parte, os fatos do passado mostram a dureza do espirito Americano de se recuperar.

  8. Ah, qual é?… A LM fabrica o fracasso do F-22, não dá dentro com o F-35,vem com esta historinha e alguém acredita? É por isso que os EUA estão indo pro buraco. Existe uma diferença entre parar no tempo e ficar “comprando a estátua da liberdade”. Os americanos estão fazendo a ultima opção.

  9. bom, no momento esses projetos parecem mais simples do que resolver o rombo sem fim na economia estadunidense. ” Sem dinheiro – sem brinquedinhos novos” !!

  10. A maioria de vocês falam como se este já fosse um projeto. Como o próprio texto fala se trata apenas de um CONCEITO. Talvez a próxima geração seja totalmente diferente do que a imagem publicada mas para se começar um projeto viável deve-se estudar vários conceitos diferentes. Esse é apenas um deles. Ainda falta muito a se desenvolver e muitas tecnologias que ainda não existem para a realização de um 6 geração mas pelo menos estão já pensando nisso, e é por isso que estão na frente em termos de tecnologia militar e ainda são a maior potência do mundo.

  11. Se o projeto e desenvolvimento for igual ao do F-35 e F-22, até o final do seculo o caça de sexta geração da Lockheed estara operacioal.

  12. Cara.. depois dessa guerra generalizada que está prestes a acontecer… jaja não só os estados unidos, como a metade dos países do mundo, estarão instalando metralhadoras .50 na sua frota de aviões agrícolas…. e mandarão até os pilotos comerciais(ta ficando caro viajar de avião entre esses países) para as batalhas….
    .
    Já viram aquele filme Mad Max? do jeito que caminha a humanidade, as coisas caminham nesse sentido…
    acho que essa onda de 2012 e o inicio do fim do mundo ta pegando viu.. vai saber se o alinhamento de planetas, marcando o inicio de algum ciclo que ainda não conhecemos, e a interação gravitacional e de outras energias geradas por esse evento não afete os ânimos e a sanidade das pessoas da terra…. hahaha

  13. Autoregeneração? poxa , e eu pensando que o filme dos transformes era ficção científica, agora está claro o motivo deles não terem voltado para a lua, era prá não chamar a atenção dos russo , já imaginou os russos descobrindo os transformes na lua?

Comentários não permitidos.