Sargento acusado de matar civis no Iraque fica em liberdade nos EUA

O sargento americano acusado do assassinato de 24 civis iraquianos em 2005 foi sentenciado nesta terça-feira (24) ao rebaixamento de sua patente para soldado, mas não irá à prisão porque já cumpriu a pena durante o processo, disseram fontes militares.

O sargento Frank Wuterich, o último membro de um esquadrão a enfrentar a Justiça depois que os demais foram absolvidos por este caso, foi sentenciado também a 90 dias de prisão, mas ficará em liberdade porque já cumpriu esse prazo durante o processo marcial.

“Wuterich foi sentenciado a 90 dias de confinamento e à redução (de sua patente) para soldado”, informou um comunicado militar.

No entanto, “a autoridade convocada esteve de acordo que não se cumpriria (mais) tempo (de confinamento)”, porque Wuterich já o cumpriu durante o processo, explicou à AFP Chad McMeen, porta-voz da base militar de Camp Pendleton na Califórnia, onde ocorre o julgamento marcial.

Na segunda-feira, Wuterich declarou-se culpado de negligência no cumprimento de seu dever, mas graças a um acordo com a promotoria foram desconsideradas as demais acusações – entre elas nove acusações de homicídio – que pesavam sobre ele.

O ex-sargento de 31 anos é responsabilizado pelo que é considerado o pior crime de guerra cometido no Iraque pelos Estados Unidos, com 24 mortos, muitos deles mulheres e crianças.

Os fatos remontam a 19 de novembro de 2005, quando um militar americano morreu devido a uma bomba artesanal colocada em uma estrada na cidade de Haditha, 260 km a oeste de Bagdá.

Depois desse bombardeio, Wuterich, que não tinha experiência prévia de combate, enviou seus homens à caça de insurgentes em uma ação que a promotoria considerou uma vingança e que resultou no massacre.

Quando souberam na notícia, familiares das vítimas e residentes de Haditha expressaram seu desgosto com a sentença.

“Isso é uma agressão ao sangue dos iraquianos”, lamentou o advogado Khalid Salman, que também é vereador da cidade.

“Isso é um castigo para crimes menores. Mas matar 24 pessoas inocentes e receber uma pena de três meses? É uma agressão à humanidade”.

Antes de escutar sua sentença no tribunal nesta terça-feira, Wuterich disse que sentia muito e insistiu que ele não é “um assassino sanguinário de bebês”.

Dirigindo-se a três sobreviventes do massacre, disse, lendo um texto: “não tenho palavras para expressar meus sentimentos pela perda de seus entes queridos. Sei que nada que eu possa dizer será capaz de mitigar a dor”.

Wuterich insistiu que apenas estava cumprindo seu dever.

“A verdade é que não acredito que ninguém do meu pelotão (…) tenha atuado de forma desonrosa e oposta aos altos ideais nos quais vivemos como fuzileiros navais”.

Outros sete fuzileiros sob o comando de Wuterich foram acusados neste caso e já foram inocentados. (AFP)

Fonte: G1-O Globo

24 Comentários

  1. se fosse só suspeito de matar 24 soldados americanos ya estaria no guantanamo por varios anos até o julgamento,eses puto governo americano é uma merda,e o trouxa dos iraquianos tinha que pedor a extradição de esse soldado e que seje juzgado no territorio aonde ele mato,isso é a verdade.

  2. nos eua o serviço militar não e mais obrigatorio, e sim voluntario, ai alguns vão dizer “uhuuuuu que democratico, que avançado, no brasil tambem deveria ser assim”
    agora parem e pensem : se e voluntario..que tipo de de individuos escolhem de livre e espontanea vontade ir para uma guerra do outro lado do mundo ? universitarios ? filhos de operadores de wall stret ? logico que não, os soldados ponta de lança, bucha de canhão são cooptados em guetos e escolas publicas, que propositalmente lhes é oferecido menos oportunidades,( tem ate infante a seviço estadunidense, nacido no mexico, brasil etc..) sendo assim o nivel de frustração e emorme nesses jovens, la e comum ate uma piadinha ” esse garoto burro nunca vai pra uma facudade…mandem ele para a marinha ra…ra…ra”


    tendo isso em conta, e o fato de estarem do outro lado do mundo, não adaptados a uma cultura diferente(pelo contrario, incentivados a odia-la), e vivendo um verdadeiro inferno,sem saberem exatamente o porque, os qua acabam as vezes superando os demais no quesito violencia SÃO DEMENTES COMO ESSE SARGENTO, estão numa guerra, sem pespectiva de fulturo ao voltarem para casa,armados ate os dentes,acabam covardemente descontando suas frustrações doentias nos mais fracos, e sabem quem ganha com isso ?? AL QUAEDA !! pois essa se alimenta de odio, bela estrategia estadunidenses, lamentavel


    obvio que este sargento sanguinario merecia uma perpetua, mas e seus comandados ?? estavam so cumprindo ordens ?? todo infante sabe de cor, QUE ORDEM ABSURDA NÃO SE CUMPRE,
    e o bush, dick cheney ?? dar ordens para matança e apertar gatilhos, são a mesma coisa !!!


    lembren-se bem disso meus compatriotas, quando ouvirem esses “modernetes secularistas” defendenrem o fim do serviço militar obrigatorio no brasil, em nome da democracia( que para eles significa baderna) teriammos o que no lugar, uma tropa mercenaria frustrada e com baixo nivel intelectual e de baixo-estima, democracia séria e feita de direitos e deveres, e um exercito deve ter em suas fileiras todo tipo de individuo da nação, de todas as clases sociais, para que tenha a devida legitimidade.


    e lembren-se tambem as cocotas entreguistas, que em seu intimo sonha com a ‘ AXEXAÇÃO DO BRASIL’ eu ja ouvi e li baboseiras do tipo ” tomara que a otan faça uma intervenção no brasil, e nos salve dos politicos corruptos” NE DANDOLO ?? numa invassão, não vão nos salvar de nada, nem respeitar nada, guerra e guerra, vão pilhar, extuplar, matar, e humilhar todos nos, assim como estão fazendo mataças no iraque, e urinando sobre os corpos de inimigos mortos no feganistão, na frente de seus familiares. FATTO

  3. Viva!!! Vencemos DUAS vezes: UMA, mostrando que os GENOCIDAS ianques são HIPÓCRITAS; DUAS, que o mundo mais uma vez tem que ver o REAL conceito de DEMOCRACIA que os MALDITOS AMERICANUS pregam, que de “DEMO” cracia tem muito pouco naquele país imundo que vive um REGIME MILITAR permanente.

  4. depois não querem ser conhecidos como assasinos,covardes,os verdadeiros terroristas,é como aquele caso na amazonia,aonde 154 brasileiros morreram e o nosso governo mandou aqueles dois assasinos de volta,e la estão livres sem cumprir pena alguma.

  5. “Matar 24 pessoas inocentes … receber 90 dias de prisao e uma agressao a humanidade. Concordo. Se tivesse matado 24 pessoas inocentes.. Mas o sargento nao matou 24 pessoas, matou 24 iraquianos, arabes. Estes, tendo a pele um pouco escura, tendo a infelicidade de viver em terra rica em petroleo, nao sao considerados gentes, pessoas, sao apenas um obstaculos que devem ser eliminados. Nao houve crime, houve limpeza. Assim raciocina um ianque!

  6. Sem dúvida é reprovável a decisão da justiça americana, mas engraçado que eu não vejo nenhum dos senhores reprovando que grupos islâmicos radicais prometam o paraíso acompanhado de 70 virgens para os homens bombas que também matam inocentes como rotina, e não como uma ação reprovável e isolada.
    Pelo menos nos EUA tem-se a impressão de que matar inocentes é errado e passível de punição, e quando isso não ocorre, fica-se a certeza que se cometeu uma injustiça, ao contrário de muitos regimes e instituições idolatrados por muitos colegas do blog, que simplesmente aprovam e apoiam o assassinato de inocentes como um meio absolutamente natural para se chegar aos fins pretendidos.
    E se os EUA é criticado por usar como desculpa a defesa da democracia quando na verdade só quer defender seus interesses, pior são alguns que usam como desculpa a vontade divina para cometerem suas barbaridades.
    Sem dúvida a coerência não é o forte de muitos participantes do PB.

  7. VOU ME LEVANTAR PARA APLAUDIR EM PÉ… BOSCO, SUAS COLOCAÇÕES FORAM EMBLEMATICAS… E NO QUEIXO DE VIDRO DOS IDOLATRAS ISLAMITAS!!!… parabéns são desnecessarios frente a tal eloquencia… saudações…

  8. .
    .
    .
    Bosco… Me diga qual é a nação islâmica que ocupa outra? Existem soldados de nações árabes, como força de ocupação de uma nação estrangeira, após uma guerra vitoriosa de agressão?
    .
    .
    .
    Então meu caro, é legítimo que eles carreguem cintos-bomba, que minem estradas e promovam emboscadas, pois… Estão resistindo ao invasor!
    .
    .
    .
    O Mariner em questão é um assassino, e pior, hipócrita e cínico. Em nada diferente das bestas sanguinárias das SS.
    Aliás, a suástica e as duplas runas da vitória cairiam bem no uniforme dos Mariners…

  9. Bosco, primeiro que nem é preciso reprovar, a ideia é tão idiota (das virgens) e reprovável que por si só não merece sequer comentários, nunca vi ninguém aqui defendendo essas ideias, mas leio diariamente gente comemorando míssieis matando e desabrigando inocentes.
    .
    Entre os árabes também, como ocorre nos EUA que tem os grupos que defendem e reprovam esse sujeito, que na minha opinião é um assassino, no mundo árabe também.
    .
    A alguns aqui também que defendem os regimes de Israel e dos EUA, que também matam inocentes, e aprovam esses feitos e os tem como absolutamente natural, a ideia é que se o extermínio for contra islâmicos pode, o que não pode é contra cristãos, é só ler uma postagem sobre ataques a países islâmicos e ler os dos ataques do Boko Haram, diferenças!?
    .
    Na maioria dos casos não se trata mesmo de coerência, como citado acima, é nitidamente uma preferência cega, hipócrita e quase sempre preconceituosa, apesar dos preconceituosos não assumirem isso, sequer assumem por exemplo seu xenofobismo enquanto o praticam em seus comentários aqui! 😀

  10. As madre Terezas sairam da toca para defender os coitados dos islamitas… como se precisassem disso… reverberam suas cantilenas entreguistas mas não mexem a caxumba para defenderem in loco seus perseguidos amigos… facil falar sobre valores humanistas sentados atraz de um teclado… quero ver é pegar em um AK-47 e cair dentro… já pensaram em fazer um protesto perante a embaixada de Israel em Brasilia, ateando fogo ao proprio corpo, em protesto pelos horrores que os ocidentais estão fazendo?… falar é facil… mexam suas caxumbas gordas… façam alguma coisa util pelos seus confrades, mas não venham pregar aquilo que os proprios islamitas não são capazes… HUMANISMO… ou é certo lapidar mulheres e dissidentes religiosos?… estamos lidando novamente com o fermento dos fariseus… a HIPOCRESIA… algum de vcs é islamita, oriental, mora ou tem familia no oriente medio?… se assim fosse, até entenderia… se odeiam tanto o ocidente, por que estão aqui?…

  11. Parte dos ‘voluntários’ que servem nas forças armadas são recrutados nas cidades onde existe maior nível de desemprego e criminalidade. Nestas cidades os recrutadores vão nas escolas oferecendo oportunidades de salário,conhecer outras culturas, plano de saúde… Tiram os jovens vulneráveis aos crimes comuns de suas ruas para USÁ-los contra os vulneráveis de outros países. Aí todas as revoltas afloram. O caso em questão envolve um sargento que não estava preparado para a ação que, por impulso, quis vingar a morte de um colega. Invadiu com um grupo de soldados uma casa e massacrou crianças e mulheres. Eu penso que ele deveria ser fuzilado. Atentou na realidade contra os princípios do combatente, se é que existe ética na guerra.

  12. que bela policia do mundo e ainda acham que podem dizer que lutam pela defesa dos povos pela democracia e igualdade dos povos esqueceram dizer que eles seguem o lema de que uns são mais iguais do que os outros

  13. Capa preta eu estou de acordo em quase tudo,mais paramos e pensamos,tâ bom que ali só pegam gente pobre para ir pra guerra,mais tambem eles pagam a sua universidade uma vez que cumpra os contratos con eles,e o Brasil é obrigatorio e te pagam um salario de merda pra os militares e vc pensa que os filhos de papai(filhos de millonarios,politicos de rama alta) sirvem o exercito aqui no brasil,são dispensados,como ali (usa) e aqui no brasil tem dementes mentais,não faiz falta ir muito longe pra encontrar,e por outra parte ja que o governo luta pelos direitos iguais de homens e mulheres ,então porque elas não fazem o serviço militar obrigatorio como os homens,não voluntarias.E como as feministas não interessa o assuntos não protestão,se fosse outro assunto que elas tem ventajas já estariam as feministas gritando “DIREITOS IGUAIS”,e eu sou muito a favor dos direitos iguais en todos os sentidos pra o bom e pra o MAL.

  14. “Quem pode mais, chora menos.” Só comete crime contra a humanidade os “insurgentes e terroristas”. Os EUA e BUSH, assim como o PAPA, são todos bons moços.

  15. “Blue Eyes, Na Resistência disse:
    26/01/2012 às 01:21
    As madre Terezas sairam da toca para defender os coitados dos islamitas… como se precisassem disso… reverberam suas cantilenas entreguistas mas não mexem a caxumba para defenderem in loco seus perseguidos amigos… facil falar sobre valores humanistas sentados atraz de um teclado… quero ver é pegar em um AK-47 e cair dentro… já pensaram em fazer um protesto perante a embaixada de Israel em Brasilia, ateando fogo ao proprio corpo, em protesto pelos horrores que os ocidentais estão fazendo?…”

    Concordo e assino embaixo..

  16. camilo disse:
    26/01/2012 às 15:4


    tem razão meu caro compatriota, eu como ex PE sei bem que mesmo com a obrigatoriedade, playboy so serve o exercito se quiser mesmo, preferem pagar a multa depois, ja presenciei varios casos, filho de pobre no brasil tem que trabalhar, precisa estar em dia com o CAM senão não pode ser registrado, nao tem “PAITROCINIO” pra segurar as pontas fazer o que.


    mas o importante do serviçor militar ser obrigatorio, e que todos devem obrigatoriedade, com jeitinho ou sem, o problema do serviço apenas voluntario, e que a tropa se sente excluida da sociedade, não se sente representativa mas sim mercenaria,e o que acontece nos eua, por mais assistencia que eles deem, os militares sabem que fazem parte de uma especie de ” dispensaveis” enquanto os mais abonados aproveitam a vida doce da”americam life stile”
    enquanto eles morrem e matam do outro lado do mundo, os eua tem muitops problemas com veteranos traumatizados, muitos ser entregam ao alcolismo e acabam mendingando em central parks da vida, lamentavel !!!


    quanto a pagar facudade, eu acredito sim, mas tenho certeza que se atende so a uma minoria de futuros oficiais, o que aqui nos chamamos de “peixada’


    qaunto ao “FEMINAZISMO” concordo plenamente, so se manifesta nas vantagens, na hora de pagar a conta some na hora kkk, mas e melhor as mulhes longe do exercito mesmo, grito na orelha de mulher ja chega os que a gente ouve em casa kkk, saudações !!!

  17. Como eu digo em meus comentários sempre, brasileiro e burro teve a mente lavada assistindo rambo o herói da justiça, americano nunca faz nada de mal o que eles fazem e pela democracia vi alguns comentários acima que chegam ao ponto do racismo descarado contra os Islamitas, que vergonha que me dá de pensar que os brasileiros são tão hipócritas.

    Bosco, tentei entender seu ponto de vista mas espera lá pra entender melhor a situação voltemos 1000 anos atrás quando o oriente e o ocidente viviam em paz até o dia em que um certo papa exigiu de seus servos europeus a tomada de jerusalém em forma das cruzadas que após isso o oriente se voltou fervorosamente contra os crimes do ocidente, alguém lembra do massacre de jerusalém pelos europeus não lembram não é, que até o seculo 12 Árabes e judeus viviam em paz, depois dos massacres feitos pelos cristãos em nome de jesus os árabes culparam os judeus pela morte do salvador dos cristãos, não adianta querermos equilibrar a balança se não recorrermos ao passado, o Alcorão prega paz entre as religiões e entre os povos não adianta culpar os muçulmanos pelo caos do mundo não adianta querer defender os crimes americanos que vem desde a coreia, como eu também não defendo os crimes feitos pelos insurgentes muçulmanos.

    Vamos pensar antes de falar digo isso a todos por que fica feio querer condenar os um dos lados pelos crimes do outro lado explodir carros bombas em meio a civis não justifica o outro lado fuzilar mulheres e crianças injustamente, parece a lei de talião do código de Hamurábi, OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE.

  18. Hoje um carro bomba explodiu em Bagdá matando 31 pessoas e ferindo outras 60 que estavam em um cortejo fúnebre.
    Com certeza foi um heroico, patriótico e humanitário homem de bem que fez essa “boa ação” imbuído dos mais altos valores humanitários e com certeza defendendo alguma causa justa e nobre.

  19. “Blue Eyes, Na Resistência”

    Então ja que somos todos ocidentais,vamos apoiar as guerras dos nossos primos do norte, e dai que ele matou umas pessoas la no oriente medio é tudo em nome do nosso bem estar,em nome da nossa liberdade!
    Os muçulmanos são todos do mal pq eles não gostam de grana e nem de Mc Donalds no almoço!

    Acho que é isso ai que o povo ocidental tem que pensar,caso contrario vai aparecer um monte de gente dizendo umas das coisa mais lidas nos post aqui do PB!

    “Porque voce não vai pra Coreia do Norte ou pra Cuba pra vc ver como é as coisas lá”
    “Então para de usar de Celular,Internet….ja que vcs não gostam do Capitalismo”

    “facil falar sobre valores humanistas sentados atraz de um teclado… quero ver é pegar em um AK-47 e cair dentro… já pensaram em fazer um protesto perante a embaixada de Israel em Brasilia, ateando fogo ao proprio corpo”

    E voce ja começou a fazer protestos em frente as embaixadas de países do oriente medio pedindo mais liberdade?

    Fez algum ato simbolico pra homenagear os guardiões do ocidente que estão lá do outro lado do mundo lutando para que tenhamos uma boa vida?

    Pegou uma M4A1 e pediu para ir ate a Siria defender a “população” desarmada que a cada dia que passa fica mais longe de poder usar calça jeans e usar camisetas estampadas I love NY?

    Ou so tá como vc mesmo disse sentando em uma cadeira e digitando baboseiras?

  20. Corvo disse: 29/01/2012 às 13:44 ““Blue Eyes, Na Resistência” Então ja que somos todos ocidentais,vamos apoiar as guerras dos nossos primos do norte (…)”… EXATAMENTE… ou vc vai apoiar quem não tem nada a haver contigo?… contraditorio, não?… caro Corvo, talvez não percebestes que estamos em uma guerra civilizatoria e não somente por petroleo como querem fazer parecer alguns superficialistas?… a não ser que sejas algum deles, não é de estranhar que, mesmo apos ter invadido o Iraque, os yankes tenham saido sem nada, como comemoram alguns antiamericanos?… não seria mais vantajoso terem gasto o que gastaram comprando petroleo do Sadam ao inves de depo-lo?… com a grana que gastaram, adquirindo o mesmo valor em oleo, não daria para muitos anos?… perguntas que não são faceis de responder… então, ficar no achismo superficialista é facil… mais facil para os lesados que acham que ir contra o que a america faz é atestado de idoneidade moral e etica… mas são perdoaveis seus sofismas… dada a falta de capacidade craniana, perdoaveis…saudações…

Comentários não permitidos.