AK 12 o novo fuzil de assalto Russo?

Texto: E.M.Pinto

Plano Brasil

Segundo o blog Russo hyperprapor.blogspot.com que em 2009 havia levantado a questão do reaparelhamento do exército Russo. O novo fuzil de assalto que deve substituir o AK 47 e Ak 104 nas forças armadas russas será o AK-12.

Na foto o AK 200

Inúmeras fotos haviam circulado na internet mas nãos e tinha uma real noção da arma, recentemente o mesmo blog divulgou as últimas imagens que nos dão conta de fato de como será a arma.

Aparentemente o fuzil não difere dos modelos de arams concebidos nos anos 80 e 90,Segundo podemos apurar com os colegas do blog russo a rama será a base de uma família de armas como fuzis de cano curto, metralhadora e carabina.


Porém ainda é cedo para afirmar qualquer coisa sobre a arma devido a endêmica escacez de informações características dos russos.

Como detalhes destacam-se a coronha e os trilhos para fixação de periféricos, há uma infinidade de ítens que podem ser incluídos, tal como lnetas, miras, lança granadas dentre outros. Porém a primeira impressão e de que a arma ainda é produzida em grande parte por materiais metálicos contrarriando as novas tendencias tecnológicas, bem como não parece se tratar de um conceito modular destinado a uma família de armas derivadas.

O AK 12 se confirmado como arma principal das forças armadas russas deverá entrar em produção em breve para substituir as lendárias armas cujo o número exato de produção é desconhecido até pelo fabricante.

Fonte: HyperPrapor

17 Comentários

  1. .
    .
    .
    Me parece antes, um “upgrade”, um “retrofit” das armas existentes. Quem conhece os números que representam os estoques russos desta arma, sabe bem, que não tem cabimento “mais do mesmo”.

  2. Parece ser uma arma muito antiquada para o combate moderno. Acredito que os russos foram muito conservadores nesse projeto.

  3. ta certo, a evolução de uma arma provada e aprovada, arma boa e a que não deixa o infante não mão, voce carrega, libera o reten,faz a visada …E FERRO NA BONECA, e o inimigo cai e você não, o resto e frecura.


    so espero que esses não venham para na mão de traficantes, guerrilheiros e terroristas tambem, a russia que ponha cadeado nos seus estoques !!!

  4. Tenham conciencia de que esses caras nao dependem dos fusis para defender seu territorio e que nao matam civis traficantes e guerrilheiros. antiquado é o EB!

  5. Trilho Picantil para acoplar equipamentos ocidentais tamben!! Vai vender mais que a própria AK47.
    Me parece já ser um fuzil bom.

  6. TEM GENTE QUE ACHOU A AK12 ANTIQUADA, NOSSA QUE FALTA DE ENTENDIMENTO, UMA ARMA, RETRÁTIL E QUE NÃO IMPORTA O CLIMA, TERRENO A MESMA NÃO TRAVA, FIZERAM UM ÓTIMO AJUSTE, POIS O AK47 TINHA UM PROBLEMA, ELE FOI FEITO PARA ATAQUE A CURTAS DISTANCIAS, DE NO MÁXIMO 200 A 300 MTS UTEIS, OS 2 PRIMEIROS TIROS ACERTAVAM UM ALVO MAS O RESTO EM SEQUENCIA TINHAM PROBLEMAS SÉRIOS DE PRECISÃO, NESSE NOVO MODELO FOI MAIS ESTABILIZADO E AGORA O AK12 TEM A POSSIBILIDADE DE ACERTAS MAIS TIROS… NÃO HOUVE UMA GRANDE DIFRENÇA DOS FUZIS FABRICADOS ATUALMENTE, OS MODELOS SE ASSEMELHAM MUITO, MAS NÃO DEIXAM A DESEJAR UNS PARA OS OUTROS, NESSE CASO O QUE IMPORTA É TER MAIOR PRECISÃO NA HORA CERTA !

  7. Materiais compostos são ótimos em tempos de paz e de pequenas guerras, quando os fornecedores estão todos ativos. Mas em tempos de grandes destruições e perdas, serão os materiais básicos (aço e seus tornos) que sustentarão a batalha.
    E qual a durabilidade e resistência dos compostos em temperaturas e solicitações extremas de um rigoroso inverno russo? Acho, então, que eles estão sendo conservadores e precavidos com esse novo robusto fuzil.

  8. Sou mais os fuzis israelenses,sao letais,praticos e nao costumam deslocar a clavicula dos atiradores,dizem que este fuzil e´mais suave doque o AK47 quebra ossos .

  9. Me de um FALzinhu enferrujado e venha com seu AR15 com pente de serpentina e lança granadas e veremos se a 600 mts não faço teu cerebro virar minguau.Ja viu miolinho caindo no chão?Ele cai branquinho e freneticamente se debate ate ir cessando e fica cinza.Móóórreu Fééédeu.

  10. Não é uma arma séria. Querem fabricar o meu fuzil ? Mecânica totalmente diferente e feito para não dar pane de tiro, mesmo que o cartucho falhe e o projétil fique preso dentro do cano. Pode atirar de baixo de uma cachoeira e no meio duma tempestade no deserto, sem problemas. Atira com todos os calibres e até 3 simultaneamente.

  11. A Russia esta comprando armas da Beretta ? Deus me livre … Não prestam. Eu fabrico ótimas armas para os russos, em parceria. O Brasil não vai me aproveitar mesmo …

  12. Sobre o AK-12 este fuzil vai ter duas versões uma leve e outra pesada, a leve vai usar segundo minhas informações, munições em calibre 7,62 x 39mm, 5,45 x 39mm, 5,56 x 45mm, algumas informações dizem que vai ter versão até 6,5 Grendel e a pesada vai ter versões em calibre 7,62 x 51mm, e no novo calibre russo 6 x 49mm, além de possuir Trilhos Picatinny espalhados por todos os lados, acima da caixa de culatra, acima abaixo e nas laterais do guarda-mão e até sobre o bloco do evento de gases, além do ferrolho ser ambidestro e possuir quatro posições nos seletor de tiros, Segurança, semi automática, é BURST de 3 tiros e totalmente automática, além da coronha ser dobrável é regulável, é também vai poder utilizar carregadores de 10,20,30,40 e 60 munições.

    Se isso e ser conservador imaginem se eles exagerassem então, por enquanto ainda tá na fase intermediaria de desenvolvimento, até o final do ano já vai estar praticamente pronto só esperar, O Automatov Kalashnikov 2012 veio pra agradar gregos e troianos, e com certeza vai vender que nem aguá tanto pra países que ainda utilizam velhos e obsoletos Aks-47 e Aks-74 e seus derivados quanto pra países que operam modelos ocidentais pela grande quantidade de calibres que a arma pode calçar.

Comentários não permitidos.