Super Lynx: olhos e ouvidos da Esquadra Brasileira

Por Kaiser Konrad

Em 2010, a Marinha do Brasil participou, a convite da Royal Navy, do exercício Joint Warrior 101, na costa da Escócia. A Fragata Independência (Class Amazon), possuía um Destacamento Aéreo Embarcado equipado com um helicóptero multimissão Super Lynx, do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque, que está sediado na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro, região sudeste do Brasil.

A participação neste exercício internacional foi a preparação das tripulações brasileiras para operações em forças-tarefa internacionais, como a que se realiza atualmente nas águas da costa libanesa, onde a Fragata União, do Brasil, é o navio-capitânia da missão da Nações Unidas, conhecida como UNIFIL, no Líbano. Esta missão incorporou um Destacamento Aéreo Embarcado equipado com uma aeronave Super Lynx que fica em alerta em postos de voo permanente.

O Westland Super Lynx é uma das aeronaves mais versáteis já produzidas. Sua rapidez, resistência ao voo sobre o mar e a operação em convoo, equipado com sistemas e armamentos especiais, fazem dele uma das armas mais letais e de maior sucesso já empregadas no combate marítimo.

O esquadrão de Lynx da Marinha do Brasil está sempre em atividade e possui tripulações preparadas para executar determinados tipos de missões. Quando foi criado, em 1978, possuía em seu acervo cinco aeronaves dos modelos AH-11 (Lynx), sendo o Brasil o primeiro cliente estrangeiro a receber esse modelo de aeronave.

Na década de 90, foram adquiridas nove novas aeronaves Lynx modernizadas, denominadas Super Lynx (AH-11A). Com a chegada dos Super Lynx e a modernização dos antigos Lynx, a unidade aérea recebeu a designação de 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), que em 2010 completou a expressiva marca de mais de 57.000 horas de voo.

A partir do momento que o piloto entra para o esquadrão, existem três tipos de qualificação: PQM – Piloto Qualificado no Modelo; POA – Piloto Operativo da Aeronave; e COA – Comandante Operativo da Aeronave. Quando o piloto se torna um comandante operativo ele pode executar qualquer tipo de missão a bordo e em terra. Numa operação como a Joint Warrior, o piloto recebe a informação sobre como será empregado, e durante a travessia do Atlântico a tripulação começa a estudar os meios com que vão trabalhar em conjunto, dando início à preparação para as missões a serem cumpridas.

A Joint Warrior é uma operação diferente, por isso se faz necessário o estudo sobre todos os aspectos relacionados a ela. Dentre as missões do Lynx pode-se destacar o esclarecimento, lançamento de torpedos MK 46 e bombas de profundidade contra submarinos, a capacidade de executar os procedimentos OTHT (Over The Horizon Target), planos de ataque coordenados contra alvos de superfície, além da realização de Fast Rope e o transporte de Mergulhadores de Combate.

Extremamente importante para o sucesso da missão das corvetas e fragatas da Marinha do Brasil, o Esquadrão HA-1 pode ser considerado os “olhos e ouvidos da Esquadra”, contando com militares capacitados para combaterem de dia e à noite, em qualquer condição meteorológica e onde for preciso.

Fonte: Diálogo

34 Comentários

  1. o helicoptero mais rapido do mundo, e um dos mais letais em sua categoria, senão o mais, com as atualizações na mb, esta no estado da arte, muito bom.


    agora o que me deixa fulo e que ja temos poucos,para patrulhar trocentos quilometros de costa maritima, e ainda mandam para o outro lado do mundo, num vespeiro enorme onde estão se matando há pelo menos 4 mil anos, e acham que nosso lynx vai resolver o que ?!! tinha que ser o amorim mesmo, alguem precisa avisar para ele que ele ta no MINISTERIO DA DEFESA, não no “ITAMARATI SOCIEDADE ALTERNATIVA RIPONGA” o ministro da defesa brasileiro tem que ter outras prioridades, aliais o que não falta e priridade na defesa, para seu ministro não ficar fazendo graça para seus colegas diplomatas inuteis mundo afora.

  2. É bom tudo bem muito bom,mas é muito pouco os que temos,e não resolvem nosso poblema em caso de uma insurgencia com superpotencia ou potencia inimiga querendo beber nosso petroleo nossa amazonia nossa agua,temos que ter muitos submarinos,balisticos nucleares,torpedeiros armados com miceis de cruzeiro,e os silenciosos u116 que a alemanha esta desenvolvendo este bicho é bom este sim uns trinta ja daria um susto e abafaria o atlantico acompanhado de mais uns 15 nucleares torpedeiros balisticos é isso que a mente destes entreguistas tem que mudar e acelerar a nossa defesa.

  3. Ora, se não estamos em guerra, temos ao menos que estarmos suficientemente preparados para os reais teatros de operações pelo mundo afora. Os conhecimentos que as nossas forças tem adquirido nas missões de paz em que tem sido efetivamente empregadas, são o que de melhor tem ocorrido para remodelar e ou refazer os seus conceitos doutrinários ou não? testar os seus equipamentos, aprontar operacionalmente os seus efetivos, a logística o seu quadro de médicos e enfermeiros, dentre outras coisas mais e familiarizá-los com as inovações tecnológicas e as novas táticas de combate.

    Consideremos isso um estágio de especialização avançado, são justamente esses profissionais que podem fazer a diferença na hora do vamos ver, além do que atuarão como agentes multiplicadores e a um custo bastante razoável, pois na guerra os custos são bem mais altos.

  4. Maxtedy disse:
    26/01/2012 às 22:28


    tenho que admitir que seus argumentos, tem muito fundamento, talves eu reveja meus conceitos, vamos esperar os resultados.



  5. Ferreira Junior…

    não delira …kkk..

    a conjuntura atual nos tornou o 6º numa escala industrial…

    ja a renda per capita diz outra coisa bem diferente…

    maldita sindrome do já ganhou…rsrsrs

  6. Sugestão do Capa Preta: (1) guardar os equipamentos, de preferência embaixo de uma capa que proteja da chuva; (2) evitar testar os equipamentos e o treinamento das tropas em locais fora do Brasil (claro, pois só temos que pensar em defender em profundidade, não podendo atacar em territórios fora do Brasil).

    Uma palavra pra isso: pffffffffffffffffffff

  7. aloprado disse (ou tentou dizer) : sugestão do capa preta 1


    não se preocupe “aloprado”( kkkk), minha sugestões eu mesmo exponho, use pelo menos um de seus dois neuronios para formular um pensamento “seu”, vc para mim e problema seu,mas pode continuar a pagar pau pra mim a vontade, não ligo não rsrsrs

  8. Um Brasileiro estrategista do Pentagono na epoca disse que haviamos acertado na escolha das Fragatas Freem francesas mas que erramos na escolha dos submarinos e que deveriamos termos escolhido os submarinos Alemães.Mas expliquem isso a Almirantes que sentem-se suditos Britanicos e que a soberba de ter Sub Nuke careca e desdentado alimenta seus egos e sonhos aficcionados.Os Super Lynx são imprescindiveis sim a nossa MB mas muito mais imprescindiveis do que eles são caças de superioridade e grande autonomia com capacidade de guerra antisubmarinos onde necessariamente não precisariam nem serem embarcados mas distribuidos estrategicamente em bases na costa juntamente com sistemas de defesa antiaereas e antimisseis.Alguem saberia me informar um vetor Ocidental equiparavel com a autonomia e capacidade antisubmarino do SU34 Fullback?????

  9. Bom dia a todos!! Acho engraçado essa verdadeira paranóia existente em alguns comentários, a saber: potências estrangeiras virão e tomarão nossas riquezas através de invasão militar!! Bem,acredito que o Brasil é e continuará sendo uma democraciaa.Nunca houve guerra entre duas “demooracias burguesas”. Por que seria diferente com o Brasil? As potências centrais não precisam de guerra para tomar nossas riquezas, basta apenas fazer o que sempre fazem por “outras’ vias: cooptação ideológica da nossa elite; associação econômica do capital internacional com a nossa burguesia e etc…Por isso creio que um conflito militar com os EUA e outras potências capitalistas, tal como nós,é no curto prazo, uma verdadeira PARANOIA da nossa parte!! Abs

  10. Celso Amorim, o pseudopatriota! Ele assinou acordos internacionais contra o nosso país, ele jamais deveria estar nesse cargo, ele é a vergonha da ele parasitaria brasileira um verme q deveria enfiar-se num buraco tipo avestruz pelos indecentes acordos que firmou, FORAAAAAAAAAAAAAA AMORIMMMMMMMMMMM TENHA UM POUCO DE DECÊNCIA E PEÇA JÁ SUA DEMISSÃO.

  11. Pedro. Disse tudo. Cooptar, corromper é muito mais barato que fazer invasão militar. E muito mais barato, principalmente num pais sem cultura.

  12. Claro q é mais barato corromper… quanto voces acham q custa pra Revistaa Veja propagandear os as potencias da OTAN mandam ? Sai bem mais em conta do q uma guerra..
    .
    É bem melhor ter um papagaio como a Revista Veja do que entrar numa guerra….

  13. 1maluquinho, você fez uma pergunta dificil. Não haveria um concorrente direto devido a total diferença de estratégias e doutrinas entre EUA e Russia. O F-15 Strike Eagle é capaz de missões de interceptação assim como o Su-34 porém não possui a mesma capacidade deste. É como a questão do Mi-35, ele não possui nenhum concorrente direto, possui alguns que cheguem perto, porém nenhum é feito para os mesmos objetivos dele.
    .
    PS: Fullback fica por conta da OTAN, o nome dado pelos Russos internamente é só Su-34 e para exportação eles chamam de Su-32(sabe-se lá porque…).

  14. os indios pensavam desse jeito eles nao se preocupavam com defesa e hoje a lingua oficial do brasil nao é o guarani eles trocavam pedras preciosas madeiras e etc e tal por espelhos porque então se os caciques davam tudo hoje eles estao so no nosso dna de mestiços porque escraviaram eles e porque hoje nao estao no comando como a 500 anos atraz ,porque coitados nao ensinaram geopolitica para eles eles acreditavam que dando até o que nao tinha ficariam no poder ainda quando descobriram foi tarde, nesse mundo que vale sao interesses de naçoes as mais desarmadas e mais humildes viram bolsa

  15. Boa tarde a todos!! Caro pé de cao, concordo plenamente com vc: é dever de uma nação estar, sempre, preparada para a guerra! O que foi colocado em questão nos comentários acima foi apenas a paranóia de uma iminente invasão do Brasil (capitalista e democrático burguês)por países desenvolvidos (também capitalistas e de democráticos burgueses).Acredito que os tupis e guaranis, tais como os jês e tupinambás, entre outros, não tinham os mesmos sistemas socioeconômicos dos espanhóis e dos portugueses. Existem outras formas de extração de riquezas tais como existem outras formas de exploração dos povos que não a escravidão! Uma guerra é possível sim, mas não no horizonte que muitos aqui querem ver.
    Abraços.

  16. sim é por ai o pensamento ,mas se levar em conta que precisamos de varios mundos para sustentar o sistema capitalista , o estilo de vida dos americanos precisa de uns dez mundos pois no caminho que esta indo mesmo os politicos dando até as cuecas não vai segurar a onda de consumismo gastança do sistema de bio diversidades ou proprio petroleo , vou ser mais claro depois de esgotar seus recursos naturais eles irao em cima de outros não importa se tem olho azul ou se tem olho castanho ou sao capitalista democraticos o que levam em conta é que o brasil forte e soberano não são planos de nenhuma naçao só do proprio brasil tradução quem gosta de nos somos nos mesmo ,o que puderem fazer para atrazar o desenvolvimento de outras naçoes para beneficio proprio farao mesmo que para isso possa acontecer algo como uma guerra por isso que defendo o reaparelhamento da maquina forças armadas pois só com elas isso será mais dificil de acontecer obs será pois impossivel nunca é.obrigado pela atenção rsrs.

  17. Perfeito o comentário do PEDRO, realmente no curto prazo, diga-se 15-20 anos ninguém irá nos pertubar pelos motivos expostos, só colocaria que o Brasil tem que se preparar para o médio e longo prazo, hoje já é de conhecimento mundial que as reservas de petróleo conhecidas durarão em torno de 30 anos, isso se mantido o ritmo atual de consumo, se o consumo aumentar logicamente as reservas acabarão mais rápido. Com a água o raciocínio é semelhante, e ai pergunto, o mundo vai ficar de quatro para o Brasil devido a água e ao petróleo? e os metais raros? Será que eles vão ser tão polidos se nós dissermos que não exportaremos mais commodities, e sim produtos manufaturados e com valor agregado e valorizado num mundo onde poucos o produzem ou o detém? Temos que usar esse tempo de paz para nos preparar para a guerra, prá ontem.

  18. Por falar e propaganda da OTAN, eu vi uma coisa semana passada que cai de costas literalmente.
    Estava eu, fazendo compras com a patroa em um supermercado, quando me deparo com um modo de propaganda nada convencional, mas muito interessante que até hoje nunca tinha visto e o que mais me impressionou não foi a abordagem e sim onde era fabricado o produto.

    Produto: Um desodorante spray.
    Características: Preto, inscrições na embalagem grandes nas cores branca e vermelha, em inglês, até aí tudo bem; Susto: tinha um emblema enorme do US ARMY com a inscrição ainda US ARMY, pra quem já jogou America’s Army ele é muito familiar.

    Na hora levei um susto pois não acreditei em que ponto chegou a capacidade de persuasão e dissuasão ao mesmo tempo, fiquei sem palavras, simplesmente peguei o produto na prateleira e comprei pra provar pq se eu contasse essa ninguém iria acreditar. Pra quem ainda duvida vou mandar fotos do mesmo para publicarem aqui no PB. Mas o q mais me entristeceu foi constatar que o diabo do desodorante é fabricado adivinhem em qual país??? Nem preciso dizer né, no estado do Espírito Santo, ainda.

    Como já foi dito por alguns amigos aqui:(…)As potências centrais não precisam de guerra para tomar nossas riquezas, basta apenas fazer o que sempre fazem(…)

    Ou alguém ainda duvida que fomos invadidos há muito tempo!!!???

  19. 1Maluquinho, vc ainda acha que compraremos os Sukhois? que motivos tem para supor que nossos governantes, tradicionalmente vassalos dos EUA os escolherão?

  20. Para um pais de dimensões continentais como o Brasil com todas nossas limitações e vulneralidades se aqueles que são responsaveis pela estrategia de defesa nacional não se prioriza um caça multifuncional de grande autonomia e superioridade e especializado em guerra anti-submarino e mais ainda não se faz unanimidade que a maior deficiencia Brasileira é DEFESA ANTIAEREA E ANTIMISSEIS justamente o que pode causar consideraveis perdas e significativas baixas a um superior invasor,CONSTATAMOS QUE:POR NÃO EXISTIREM SIMILARES DE PROCEDENCIA AMERICANA E QUE MESMO QUE TENHAM ELES NÃO NOS VENDERIAM E NEM TAMPOUCO NOS REPASSARIAM ESSAS TECNOLOGIAS NOSSOS ESTRATEGISTAS MILITARES AINDA ASSIM INSISTEM EM SEREM ORTODOXOS (ORTODOXO É TODO AQUELE QUE CRE EM ALGO E CONTENTA-SE EXTRITAMENTE COM ISTO) E PRATICAM ORTODOXIA OU SEJA SÃO IRREDUTIVEIS AO DIALOGO E MANTEEM SUAS XENOFOBIAS-IDEOLOGICAS E SEGUEM A RISCA SEUS ALMANAQUES DE PROCEDENCIA UNICA GRAFICA MADE IN HOLLYWOOD A cupula militar Brasileira principalmente da MB e da FAB é ultrapassada e precisa ser substituida.O Brasil precisa rever conseitos e principios.Nossos potenciais adversos são justamente aqueles que esta aristocracia militar insiste em bater continencia.VOCES SERVEM AO BRASIL E AOS INTERESSES DOS BRASILEIROS OU SERVEM AOS CORSARIOS E SUAS IDEOLOGIAS.OS MAIORES ALVOS DA INVEJA E DA GANANCIA MUNDIAL SÃO O BRASIL E A CHINA.A Geopolitica ja esta definida o inimigo a ser batido é a China e o alvo essencial a logistica do abastecimento desse projeto é o Brasil.A Russia e a India se aliarão a OTAN nesse projeto.Jamais teremos uma cadeira entre os Cafagestes por sermos não alinhados com intervencionismos a favor de covardias e por sermos voz dos excluidos por termos sido excluidos ate esses dias.ATE QUANDO ESSE BRASIL CAPAXO???ATE QUANDO O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO SERA CAPIM ATIRADO A PORCOS E BURROS?O DINHEIRO PRODUZIDO COM SUOR,SANGUE E A VIDA DO NOSSO POVO NÃO É ESTERCO PARA VOCES ADUBAREM VOSSAS HORTAS NUTRINDO SEUS SONHOS RIDICULOS DE AFICCIONADOS PARA TERMOS NAES NUCLEARES E SUB NUKES SEM TERMOS ARMAS NUCLEARES,SEM BALISTICOS E SEM PODERMOS TERMOS MISSEIS DE LONGO ALCANCE.VOSSOS HOBBYES E VOSSAS XENOFOBIAS NÃO PROTEGEM O BRASIL E SIM O TORNAM PRESA FACIL E ISSO NÃO É CULPA DE POLITICOS CORRUPTOS MAS DE ESTRATEGISTAS BURROS E ULTRAPASSADOS…………ALEXANDRE meu amiguinho qual é seu conceito de curto,medio e longo prazo?Se curto prazo pra voce é 15-20 anos rsrs não quero nem pensar no que seja longo prazo rsrs……………Então para invadirem e tomarem nossas riquesas e dominarem um dos maiores parques industriais (mal usado)do mundo que pode ser facilmente convertido em importante polo belico e logistico TEM DIA E HORA MARCADA PARA ACONTECER NÃO É MESMO?Esses são os mais realistas rsrs porque ainda tem os hipnotizados que vivem num MUNDO BLUE que acham que o paraiso Brasil não tem demonios que o cobicem e que tudo não passa de paranóia.A Europa Ocidental não tem mais aquilo que sempre lhes nutriu LIQUIDEZ ECONOMICA E AMIGUINHO ALEXANDRE A CURTO PRAZO a estrategia deles sempre foi o Corsarismo.Mas para que se preocupar com essas coisas não é mesmo,a elite embarcara para Myam e Ybisa,a Aristocracia emplumadinha militar e os quadrilheiros politicos ficarão a distancia se cagando enquanto o povo se degladia com pau e pedras não mão contra os HOSPEDEIROS,hospedeiros que voces nutriram contra nós mesmos.Politicos não entendem de material belico e nem de estrategia militar.Um povo tem o direito de defender e lutar por sua soberania e sua liberdade e se não temos meios apropriados a nossos empregos e nem versatilidade É CULPA MILITAR pois são os militares que devem conscientizar politicos e não como vemos nas midias e materias usandodo sucateamento e defazamento nacional geral e a roubalheira para JUSTIFICAREM PAPINHOS GOLPISTAS com olho grande de sexta economia e pré-sal pensando unicamente nas tetas fartas da Cabritinha.Tomem vergonha na cara e passem todos a serem unicamente Brasileiros.

  21. Se todo povo de merda tem o governo de merda que merece NOSSOS GUERREIROS NÃO MERECEM OS COMANDOS DE MERDA QUE ELES TEM…FATO

  22. PÉ DE CÃO meu caro nem todos os Indios eram inocentes que não tinham raciocineo estrategico e os TUPYNAMBÁS são a prova que eram eximios estrategistas e se fizeram entender por todas as etnias rivais que os odiavam do litoral de Santa Catarina ate o Acre unindo todos contra o invasor Portugues.Essa etnia Tupynambá que habitava o entorno da baia de Guanabara com arcos e flexas impos humilhante derrota ao superior invasor Portugues lutando contra espadas e canhões.So foram derrotados com uma manobra covarde da IGREJA CATOLICA que os atraiu para IPEROIG celebrando com eles e com os Vendidos de São Vicente O PRIMEIRO TRATADO DE PAZ DA HISTORIA DO CONTINENTE AMERICANO.Usando o nome de Deus a igreja os convenceu a deporem as armas e quando retornaram para a Guanabara FORAM COVARDEMENTE TRUCIDADOS E EXTERMINADOS PELOS PORTUGUESES.So assim Portugal consegiu conquistar o Brasil.Procurem conhecer a Historia Nacional.Um povo que não conhece sua propria historia é um povo sem cultura e sem identidade.

  23. Quem são aqueles que hoje habitam o mundo blue de Brasil paraiso?Notamos que todos quando estão no poder alimentam o sonho blue que antes era atribuição da direita entreguista agora reacionaria rsrs O que mais falta aos Brasileiros para entendermos que a peça teatral é a mesma mudam-se apenas os atores e que todos que cobiçam o podem teem unica intenção e estrategia.Difundirem o mundo Blue e enquanto iludem tolos mamam na Cabritinha.É compreensivel ate a quem habita no meio desse EMBUSTE mas é inadimisivel vermos tolos hipnotizados e como Zumbis entoarem Mantras.Saibam todos de uma coisa OS SOLDADOS DO BRASIL SOMOS NÓS OS BRASILEIROS E SE EXISTEM DEMONIOS SOMOS NÓS OS GUERREIROS BRASILEIROS e no Apocalipse passaremos todos a espada,nenhum sera poupado.Bandidos,borra-botas,baba-óvos,entreguistas,vendidos,trairas.Comeremos a todos crus e depois cuidaremos dos Hospedeiros.

  24. Há também uma poderosa carga psico-ideológica envolvida. A aquisição de material bélico de tal natureza (caças de alto desempenho) predispõe o inconsciente coletivo do povo que os adquire a opor-se à parte antagônica (no caso, os americanos). Os estadunidenses são espertos (espertos, mas não sábios) e, cientes de tal fato, farão tudo para nos impedir de adquirir material russo. Cabe a nós, portanto, agir de modo firme e determinado em defesa de nossos interesses legítimos.

  25. coloquei eles no tema para fazer uma comparação do que aconteceu e do que esta por vir. obrigado pela atenção rsrsrs

  26. Complexo de vira-lata – Marcelo Rodrigues, por que acha que somos vassalos dos EUA na compra de equipamentos? Nossos aviões são franceses, nossos submarinos alemães, nossas fragatas são inglesas, nossos tanques alemães, nossos blindados são brasileiros, nossos fuzis são brasileiros, nossas fardas são chinesas, nossas pistolas são brasileiras, nossos aviões de transporte são americanos e brasileiros, e no futuro serão apenas brasileiros etc.
    *****
    Os americanos não nos são antagonicos, antagonicos são nossos pensamentos.
    *****
    Se vis pacem parabellum.

  27. AJ meu nobre não querendo comprar barulho de ninguem existe sim essa multiplicidade de fornecimento belico ao Brasil embora esquecestes dos Russos não é mesmo rsrs Mas quando se fala em vetores de Caça em foruns e blogs do genero A MAIORIA É XENOFOBICA-IDEOLOGICA SIM QUANDO O ASSUNTO OU DIALOGO É VETORES RUSSOS.Ate mesmo a minoria aristocratizada militar saudosa da USAF e enamorada da Royal Navy adimite aceitarem ate misseis e vetores de caça Chineses mas NUNCA adimitem a possibilidade de aquisições de vetores de Caça Russos.Sem falarmos dos sonhos visionarios de puro aficcionismos de NAe banheirões carecas nucleares.Se esses profissionais e estrategistas deixassem a soberba e a intolerancia de lado veriam que o dinheiro empregado em um NAe sucata que jamais esteve nenhum unico dia 100% operativo e que terminara sua vida util em 2020 e o sonho faraonico de nois novos NAes poderia ser gasto em armamentos muito mais eficazes para defendermos nosso oceano não é mesmo rsrs Quem não tem bomba atomica,balistico intercontinental e nem missel superior a 300km ira garantir nossa soberania com o que?Banheirões de desenho moderninho recheado de armamentos e tecnologias obsoletas rsrs ou um Sub Nuke que servira apenas para a Marujada ficar no fundo do Oceano se borrando e preservada rsrs Assim Osorio e Caxias não conseguem ter paz e sossego em seus tumulos…NOSSOS VALOROSOS GUERREIROS NÃO MERECEM OS IMBECIS QUE OS COMANDAM.

  28. Aj, percebo que não entendeste nada daquilo que escrevi. Apesar de estar certo de que teremos problemas com os EUA caso assumamos uma postura soberana em relação aos nossos interesses e riquezas, em nenhum momento disse que há antagonismo intrínseco entre Brasil e EUA. Há, de fato, um domínio ideológico e cultural envolvido, mas não pretendo discutir coisas óbvias aqui.

  29. Quis dizer que os americanos representam o lado antagônico aos vetores russos que porventura venham a ser adquiridos. Uma espécie de indução comportamental, entende? pode servir, no plano psicológico, como indutor ao não-alinhamento…
    Vou dar um exemplo bem simples, vc vai entender: se você brinca de mocinho, o bandido lhe será antagônico (a parte contrária!). Mas respeito suas opiniões, sejam elas quais forem…Abração

Comentários não permitidos.