Morre agente de inteligência soviético que salvou Stalin, Roosevelt e Churchill

Gevork Vartanian conseguiu abortar um plano nazista contra os dirigentes aliados que se reuniam no Irã em novembro de 1943

Sugestão: Gérsio Mutti

O lendário espião soviético Gevork Vartanian, que salvou a vida dos líderes aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), morreu aos 87 anos de idade, informou nesta quarta-feira o Serviço de Espionagem Exterior da Rússia.

Pós-guerra: Nazista era espião para a Alemanha na América Latina
Australiana: Morre heroína da Segunda Guerra Mundial

Vartanian, que faleceu na última terça-feira em Moscou, conseguiu abortar um plano nazista contra os dirigentes aliados em novembro de 1943: o soviético Josef Stalin (1922-1953), o americano Franklin Roosevelt (1933-1945) e o britânico Winston Churchill (1940-1945 e 1951-1955), os quais se encontravam em Teerã.

Aparentemente, o espião foi capaz de interceptar a comunicação de rádio entre Berlim e os seis paraquedistas alemães que foram lançados no Irã com o objetivo de assassinar os líderes que se reuniam pela primeira vez para coordenar sua estratégia contra Adolf Hitler (1934-1945), reunião conhecida como Eureka.

Saiba mais: Espião e revelação de código secreto garantiram sucesso do Dia D

“Lendário espião, autêntico patriota, personalidade brilhante e pouco corrente. Participou de operações que passaram para a história da espionagem exterior nacional”, afirmou Dmitri Medvedev, presidente russo, em telegrama de condolência.

Segundo as agências locais, apesar de ter se aposentado do serviço de inteligência em 1992, Vartanian seguiu vinculado com a espionagem assessorando as agências de inteligência russas, aconselhando agentes mais jovens e articulando conferências.

Vartanian, de origem iraniana, começou a trabalhar nos serviços de inteligência aos 16 anos em Teerã, onde descobriu cerca de 400 espiões que trabalhavam para o regime nazista. Após ser transferido para Londres, o espião recrutou muitos agentes para a URSS.

O espião soviético, que recebeu o título de Herói da União Soviética, trabalhou durante mais de três décadas na Guerra Fria (1947-1991) em diferentes lugares do mundo e retornou a Moscou somente em 1986.

Fonte: Último Segundo

16 Comentários

  1. Esta ai, um verdadeiro patriota que morreu,se fosse nos tempos atuais a Russia e China por exemplo não interveriam em uma ação que deixaria somente uma super potência no mundo…..

    Mas fugindo um cado do assunto, e a ABIN onde estão os nossos espiões? na Argentina? façam uma matéria ai para nós…. e Parabéns pelo Site ficou de parabéns.

    Atenciosamente,
    Equipe Guerra & Armas.

  2. Guerra & Armas disse:
    26/01/2012 às 17:10 Mas fugindo um cado do assunto, e a ABIN onde estão os nossos espiões?


    provavelmente no bar enchendo a cara, em algum boteco da tripice fronteira, enchendo a cara com algum office boy da cia, nos infelismente não temos agentes ou “espiões”, o que temos e “arapongas”, a abin e um lixo, o melhor serviço de inteligencia que o brasil teve se chamava “SNI” que durante a redemocratização nos anos 80, ao inves de ser modernizada, foi extinta pelos revanchistas,( ja imaginam o porque ne?) o sni sim tinha agentes patriotas e comprometidos com o patriotismo , agora a ABIN aff, so faz arapongagem ( escultas e dossies para poiticos chantagiarem uns aos outros) trafico de influencia, e fleelancer para a cia, lamentavel !!!

  3. .
    .
    .
    Antes de tudo… Gevork Vartanian, era armênio. A Armênia era uma república soviética…
    .
    .
    .
    Gevork Vartanian é tido como uma lenda no mundo da espionagem, tal como Sorge… Para se ter uma idéia, ele conseguiu se infiltrar no serviço secreto britânico, e deles recebeu treino em sabotagem (explosivos), bem como de ações de informação e contra-informação… Alguém consegue algum outro exemplo de um espião sendo formado pelo inimigo? He-he, nem James Bond!
    .
    .
    .
    E por falar em James Bond, lembro que as histórias da antiga KGB são muito mais saborosas, com uma diferença: são reais!

  4. erikbomberman disse:
    28/01/2012 às 04:20


    pode ter muita verdade no que diz, mas o SNI não foi desmantelado por ser facista, e sim por saber muito podre de nossos pseudolibertadores.


    e o SNI era sim formado por patriotas, concordo que estava viciado num sistema arcaico, mas deveria ter sido modernizado, e não extinto, agora temos que ter um pais enorme sem um orgão serio de inteligencia, e contra-espionagem, e sim o lixo araponga da ABIN

  5. Ki legal que esse velho stalinista assassino covarde foi pros quintos dos infernos! Menos um traíra espionando e assassinando na covardia gente inocente|!

  6. Essa noticia foi totalmente ignorada pela mídia tradicional, instituições que preferem dar valor a qualquer bobagem do Neymar ou de qualquer outra “celebridade” “muito importante” francamente por que a mídia nacional é tão ruim assim?

Comentários não permitidos.