Brasil e Venezuela negociam ampliação de acordos de defesa nacional, diz Chávez

Por Renata Giraldi

Os governos do Brasil e da Venezuela devem ampliar as parcerias referentes aos sistemas de defesa nacional dos dois países. O presidente Hugo Chávez reuniu-se ontem (24) à noite com o ministro da Defesa, Celso Amorim, para iniciar as conversas. A ideia é intensificar as parcerias já existentes e estabelecer novos acordos que devem ser definidos ao longo do dia de hoje (25).

“Temos um conjunto de temas muitos importantes para comentar, o mais importante é a consolidação do que já está definido, que é o Conselho de Defesa Sul-Americano. Esse é o tema central, depois a cooperação bilateral Venezuela-Brasil e a paz”, disse Chávez. De acordo com ele, os acordos observam as mudanças mundiais e as novas necessidades decorrentes dessas alterações.

“[Vamos] tratar de temas olhando a paz e a consolidação de uma visão sul-americana da nossa defesa, sem rivalidades entre os países e nos preparando para viver em um mundo cada vez mais complexo, com grandes desafios, e que saberemos enfrentar juntos”, acrescentou.

Para Chávez, o momento é de celebração na América do Sul. “Temos que consolidar a América do Sul como um território de paz”, destacou ele. Amorim chegou ontem, no fim da tarde, em  Maiquetía (no Norte da Venezuela). (Com informações das agências públicas de notícias da Venezuela, AVN, e de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto)

Fonte: Agência Brasil

50 Comentários

  1. Esta foto ilustra a metafora O PORCO E O RATO.É facil saber quem é o Porco e quem é o Rato né….Morim Térnim de Tergal e sua interminavel saga de associar o Brasil ao lodo da humanidade e a proxima dele é a Coreia do Norte.As parcerias existentes são a boa vontade de emprestar dinheiro a Chavez para se armar.

  2. A reportagem não cita que acordos que serão fechados, mas procurando um pouco observei que haverá treinamento militar conjunto , vigilância das fronteiras e combate ao crime organizado.
    É um bom início, mas acho pouco.
    A Otan já está ocupando militarmente território sulamericano a 500 kms de distãncia do continente , na cara da Argentina.
    E pior é que já estão explorando as riquezas sulamericanas; petróleo argentino.
    Portanto todo tipo de acordo de defesa na Am. do Sul é saudável, haja vista as conversas com o Suriname.
    http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=70660

  3. Só se for acordos para os venezuelanos defenderem o nosso espaço aéreo,haja visto as compras do Chavinho ultimamente,o Brasil só pode tá querendo se encostar na defesa dos outros hehehehe…nunca vi um país sem defesa igual a este fazer tanto acordo de defesa com os outros sem investir meios para isso internamente.Eta país dificil de entender esse aqui!!

  4. Me admira vc 1Maluquinho fazer um comentário desses,eu não gosto do Chavez mas não vejo ele como lodo da humanidade,ele é um bom vizinho apesar das intrigas entre nações comuns no jogo diplomático,ele não nos traz problemas de fronteira,de confronto direto,luta por hegemonia na região,agressões ao Estado Brasileiro,agora a forma como ele administra sua Nação não cabe a mim ou a vc classifica-lo como Lodo do mundo,uma coisa é certa ele bem ou mal melhorou alguns indicadores socias de seu povo,quem tem fome não pode esperar tem preça para comer e melhorar sua vida,OUTRA COISA que me causa espanto,é o fato do Diretor Oliver Stone admirar Chavez depois de conhecer a realidade dos Venezuelanos antes e depois,outro tb é o ator americano Sean Penn que até a pouco tempo criticava Chavez e hoje é um dos seus defensores mais aguerridos em solo americano,uma coisa é certa o Chavez pode ser o que for mas ele melhorou e muito a vida do seu Povo,em vista do que era.
    Agora uma pergunta se o Chavez é o lodo do mundo o que vc me diz da mistica nação Russa que é tb um aliado do Chavez,eles tb estão metidos com o lodo do mundo que é o Chavez,e muito mais metidos que o Brasil.

    Obs: O Chavez pode ser o que for mas o dinheiro de seu povo garante o emprego de Milhoes de chefes de família do Brasil.

  5. nao tenho nada contra a venezuela e seu presidente esse demostra gostar de verdade da sua bandeira.e foi treinado para fazer o que esta fazendo os daqui estão acoxambrados.

  6. Oh 1Maluquinhio eu sou seu fã rapaz, mas agora vc deu um fubá, Chaves que nos apresentam é produto da midia golpista brasileira aliada do Irmão Caim do Norte. Se aqui no brasil nós tivessemos um nacionalista corajoso como o Chaves nossas forças armadas estariam bem melhores.
    A noticia é muito interessante precisamos sim estabelecer parcerias para nos defendermos. Hj até os pucarás argentinos fariam um estrago no Brasil.

  7. Em, 25/01/2012, ás 14:13h, Ygor disse: “…nunca vi um país sem defesa igual a este fazer tanto acordo de defesa com os outros sem investir para isso meios internamente, Eta país difícil de entender esse aqui!”

    Pois é companheiro, sabes que estás certo? é tanto acordo de defesa e pouco ou nenhum resultado efetivo, pelo menos ao nosso favor, até o presente.

    A forma e número de acordos realizados até agora nos faz pensar que de fato tem algo muito estranho e próximo de acontecer no nosso continente, mas a julgar pelos prazos de aquisições dos nossos incipientes meios de defesa, os quais foram estipulados pelo governo federal, seria oportuno investir em atividades socorristas, para-médicas, enfermagem, hospitais de campanha, etc.

    Estou cada vez mais me convencendo de que será necessário realizarmos algumas compras de prateleira, pois as evidências estão se avolumando e se a farinha é pouca, meu pirão primeiro. Estamos dando chance para o azar. Não é preciso abrir mão totalmente da END, basta emendá-la enquanto há tempo.

  8. VENEZUELA E BRASIL SÓ ENTRARÃO EM GUERRA COMO ALIADOS. TEM UMA CERTA IMPRENSA VENAL NO BRASIL ,QUE APREGOA O PERIGO DE CHAVEZ A MANDO DO PATRÃO.

  9. Concordo com o comentario do Sr Barca, a Venezuela nunca apresentou nenhum tipo de problema mas nosso país.Ele esta apenas reaparelhando a suas FA. Aquilo que nos emgatinhamos para reaparelhar a nossa.Nunca vi tanta bla!Bla!…e nada se resolve. Problemas sociais mundo inteiro esta lotado!…E não será facil resolver emquanto não se combater sem tregua a corrução,a má gestão e despedicio.

  10. Depois da reunião que Amorim teve com Dilma em relação a Defesa; essa visita na Venezuela pode ser um calmante para Chavez pelas próximas aquisições em materiais de Defesa, para não dar a impressão de uma corrida armamentista em relação a Venezuela.
    Para mim está com cara de SH no FX-2, e quem sabe sistemas AA de origem oposta ao alinhamente chavista.
    Com tanta demora no FX-2, qualquer notícia vira uma luz de esperança…

  11. O chaves é o chaves, é melhor tê-lo do nosso lado do que contra nós!Afinal estamos ganhando dinheiro com ele, e esse dinheiro e que move a economia, gera empregos e renda!Pra mim ele sempre foi um fanfarrão, bem ao gosto latino!

  12. barca e Nabil Jaffal,Marco Antonio Lins,pe de cao , Armando,Regivaldo..boaaaaaaaaaaaaaa disse tudo,
    ,
    doa a quem doer eu sou fã do chaves, I da eeeeeeee ?????

  13. É otimo ver a america latina cada vez mais unida,e presisamos de estrategias para enfrentar as ameaças que são de fora e não daqui,procurar cada vez mais consolidar a paz em nosso continente,mas ter firme estrategia pois os inimigos são intrigueiros,e se fosse da vontade do inimigo o brasil teria entrado em guerra contra a bolivia e poderia ter eclodido um estopim muito perigoso.

  14. Estava a matutar e lendo o que o cabeça de panela falou, me veio a sensação que talvez Brasilia esteja, para não chamar a atenção de Washington, se armando através de Caracas… senão, qual o motivo de emprestarmos dindin ao chaveco?… brasileiro é burro mas não é louco… ou seria?… tem algo a mais acontecendo nos bastidores que nos não conseguimos enxergar… pra que tantos acordos?… se for veridico minhas desconfianças, não seria confiar demais na Venezuela?… sera que estão querendo coloca-la como escudo frente a uma provavel incursão yanke as costas do norte brasileiro?… se for isso, foi uma grande sacada estrategica… basta olhar o mapa da AL (de cabeça para baixo) e temos a real ideia dos fatos… a Venezuela fica exatamente no caminho entre o Brasil e os EUA… via aerea e por mar… elocubrações… somente elocubrações…

  15. StadeuR
    Muito bem comentado!!!
    Concordo plenamente na integração sulamericana, e o desenvolvimento de nossas FAs, pois é assim que evitaremos perigos mortais no futuro.
    Vai ser bem mais fácil termos acordos fechados e válidos com a Venezuela e a Colombia que com os Argentinos.
    Chaves compra dos Russos por que não podem comprar nada nosso, pois nossa base tecnológica é estadunidense e européia, senão ele nos procurava sempre.

  16. Podem falar mal do Amorim, mas que ele é ativo políticamente nisso não há duvida, e mais eficaz que todo o Itmarati.

  17. ESSE MALUQUINHO LÊ MUITA VEJA, ENHÔÔ BATISTA?

    Assim como tem muito estudante aloprando por ai achando que ainda está na Guerra Fria, tem alguns aloprados nas casernas que pensam o mesmo!

    Vamos considerar mais racionalmente nossas alianças, pessoal!

    MENOS IDEOLOGIA ULTRAPASSADA E MAIS PATRIOTISMO!

  18. O pior de tudo e ter que aguentar os trouxas que acreditam em propaganda USA de que Chavez quer invadir o Brasil! putz isso e fogo…

  19. E tem mais : se tivessemos um Chaves , 1 somente 1, aqui neste pais, talves nao teriamos muito o que descutir aqui neste site.ou seja :ja teriamos bombas , subs e tudo mais . Alguem tem duvida? Ele nos da um banho de nacionalismo….

  20. A Venezuela vai proteger o Brasil contra o ataque dos EUA ? Obrigado Hugo Chávez. Nós realmente estamos precisando, pois a Dilma não quer investir nas Forças Armadas brasileiras. Só pensa em fazer populismo a la Lula. Se a presidenta continuar assim, terá que ser substituida urgentemente. Vamos colocar Amorim como Presidente da República.kkkkkkk

  21. BARCA então voce acha Chavez bom vizinho,com certeza Evo Moralez tambem né e acredita nessa tolice de formação de um cinturão anti-impoeria lindinho e a esperança de uma galaxia melhor daqui uns anos constatarão que alem de perdermos tempo jogamos dinheiro do contribuinte Brasileiro na latrina.Ate o rearmamento da Venezuela tem uma boa parcela do dinheiro do contribuinte Brasileiro ÇA CUMÉ NE BARQUINHA COISINHAS DO CONHECIMENTO DE POUCOS.Tudo o que o otario Brasileiro hoje patrocinaar a seus vizinhos em breve sera usado contra nós.Escrevam isso e guardem bem guardadinho para quando acontecer lembrarem do que falei.Que se associa a quem não tem nada com o que somar e so vira usufruir é assumir para si mesmo os problemas dos outros e problemas por problemas ja nos bastam os nossos.Os que hoje nos sorriem isso fazem apenas com a unica intenção de se beneficiarem de nós o que não garante que quando estiverem nutridinhos continuarão ssorrindo.Brasileiro nasceu mesmo para ser otario antes trocavamos nossas riquesas por espelhos e apitos hoje damos ate o tonho de graça em troca de sorrisos.

  22. A soberania e integridade do Brasil se protege,se garante COM CORAGEM E OUSADIA DE POVO INDEPENDENTE.Balisticos,misseis,artefatos atomicos,caças,submarinos e uma marinha de superficie rapida,moderna e versatil.Voces todos são tão limitados ou acham que temos que abrirmos as pernas aos EUA e OTAN ou nos associarmos AS RATAZANAS que nos circundam.Mas esperar o que de um povo que acostumou a ser escravo e serviçal que hoje tem condições de caminhar sozinho e fazer a propria historia mas não perde a mania de carregar nas costas os outros chupando seus nutrientes.Esses MANGUACEIROS promovem com o dinheiro do contribuinte Brasileiro o enriquecimento e fortalecimento belico desses porqueiras invejosos achando que assim se perpetuarão no poder.O poder no Brasil vai mudar e seja a vertente politica que for que não seja a MANGUAÇA as coisas vão mudarem e vão mudarem muito…QUEM MUITO DÁ FICA LARGO AMIGUINHOS…VOCES MESMOS ELEGEM O BRASIL A MADRE THEREZA DE CALCUTÁ não falta boa vontade de patrocinarmos os outros mas nosso povo morre nas portas de hospitais e é esculachado pelo governo que caga e anda para os Brasileiros mas se preocupa com os externos.Esse governo de merda da QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS esta conseguindo ser mais mediocre que o anterior que vendia o Brasil esses MANGUAÇAS entregam o Brasil de mão beijada as Ratazanas e aos ganaciosos e para os Brasileiros o que fazem?Ninguem encherga nada é mesmo um povo miope e sem rumo,qualquer babaquice que for vinculada em midias formam-se logo multidões de tolos entoando mantras.Nosso pais esta uma merda e nossa educação não existe,a criminalidade avança sobre a sociedade as drogas destroem nossas familias e dizimam nossos jovens e voces acham bonitinho todos esses paliativos que na verdade prestam apenas aos interesses de Washington e nem isso voces conseguem verem.Ate mesmo a presença no Haiti é para servir aos EUA que estão de filme queimado.Hoje ainda temos adimiração e respeito pela comunidade internacional que não foi o Lula quem fez e sim foi conquistado por decadas de posicionamentos com neutralidade a favor do entendimento e nem isso voces tambem conseguem enxergarem e uns cobram comprometimento com os Corsarios e outros acham que devemos apoiarmos extremistas…….DEEM AS RATAZANAS CHUMBINHO E AOS BRASILEIROS O QUE É DOS BRASILEIROS……..Voces transformam o Brasil na UNESCO do mundo agora querem transforma-lo no Banco Mundial e para esse povo de merda que trabalha como escravo para desenvolver essa bosta e com nossos encargos e consumo fazemos quase 80% do nosso PIB a nós sobra o que?Mais contas para pagarmos e estorinhas para escutarmos.Ja brincaram demais com nosso povo e quando a Cobra fumar pelo rabo não vai escolher bunda pra morder e sim vai morder todas porque bunda é apenas uma bunda e nada mais que isso.Vai ter que rolar muito sangue para o Brasil ser dos Brasileiros para os Brasileiros.Pais maravilhoso com povo mediocre e insignificante.

  23. Povo que não tem condições de gerenciar e explorar as riquesas que tem.Que não tem capacidade de beneficiar o que produz gerando progresso de forma consistente qualificando o pais e o povo tornando-o mais competitivo e conquistando mercados vive de ilusões de fantasiar EL DORADOS.Esse mediocre povo é fadado a servir e receber por seus prestimos tapas na cara e como uma puta ainda ter prazer com isso.Carnaval ta ai façam alegorias de porta-aviões e submarinos nucleares carecas e banguelas.Que não tem bombas atomicas e não pode nem fazer uso de misseis com mais de 300 km ter vetores sofisticados para que?Para ficarem como tolos adimirando hangares e docas e uma vez por ano levarem as familias para tirarem fotos e filmarem os elefantes brancos os banheirões rsrs rsrs Ô DILMINHA 36 VIÃOZINHUS PRA ONTEM BUÁ BUÁ BUÁ JASPION SAITO USAF PRA MD E JOBIM PRA PRESIDENTE E TUDO ISSO PRA MIL NOVENCENTOS E MOLÉQUINHO DILMINHA rsrs rsrs

  24. BARCA Pobres Americanos tem muito o que agradecer a boa vontade de Hugo Chavez em fornecer-lhes gratuitamente cotas de oleos para que possam terem calefações em suas casas e não morrerem no inverno.Essea retorica de Chavez contra os EUA é puro embuste para angariar simpatizantes.Ele depende dos EUA para tudo para comprar seu Xisto sujo,refina-lo e beneficia-lo,talvez por isso sua gratidão em doar cotas de oleo a pobres Americanos.Nemhuma petroquimica estabelecida nos EUA doa nada so ele quem doa.Chavez sempre nutriu inveja do Brasil e em seu sonho Bolivar sonha em libertar as Ratazanas do prospero dono do armazem.Ele é agente duplo amiguinho,corta dos dois lados.

  25. BOM DE BRIGA Se tivessemos um Chavez no Brasil ele ja teria sido assassinado.Aqui no Brasil so governa quem fechar com a Mafia Oculta e isso independe da vertente ideologica do mesmo.Ou faz o jogo ou sai fora porque se insistir morre.

  26. ALOPRADO não leio nem veja e nem isto é e nem taNpouco sou militante de qualquer partido amiguinho.Para mim tanto a direita reacionaria golpista como a esquerda entreguista que de esquerda so tem a cor da bandeira e são muito mais putas e vendidas que os outros que atacam e competem….Sabe amiguinho acordos temos ate com DjboutI.Vulgarizaram a palavra ALIANÇA.Aliança pra Brasileiro é aliança de barbante amiguinho quando cai na cadeia e raspa as perninhas com prestobarba rsrs rsrs

  27. Uma coisa tenho que concordar com o cabeça de panela… quem se faz de mel as abelhas comem, como dizia vovó… se garantir (se é que isso procede) com o huguinho é dar viagra para tarado e agaxar pedindo para não ser consumado… mas como disse nosso amigo maluco: brasileiro é mesmo otário… pede pra sair… pede pra sair, zero um…

  28. MARCO ANTONIO LINS Então Hugo Chavez jamais apresentou nenhum tipo de problema para o Brasil não é mesmo meu caro.Não foi ele que incitou o Indio Cocalero a tomar a refinaria da Petrobras e acaso eles tomaram algum interesse Americano ou Britanico na Bolivia antes que voces choraminguem que ele fez por soberania?Como tambem não foi Hugo Chavez que incitou o Paraguai a exigir mais do Brasil em Itaipu que nós construimos com o dinheiro do contribuinte Brasileiro e eles entrarão apenas com uma parcela menor de mão de obra e ja recebem energia que ultrapassa o consumo deles e que exportam barata a Argentina.O nosso povo pagou por decadas nas contas de luz a construção de Itaipu e ainda demos significativo aumento a eles rompendo acordos e contratosl.Então na cabeça de muitos de voces eles podem romperem acordos e contratos e nós ainda temos que indeniza-los não é mesmo?Nunca em governo nenhum a nossa contenção de fronteira foi atacada por forças regulares de vizinhos protegendo traficantes e contrabandistas.Nunca em governo nenhum nosso territorio foi invadido por paramilitares que permaneceram por meses roubando e degradando nossas riquesas naturais e matando nossos Indios como ocorrido a pouco no Acre e so não ficou abafado por tres sertanistas recusaram-se a deixar os indios isolados sem amparo.E o que esse governo MANGUAÇA FEZ?Depois de quase tres meses e muita gritaria internet afora mandou um destavcamento da Força Nacional que foi proibido de ausentar-se 500 metros da base da FUNAI ou seja não podiam nem patrulharem territorio que é nosso e os paramilitares continuavam la…Muitos de voces são BRASILEIROS PASSARINHOS ENCANTADOS PELO BRILHO DOS OLHOS DA SERPENTE.Acreditam em tudo que lhes mostram e quando algo ou alguem destoa culpam a direita golpista e a midia GDA.Coloquem vossas hemoreroidas no Salmora quando a Cobra Fumar vai fumar pelo rabo e entronchar todo e qualquer furingo que boiar na reta.Brasileiros de merda que tiram das nossas crianças,dos nossos moradores de rua e da nossa juventude apodrecida pelas drogas para dar A RATAZANAS.Politica de merda que nem pensa em priorizar e valorizar o que é nacional e nem ao menos entende que o beneficiamento de materias e produtos é a unica forma de termos um Brasil melhor e competitivo que beneficiara a Naçlão como um todo.Todo povo de merda tem o governo de merda e forças armadas de merda que merece.Todos ate nossos estrategista são como o tolo povo e fantasiam como todos fantasiam fora da nossa realidade.Digo e repito PAIS MARAVILHOSO HABITADO POR MEDIOCRES QUE AINDA SE ACHAM A VOZ DA RAZÃO……….ESTE VIDIOZINHO TRADUZ NA INTEGRA ESSE HISTORICO MOMENTO REGIONAL E A POLITICA BRASILEIRA http://www.youtube.com/watch?v=TKtWsoe0ilE

  29. Dilma não deve investir em material bélico sem antes falar comigo, caso contrário irá jogar dinheiro fora, na lata do lixo.

  30. Estamos pensando que a falida Força Armada Brasileira, teria como manter a soberania da Amazônia em caso de guerra?
    Só um exemplo no Rio de Janeiro, os traficantes fazem o que querem com as forças armadas, seus paiois são lojas de venda de armas para o tráfico e os policiais corruptos são os vendedores, e isso faz anos que é assim.

    Graças à Venezuela e sua aproximidade com a Amazônia, teremos suprimentos de munições e armamento em caso de guerra contra os países interessados na nossa Amazônia. Nós não temos soberania terrestre na Amazônia, não temos, olhe os fatos, os acontecimentos na Amazônia, vlw

  31. 1maluquinho da onde vc tirou essa idéia que o Brasil financia a Venezuela a se armar,o Brasil fez um empréstimo pontual para a Venezuela,e até menor do que os 1bi que empretou a Argentina,vc precisa consultar melhor as suas fontes em Moscou,outra coisa não tenho essa neura anti-americana,e se vc procurar em determinados Post defendo uma parceiria Energetica com o Tio Sam,tb já disse que entre os nossos parceiros do Brics e o TIO SAM,em matéria ecômica prefiro 100 vezes o Tio Sam,e que essa de Brics nada mais é que uma aliança fraça,movida por interesses momentaneos,basta ver a nossa pauta de exportações para esses países,o que salva é a china,mas mesmo assim em 90% dos casos matérias primas,eu volto a afirmar que a Venezuela é uma boa vizinha,temos confronto com eles de fronteira,temos ataques ao Estado e ao Povo do Brasil,e outros tantos conflitos que carcterizam disputa entre estados,eu te digo uma coisa se vc pegar a Historia da AMÉRIA DO SUL,vc vai ver que a Venezuela é um excelente vizinho,melhor que a França,Alemanha,Inglaterra e os E.U.A,esses sim são vizinhos problematicos,ou até mesmo os Russos.
    Eu não entendi essa sua revolta contra o Chavez e esse acordo com o brasil,seria o seu medo de perda de um mercado pelos Russos,caro colega está no acordo entre brasil e França,quando o estaleiro da DCNS e da Odebrech estiver pronto,essa empresa que nasceu dessa parceiria poderá vender submarinos para seus clientes da America do Sul,o mesmo ocorre com o Rafale,o que o Brasil mais quer e com total aval dos E.u.a,é tirar a Rússia da América do Sul,e tb precisamos ter um mercado cativo para as nossas armas que serão produzidas aqui e a Venezuela é um potencial grande comprador,talvez seja esse o motivo da sua revolta com o Chavez,pois como afirmei ele é um bom vizinho e está negociando com o BNDES a compra de aviões da Embraer,agora antes de vc dizer que ele é um cliente perigoso e talvez não pague,vou te lembrar que a AMERICA AIR LINES,faliu e deixou um rombo de 900 milhoes de dolares que pegou emprestado do BNDES.
    Quanto ao suposto armamento que o brasil está financiando para a venezuela não tem nada haver,o chavez pegou um emprestimo com os Russos,que para vender os equipamentos ultrapassados aceitaram até aumentar a quantia,afinal pra desencalhar T-72 VALE TUDO,aqui uma afirmação do que te falo sobre o suposto financiamento brasileiro

    http://oglobo.globo.com/mundo/venezuela-compra-armas-com-financiamento-russo-3208107

    Agora quero saber qual a diferença entre o Amorim e o Putin,em lidar com o Chavez,quero ver a mesma crítica ao AMORIM EM LIDAR COM O CHAVEZ aplicada ao Putim.

    Veja o video:

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/8601455.stm

  32. CARACAS (Reuters) – A Rússia concedeu à Venezuela um crédito de 2,2 bilhões de dólares para a compra de armas, disse no domingo o presidente Hugo Chávez, que esteve recentemente em Moscou.

  33. A falta de transferência de tecnologia foi o motivo pelo qual o supercaça russo Sukhoi Su-35 – fornecido pela Rosoboronexport, o mesmo exportador do Mi-35 – ficou excluído da licitação do pacote FX-2 da FAB. Mas os russos continuam de olho na América do Sul. Já estão com os pés firmemente fincados na Venezuela, com quem estabeleceram uma parceria estratégica vendendo caças, helicópteros e fuzis e até mesmo realizando exercícios militares conjuntos no Caribe. Moscou continua disputando com Paris o promissor mercado de defesa brasileiro.

    Por isso o SU 35 foi eliminado do FX-2,como eu já disse os Russos alegaram que a quantidade era pouca,depois que eles foram desclassificados é que vieram prometendo tudo.
    Cabe lembrar que meses antes da eliminação o Lula e o Jobim foram a Moscou e o Jobim foi taxativo quando perguntado sobre a eliminaçao dos Russos,foi por falta de TT.

  34. Como eu disse nos comentários anteriores,o Brasil quer no futuro ser um fornecedor de Armas para a Venezuela tirando a Rússia do continente,veja alguns pontos tratados:

    O ministro brasileiro, que se reuniu na terça-feira pela noite com o presidente Hugo Chávez, voltará hoje mesmo ao Brasil. Amorim destacou que durante seu encontro com Chávez trataram de “vários aspectos”, entre eles “a cooperação em matéria industrial e tecnológica”. “Em defesa falou-se da troca de escolas militares, escolas tecnológicas, aperfeiçoamento de oficiais”, acrescentou. Amorim disse que falou também da possibilidade de uma maior cooperação na fronteira entre Venezuela e Brasil.

    Maluquinho porque vc acha que foi criado o Conselho de Defesa Sulamericano,esse Conselho nada mais é do que um potencial grande mercado para a industria belica brasileira e seus aliados franceses,israelenses,a coisa funciona mais ou menos assim,venham para o Brasil,vcs terão um mercado nacional cativo que servirá de ponte para a América Latina.Eu gosto muito de frequentar alguns Blogs Argentinos,e sabe qual o caça preferido dos argentinos no FX-2 BRASIL,o Rafale pelo fato do Brasil poder fabricar e vender sem restrições para os Sulamericanos,e eles poderem usar o caça contra uma suposta revanche contra os Ingleses.E o que faz o Brasil,joga abilmente com esses recentimentos dos povos sulamericanos contra nações com um passado colonialista.

    A reunião com Chávez incluiu a possibilidade, segundo Amorim, de fazer um “posto conjunto” de defesa em certos lugares da fronteira, já que existe muita distância entre os grandes centros povoados dos dois países. O ministro destacou, por outra parte, que “a ênfase neste momento é na América do Sul, no Conselho de Defesa sul-americano”, e assinalou que ao estreitar laços com os países da região “se eliminam dúvidas, rivalidades” e se avança na cooperação contra o crime organizado e o narcotráfico. “Temos que nos ajudar mutuamente”, frisou Amorim, ressaltando que o Brasil quer fortalecer sua relação com todos os países da América do Sul.

  35. 1maluquinho seus pensamentos são de autoritarismo!! pelo que você fala parece que você quer que o Brasil volte ha ser governado por Imperadores, temos sim que nos unir, é verdade que ha Venezuela assim como qualquer pais pode um dia se voltar contra o Brasil mais não se equesa que o Japão foi o maior inimigo dos EUAs agora até parecem comadres(kkkkkkk) temos que pensar também no agora é não ficar sempre com medo de ser traídos.

  36. BARCA Lula emprestou uma fabula a Hugo Chavez para ele comprar SU30.No ultimo dia de funcionmento antes do ressesso DILMINHA GANHOU DE PRESENTE DE NATAL 68 BILHÕEZINHOS RETIRADOS DA ARRECADAÇÃO ANUAL CORRESPONDENTE A 20% DA MESMA.DINHEIRO FORA DO ORÇAMENTO DA UNIÃO LIBERADO DE PRONTO EM CARATER DE SIGILO E SEM INFORMAÇÃO DE COMO SERA APLICADO.O que sera que ela vai fazer com ele?Emprestar para a Boca Mole Kirchner se armar contra a UK?Acho dificil que ela empreste a Chavez como acho dificil que ela retorne algum dia a Caracas mas não precisa ir la tem o pau mandado do Morim Térnim de Tergal cara de rato de esgoto e espert em lidar com o lodo da humanidade….BARCA faça-me rir rsrs rsrs Voce afirma que o Brasil quer ser um futuro fornecedor de armas a Venezuela tirando a Russia do continente rsrs rsrs VIAJANDÃO HEIM MÉRMÃO rsrs rsrs FELIPE RODRIGO meu caro a covardia dos borra-botas do FHC,Jobim e compania ilimitada tirou o Brasil de ser socio do Glonass (Isso mesmo socio e não participante ou cliente),detonou o SU30MKI que era o favorito do Comando da FAB e dos pilotos na epoca.Com o governo Lula a covardia prosseguiu os Russos esfregavam os tonhos na cara dele pedindo pelo amor de Deus comprem o SU35BM/S e ainda lhes assessoramos em um vetor 5.0 e voces podem comprar qualquer coisa que desejarem.Sabe meu caro oferecem ao Brasil o que jamais ofereceram aos maiores parceiros militares deles a India.E fazendo doce Hugo Chavez se aproveitou e se fez com os Russos.Agora amiguinho embassou de vez.Não pense voce que o Brasil,os militares Brasileiros e ate a Presidente Dilma que governa em um governo formado por uma expressiva Bolivarianada que ela morre de amores por Chavez.Ela botou Chavez no lugar dele na cara de todo mundo no dia da posse quando este foi apertar sua mão.Logo depois disso foi embora nem ficando para a entrevista privada do dia seguinte.Ela fez o mesmo com a Rapina Clynton que havia suspendido suas ferias no Hawai achando que iria arrumar alguma coisa com ela.Não se iludam esta mulher corta na propria carne se preciso for e não é boba….O que vai acabar acontecendo?Vai acabar o Brasil adiquirindo material belico de procedencia Americana.Deixem de serem tolos achando porque eles não teem representação na UNASUL que significa que estejam fora.Aprendam uma coisa EXISTEM COISAS NESTE PAIS FORA DA ESFERA POLITICA,DIPLOMATICA E ATE MILITAR e quando se envolve SEGURANÇA NACIONAL o poder vai ate aonde pode e deve ir.Nós somos o que somos hoje e chegamos aonde chegamos porque é assim que a banda toca senão ja teriam simplesmente acabado com tudo o que tem no pais porque o banditismo é generalizado……..FELIPE RODRIGO o que eu chamo de visão canina porque os cães enxergam o mundo em duas cores é a mentalidade da maioria que frequenta os sites do genero.Ou enchergam tudo azul ou enchergam tudo vermelho.Ou são a favor do Brasil se doar aos Corsarios ou a assumir a paternidade das Ratazanas.Não conseguem enxergarem o pais caminhando pelas proprias pernas e comercializando e negociando diretamente com seus interesses,sempre querem carregarem atrelarem a nossas gigulares Ratazanas ou Vampiros.O Chile quando pensava e agia assim comercializando e negociando diretamente com seus interesses fora do atrelamento das Ratazanas conheceu a maior prosperidade de sua historia….BARCA meu amiguinho para o Brasil se tornar vendedor de armamentos a Venezuela teriamos que termos propria tecnologia e não temos.As potencias Ocidentais e os EUA jamais nos repassarão sensiveis e tecnologia total porque monopolizam aqueles que interagem com eles não so lhes vendendo equipamentos mas fornecendo especializada logistica e serviços sensiveis e exclusivos.Então no seu sonho de autosuficiencia sobraria somente a Russia e a China não é mesmo.E voce Barca acha que Russos e Chineses abririam mão do mercado latino Americano para favorecer o Brasil srsrs rsrsrs Para isso acontecer teriamos que nos comprometermos muito com eles e fazermos isso seria sairmos de um jugo e adentrar-mos em outro.Antes que comecem as choradeiras DILMA TEM QUE INVESTIR EM PESQUISA BUÁ BUÁ BUÁ rsrs rsrs Façamos o que for que quando tivermos um produto final ele sera simplesmente obsoleto e ultrapassado,não conseguiremos acompanharmos a rapida evolução do setor defesa.Amiguinho BARCA o Brasil é o que é o que vemos nas materias,interessante aos que deteem as tecnologias como mercado aquecido com potencial,incentivos do governo e mão de obra barata e para não chorarmos muito eles nos dão um cala boca para que tenhamos uma porcentagem de nacionalização mas a totalidade da mesma NUNCA NUNQUINHA NEGATROFE DE BIRIMBOLOF.Para termos totalmente disponiveis os genericos Chineses simplesmente teriamos ate que passarmos a comermos de palitinhos.Não interessa ao Clubr dos Cafagestes CS um Brasil potencia e emancipado a não ser que nos comprometessemos em sermos cafagestes como eles e lhes garantissimos a eterna manutenção do abastecimento logistico a PLECINHOS BALATINHOS BALATINHOS…Sabe amiguinho visão antecipada em prognosticar com estrategia em diplomacia e defesa nesta pais não se encontra nem nos meios politicos e nem nos meios militares.Carecemos de verdadeiros Brasileiros que não fantasiem e que tenham ousadia e versatilidade de adequação…..Um dia quem sabe chegaremos la resta sabermos se ainda havera vida na Terra……QUEM TEM UM MOREIRA FRANCO COMO SECRETARIO DE ASSUNTOS ESTRATEGICOS,UM MD COMO O AMORIM E UM CMD DA FAB COMO O SAITO NÃO PRECISA DE MAIS NADA NÉ SO FALTA A BOMBA ATOMICA ENTÂO CHAMA O ENÉAS rsrs rsrs

  37. FELIPE RODRIGO meu caro voce ja parou para observar o momento de nossa sociedade?Onde surgem a cada dia minorias indignadas cheias de direitos a reclamarem quinhões e sabe porque ocorre isso?Porque o governo não tem pulso forte para por as coisas no lugar por ter rabo preso e ser sem moral ai se caga de medo de uma convulsão social.Este Brasil indignado cheios de direitos onde todos reclamam e exigem recebemos paliativos,calas bocas e vemos videos com gravidas indo consultarem-se de taxi e ficamos estasiados.Enquanto isso a torneirinha esta aberta e a caixa esvaziando na festança dos confrades e para conterem a insatisfação militar que crescia o que fizeram?Colocaram como responsavel do DNER um General.O DNER e o MT são as pastas mais cobiçadas desta nação onde flui a maminha da alcatra.Interessantemente o propio CMD do EB estava sendo investigado com mais outros 5 generais pela corregedoria da justiça militar por suspeitas de irregularidades ou desvios em obras tocadas pelo EB no DNER.Quanta coincidencia não é mesmo.Falta apenas darem um aumento simbolico aos milicos para acalmarem-se ja que seus cabeçudos agora fazem parte da festança que ainda envolve uma expressiva parcela privada e quanto ao resto da Nação QUE SE FERREM pois agora eles sentem-se mais garantidos do que nunca e blindados não é mesmo?Infelizmente para vermos nosso pais avançando em beneficio dos Brasileiros com progresso e justiça social so sera capaz depois de lavarmos com nosso proprio sangue a nossa terra…ACORDEM PASSARINHOS ENCANTADOS POR SERPENTES.ESTA TUDO DOMINADO E ELES TODOS SE LAMBEM E SE CHUPAM.

  38. BARCA volta voce com sua ladainha de que os Russos não transferem tecnologias a nós e para começar amiguinho querioamos era o SU30MKI e o SU35BM/S veio a ser ofertado ao Brasil a dois anos e fora do FX e tambem assessoria para construção de uma caça nacional Brasileiro aos moldes que os Russos fazem com a India no SU50MKI.Muda o disco BARCA essa musiquinha ja esta velha e ja foi desmentida publicamente pelo governo Russo e pelo fabricante Russo.Quem demora mais de uma ano para pagar um lote de 12 helicopteros rsrs Ate companias Americanas privadas utilizam o MI26 e o MI26 foi util algumas vezes aos EUA no Afeganistão mas para o Brasil comprar vetores Russos é o fim do mundo é o mesmo que vendermos nossa alma ao diabo e ainda deixarmos de sermos uma democracia e nos transformar-mos numa Coreia do Norte Latina.Tua retorica ja esta mais do que careca BARCA so voce ainda acredita nela rsrs rsrs

  39. 1 Maluquinho não viaja na maionese,quer dizer que o Lula emprestou grana para o Chavez comprar os seus Sukkoi,não foi nada disso na época o chavez queria comprar os Super Tucanos e como o Bush vetou ele foi nos russos e comprou os Sukkoi,quanto aos 68 BILHOES herdados pela Dilma,foi para diminuiu os efeitos da crise de 2008,volto a repetir o que eu disse a grana que o Brasil emprestou a Venezuela foi bem menor que os 1 bilhão que o Brasil emprestou a Argentina,caro maluquinho se essa sua história tivesse o mínimo de sentido mesmo que fosse 1% de sentido a Veja já teria publicado em Capa durante 6 meses metendo pau no Lula,me desculpe mas essa história é igual ao do suposto Mig 5.0 que só vc leu,não viaja na batatinha amigo,Chavez se armou com a grana do Petroleo só,parte da segunda leva de recursos emprestados pela Rússia se destina a refinanciar as comprar do primeito emprestimo e a comprar esses novos equipamentos.Quanto a ladainha que os Russos não transferem não é invenção minha,eu te mostrei,e a reportagem explica bem,mas vou repetir,na epoca do FX-2,os russos não quiseram transfererir tecnologia do Sukkoi pois o valor era considerado baixo 2 a 3 bilhoes,o que fizeram os franceses,suecos e americanos,concordaram em transferir tecnologia em troca de um aumento do preço,só que os russos não tiveram essa esperteza nem o consórcio do EURO FIGHTER,isso é fato amigo,quer fazer uma aposta comigo agora teremos o Sisfron ai,quer apostar comigo que os Russos vão vir oferecendo milhões de coisas mas não vão colocar nada no Papel,amigo em negócios vale o que está no papel,cade as parceiria que eles tento prometem e que vc tanto fala,quase nada saiu do papel,nem o protocolo de entendimento para uso da versão Russa do GPS,não estou dizendo que os russos não tranferem tecnologia,mas afirmo que para o Brasil ainda não vi nada de concreto.

  40. Em novembro de 2008, os governos do Equador, Venezuela, Bolívia e Paraguai anunciaram em bloco que realizaram auditorias em suas dívidas externas, transformando o Brasil em alvo político e financeiro na América do Sul. Negociações congelaram essas auditorias e, no fim, o Brasil veio a emprestar mais US$ 10 bilhões a Venezuela, já em 2009.

    O BNDES acumula mais de US$ 15 bilhões em empréstimos concedidos principalmente a esses quatro países, como parte da política de financiamento estatal às exportações de bens e serviços de engenharia. Isso sem contar as dívidas destes mesmos países que foram irresponsavelmente perdoadas desde o início do governo Lula.

    FONTE DEFESA BR http://www.defesabr.com/MD/md_ameaca_venezuelana.htm COMPANHEIRO LULA É TÃO BONZINHO rsrs rsrs O RUSSOS NÃO TRANSFEREM NADA NÉ BARQUINHA QUE TAL UM DESMENTIDO PUBLICO NA FINDAE 2010 QUE PARECE QUE SO VOCE NÃO ENTENDEU PORQUE AINDA É O UNICO QUE CONTINUA CANTANDO A MESMA MUSIQUINHA ENTÃO RELEMBRE http://www.youtube.com/watch?v=-_MwVgy4xaE BARCA VOCE JOGA NO TIME DOS QUE QUEREM VER O BRASIL ETERNO SERVIÇAL YANKEE rsrs rsrs

  41. Equador paga dívida ao Brasil e embaixador brasileiro volta a Quito

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u488681.shtml

    Hugo Chávez pede empréstimo ao BNDES para metrô

    O presidente Lula se encontrou nesta terça-feira, em Salvador, com o colega venezuelano, Hugo Chávez. Acordos foram fechados. A Caixa Econômica Federal vai assessorar o país vizinho, para a construção de uma rede bancária pública e para a criação de um sistema de financiamento de casas populares. O BNDES ainda vai ampliar as linhas de financiamento para a execução de obras do metrô em Caracas, que estão sob responsabilidade da construtora brasileira Odebrecht. As reservas de petróleo foram apresentadas como garantia de pagamento do empréstimo, que deve ficar em 732 milhões de dólares

    http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/hugo-chavez-pede-emprestimo-ao-bndes-para-metro-04023560C0813346?types=A

    Nossa 732 milhoes dá pra armar a venezuela até os dentes.

    Não viaja na batatinha aonde o brasil financiou os armamentos venezuelanos.

  42. Essas suas fontes são meio incoerentes ou vc tem fontes quentes,vc por acaso tem um Telefone Vermelho com os Russos no qual o Putin te passa todas as novidades,ou vc faz o jogo do copo invocando o Rasputin,pra contar essas informações que só vc conhece.

  43. BARCA Então voce acredita que qualquer um dos 3 da short list do FX2 vão transferir tecnologia para o Brasil não é mesmo.sabe amiguinho depende de como seja seu contesto do que é transferencia de tecnologia pois exigimos no FX que seja total.E outra coisa BARCA nem mesmo a diferença entre capacidade industrial pois ate quem monta tem capacidade industrial mas autosuficiencia é voce não depender de ninguem para fabricar e isso implica em ter propria tecnologia como eu ja vi gente comemorando que la pra 2000 trocentos e mulekinho teremos 60% de nacionalização do EC-725 rsrs porque TT total amiguinho nem que a vaca tuça e ja mandaram nossos milicos conversarem diretamente com os proprietarios dos sensiveis então meu caro ficar debatendo com o que pra mim não passa de capacidade de montar e capacidade essa que na realidade sempre tivemos mas que os entreguistas jamais investiram ou minaram podendo completarmos com sensiveis que não dominamos para termos um produto e suprirmos nossas forças armadas.Continuem acreditando no seu sonho blue BARCA rsrs rsrs

  44. A realidade das coisas é uma so.A guerra fria não acabou e os dois atores voltaram ao palco com os Americanos instigando russos na Europa e os Russos mostrando os dentes.Ate ai tudo bem,mas me surge um Hugo Chavez que se junta a uma ditadura tacanha como a Cubana e se proclama Bolivar e escolhe o alvo O IMPERIALISTA REGIONAL BRASIL e começa a comprar armamentos fomentando uma corrida armamentista regional.Quem vai ganhar e quem vai perder com isso?Quem vai ganhar é os EUA e quem vai perder é a Russia,porque o que mais queriam era entrarem no mercado Brasileiro de forma mais profunda.As relações com os EUA estão melhorando,a China é nosso maior cliente e os Russos vão ficarem chupando dedo na Venezuela e se incitarem O PORCO CHAVEZ vão tomar um cacete bem dado do Brasil e ponto.Como não curto o imperialismo Americano e nem tampouco o Bolivarianismo QUERO QUE AS RATAZANAS SE FERREM…..DILMINHA VAI COMPRAR GRIPEN NG OU F18 ja era Dessault rsrs e armas antiaereas Americanas e para a MB um misto Uk,Espanha,França,Coreia do Sul.Pronto tudo resolvido.

  45. “””o Brasil veio a emprestar mais US$ 10 bilhões a Venezuela, já em 2009″””.Foi para o metro não foi rsrs rsrs o quarto maior exportador de petroleo que compra armas como agua pedindo emprestado ao imperialista regional rsrs Brasileiro tão bonzinho rsrs

Comentários não permitidos.