Defesa & Geopolítica

Brasil e Venezuela negociam ampliação de acordos de defesa nacional, diz Chávez

Posted by

Por Renata Giraldi

Os governos do Brasil e da Venezuela devem ampliar as parcerias referentes aos sistemas de defesa nacional dos dois países. O presidente Hugo Chávez reuniu-se ontem (24) à noite com o ministro da Defesa, Celso Amorim, para iniciar as conversas. A ideia é intensificar as parcerias já existentes e estabelecer novos acordos que devem ser definidos ao longo do dia de hoje (25).

“Temos um conjunto de temas muitos importantes para comentar, o mais importante é a consolidação do que já está definido, que é o Conselho de Defesa Sul-Americano. Esse é o tema central, depois a cooperação bilateral Venezuela-Brasil e a paz”, disse Chávez. De acordo com ele, os acordos observam as mudanças mundiais e as novas necessidades decorrentes dessas alterações.

“[Vamos] tratar de temas olhando a paz e a consolidação de uma visão sul-americana da nossa defesa, sem rivalidades entre os países e nos preparando para viver em um mundo cada vez mais complexo, com grandes desafios, e que saberemos enfrentar juntos”, acrescentou.

Para Chávez, o momento é de celebração na América do Sul. “Temos que consolidar a América do Sul como um território de paz”, destacou ele. Amorim chegou ontem, no fim da tarde, em  Maiquetía (no Norte da Venezuela). (Com informações das agências públicas de notícias da Venezuela, AVN, e de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto)

Fonte: Agência Brasil

shared on wplocker.com