Informações: Rustam Moscow Rússia para oPlano Brasil
Texto E.M.Pinto
O presidente venezuelano, Hugo Chávez anunciou neste último dia 18 de janeiro a chegada ao seu país, da primeira remessa de armas russas – mísseis, tanques T-72 e sistemas de defesa aérea.Chavez em seu discurso destacou que as armas não são para ameaçar alguém mas sim para fortalecer o seu poderio militar, frisou que o país não entra em conflitos externos a mais de 150 anos .
Destacou que o seu país é pacífico e que a venezuela não está no grupo dos senhores da guerra mas que sim, é vitima de calunias e ameças daqueles a quem classificou de os imperialistas do mundo.
O novo ministro da defesa, Henry Rangel Silva afirmou que a Venezuela só conseguiu romper o círculo de dependência tecnológica , graças ao armamento da Rússia, Chinês e Espanhol.
“Nós fomos capazes de proteger nossa soberania no ar, no mar e em terra, graças aos russos, chinêses e espanhois” .
Segundo ele, a Venezuela tem um “maravilhoso sistemas de armas fabricadas na Rússia”, bem como os navios modernos construídos nos estaleiros, na Espanha. “Nós – um país pacífico, mas precisamos de sistemas de armas que possam impedir qualquer ato hostil” – o discuso foi ecoado pelo presidente venezuelano.
A remessa de armas russas que acaba de aportar na Venezuela é composta por:
60 veículos BTR-80A
40 veículos BMP-3
18 Obuseiros autopropulsados de 152 mm, MSTA-S
35 carros de combate T-72BM
1 bateria PECHORA2M
2 Baterias S-300PS
2 Radares e sisemas de comando
200 sistemas de lanmento e mísseis IGLA S
2 baterias de defesa antiaérea BUK2M
10 sistemas de saturção de foguete BM-30 GRAD, 10 Brem-L e 4 Smerch.
Tmabém compõe o lote, 20 veículos de apoio baseados nos caminhões URAL e várias toneladas de munição e peças de reposição para Engenharia terrestres e aviões.
Nota do Rustam
E o Brasil comemorando a chegada da Luiza que acaba de voltar do Canadá…
63 Comments