Rússia fará todo o possível para impedir intervenção militar contra o Irã

Cartaz com a inscrição: Pare a guerra ao Irã antes dela começar.
Sugestão: Lucena
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, declarou nesta quarta-feira (18/Jan) que Moscow está preocupado pela ameaça de uma intervenção militar contra o Irã e fará todo o possível para evitar que isso aconteça.

“Nem sequer me aventurarei a adivinhar quando poderia ocorrer, porque estamos fazendo de tudo para evitar que assim ocorra”, asseverou Lavrov.

O chanceler russo advertiu que esta operação tinha “gravíssimas consequências”, como um grande fluxo de refugiados iranianos.

“Não é a única parte do problema nem a mais importante. Não será um passeio. É impossível prever todas as consequências. Não tenho nenhuma dúvida de que jogaria lenha ao fogo no conflito entre os sunitas e os chiítas, que por enquanto só desponta. E a partir daí, uma reação em cadeia que não sei como será possível deter”.

Por outro lado, o chefe da diplomacia russa afirmou que as novas sanções dos países ocidentais contra o Irán estarão dirigidas a fundir a economia da República Islamica e provocar o descontentamento popular e não têm nada a ver com assegurar o regime de não proliferação.

“O que faz agora o Ocidente e alguns outros países adotando novas sanções unilaterais contra o Irã, nada tem a ver com o afã por blindar o regime de não proliferação de armas nucleares. Aponta seriamente a causar um efeito asfixiante sobre a economia iraniana e a situação da população, provavelmente com a esperança de provocar seu descontentamento”.

Moscow no entanto confia que atualmente existem todas as possibilidades para que o chamado “Grupo dos Seis” de países mediadores (Rússia, EUA, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha) possa retomar o diálogo sobre o programa nuclear iraniano, ressaltou Lavrov.

“Estamos convencidos de que existem todas as possibilidades para a retomada das negociações entre o Sexteto e o Irã e estamos seriamente preocupados de que este processo seja interrompido”.

O chanceler russo Lavrov referiou como exemplo a publicação em novembro do controvertida conclusão do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIAE) e o recente anúncio de novas sanções contra Teerã por parte da União Europeia.

“Uma visita ao Irã da delegação da OIAE está prestes a ocorrer. Os iranianos expressaram sua disposição de trabalhar sobre os assuntos que provocam suspeitas de uma dimensão militar do programa nuclear militar. Precisamente coincidindo com esta visita, está prevista a adoção pela UE de novas e gravíssimas sanções contra o Irã”.

Ainda segundo Lavrov, as novas sanções, que incluem o embargo às importações do petróleo iraniano e importantes restrições às transações com o Banco Central do Irã, “apenas poderão melhorar o ambiente para que essas conversações sejam produtivas”.

Por outro lado, o titular das Relações Exteriores da Rússia anunciou que Moscow espera recentemente uma visita de um alto representante iraniano.

“Temos informação de que os iranianos estão dispostos (para o diálogo) e estamos trabalhando assim com o Irã.  Nos próximos dias, chega a Moscow um subsecretário do Conselho de Segurança do Irã com quem também falaremos sobre o tema”, adiantou Lavrov.

9 Comentários

  1. E POR ISO QUE NUNCA IRIA SER BOM YANKES SOZINHO NO PODER
    .
    mais uma vez A RUSSIA ENCONTRA SE LUTANDO O BOM COMBATE !!!!
    .
    🙂

  2. Eu não concordo muito com esse texto, primeiro que o que se tem noticia é que Russia e Irã estão batendo cabeça já que os Aiatolas não aceitam qualquer passo para trás; tb é preciso levar em conta que um dos maiores, se não o maior, beneficiário de uma guerra por la, vai ser a Russia, que vai ver o preço do seu principal produto de exportação (depois das armas) disparar.

  3. Se os russos querem evitar uma guerra no Iran, que façam os mesmos pararem com suas usinas de enriquecimento de urânio a 20%. Ou eles querem mais um no clube dos nukes?

    []’s

  4. Eu duvido.. pois é como ouvi num filme.. “Já viram pacto entre leões e homens?..” Pois bem! Se for fazer todo o possível vai ter conflito nuclear, pois é só apontar os armamentos nucleares para a ‘busanfa’ de cada congressista da OTAN… que pensarão milhões de vezes antes de agir.

  5. Hahaha…como é o mundo. Os grandes de sempre fazendo o jogo e a preza da vez é o Irã. Enquanto uns cutucam o Irã para o abismo o outro se apreveita, supostamente estendo a mão, e tenta sugar o que pode. Se o Irã não der as calças aos Russos ou Chineses, o pau come. Ja vi este filme várias vezes, alguém do grupo da “Gang da ONU” vai levar o troco e ese não levar a guerra esta feita.
    Nesta novela “Quem pode mais chora menos”. Bom seria que o Irã tivesse arma nuclear mesmo, mas como se passaram vários meses e acho que até anos destes capítulos chego a conclusão profunda que infelizmente o Irã não possui programa nuclear com fins militares. Muito tempo se passou e se tivesse interesse militar ja teria a bomba. O Irã esta como o Brasil, ja foi acusado um dia. Mas os Persas tem o petróleo no balcão, exploração fácil, e nós ainda teremos que extrair das profundezas (muito caro).
    ACORDA BRASIL, INVESTE EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA. CHEGA DE INVESTIR NO COMBATE DE MARGINAL…É DINHEIRO SEM RETORNO.

Comentários não permitidos.