Misterioso avião robótico está no espaço há 10 meses

Em março do ano passado, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) lançou um avião robótico, não tripulado, para circular a órbita terrestre em uma missão de 270 dias. Ou seja, ele deveria ter voltado ao solo no início de dezembro. Janeiro já está encerrando, no entanto, e o Boeing X-37 continua no ar. Mas por que esse prazo se prolongou?

A tarefa do avião X-37 B é testar a eficácia de materiais reutilizáveis no espaço, para futuras empreitadas da NASA. Como se trata de testes materiais, os especialistas afirmam que ele deve ficar mais tempo em órbita justamente para se submeter a testes de resistência e durabilidade.

Além do material em si, novas tecnologias de operação de máquinas espaciais não tripuladas estão sendo postas à prova. Em outras palavras, os cientistas querem ver até que ponto os componentes do avião aguentam em funcionamento. Como se trata de um projeto das forças armadas, há quem diga que o projeto tenha secretamente ambições bélicas, mas isso não é confirmado pelos americanos. O fato é que o avião segue operando.

Dessa maneira, a data de retorno do X-37 B à superfície terrestre continua sendo uma incógnita. Nem mesmo os desenvolvedores do projeto podem precisar, atualmente, um prazo para o encerramento das atividades do avião.

Fonte: hypescience

21 Comentários

  1. belo teste. apesar de parecer ser um novo artefato para uma ‘guerra nas estrelas’, é um grande avanço para os equipamentos de ‘retorno espacial’. vamos ver se esse mini-onibus vai retornar inteiro. se o dizer, as pesquisas na area de reutilizaveis — grande problema dos antigos onibus espaciais — deram uma belo salto de qualidade.



  2. pode ser usado como um porta misseis espacial…

    imaginem uns 50 desses no espaço … esperando o comando de ataque….

  3. Os antiamericanos devem estar se roendo… ao inves de aprender com eles, ficam se mordendo… não resolve… o que resolve e investimentos massiços em C&T e educação basica para o povão aprender a votar… ta dificil!!!…

  4. Xtreme basta um carregado de misseis, olha o tamanho dele, é só abrir o compartimento e será um lançador, o problema é o missel adentrar a atmosfera e não queimar antes de atingir o solo, e no espaço não serve como missel contra satelites pois não tem queima do combustivel, salvo de com a força inercial do planeta (gravidade) seja lançado e atingir os alvos.

  5. Querem que eu diga algum, eles estão catando sulcatas para estudarem aqui na terra não vejo outra questão, o principal foco é satélites Russos, querem a tecnologia da Soyuz, é esse negocio de teste vem bem acalhar na hora certa, quem sabe eles estão unindo o ultil ao agradavel.

  6. “no espaço não serve como missel contra satelites pois não tem queima do combustivel”… quem te ensinou quimica, caro Ferreira?… ja ouviu falar em combustivel e comburente?… basta adicionar o² como comburente na camara de propulsão e o combustivel queimará… simples assim…rsrsrsrsrs…

  7. Não tem nada de espécial nessa nave, se o design tradicional, deve ter Hollywoodiano achando que ela abre suas portas e sai um poderoso canhão laser que destroi tudo em qualquer lugar na terra, hahahatá!

  8. Ótimo projeto, investir em robótica e automação é essencial para a exploração espacial. O uso de Armas Robóticas vai crescer muito na metade desse século para frente.

  9. Rodrigo,
    Sem querer ser hollywoodiano, mas ao meu ver você é quem chegou mais perto da função militar dessa nave.
    A única razão de se colocar uma arma em uma nave espacial reutilizável é burlar o tratado que proíbe a instalação de armas no espaço.
    Estando em uma nave que pode ser lançada no caso de ameaça iminente e voltar no caso da ameaça cessar, a arma estaria livre de qualquer fiscalização ou proibição.
    A arma em questão, na minha opinião, vale salientar, mais provável seria uma arma de energia dirigida, mais especificamente um laser de alta energia, para ser usada contra satélites.
    Se for pensar numa missão militar para esse veículo que não possa ser feito por um satélite, seria seu uso como arma anti-satélite (satellite killer).

  10. “É pelo o bem da humanidade! Madre Tereza de Calcutá que projetou!..”
    Foi o melhor comentário desse tópico! ahahahah….

  11. Blue Eyes, Na Resistência concordo plenamente que falta educação para o povão mas para as “elites” também porque massiços com dois esses e cê cedilha é demais.

  12. É “vero” Capitão… troquei o “c” pelo “ss”… o “ç” tá certo… é a “mardita” pressa…

  13. Por que sô os EUA é cobrado em relação a ser humanitário, justo, caridoso, democrático, etc.
    Não vejo a mesmo cobrança em relação a nenhum outro país.
    Seria porque o discurso oficial do governo americano é sempre com a velha desculpa de depor um ditador e instituir a democracia, enquanto na verdade eles só visam sues interesses?
    Porque se for, devo dizer que nunca ouvi nenhum governo de nenhum país tomar qualquer atitude desumana e dizer que eles o fazem por pura e simples maldade, interesse, ganância, etc.
    Até Hitler usava de retórica quando invadia países e nunca disse era por pura ganância e sim para implantar os mais nobres valores nas terras conquistadas.
    Idem para todos em todo lugar. Ninguém assume ser sócio do diabo, nem lá nos states, nem aqui no Brasil e nem na cochinchina.
    Nossos governantes, quando tomam medidas as mais antiéticas e impopulares, são todas para o bem do país, da população, tudo dentro da mais pura legalidade, justiça, blablablablablabla…

Comentários não permitidos.