Pentágono quer bomba mais poderosa contra o Irã, diz jornal

O Pentágono concluiu que a maior bomba convencional à disposição do Exército americano ainda não é capaz de destruir as fortificações subterrâneas do Irã e requisitou secretamente mais recursos para incrementá-las, informa neste sábado o jornal americano The Wall Street Journal citando autoridades informadas sobre o plano.

A bomba de 13,5 toneladas MOP (Massive Ordnance Penetratro, em inglês) é atualmente o artefato convencional mais avançado dos Estados Unidos e foi desenhado para destruir as mais fortificadas instalações nucleares da Coreia do Norte e do Irã. No entanto, segundo o WSJ, testes apontam que ela não é capaz de destruir completamente algumas instalações iranianas, seja por causa da profundidade destas ou pelo fato de o Irã ter incrementado a proteção.

Em decorrência desta insuficiência, o Pentágono teria solicitado secretamente US$ 82 milhões adicionais para tornar a bomba MOP mais eficiente – US$ 330 milhões já foram gastos para desenvolver 20 destas bombas, segundo o jornal americano. A solicitação faz parte de um plano de contingência para um possível ataque ao programa nuclear iraniano, disseram ao WSJ autoridades americanas.

Em entrevista publicada na quinta-feira pelo mesmo jornal, o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, reconheceu que a bomba é insuficiente contra bunkers iranianos instalados em grandes profundidades, mas afirmou que as atuais já seriam suficientes para provocar “grandes danos” e que o artefato ainda está sendo desenvolvido para conseguir destruir qualquer instalação nuclear do país oriental. “Eu estou confiante, francamente, que nós teremos esta capacidade e teremos em breve”, disse Panetta.

De acordo com a agência de notícias BNO News, uma instalação nuclear iraniana visada pelos EUA está encravada a 61 m de profundidade em uma montanha na região de Fordow. Atualmente, a bomba MOP já tem a capacidade de penetrar esta distância antes de explodir, mas fatores como a densidade do solo e tipos de rocha e pedra no caminho podem diminuir a efetividade do artefato. Segundo a agência, alguns especialistas acreditam que apenas uma bomba nuclear seria capaz de destruir instalações como esta.

Em declarações recentes, o presidente americano, Barack Obama, expressou que acredita que sanções internacionais sejam capazes de frear o programa nuclear iraniano. No entanto, Obama já solicitou opções militares ao Pentágono, segundo o WSJ.

Fonte: Terra

50 Comentários

  1. Não acredito que uma bomba possa penetrar 60 metros antes de explodir, somente num solo altamente permeável, e mesmo assim pode acontecer o mesmo efeito dos exames de balísticas em caixas de algodão, ou seja, são fofinhas mas seguram os projéteis. Pura bravata americana.

  2. Foi o que eu disse, não lembro se aqui no PB ou no defesabr, mas eu disse… Se os EUA inventarem uma bomba antibunker que fure até 100 metros, o Irã faz um bunker à 150 metros de profundidade. Se os ianques querem acabar o projeto nuclear do Irã tem que ser com a dupla dinâmica fuzil e granada, covardices tecológicas e a velha tática se esconder e pedir um airstrike não são a solução pra tudo.

  3. ALEXANDRE disse:
    28/01/2012 às 14:28
    Não acredito que uma bomba possa penetrar 60 metros antes de explodir, somente num solo altamente permeável, e mesmo assim pode acontecer o mesmo efeito dos exames de balísticas em caixas de algodão, ou seja, são fofinhas mas seguram os projéteis. Pura bravata americana.
    ==
    ==
    Não precisa ser 60m. Apenas precisa ser profundo o suficiente para cometer uma grande abalo.

  4. pura expeculação pois não sabemos como foram construidos essas instalações se tem ou não proteção contra abalos sismicos o efeito do terremoto no Japão e no Haiti são bem diferentes, dependendo de como foi construido ,pode ate chacualhar mas sera que destroi

  5. OS iranianos não são burros e orientados por china e russia encravaram na rocha e em rocha estas bombas não penetram mais que tres metros rocha é rocha não há no mundo munição para penetrar em rocha,a não ser broca de diamante,rocha é algo que a natureza fes de serta forma mais forte que o aço,pois resiste a altas temperaturas,e o que faz um artefato penetrar em aço ou ferro é exatamente o calor provocado pelo impacto,deretendo o mesmo mas a roxa é resistente a calor presiza ser muito alta a temperatura para faser dereter a roxa,estão é fasendo guerra de teror com o irã,mas se o terreno for normal ou até um cascalho não duvido que esta bomba americana penetre uns trinta metros,pois é um artefato de 13 toneladas unido a força velocidade e resistencia do material,pode ir longe mais na rocha fedeu.

  6. É inacreditável como uma nação sem provas nenhumas e com antecedentes trama a destruição de outra abertamente sem nenhum pudor!
    E a mídia que vive propalando ser imparcial toma partido em favor de uma das partes,no caso a agressora!

  7. Essa bomba não vai penetrar nem 1 metros, se o Irã colocar uma blindagem explosiva na superfície da montanha ou tentar atingi-la com mísseis e canhões Aae.

  8. César,
    Não vejo a mídia tomando partido.
    O que mais tem são notícias acerca do desenvolvimento bélico iraniano. Todo dia a mídia noticia um novo míssil, noticiou o drone abatido, etc.
    Você acha que eles estão desenvolvendo armas atômicas e mísseis balísticos pra quê?
    Pra se for necessário usar,não é?
    Os EUA faz o mesmo. Ele considera que deva ter armas que possam ser usadas contra seus oponentes mais prováveis.
    Com certeza não é o Vaticano, o Butão, ou a Nova Zelândia.
    Dentro dos cenários previstos pelos estrategistas americanos, o mais provável é que eles venha a enfrentar o Irã, a Coréia do Norte, a China, os piratas somalis, etc.
    Para que isso ocorra de forma eficiente há de se ter armas condizentes.
    O mesmo faz o Irã, a Coréia do Norte, a China, etc.
    Abertamente os chineses e russos desenvolvem mísseis antinavios e fazem questão de deixar claro que foram desenvolvidas especificamente para serem usadas contra os superporta-aviões americanos.
    Exemplos existem à centenas em que países desenvolvem armas especificamente para se contrapor a uma determinada força hipoteticamente opositora.
    Também era para você ficar chocado com isso, não acha?
    Os EUA tem lá seus motivos para achar que um dia terão que entrar em guerra contra o Irã e não com a Arábia Saudita, o Kuwait, o México ou com o Brasil.
    Assim como os iranianos têm seus motivos para odiar Israel e os EUA e também se preparam para o dia em que terão que enfrentar esses países. Cabe a eles resolverem sua desavenças e embora você seja uma pessoa sensível e humanitária, os iranianos acreditam terem Deus do seu lado e não temos nenhuma razão para achar que eles estejam enganados e em sendo verdade, darão um pau nos americanos e vai chover F-15, F-16, F-22 e B-2.
    Sem falar que eles não estão nem aí para os 50.000 assassinatos ocorridos no Brasil por ano e por mais alguns milhões que vivem na miséria e tenho certeza que não tem nenhum blogueiro iraniano se doendo por nossas mazelas e odiando nossos corruptos governantes.
    Com bomba antibunker ou não, pode ficar tranquilo que aqui no nosso querido Brasil vai morrer muito mais gente à bala e por falta de cuidados médicos que la no caso de guerra.

  9. Não sou especialista mas Duvido que uma bomba perfure 60m, principalmente se levar em conta que terá proteção concreto/aço etc…

  10. Ok, uma MOP não chega nas instalações subterrâneas iranianas. Mas, e se for lançadas 3, ou 5 ou mesmo 10 em sequencia? A primeira já abre uma cratera, vem a segunda e aprofunda a mesma, e assim por diante. 10 B2/B1B, cada um com uma MOP, deve ser o suficiente.

    []’s

  11. Eu não creio que tampouco aja bomba que penetre a 30 metros,já que só com o impacto da bomba no chão se destruiria a bomba em mil pedaços e com a onda expansiva fazeria um crater de como mucho 2 a 4 metros em nas rochas,ainda que seje de punta de diamante já que com a velocidade que va,não tem tempo de penetrar el diamante,creio que está suposta bombas antibunker es pura fachada para meter medo ao enemigo,a unica manera de destruir un bunker é como fosse buscar petroleo preforando e logo colocando explosivos,e por outra parte os estados unidos acusão outros paises de fabricar armas de destruição massiva e olhe quem quer fabricar essas bombas.

  12. Mas devemos observar quantos metros de espessura tem a camada de rocha que protege a instalação nuclear de Fordow. Acredito que os iranianos devem ter enterrado a centenas de metros de profundidade fora as centenas de metros de rocha dura da montanha propriamente dita. Fora que não se sabe em que parte da montanha estão as instalações, sendo portanto necessário muitas e muitas MOP para que haja a mínima possibilidade dessas instalações serem de algum modo atingidas.

  13. Bosco,os Islâmicos já possuem capacidade nuclear de sobra para transformar Israel em pó, pois o Paquistão tem hoje em torno de 45 armas nucleares. Poderia doar 5 para o Irã, por exemplo. O inimigo maior é a OTAN, creio. Temo que Paquistão, China, Rússia, Coreia do Norte, Venezuela e Equador estejam se preparando para dizimar a Índia, EUA e membros da OTAN. A preocupação dos americanos é legítima. O dia em que os islâmicos tiverem 2 mil armas nucleares, dominarão o mundo, pois eles não ameaçam em lançar a BA;o fazem em nome de Alá, sem perda de tempo. E o Brasil ? Como você bem disse: O mal tomou conta do bem aqui dentro. Os criminosos que matam, raramente são presos, e quando o são, ficam apenas 5 anos presos. Isso é o que ? O Grande Satã é brasileiro, e o Grande Anjo do Bem é Chinês, pois eles sabem eliminar o mal. Quantos políticos corruptos estão na cadeia ? Raríssimos casos. O Brasil ficou assim, por culpa do regime político herdado dos americanos e franceses, em que o populismo corrupto tomou conta de tudo. Pobre povo brasileiro. 50 mil mortos por ano, e não temos ainda a Pena de Morte para intimidar.

  14. Pessoal, vou explicar: Uma ogiva de urânio enriquecido penetra a 20 metros de profundidade e explode. A pressão dos gases provoca um mini terremoto que poderá atingir 100 metros de profundidade. Se o solo for de granito, esses 20 metros seriam reduzidos para 10 metros (estou chutando).

  15. Uma munição flecha atravessa meio metro de aço. Se for areia, a que profundidade penetraria ? 15 a 20 metros. Agora imaginem uma munição flecha tamanho gigante. Chega a 60 metros.

  16. Uma munição flecha atravessa meio metro de aço. Se for areia, a que profundidade penetraria ? 15 a 20 metros. Agora imaginem uma munição flecha tamanho gigante. Chega a 60 metros.



  17. EUA gastaram 300 milhões em uma bomba que nao fura nem agua…kkk …

    como tem entendido no PB… nem sei porque não somos uma potencia em patentes…rsrsrs

  18. Caro Sr.Bosco assim como no caso do Iraque,não há prova alguma de que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares,como a mídia afirma!
    Se porventura existam provas mostre nos as provas,a mídia escolheu um lado sim,a partir do momento em que usa palavras como ”homem forte do Irã”,ditador e tantas outras pejorativas para se referir ao governo de Teerã!
    Outro fato importante que quase não falam e é de suma importância e o fato do Irã ter demonstrado boa vontade ao aceitar um acordo redigido pelos EUA/ONU que foi descartado tão logo foi aceito pelos iranianos!
    Se o VANT RQ 170,fosse um aparelho iraniano abatido sob céus dos EUA a mídia iria apoiar Obama numa guerra contra Teerã,mas como foi o contrário, essa verdadeira declaração de guerra sequer foi questionada pela mídia!

  19. Tudo balela vão usar armas nucleares táticas, na década de 60 a Rússia tento fazer desvios de rios usando bombas parecidas.

  20. O Bosco disse tudo

    Sem falar que eles não estão nem aí para os 50.000 assassinatos ocorridos no Brasil por ano e por mais alguns milhões que vivem na miséria e tenho certeza que não tem nenhum blogueiro iraniano se doendo por nossas mazelas e odiando nossos corruptos governantes.
    Com bomba antibunker ou não, pode ficar tranquilo que aqui no nosso querido Brasil vai morrer muito mais gente à bala e por falta de cuidados médicos que la no caso de guerra.

    Sabias palavras Bosco vivemos em guerra e a população não se da conta.

  21. César Pereira disse:

    28/01/2012 às 16:00
    .
    Meu caro hoje midia fazem parte dos intereses Governamentais,
    Iraq vc lembra?
    Pois e ,quem dise via satelite pro mundo que embreve averia um cogumelo nuclear nos ceus do oriente?
    CNN= YANKE
    BBC = BRITANICOS
    quando vc controla os meios de inforamcao ,

    .
    NAO LEVE EM CONTA O QUE AMERICAN BOY DISE PRA VC
    .
    🙂
    vc controla a MASSA,
    ese caso de alguns aqui no blog mesmo com tanta informacao .
    vivem NUMA DISNEY DA INLUSAO
    .
    RESPOSTA PRA TUDO ISO?
    .
    = BRAIN WASH
    .
    NAO LEVE EM CONTA O QUE AMERICAN BOY FALO PRA VC
    .
    🙂

  22. E os banana ianques acham que os EUA se preocupam com os 50.000 mortos por ano no Brasil? Caiam na real, hoje é o Irã, amanhã pode ser o Brasil.

  23. Isso tudo é balela, Israel tem hoje mais de 400 bombas Nuc.

    E vai usar bombas menores (NUC) para arrebentar o Irã.

    Nessa altura não importa se estão fazendo armas nucleares ou não, o que importa é o tipo de governo e o petróleo..

    O próximo depois do Irã é o Chaves, se ainda tiver vivo o fanfarrão..

  24. BOSCO, BOSCO, BOSCO… como dizia o FHC, o queridinho da esquerda vendida, “assim não pode, assim não dá”… cada dia que passa vc esta mais ESTUPENDO… vejamos: “Sem falar que eles não estão nem aí para os 50.000 assassinatos ocorridos no Brasil por ano e por mais alguns milhões que vivem na miséria e tenho certeza que não tem nenhum blogueiro iraniano se doendo por nossas mazelas e odiando nossos corruptos governantes.”… to começando a sentir inveja de tanta eloquencia…rsrsrsr… de novo: BEM NO QUEIXO DE VIDRO DOS ESQUERDISTAS NEUROTICOS… rsrsrssr… falou tudo… com essa gente tem que ser assim… sem dó ou piedade… rsrsrssr… saudações…

  25. Bosco…

    Excepcional…

    “Com bomba antibunker ou não, pode ficar tranquilo que aqui no nosso querido Brasil vai morrer muito mais gente à bala e por falta de cuidados médicos que la no caso de guerra.”

    Isso pra mim sintetiza o que estou pensando e o quão cansado eu estou do Irã…

  26. UMA GRACINHA
    .
    .
    É impressionante o que a paixão faz com os neurônios…(rsrs..)os americanos fazem uma gracinha,dão pulinhos ali,salteiam para lá de uma maneira pífia,até e aí vem a platéia a plaude como se fosse uma grande coisa,tipo de garota apaixonada pelo “bofe”-Hahaha…..
    .
    Tal arma de destruição a sua ideia é atinga,não menos que a bomba-de-vácuo que só perde,no quesito de destruição,para as nucleares,aliás das convencionais até o momento é a única.
    .
    Infelizmente para os americanos e para o “cocacolas de plantão”,tal tecnologia é bastante desenvolvida nas mão dos russos….que peninha n~e-Hahah…
    .
    deve ser por isso que os super-upa-americanos se limitam e se conformam com isso ai.
    .
    .
    *********(trecho do original)
    .

    .
    Rússia testou a bomba de vácuo mais potente do mundo
    .
    .
    “(…)As bombas a vácuo,pulverizam sobre a zona do impacto um combustível que se mistura com o oxigênio da atmosfera que, ao ser detonado, destrói tudo o que for vivo.

    De acordo com a emissora, “tudo o que é vivo literalmente evapora;após esta explosão, o solo lembra muito mais a superfície lunar, mas sem poluição química ou radioativa”. (…)”
    .

    ************
    .
    (*)fonte:Pravda
    .
    .
    http://port.pravda.ru/russa/12-09-2007/19125-bomba-0/
    .
    .
    Esse sim que é o pulo do gato…do tigre_Hahaha…!

  27. Tsic… tsic… lá vem o Ctrl-C/Ctrl-V… ta nervosinho com a decaida de suas pretensas verdades… rsrsrs… pena que a mãe russia não liga para os mesmos… filhos bastardos inglorios… rsrsrsrs… como dizem: o antiamericanismo esta diluindo os cerebros AL afora…

  28. Desculpem, mas achei que o bom do blog era falar sobre guerras entre Estados. Se soubesse que era pra discutir sociologia ou Atropologia ou qualquer outra coisa do tipo nem entrava aqui. É a mais pura verdade que os irmãozinhos do Irão não estão dando a mínima pro que acontece no Brasil, mas não sei se esse puritaninsmo convém aqui no blog. O fato é que algumas pessoa aqui tem realmente opiniões apreciáveis e até demonstram espírito, outra preferem dar opiniões menos elaboradas, há os que viajam na maionese e há os de sangue (ou pigmentação)azul que se dignam a baixar entre nós, pobres mortais, pra nos fazer ver como somos ínfimos..kk. Mas enfim, cada um posta aqui seu comentário com maior ou menor grau de exatidão e todo mundo fica feliz.

  29. “No discurso “O Estado da União”, ontem (24/01/2012) o presidente dos EUA Barack Obama disse “Que ninguém duvide: os EUA estamos determinados a evitar que o Irã chegue à bomba atômica, e não excluirei de sobre a mesa nenhuma opção para atingir aquele objetivo”.

    No mundo real, a frase significa que Washington quer ir à guerra – a guerra econômica já está em curso – contra um país que assinou o Tratado de Não Proliferação Nuclear e não está construindo armas atômicas, como já declararam a Agência Internacional de Energia Atômica e a mais recente US National Intelligence Estimate.”

    “isso tudo jamais teve algo a ver com uma inexistente arma nuclear..

    A guerra contra o Irã começou há vários anos

    “A guerra contra o Irã não começou em 2012 ou sequer em 2011. A revista Newsweek chegou ao ponto de afirmar num título de página em 2010: “Assassínios, ataques cibernéticos, sabotagem, será que a guerra contra o Irã já começou?” A guerra real pode bem ter começado em 2006. Em vez de atacarem o Irã diretamente, os EUA iniciaram uma guerra encoberta e através de proxies.

    As dimensões secretas da guerra têm sido travadas através de agentes infiltrados, ataques cibernéticos, vírus informáticos, unidades militares secretas, espiões, assassinos, agentes provocadores e sabotadores.

    O rapto e o assassínio de cientistas iranianos que teve início há vários anos é uma parte constituinte desta guerra encoberta. Nesta “guerra de sombras” vários diplomatas iranianos em Bagdad têm sido vítimas de sequestros e cidadãos iranianos em visita à Geórgia, à Arábia Saudita e à Turquia foram detidos ou raptados. Vários responsáveis sírios e importantes figuras palestinas, bem como Imad Fayez Mughniyeh [dirigente do Hezbollah libanês], foram também assassinados.

    A guerra por proxies começou em 2006, quando Israel atacou o Líbano com a intenção de expandir a guerra em direção à Síria.

    O caminho para Damasco passa por Beirute, do mesmo modo que Damasco está na rota para Teerã. Depois do fracasso de 2006, e compreendendo que a Síria era o ponto central do Bloco de Resistência dominado pelo Irã, os EUA e os seus aliados passaram os cinco ou seis anos subsequentes a tentarem separar a Síria do Irão.

    Não só as vastas reservas de energia e recursos naturais do Irã atiçam a cobiça dos dirigentes dos países economicamente impotentes da união européia assim como do líder delas todos os Estados Unidos. Sabemos que sempre foi essa cobiça de mãos dadas com a debilidade econômica que esteve por detrás das guerras ilegais dos últimos vinte anos, a última das quais a da Líbia.

    Agora temos que os caminhos que levam à Moscou e a Pequim passam por Teerã, capitais essas localizadas respectivamente na Rússia, China e Irã.

    O que se tem passado em relação às atitudes ocidentais agressivas dos últimos anos em relação à Síria e ao Irã enquadra-se também num ramo de maiores considerações políticas geoestratégicas.

    considera-se que os caminhos que levam à Moscou e à Pequim passam por Teerã do mesmo modo que os caminhos que levam à Teerã passam por Damasco na Síria, Bagdá no Iraque e Beirute no Líbano.

    Isso é para que o uso global e contínuo do dólar nas transações internacionais seja mantido e não dilapidado, como tem sido nos últimos tempos. Lembramo-nos que o uso do dólar como moeda de pagamento internacional é uma das duas pernas em que o controle americano sobre o mundo se sustenta, apesar dos pesares.

    Digo apesar dos pesares porque o dólar não tem valor nenhum por si mesmo. Poderia e deveria ser trocado por sistemas de pagamento mais condizentes com a realidade de 2012 e não condizente com a realidade de 1945, como é o caso. A outra perna em que o poder americano sobre o mundo se sustenta é a força militar.

    Controlando o Irã através de um regime de marionetes posto no poder através de uma guerra dirigida pelos Estados Unidos e executada pelos seus aliados (como foi o caso na Líbia e como estão ameaçando a fazer na Síria) Washington também estaria colocando uma corda no pescoço da China.

    É fato de conhecimento geral que a ameaça de guerra aberta que vemos hoje é uma continuação dos acontecimentos desencadeados por ações encobertas há já alguns anos. Essas ações encobertas incluem serviços de informação específica, ataques e vírus cibernéticos, grupos militares secretos, espiões, assassinos, agentes de provocação e sabotadores agindo contra o Irã em favor dos interesses ocidentais.

    Pressupõe-se que Israel tenha atacado o Líbano não só para exterminar ou pelo menos enfraquecer Hezbollah, mas também para estrategicamente ferir a Síria.

    É como dito, os caminhos que ferem a Síria vão através do Líbano. Os caminhos que estrategicamente ferem Irã vão através da Síria. Os caminhos que estrategicamente ferem ou afetam a Rússia e a China vão através da Síria e do Irã.

    Há aqui cenários potenciais e devastadores. Iria o Irã manter-se passivo frente a um ataque à Síria, ataque esse liderado pelos interesses ocidentais? Podemos pressupor que não. Os Estados Unidos não desejam que esse potencial cenário veja a luz do dia. O que eles querem é atacar a Síria e depois atacar o Irã, não os dois juntos. Seria demais até mesmo para os EUA-EU-OTAN. Isso já para nem se mencionar a cadeia de acontecimentos imprevisíveis que seriam desencadeados.

    A marcha para uma guerra total e devastadora continua enquanto os Estados Unidos intensificam a guerra política e econômica da qual a decisão de embargo da União Européia só é um passo a mais. É uma marcha fúnebre dirigida por loucos falidos e letalmente armados.

    ==========================
    As motivações norte-americanas para bombardear o país persa nada tem a ver com uma eventual ameaça nuclear do Iran…
    em um site de geopolítica deve -se buscar uma visão mais ampla do que o velho discurso mediático do “ameaçador iran”, pronto e encomendado por israel/eua…
    chamar de “anti americanismo” qualquer coisa que destoe da propaganda mediática do império é pura malícia de agentes imperiais ,
    ou burrice de mentes colonizadas mesmo…

  30. Sr.Gustavo,

    Corroborando consigo,devo lembrar que um ataque contra o Irã e assim o capitulando,os EUA se apossam do controle do mercado energético mundial,o petróleo.
    .
    Sabe-se que tal fonte de energia é comprada em Dollar,uma moeda que não tem valor em si porém,para os EUA é um dos pilares que sustentam a sua Hegemonia,sem ele a economia americana entra em uma espiral descendente,os deixando em pior condição que está,e não é a toa que com esta crise toda eles conseguem manter o seu maligno parque de destruição;graças aos “petrodólares”.
    .
    Sem o Dollar como moeda franca,o seu segundo pilar,eles não consegue sustentar o seu segundo e último pilar,a sua força armada.
    .
    .
    *********(trechos do principal).
    .
    Irã: O que está por detrás do embargo Europeu
    .
    .
    Não são só as vastas reservas de energia e recursos naturais do Irã que atiçam a cobiça dos dirigentes dos países economicamente impotentes da União Europeia, assim como do líder deles todos, os Estados Unidos.
    .
    Sabemos que foi sempre essa cobiça, de mãos dadas com a debilidade econômica, que esteve por trás das guerras ilegais dos últimos vinte anos, a mais recente das quais a da Líbia.

    (*)Por: Anna Malm
    .
    .

    “(…)Controlando o Irã através de um regime de fantoches posto no poder através de uma guerra dirigida pelos Estados Unidos e executada pelos seus aliados (como foi o caso na Líbia e como estão ameaçando fazer na Síria), Washington também estaria a pôr uma corda no pescoço da China.
    .
    Essa corda iria ser apertada ou afrouxada de acordo com os interesses norte americanos, dando-lhes o controle da segurança energética da China. Se a China não se comportasse de acordo com os interesses americanos lá estariam eles a asfixiá-la através do estrangulamento do fornecimento do petróleo. Estrangulamento esse que seria garantido pelos fantoches estabelecidos no Irã à custa do sangue de muitos milhares e milhares de inocentes no Irã e no Oriente Médio, assim como à custa de uma desestabilização econômica no mundo inteiro, se não de uma catástrofe global.(…)”

    .
    ********************
    .
    (*)fonte:vermelho
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=174044&id_secao=9

    .
    .
    Como se pode Vê,os sauditas tem um trunfo em suas mão,o futuro da hegemonia americana depende dos árabes,eis um dos “calcanhares de aquiles” da vã potencia dos cocacolas.
    .
    .
    abraços.

  31. AlexandreS,
    Você “achou” errado.
    O blog é sobre “defesa” de modo geral,inclusive de caráter interno. Nesse amplo tema há lugar para elucubrações às mais diversas, inclusive cabendo comentários de caráter antropológico e sociológico, da parte de quem deles tenham domínio (não é esse o meu caso).
    Quanto a ter se chateado com meu comentário acerca de que blogueiros iranianos não estarem nem aí para as mazelas do Brasil, só lamento, mas foi no sentido de mostrar minha constante surpresa acerca da preocupação doentia que muitos têm por povos além mar enquanto no paraíso tupiniquim as coisas estão de mal a pior.
    Sem dúvida aquele velho ditado “pimenta no olho dos outros é refresco” não se aplica aos patrióticos frequentadores do blog que sempre acham que a pimenta nos nossos olhos é que é refrescante, mas se contorcem com a dor nos olhos alheios.

  32. “American Boy”
    Engraçado que o KLM tem uma certa dificuldade em se expressar em português mas tem um inglês perfeito, apesar de se dizer tão patriótico e odiar tanto os americanos.
    Não me surpreenderia se ele morasse la nos States (tenho certeza que ele não mora em nenhum dos lugares que ele julga ser o paraíso na Terra, como a Coréia do Norte, O Afeganistão, o Irã, Cuba, Venezuela, etc).
    Deve morar em Orlando, perto da Disney e deve ser gorduchinho de tanto hamburguer, batatas fritas e Coca-Cola. Aí, pra lavar a alma, fala mal do capitalismo como modo de catarse intelectual.
    Esses neo comunistas de Rolex no pulso são dose pra leão.
    Eu poderia ficar magoado com o “american boy” e retrucaria chamando-o de “terrorist boy”, “taliban boy”, “dictatorship boy”, mas vou me conter.

  33. César,
    Mas não é de se estranhar que a mídia ocidental em sua maioria dê certa preferência à versão ocidental dos fatos. Parece que no “oriente” é o inverso.rsrsrs
    Quanto ao Irã ter demonstrado boa vontade em afirmar que não tem um programa nuclear voltado para a produção de armas, eu realmente sou suspeito para dar opinião e no máximo reproduzo o que fico sabendo pela mídia já que não sendo especialista em tecnologia nuclear não posso ter opinião própria acerca de que as atitudes iranianas são satisfatórias, já que são conclusões eminentemente técnicas.
    Pelo que a mídia em geral diz, e aí volta o tema de ela ser ou não parcial, corroborando a opinião oficial de inúmeros governos, o Irã não tem sido sincero nas suas intenções.
    Eu de minha parte acho estranho que uma usina para fins pacífico seja encravada a 60 metros de profundidade.
    Tomara que nossos engenheiros nucleares e nossos governantes não sigam o exemplo porque senão, vai aumentar muito o custo de nossos futuros reatores. rsrsrs
    Quanto à Coréia do Norte, eles construíram armas nucleares e nesse caso pelo menos, as suspeitas do ocidente se confirmaram.
    Não quero nem entrar no mérito se os iranianos têm ou não direito a ter armas nucleares e mísseis balísticos intercontinentais. Eu de minha parte acho a humanidade de modo geral uma praga sobre a Terra e pra mim todo mundo tinha que ter armas nucleares, mísseis, armas químicas, armas biológicas, bombas sujas, minas e o escambau.
    Acho que os americanos são abelhudos e que mesmo aqui na AS todos nós tínhamos que ter essas armas de destruição em massa. Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Argentina, Brasil, etc. Todo mundo armado até os dentes e ninguém tem nada com isso, só que eu defendo que os EUA e Israel e alguns países vizinhos ao Irã têm motivos para ter desconfiança e não querer que os iranianos venham a ter a “bomba”. Direito eu acho que o Irã tem, só que a questão não é ter ou não “direito”, e sim que existem outros que também têm direito a se defenderem e que podem não ter a mente tão aberta e democrática quanto a minha e que já possuem a bomba hoje.
    Um abraço e foi um prazer discutir com pessoa tão educada e culta.

  34. Sr.Alexandre,
    .
    Não é só os blogueiros iranianos que desconheçam a existência do Brasil,más pasme alguns aqui,os congeneres americanos,que são tão adeusados por alguns e moram mais perto de nós, também não sabem,alás eles não estão nem ai para gente.
    .
    Para os poucos que conhecem o pais dos tupiniquins,a capital é Bueno Aires;logo a ignorância não reconhece fronteiras e em a ideologia-Rsrs…
    .
    .
    abraços.

  35. Eu na qualidade de pessoa sensível e humanitária que me foi autorgada (vide
    28/01/2012 às 16:27) me compadeço com o sacrifício de quem quer que seja , brasileiro,iraniano, estadunidense,argentino,preto,branco etc!
    E acredito que muitos pensam assim,não é porque temos nossas próprias mazelas que vamos deixar de ser solidários com outros povos!
    Imaginem quantas mortes de todos os lados,quantos pais e filhos morrerão ?
    Pouco importa se há ou não um blogueiro iraniano que escreve sobre o sofrimento do povo brasileiro,eu ainda serei solidário ao povo iraniano diante dessa ameaça que se abate sobre eles!

  36. Alexandre S. e César Pereira,

    Vou tentar apoiar e completar o que o nosso nobre amigo Bosco colocou e em primeiro lugar deixando bem claro se tratar de uma opnião pessoal, por isso concordei e reafirmo minha concordância com o posicionamento do Bosco.

    Agora tratando especificamente do assunto de solidariedade ou não eu vou ter de colocar algumas aspas na conversa, pois definitivamente eu não sou capaz de julgar se uma ameaça se abate sobre essa população ou se a ameaça já se abateu faz tempo por ali.
    A única coisa que sei é que por vezes parece se ter um ativismo e engajamento muito forte para questões de nossos irmãos humanos do oriente médio e pouca ou nenhuma preocupação com realidades muito mais marcantes e próximas… Realidades de nosso próprio país…

    Assim como o espaço é aberto para a solidariedade eu creio que o espaço é aberto para demonstrar um convite da forma que o seja para se olhar um pouco o próprio umbigo, não esquecer dele só por que tem coisas brilhando na janela.

  37. Caro Sr.Carcará quem levou esse assunto para o lado dos problemas nacionais foi o Sr.Bosco,em seu comentário do dia 28/01/2012 às 16:27.
    Como o senhor pode perceber até então meus comentários se limitavam a matéria sobre o Irã.
    Mas como ele levantou outra lebre,eu achei melhor responder,pois não sou nenhum misantropo e os flagelos que assolam a humanidade me incomodam muito!
    Agora só para tirar o último caruncho, Sr.Carcará como eu ia começar o meu primeiro comentário falando do nosso umbigo,se a matéria trata do umbigo alheio !
    Como eu ia discutir essa questão de ”50.000 assassinatos ocorridos no Brasil por ano e por mais alguns milhões que vivem na miséria…” se ela não fosse levantada por alguém aqui,esse site é dinâmico por isso que as vezes os assuntos principais se perdem ! Respeito e as vezes discordo de algumas opiniões, mas nada mais salutar que o debate!

  38. César,
    Num passado recente os intelectuais se sensibilizavam com a falta da chamada “democracia” e com a perda da liberdade de expressão. Hoje, com todos os problemas nacionais resolvidos, rsrs, os “intelectuais” se voltam aos problemas externos, e pasmem, adivinha quem é o vilão predileto? Adivinhou, é a dupla dinâmica EUA/Israel.
    Eles são demonizados pela intelectualidade esquerdista tão em voga hoje assim como no passado (com a diferença que hoje o Chicho Buarque cobra 700 reais o ingresso de um show rsrss)
    Como o senso comum, com uma certa ajudazinha dos intelectuais e da propaganda oficial, elegeu os EUA como o grande responsável pelo Brasil ser como é, já que os esforços dos últimos governos não mudaram muita coisa, e ainda por cima os elegeu como nossos futuros inimigos já que virão aqui nos roubar (água, petróleo, oxigênio, etc) num futuro próximo, não fico espantado com Vossa Senhoria já ter escolhido um lado no caso de uma possível guerra, já que tudo que se opõe ao EUA pelo senso comum, é uma nobre causa, fazendo valer o velho ditado que diz que “o inimigo do meu amigo é meu inimigo”.
    E claro, se o senso comum diz que os americanos e israelenses são os vilões desalmados, os iranianos são a antítese disso, ou seja, são os valorosos e inimputáveis senhores da razão lutando pelas mais nobres causas frente a uma ameaça iminente das forças do mal.
    Eles podem tudo já que combatem os conquistadores sionistas e os imperialistas americanos.
    Já aqui no Brasil, qualquer um que se meta em querer ver além do quadro pintado pela intelectualidade de plantão, e possa ser identificado como sendo intelectualmente favorável aos detestáveis yanques, é tido inclusive como traidor já que não é possível alguém de boa índole não acreditar na propaganda oficial subliminar que diz que eles (os americanos) são os responsáveis pelas nossas desgraças, e não os mensalões e mensalinhos, que são tidos como absolutamente normais e legais.
    Eu de minha parte, apesar da força da maré que tenta me fazer esquecer as mazelas nacionais e achar tudo maravilhoso e procurar um inimigo externo, vejo razão de ambos os lados da questão iraniana.
    Não acho que eles são tão puros e vítimas inocentes de um ataque infame de forças hostis demoníacas que se uniram para apossarem de suas riquezas, mesmo que isso fira o senso comum.
    Mas infelizmente, na visão de muitos, eu sou orientado pelo que acredito ser o bom senso, e não pelo senso comum.

  39. César,
    Eu só me referi às mazelas nacionais porque vossa senhoria, num post sobre uma bomba antibunker, de caráter eminentemente técnico, comentou acerca da grande covardia que se avizinhava com o possível ataque americano/israelense ao pacífico Irã dos aiatolás.
    Quem redirecionou o tema proposto pelo post foi o senhor e não eu.

  40. E só pra deixar claro, eu raramente (pra não dizer “nunca”) entro em posts relacionados com política externa, geopolítica, etc, etc.
    Me atenho aos temas técnicos, que é que me fascina como entusiasta de tecnologia militar.
    Se faço comentários sobre política ou coisa que o valha é porque me dou de frente com alguns comentários que julgo fora de contexto nos poucos posts que abro e leio.
    Como penso diferente da maioria, não sou indelicado a ponto de ficar jogando areia na farofa dos outros e deixo os colegas à vontade delirando-se nos temas mais polêmicos e picantes.

  41. E vamos ser menos hipócritas.
    Todo mundo tá cansado de saber que o Irã busca ter armas nucleares e mísseis ICBM.
    Usar como argumento que o Irã não busca tal objetivo é ser no mínimo, desinformado.
    Se pelo menos usassem como argumento que o Irã tem o direito de ter armas nucleares como país soberano que é, dá pra entender e respeitar, mas dizer que eles são governados pelos clones da Madre Teresa de Calcutá e que só visam a paz mundial, aí já é muito pra minha cabeça.
    Também negar que eles pregam (pelo menos no discurso) a destruição do Estado Israelense também não dá.
    Tendo isso como certeza, que o Irã busca ter armas nucleares e meios de lançá-las, que não reconhece a existência de Israel, que busca sua destruição e que financia grupos antagônicos à presença de Israel nas áreas ocupadas, o debate tomaria outro rumo tornando-se menos hipócrita e mais adulto e produtivo.
    Se todas as partes de um debate aceitarem tais premissas como verdade, há de se entender o porque existem nações que não querem que os iranianos tenham acesso a armas de destruição em massa.
    Aí a discussão fica mais honesta sem que velhos mantras anti-imperialistas e antisionistas (ou seriam antisemitas?) sejam recitados à exaustão e sem usar o velho argumento que os insaciáveis americanos, com sua fome inesgotável por recursos naturais alheios, querem invadir o paraíso na Terra.

  42. Bosco disse:
    30/01/2012 às 09:44

    Eles são demonizados pela intelectualidade esquerdista tão em voga hoje assim como no passado (com a diferença que hoje o Chicho Buarque cobra 700 reais o ingresso de um show rsrss)


    fantastico mestre bosco, ou melhor…na mosca, os norteamericanos são o que são, um problema deles, assim como os persas são o que são, azar o deles..

    e nos…anda estamos descobrindo e decidindo o que somos, enquanto isso os fisiologistas aproveitadores, escolhem uma mascara ideologica, e aproveitam a vida que juram combater, patetico.


    saudações BOSCO !!!

  43. Só uma correção.
    Dei uma olhada e o show do Chico Buarque custa de 120 a 320 reais.
    Um amigo meu que vai que deu uma “exagerada” porque me disse que havia comprado o ingresso dele e da esposa por 1.400 reais.
    Rsrssss
    Desculpem-me.

  44. Tudo bem Sr.Bosco,se soubesse que minhas opiniões iriam lhe causar tamanha cólera,eu nem as teria dado!
    Mas para finalizar agora, pois já esta chato essa peleja,foi estimulante debater com o senhor e percebo tratar-se de pessoa sensível embora tente não demonstrar isso em seus comentários!
    Não se ofenda são só opiniões contrárias nada mais!

Comentários não permitidos.